Vestibular UnB: calendário, cursos, provas e mais

Vestibular UnB: calendário, cursos, provas e mais

Está querendo ingressar na UnB? O Estratégia Vestibulares preparou esse artigo com as principais informações sobre a Universidade. Confira!

Você vai prestar o vestibular da Universidade de Brasília (UnB)? Se sim, está no lugar certo! Aqui você vai encontrar todas as informações sobre a Universidade e sobre a prova.

Veja também:
UnB 2023: consulta individual aos gabaritos definitivos está disponível
Tema de redação UnB 2023: “Concepções de mundo dos povos indígenas brasileiros”
Gabarito UnB 2023: veja a correção do 1º e 2º dia de prova

Sobre a UnB

Estudar na Universidade de Brasília é um sonho para milhares de estudantes brasileiros e não é pra menos: a instituição figura o top 10 do Ranking Universitário Folha (RUF) e 17 cursos com cinco estrelas no Guia da Faculdade, além de ser a melhor universidade do Centro-Oeste brasileiro.

De acordo com o site da instituição, ela foi fundada no ano de 1962, e desde lá ela vem construindo status forte nacionalmente. Sua história é ligada diretamente com a criação da capital do Brasil.

A Faculdade tem como uma de suas marcas principais a diversidade cultural espalhada por seus campi. Como exposto no portal da Universidade, essa pluralidade cultural agrega muita a pesquisa, produção científica e a divulgação de conhecimento.

Calendário UnB 2024

  • Informações: confira o edital
  • Inscrições: 22/8 a 19/9/2023;
  • Período de solicitação de isenção ou redução da taxa: 22/8 a 19/9/2023;
  • Resultado da solicitação de isenção ou redução: 26/9/2023;
  • Data limite pagamento taxa de inscrição: 6/10/2023;
  • Divulgação dos locais de prova: 9/11/2023;
  • Provas: 25 e 26/11/2023;
  • Gabarito: 28/11/2023;
  • Resultado final: 16/1/2024.

Cronograma UnB 2024/1

De acordo com a UnB, o cronograma divulgado ainda aguarda confirmação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

  • Edital vestibular tradicional: 15/08/2023;
  • Provas vestibular tradicional: 25 e 26/11/2023;
  • Edital PAS etapa I (subprograma 2023): 22/08/2023;
  • Prova PAS etapa I: 03/12/2023;
  • Edital PAS etapa II (subprograma 2022): 22/08/2023;
  • Prova PAS etapa II: 10/12/2023;
  • Edital PAS etapa III (subprograma 2021): 22/08/2023;
  • Prova PAS etapa III: 17/12/2023.

Cronograma UnB 2024/2

  • Edital PAS etapa III (subprograma 2021): 22/08/2023;
  • Prova PAS etapa III: 17/12/2023;
  • Edital Acesso Enem UnB: 18/03/2024;
  • Edital Vestibular Indígena: 20/03/2024;
  • Prova Vestibular Indígena: 19/05/2024.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como ingressar na UnB?

A UnB tem muitas formas de ingresso na graduação da Universidade, separamos cada método para que fique melhor explicado. As informações foram retiradas do portal da Universidade.

Vestibular UnB

Assim como muitas outras Universidades, a UnB tem o seu próprio Vestibular. A prova é feita pela instituição e é aplicada para os estudantes que desejam ingressar no segundo semestre.

É por meio das notas obtidas nas provas de conhecimentos e na redação, que é feita a classificação dos candidatos. Lembrando que, podem concorrer apenas candidatos que comprovarem a conclusão do Ensino Médio.

Na edição 2024, as provas acontecem em 25 e 26 de novembro. As inscrições foram feitas entre os dias 22 de agosto a 19 de setembro. Confira o Edital da UnB 2024.

A taxa de inscrição será de R$ 167,00 e foi paga até o dia 06 de outubro. O valor apresenta um aumento de R$ 20,00 em relação ao ano passado.

Programa de Avaliação Seriada (PAS)

Esse método de ingresso foi criado em 1995, ele surgiu com o intuito de se tornar uma forma alternativa ao Vestibular. O Programa de Avaliação Seriada funciona em três etapas, equivalentes a cada ano do Ensino Médio.

