O Estratégia Vestibulares separou aqui o que você precisa saber para conquistar uma vaga na Universidade Estadual de Maringá. Confira abaixo as principais informações sobre a universidade e seus processos seletivos!

Cronograma Vestibular UEM

  • Inscrições: 7/10 a 11/11
  • Isenção: 7 a 15/10
  • Taxa: R$ 160,00
  • Prova: 21 e 22/03/2021

Cronograma PAS UEM

  • Inscrições: 7/10 a 11/11
  • Isenção: 7 a 15/10
  • Taxa: R$ 80,00
  • Prova: 21/02/2021
Divulgação/UEM
Divulgação/UEM

Conheça a UEM

A Universidade Estadual de Maringá, que este ano comemora seu aniversário de 50 anos, tem mais de 21,5 mil estudantes de graduação e pós-graduação e é uma instituição com grande incentivo na área de pesquisa. Atualmente, a universidade tem 98 grupos de pesquisa cadastrados junto ao CNPq, além de uma editora própria para facilitar a publicação dos artigos produzidos por eles. 

A UEM é uma instituição pública mantida pelo Estado do Paraná e subordinada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI. Segundo a própria instituição, sua missão é: “Produzir conhecimento por meio da pesquisa; organizar, articular e disseminar os saberes por meio do ensino e da extensão, para formar cidadãos, profissionais e lideranças para a sociedade”.

Dividida em 7 campi diferentes, a UEM está presente nas cidades de Cianorte, Goiorê, Ivaiporã, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Umuarama e Maringá. Esta última reúne a maioria dos cursos de graduação oferecidos e a sede administrativa da universidade.

Além dos 7 campi, a UEM possui cerca de 30 unidades de apoio presencial, pesquisa e extensão. A Instituição é dividida nos seguintes centros de ensino: 

  • Centro de Ciências Agrárias (CCA); 
  • Centro de Ciências Biológicas (CCB); 
  • Centro de Ciências Exatas (CCE); 
  • Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH); 
  • Centro de Ciências da Saúde (CCS); 
  • Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA);  
  • Centro de Tecnologia (CTC). 
Divulgação/UEM

Como posso ingressar na UEM? 

Aqueles que desejam entrar na UEM têm duas opções. Uma é o Processo de Avaliação Seriada (PAS) e a outra é o Vestibular tradicional, dividido em Vestibular de Inverno e Vestibular de Verão

O Estratégia Vestibulares também oferece cursos preparatórios para aqueles que desejam treinar para os Vestibulares UEM. Inscreva-se abaixo!

CURSO UEM

PAS

O Processo de Avaliação Seriada foi planejado para abranger todas as séries do Ensino Médio. Em um sistema de avaliação contínua, os alunos realizam uma prova no final de cada ano.

O desempenho dos alunos em cada etapa é medido em pontos que serão acumulados para determinar o score final do candidato. Dessa forma, as avaliações da UEM cobram o nível e os conteúdos compatíveis com cada série do Ensino Médio. 

Das vagas disponibilizadas todo ano pela universidade, 20% são destinadas aos ingressantes pelo PAS. O aluno apenas escolhe o curso superior que deseja cursar na 3ª Etapa, realizada no fim do último ano do Ensino Médio. Porém, o candidato precisa ter se classificado em cada uma das duas etapas anteriores. Os resultados das Etapas 2 e 3 possuem peso 2 no resultado final, enquanto a 1ª Etapa tem peso 1. 

As provas do PAS costumam ter uma Redação e 40 questões objetivas a serem resolvidas no período de 5 horas e 10 minutos. As provas geralmente acontecem das 13h50 às 19h. O formato diferenciado das questões objetivas do Vestibular UEM, pode causar um pouco de confusão, então o candidato precisa estar atento a essas particularidades. 

As questões objetivas são compostas de cinco alternativas, numeradas com os seguintes valores: 01, 02, 04, 08, 16. O resultado a ser marcado no gabarito é a soma dos números que identificam as alternativas corretas. Se não houver uma alternativa correta, o candidato deve marcar 00 (zero, zero).

