Última atualizaçao em: 12 de Novembro de 2020, ás 10:58

Está com dúvidas sobre como funciona o Vestibular da UERJ 2021? Então confira todas as informações sobre a prova e ainda as Últimas Notícias em primeira mão!

Cronograma UERJ 2021

  • Isenção de Taxa30/09 a 02/10
  • Inscrição Exame de Qualificação29/10 a 18/11
  • Exame de Qualificação28/02/2021
  • Inscrição Exame Discursivo5 a 17/03/2021
  • Exame Discursivo 25/04/2021

Ainda no mês de janeiro, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro divulgou quais seriam as obras literárias cobradas como repertório no Vestibular 2021.

O Vestibular da UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro divulgou o novo calendário do Vestibular UERJ 2021. O Exame de Qualificação está previsto para acontecer no dia 28 de fevereiro de 2021, enquanto que o Exame Discursivo será aplicado em 25 de abril.

No Vestibular UERJ, os candidatos precisam se inscrever em cada uma das etapas do seletivo. As inscrições para o Exame de Qualificação acontecerão entre os dias 29 de outubro e 18 de novembro de 2020. Uma vez aprovado no Exame de Qualificação, o candidato precisa se inscrever no Exame Discursivo entre os dias 5 e 17 de março de 2021.

O Vestibular UERJ 2021 terá um novo modelo de prova. O seletivo terá apenas um Exame de Qualificação, com 60 questões de múltipla escolha. O livro que será cobrado nesta etapa será “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”.

Já o Exame Discursivo terá uma Redação e provas de duas disciplinas, determinadas de acordo com sua escolha de curso. O livro “1984”, de George Orwell, será cobrado na Redação e “Sonetos” de Camões na prova de Português.

A UERJ destaca, no entanto, que os detalhes do seletivo estão sendo revistos continuamente, de acordo com o desenrolar da pandemia de COVID-19. Os conteúdos cobrados serão reduzidos, mas os editais ainda estão em processo de formulação.

O Vestibular UERJ 2021 tinha sido suspenso em março. Inicialmente, a primeira prova do Exame de Qualificação estava prevista para acontecer no dia 7 de junho, e a segunda no dia 13 de setembro. Já as provas discursivas deveriam acontecer em 29 de novembro.

A prova do Vestibular UERJ geralmente é utilizada também para a seleção de candidatos à Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, porém neste ano, a seleção de bombeiros será feita separadamente. O seletivo para a Academia terá uma única prova objetiva e uma redação, previstas para 10 de janeiro de 2021.

Obras Obrigatórias

EventoObraAutor
Exame de QualificaçãoTriste fim de Policarpo QuaresmaLima Barreto
Exame Discursivo1984George Orwell
Os SonetosLuiz de Camões

Conheça a UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro começou em 1950 com a fundação da Universidade do Distrito Federal (UDF). Criada a partir da fusão da Faculdade de Ciências Econômicas, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette e da Faculdade de Ciências Médicas, a UERJ cresceu, incorporando e criando novas unidades com o passar dos anos.

Classificada como a 13ª melhor instituição pública, a UERJ com certeza é uma grande oportunidade para quem sonha com o ensino superior público de qualidade. Com quase 70 anos de história, a UERJ firmou-se como uma das principais universidades do país.

A UERJ oferece 32 cursos de graduação entre bacharelado e licenciatura. Os cursos acontecem em 30 unidades acadêmicas, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende e São Gonçalo.

Além disso, a instituição conta com cursos de mestrado, doutorado, cursos de extensão e muito mais. Atualmente, são mais de 34 mil estudantes matriculados na instituição.

CURSO UERJ

Infográfico: UERJ

Como ingressar na UERJ?

A única forma de ingresso na instituição é por meio do Vestibular UERJ, processo seletivo próprio da universidade. Diferente de outras instituições, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro não aderiu ao Enem como dispositivo de seleção de novos alunos.