No final de cada etapa (primeiro, segundo e terceiro ano), é aplicada uma prova que agrega os principais conteúdos aprendidos ao longo do ano de estudo. Após a terceira etapa da prova, é feita a avaliação e a possível classificação do candidato, por meio da média ponderada das três etapas.

Alunos cursantes do Ensino Médio em escolas públicas e particulares, que tenha duração de 3 anos e a instituição esteja credenciada no PAS, podem participar do processo seletivo.

Ingresso via Enem

O processo foi criado em 2019 para substituir o ingresso via Sisu, que deixou de ser usado pela instituição. O edital é publicado no primeiro semestre para ingresso no segundo semestre. O ingresso via Enem representa 25% das vagas da Unb.

Cronograma Acesso Enem UnB 2024

  • Inscrições: das 10h de 22/3 às 18h de 11/4/2024;
  • Avaliação biopsicossocial: 26/5/2024;
  • Validação da autodeclaração: 26/5/2024;
  • Primeira chamada: 19/6/2024.

+ UnB divulga edital do Acesso Enem 2024

Vestibular Indígena UNB

Faz parte de uma política de Ação Afirmativa, aprovada em 2003, que decidiu incluir vagas semestrais para que grupos indígenas possam ingressar na Universidade, com um processo seletivo simplificado. 

Apenas estudantes indígenas, moradores de regiões espalhadas pelo interior do Brasil, que cursam ou já cursaram o Ensino Médio em escola públicas ou particulares com bolsa-integral podem participar do processo. É elaborada uma prova de conhecimentos, pela própria UnB, e a nota obtida gera a classificação do candidato.

Por fim, é feito um processo de entrevista, que é considerado a última etapa do processo de seleção.

Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo

Esse processo mira a seleção de candidatos para o curso de graduação que forma professores para escolas de educação básica na área de escolha, nas regiões de: Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.

A classificação dos candidatos é feita por meio das notas obtidas nas provas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Licenciatura em Línguas de Sinais Brasileiras

Este processo seletivo oferece vagas para os cursos de graduação presencial em Língua de Sinais Brasileira (Libras) como segunda Língua. É aplicada uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e uma dissertativa em redação de Língua Portuguesa. A partir das notas obtidas é feita a classificação do candidato.

Para participar deste método de ingresso, é preciso apenas comprovar a conclusão do Ensino Médio.

Vestibular Universidade Aberta do Brasil (UAB) Ensino a Distância

Este processo seletivo é válido para os cursos de Licenciatura e Bacharelado feitos a distância. Estados e municípios são utilizados como central de ajuda para atendimento dos alunos, pelo Sistema de UAB.

São aplicadas provas conhecimentos objetivos e uma de redação em Língua portuguesa. As provas são feitas nas centrais presenciais, o candidato pode escolher onde vai realizar o processo.

UnB: período da pandemia

Devido à pandemia, alguns elementos dos processos seletivos da UnB sofreram mudanças. Em 2021, o Vestibular de meio do ano, foi cancelado.

Por conta da crise de saúde mundial, a UnB optou por suspender as avaliações da 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriade (PAES) 2020. Os candidatos realizariam as provas no domingo, 7 de março de 2020.

UnB: provas

As provas do vestibular tradicional da UnB abarca todos os conhecimentos das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação. Ao todo são dois dias de prova, em fase única.

São aplicadas 3 provas de conhecimentos, podendo haver questões interdisciplinares entre elas e redação em língua portuguesa. Segue abaixo a distribuição de questões das 3 provas:

DiaProvasDisciplinasNúmero de QuestõesDuração
1Prova de conhecimentos específicos ILíngua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa305h
Prova de Conhecimentos IILíngua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia120
Redação
2Prova de Conhecimentos IIBiologia, Física, Química e Matemática1505h

Segundo o Edital, os itens avaliam habilidades que vão além “do mero conhecimento memorizado”, valorizando “compreensão, aplicação, síntese e capacidade de raciocínio”.

As questões possuem grupos diferentes, cada grupo corresponde a um tipo de questão.

  • Tipo A: Questões onde se deve julgar se a alternativa está certa ou errada;
  • Tipo B: Questões onde é sugerido um problema ao candidato, ele precisa resolver e marcar um único resultado numérico;
  • Tipo C: Questões objetivas, com alternativas A, B, C e D, onde uma única delas é a correta; e
  • Tipo D: Questões discursivas, o candidato precisa formular sua própria respostas.