A resposta no gabarito é considerada totalmente errada quando:

  • dentre as alternativas corretas, nenhuma for assinalada
  • dentre as alternativas incorretas, alguma for assinalada. 

A Redação não será considerada se o candidato zerar as questões objetivas de Conhecimentos Gerais, Língua portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa ou qualquer uma das matérias de Conhecimentos Específicos.

Também serão desclassificados os participantes que deixarem de se inscrever e/ou se inscrever e não comparecer à prova correspondente à série do Ensino Médio em que estão regularmente matriculado, se tirarem zero em qualquer das áreas ou obtiverem nota inferior a 20% do valor máximo da Redação.

É possível suspender sua participação no PAS/UEM por apenas um ano, desde que haja uma justificativa. Depois desse período o candidato é desclassificado e seus resultados nas etapas anteriores serão perdidos. 

Vestibular tradicional

Já o vestibular convencional da UEM é dividido em duas edições por ano: de Inverno e de Verão. O ano passado foram ofertadas 1519 vagas, sendo 20% delas destinadas aos candidatos cotistas. No entanto, se o candidato conseguir se classificar na ampla concorrência, ele será excluído da concorrência por cotas. 

Quem deseja participar como cotista precisa estar dentro dos requisitos abaixo: 

  • ter cursado todas as séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em escola(s) da rede pública de ensino do território nacional; 
  • não ser portador de diploma de curso superior;
  • ser proveniente de grupo familiar cuja renda bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, tendo como referência o salário mínimo nacional vigente à época da inscrição no Concurso Vestibular; 
  • no caso de o grupo familiar possuir bens patrimoniais, esses devem ser compatíveis com a renda declarada e não devem ultrapassar o limite de 30% do valor monetário estabelecido pela Receita Federal do Brasil para obrigatoriedade de entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física; 
  • tenham despesas básicas familiares mensais compatíveis com a renda declarada.

As questões objetivas do Vestibular UEM seguem os mesmos padrões do PAS, com cinco alternativas numeradas. A prova é dividida em dois dias, cada um com o tempo de 5 horas e 10 minutos de resolução.

No primeiro dia, os candidatos escrevem a Redação e resolvem as 40 questões de Conhecimentos Gerais, que envolvem os conteúdos de Arte, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

No segundo dia, são 10 questões de Língua Portuguesa, 5 de Literaturas em Língua Portuguesa, 5 perguntas de Língua Estrangeira e , por fim, 30 questões de Conhecimentos Específicos. 

A Redação pode valer até 120 pontos e precisa ter, no mínimo, 15 linhas escritas . A avaliação leva em conta os seguintes requisitos: 

  •  atendimento às diretrizes do comando;  
  • compreensão e interpretação de dados e de fatos que compõem o(s) texto(s) de apoio;  
  • capacidade de produzir o gênero textual solicitado, obedecendo à modalidade culta da língua escrita;  
  • apresentação de ideias, em função da estrutura organizacional do gênero textual solicitado;  
  • estabelecimento de relações entre ideias na organização textual. 

Confira abaixo as obras literárias sugeridas para leitura no Programa de Provas Vestibulares de Inverno e de Verão 2020 da UEM. O restante do conteúdo programático também pode ser encontrado no documento.

Carlos Drummond de AndradeAntologia Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, (119 poemas)
Mário de Andrade Contos novos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. (9 contos).
Milton Hatoum Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Augusto dos Anjos Eu e outras poesias. São Paulo: Martin Claret, 2002.
Machado de Assis Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Martin Claret, 2012.
Clarice Lispector A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
Carolina Maria de Jesus Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2014
Gianfrancesco Guarnieri Eles não usam black-tie. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010
Luci Collin A palavra algo. São Paulo: Iluminuras, 2016.
Álvares de Azevedo Melhores poemas. São Paulo: Global, 2001.

Programa de Provas Vestibulares de Inverno e de Verão 2020:

Leia também…

Curso UEM

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também