O período de solicitação de devolução do valor da taxa de inscrição do Vestibular UFT 2020.2 começou nesta quarta, dia 12 de agosto, e terminará no dia 24 do mesmo mês. A Universidade Federal de Tocantins cancelou a realização do seletivo no dia 7 de julho, por conta da pandemia de COVID-19 e das medidas de isolamento social. As inscrições e o período de pagamento da taxa já tinham se encerrado quando o cancelamento foi anunciado.

Aqueles que se inscreveram no Vestibular UFT 2020.2 precisam acessar o site da instituição e preencher o formulário on-line disponível para receber de volta a quantia paga. O valor de R$ 120,00 será depositado na conta bancária que o candidato indicar no formulário. As informações dos candidatos serão conferidas individualmente. A Coordenação Permanente de Seleção (Copese) estima que todas as solicitações serão atendidas até o dia 5 de outubro.

Segundo as informações da instituição, o número de inscrições no seletivo foi de 6.910 e o valor arrecadado com o pagamento da taxa chegou a R$ 829,2 mil. No site da UFT estão disponíveis as instruções passo a passo, em formato de imagens e em vídeo, de como solicitar o reembolso.

A seleção para o segundo semestre da UFT foi realizado por meio do SISU 2020.2 que aconteceu entre os dias 7 e 10 de julho. Apesar do seletivo ser para o ingresso no segundo semestre, ainda não há previsão de início das aulas presenciais.

A UFT anunciou, no dia 18 de março, a suspensão da aplicação das provas do Vestibular UFT 2020.2 e do Processo Seletivo EAD 2020.2, devido ao agravamento do surto de coronavírus e das orientações do Ministério da Educação. As inscrições no seletivo continuaram mesmo assim, porém com a continuidade do isolamento social, o Vestibular UFT 2020.2 foi cancelado.

O seletivo ofertaria 781 vagas, em 42 cursos, distribuídas entre as modalidades de Reserva Legal de Vagas, Ações Afirmativas UFT e Ampla Concorrência.

Vestibular UFT 2020.2 – Datas

  • Período de inscrições SiSU 2020.2: 7 a 10 de julho
  • Resultado Final: 14/07

Com uma média anual de 10 mil inscritos, o Vestibular UFT é uma das 100 melhores Instituições de ensino do país. Quer entender mais sobre como geralmente funciona o Concurso Seletivo do Vestibular UFT? O Estratégia Vestibulares preparou este artigo para ajudar na sua preparação.

Vestibular UFT – Fases e Provas

As provas normalmente são realizadas em uma etapa única, dividida entre o período matutino e vespertino, e abordam conhecimentos compatíveis com o nível de complexidade do Ensino Médio. O conteúdo programático também é disponibilizado no edital. 

As provas, de caráter classificatório e eliminatório, são divididas em:

  1. Prova de Conhecimentos
  2. Prova de Redação

Vestibular UFT – Estrutura da Prova 

A Prova de Conhecimentos tem 76 questões objetivas, cada uma com quatro alternativas e apenas uma correta. Os conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação são cobrados no turno Matutino. A prova começa às 8h10 e o candidato tem 4 horas para realizá-la. 

Já os conteúdos de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias são cobrados no turno Vespertino, também com 4 horas de duração e início às 14h40. 

A Redação é avaliada com base nos seguintes critérios de adequação relacionados:

  • Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.;
  • Observação importante – A fuga total ao tema, a cópia total ou parcial da coletânea dos textos apresentados (quando for apresentado) ou o desenvolvimento de outro tipo de texto, que não o proposto, ANULAM a redação.
DisciplinaNúmero de Questões
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias24
Matemática e suas Tecnologias8
Ciências Humanas e suas Tecnologias20
Ciências da Natureza e suas Tecnologias24
Redação

Vestibular UFT – Critérios de Classificação

Segundo o edital, a nota final no Vestibular UFT é a soma das notas da prova de conhecimentos e redação. Será eliminado do concurso seletivo, o candidato que se enquadrar em qualquer uma das seguintes situações:

  1. obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das Notas de Áreas de Conhecimento (NAC);
  2. obtiver nota inferior a 3,00 (três) pontos na média entre as duas notas mais elevadas dadas pelos avaliadores na Prova de Redação em Língua Portuguesa (antes da aplicação do peso);
  3. faltar ou deixar de fazer qualquer prova do concurso seletivo.