Vestibular UnB: redação

De acordo com o edital, o vestibulando precisa escrever um texto de no máximo 30 linhas. Precisa estar legível, escrito de uma forma coerente e com coesão.

Além das questões gramaticais e textuais, um fator muito importante na avaliação é o desenvolvimento e abordagem do tema, respeitando uma das estruturas textuais:

  • Descritivo;
  • Narrativo;
  • Expositivo-argumentativo; e
  • Instrucional.

Os seguintes gêneros textuais também podem ser abordados:

  • Resumos;
  • Cartas;
  • Propagandas; 
  • Textos informativos; e 
  • Textos argumentativos.

Redações passadas UnB

UnB 2024: “demarcação de terras indígenas no Brasil como estratégia de enfrentamento da crise climática”
UnB 2023: “Concepções de mundo dos povos indígenas brasileiros”
UnB 2022: “a cor da sua pele na construção da sua identidade e das suas relações com o outro
UnB 2019: “Muros: um símbolo do medo” – Expositivo/argumentativo
UnB 2018: “A pressa nossa de cada dia: o tempo na contemporaneidade” – Expositivo/Argumentativo
UnB 2017: “Entre o futuro imaginário e o passado idealizado, o presente” – Artigo de Opinião
UnB 2016: “Guerras: derrota para a humanidade” – Expositivo/Argumentativo

UnB PAS: lista de obras obrigatórias

A UnB não cobra obras literárias obrigatórias para o seu Vestibular Tradicional, porém, para o Processo de Avaliação Seriada (PAS) a situação é diferente.

Para o PAS 2021 são cobradas um total de 42 obras, divididas entre: Artes Visuais, Audiovisuais, Teatrais, Musicais e Textuais.

Artes Visuais

Artes VisuaisAutores
Aqueduto Acqua AppiaIndeterminado
Catedral de Notre Dame de Reims
DiscóboloMíron
Escola de Atenas (Scuola di Atenas)Rafaello Sanzio
Estruturas PoliedricasMaurits Cornelis Escher
Estruturas TridimensionaisMestre Didi
NefertitiDesconhecido
Partenon, na acrópole de AtenasFídias, Ictinos e Calicrates
Pirâmides Astecas Desconhecido
Pirâmides EgípciasDesconhecido
Suzana e os anciãosArtemísia Gentileschi
Teatro Nacional Cláudio SantoroOscar Niemeyer

Audiovisuais

ObrasProdução
A rota do escravo – A alma da resistênciaDocumentário produzido pela Unesco
Alta ansiedade, a matemática do caosDocumentário da BBC
Aos olhos de uma criançaVideoclipe Emicida
Atlântico Negro, na rota dos OrixásDocumentário de Renato barbieri e victor Leonardi
La mujer sin miedoEduardo Galeano
O povo brasileiro (parte 1): a matriz TupiDocumentário de Isa G.Ferraz
O risco da história única        Palestra de Chimamanda Adichie

Teatro

Obra Produção
A advogada que viu deus, o Diabo e depois voltou para a TerraGrupo G7
Ifigênia em ÁulisEurípides

Músicas

ObraAutor
Cânone em Ré MaiorJohann Pachelbel
Bachianas Brasileiras n. 5: ÁriaHeitor Villa-Lobos
Brasiliana (sob a regência de Ligia Amadio)Claudio Santoro
Ópera OrfeuClaudio Monteverdi
Sipiritus SanctusHildegard Von Binge
ChuvaJaloo
Bumba-meu-boi do Seu TeodoroSeu Teodoro
Meu cupido é gariO causo do Angelino e Tristeza do JecaMarília Mendonçaversão com Paulo freire e Inezita Barroso
Samba HousePatubatê
ZeroLiniker e os Caramelows

Textos

ObraAutor
Apologia de SócratesPlatão
Carta a MeneceuEpicuro
O Velho da hortaGil Vicente
Poemas SelecionadosGregório de Matos
Oração dos DesesperadosSérgio Vaz
Aliança no fundo do marCarlos fioravanti
Artigo 5 da Constituição da República Federativa do Brasil
Combate à terra secaYuri Vasconcelos
Entrevista com Maria Teresa, ex-escravaAntonio José do Espírito Santo
Este mundo da injustiça globalizadaJosé Saramago