O processo seletivo também serve como ingresso ao curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Os interessados em seguir a carreira de bombeiro devem participar, além das etapas do concurso, das provas do vestibular UERJ. Este ano, de forma excepcional, a o seletivo da UERJ não fará parte da avaliação para o Corpo de Bombeiros.

Na primeira fase do Vestibular UERJ, o candidato pode optar por fazer o 1º Exame de Qualificação ou o 2º Exame de Qualificação, numa data posterior. Porém, se assim desejar, o candidato pode escolher fazer os dois Exames de Qualificação. É necessário fazer uma inscrição específica para cada uma das provas.

Neste ano, no entanto, não haverá dois Exames de Qualificação. A única data será no dia 21 de fevereiro de 2021.

Além disso, a aprovação no Exame de Qualificação não implica a inscrição automática para o Exame Discursivo, que corresponde à 2ª fase do Vestibular UERJ. O candidato precisa realizar, obrigatoriamente, uma nova inscrição na fase discursiva do Processo Seletivo. Todas as datas serão divulgadas pela UERJ.

Os números da UERJ

Fonte: UERJ

Sistema de Cotas na UERJ

Em cumprimento à Lei Estadual nº 8121/2018, que dispõe sobre o sistema de cotas, fica reservado, para os candidatos comprovadamente carentes, o percentual de 45% das vagas oferecidas na UERJ, distribuído pelos seguintes grupos de cotas:

  • a) 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas;
  • b) 20% para estudantes oriundos de ensino médio da rede pública de ensino;
  • c) 5% para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

1ª Fase do Vestibular UERJ

A prova do Exame de Qualificação tem como objetivo avaliar as habilidades e as competências fundamentais para o ingresso no ensino superior. Os candidatos são testados a partir da aplicação de uma prova composta de questões objetivas de múltipla escolha.

A prova geralmente acontece na parte da manhã e os candidatos têm, no máximo, 4 horas para responder às questões. As disciplinas cobradas são:

  • a) Linguagens;
  • b) Matemática;
  • c) Ciências da Natureza;
  • d) Ciências Humanas.

De acordo com o número de acertos na prova, o candidato recebe um dos 5 conceitos mostrados no quadro abaixo, que determinam, ou não, sua aprovação.

Imagem: UERJ

2ª Fase do Vestibular UERJ

O Exame Discursivo, que compõe a segunda fase do Processo Seletivo, é aplicado somente para os candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos Exames de Qualificação do Vestibular UERJ. Realizado em apenas um dia, normalmente pela manhã e com duração de 5 horas, o Exame Discursivo é composto de três provas discursivas.

A primeira delas consiste na produção de Redação em Língua Portuguesa. Essa prova é comum a todos os candidatos e para todos os cursos. Além dessa, outras duas provas de disciplinas específicas são aplicadas. As disciplinas variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Cada prova vale 20 pontos.

Critérios de eliminação na UERJ

O Exame Discursivo vale 80 pontos, que correspondem ao somatório da pontuação obtida nas três provas, considerando seus respectivos pesos. É eliminado o candidato que obtiver zero em qualquer uma das três provas do Exame Discursivo.

Aprovação

A aprovação do candidato se dá a partir do somatório das notas no Exame Discursivo e da pontuação recebida no Exame de Qualificação. No total, as duas provas somam 100 pontos. De acordo com o conceito obtido no Exame de Qualificação, o candidato receberá a seguinte pontuação:

  • a) conceito A – 20 (vinte) pontos;
  • b) conceito B – 15 (quinze) pontos;
  • c) conceito C – 10 (dez) pontos;
  • d) conceito D – 5 (cinco) pontos.

São eliminados os candidatos que obtiverem, como resultado final, um total menor do que 20 pontos. O desempate levará em conta os seguintes critérios:

  • 1º) maior número de pontos no Exame Discursivo;
  • 2º) maior número de pontos na prova específica de peso 2;
  • 3º) maior número de pontos na prova específica de peso 1;
  • 4º) maior número de acertos no Exame de Qualificação.

CURSO UERJ

Leia mais…

1 Shares:
Você pode gostar também