Em caso de empate para o preenchimento da última vaga, prevalece os seguintes critérios, sucessivamente:

  1. maior número de pontos na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  2. maior número de pontos obtidos na Prova de Redação;
  3. persistindo o empate, terá preferência o candidato com mais idade.

Vestibular UFT – Locais de Prova 

No ato da inscrição, o candidato teve que indicar a cidade onde desejava realizar suas provas. A seguir, você confere as cidades onde geralmente são aplicadas as provas da do Vestibular UFT.

  • Araguaína
  • Arraias
  • Gurupi
  • Miracema
  • Palmas
  • Porto Nacional
  • Tocantinópolis
vestibular uft
Vestibular UFT: saiba onde serão aplicadas as provas do vestibular em Tocantins

Para mais informações e acesso ao conteúdo programático, você pode acessar o Edital do Vestibular UFT 2020.2, que foi cancelado, abaixo:

Vestibular UFT – Informações gerais

A Universidade Federal do Tocantins oferece mais de 50 cursos presenciais de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e tecnológicos. Além disso, são ofertados cinco cursos à distância e ainda cursos na modalidade semi-presencial para formação de professores (Parfor), além de Programas de Pós-Graduação stricto sensu – com 31 cursos de mestrado (19 acadêmicos e 12 profissionais) e seis doutorados -, além de diversas opções de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs).

A UFT utiliza dois métodos de seleção. O primeiro é o Vestibular UFT, seletivo próprio da instituição. Além disso, a Universidade oferta vagas pelo Sistema de Seleção Unificada, o SISU. Nesse caso, o processo é realizado em duas etapas. A primeira é gerenciada pela SISU/MEC e a outra pela UFT, da seguinte forma:

  • SISU
  • Lista de Espera SISU
  • Transferência de vagas para utilização da lista de suplentes do Vestibular
  • O Processo Seletivo Complementar (PSC)

UFT via Sisu

Para ingressar em um dos cursos oferecidos pela UFT, o candidato precisa se inscrever e prestar os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Prestando os dois dias de prova, o candidato deve acessar a plataforma do SISU e se inscrever em um dos cursos ofertados pela instituição.

UFT via Lista de Espera do Sisu

Já pela Lista de Espera, os candidatos precisam manifestar interesse no sistema do Sisu. Todo o processo de seleção e divulgação dos aprovados na lista de espera, além da matrícula é de responsabilidade da Universidade Federal do Tocantins.

Quem não foi selecionado na chamada regular do SISU, e deseja continuar concorrendo às vagas, deve manifestar interesse em participar da Lista de Espera do SISU e na Lista de Espera da UFT. Em ambos os casos, o pedido deve ser feito via sistema on-line.

Lista de suplentes do Vestibular UFT

A modalidade de transferência de vagas para utilização da lista de suplentes do Vestibular diz respeito ao remanejamento de vagas eventualmente remanescentes da Chamada Regular e/ou da Lista de Espera.

PSC – Processo Seletivo Complementar

Aplicado pela Universidade Federal do Tocantins, o PSC serve para o preenchimento de vagas remanescentes e oriundas do Sisu. Em resumo, as vagas que não foram preenchidas durante o processo de Seleção Unificada, são providas por meio deste seletivo.

O processo é exclusivo para quem participou de, pelo menos, uma das duas últimas edições do Enem.

Comece agora a estudar para o Vestibular UFT!

CURSOS UFT

Leia Mais…

0 Shares:
Você pode gostar também