UnB: relação candidato/vaga

Veja abaixo a relação candidato/vaga de alguns dos principais cursos do vestibular UnB 2024:

CursoRelação candidato/vaga
Medicina211.7
Psicologia39.44
Direito30.53
Medicina Veterinária23.40
Relações Internacionais27.28
Odontologia23.20
Ciência da Computação32,30
Design — Programação Visual/Projeto do Produto18.90
Comunicação Social — Publicidade e Propaganda15.64
Jornalismo14.64

UnB: nota de corte

Até o ano de 2019, a UnB aceitava ingressos por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Pensando nisso, juntamos algumas notas de corte da UnB por meio dessa modalidade, para que você possa enxergar a concorrência do processo seletivo. O vestibular da instituição não divulga notas de corte.

CursosNota de 2019
Medicina819,54
Engenharia Mecânica770,28
Engenharia Mecatrônica768,55
Engenharia da Computação765,98
Engenharia Civil764,95

UnB: campi e estrutura

A UnB é multicampi desde 2006, atualmente ela possui quatro campi com cursos de graduação. Eles são:

  • Ceilândia
  • Gama
  • Planaltina
  • Darcy Ribeiro

UnB: cursos

  • Administração
  • Agronomia
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquivologia
  • Artes Cênicas
  • Artes Plásticas
  • Biblioteconomia
  • Ciência da Computação
  • Ciência Política
  • Ciências Ambientais
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Ciências Farmacêuticas
  • Ciências Naturais
  • Ciências Sociais
  • Comunicação Organizacional
  • Comunicação Social
  • Design
  • Direito
  • Educação do Campo
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Enfermagem e Obstetrícia
  • Engenharia Aeroespacial
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Automotiva
  • Engenharia Civil
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia de Energia
  • Engenharia de Redes de Comunicação
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Software
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia florestal
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Mecatrônica
  • Estatística
  • Farmácia
  • Filosofia
  • Física
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Geofísica
  • Geografia
  • Geologia
  • Gestão Ambiental
  • Gestão de Políticas Públicas
  • Gestão de Agronegócio
  • Gestão do Agronegócio
  • Gestão em Saúde Coletiva
  • História
  • Letras
  • Matemática
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Museologia
  • Música
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Química
  • Química Tecnológica
  • Relações Internacionais
  • Saúde Coletiva
  • Serviço Social
  • Teoria, Crítica e História da Arte
  • Terapia Ocupacional
  • Turismo
  • Visuais

Lembrando que, essas informações foram retiradas do site institucional da UNB.

UnB: oportunidades

Programa de Iniciação Científica

Assim como muitas outras Universidades, a UnB também possui um Programa de Iniciação Científica. Com coordenação da Diretoria de Iniciação Científica do Decanato de Pós-Graduação, eles querem integrar os alunos dentro dos setores de pesquisa da instituição.

De acordo com o site institucional, os estudantes participam das atividades supervisionados por Decanos, dentro das três áreas de pesquisa da Universidade, elas são: Ciências da Vida, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Tecnologia.

Estágios

A UnB possui uma Coordenadoria de Estágios, denominada COEST, que busca ajudar os alunos na obtenção de oportunidades de estágio. Na área do site, é possível ver todas as vagas disponíveis, além de todos as informações necessárias para o auxílio dos estudantes.

Se você quer ler notícias atualizadas sobre a UnB acesse o nosso post de Últimas Notícias!

Além disso, entre no site do Estratégia Vestibulares e veja nossos cursos e simulados personalizados para cada Vestibular.

CTA Curso UNB

Texto: Thiago Bayer

Você pode gostar também
Leia mais

Unicamp: leituras obrigatórias

Quer saber tudo sobre as leituras obrigatórias da Unicamp? O Estratégia Vestibulares preparou esse artigo com as principais informações!
como é a prova do vestibular da Unitins
Leia mais

Como é a prova do vestibular da Unitins?

O Portal Estratégia Vestibulares separou neste texto as principais informações do vestibular da Unitins, como provas, questões, calendário e muito mais