Vestibular Uece: calendário, provas, cursos e mais

Vestibular Uece: calendário, provas, cursos e mais

Fique ligado nas principais informações sobre o vestibular da Uece. Confira nosso artigo para saber tudo sobre a prova!

Quer ingressar na Universidade Estadual do Ceará? Nesse texto trazemos todas as informações do vestibular da Uece, cursos, oportunidades e diferenciais da instituição. Fique com a gente e não perca nenhuma informação para alcançar a sua vaga.

Saiba mais:
+ Vestibular Uece 2024/2: Manual do Candidato está disponível

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Sobre a Uece

Se você mora na região nordeste do país, certamente conhece a Universidade Estadual do Ceará (Uece). No ano de 2019, a instituição ficou em 1° lugar, pela nona vez, entre as melhores universidades estaduais do Norte, Nordeste e Centro-oeste. Essa pesquisa foi feita pelo Ranking Universitário da Folha (RUF).

O RUF 2019 colocou a Uece na 10° colocação entre as universidades estaduais do Brasil e o Guia da Faculdade de 2021 classificou 70% dos cursos da instituição entre bons e ótimos. Fundada em 1975, está presente em 10 cidades do estado do Ceará e conta também com polos EAD em todo o estado.

Ao todo, são mais de 18 mil alunos matriculados em mais de 190 cursos presenciais e à distância. Tudo isso coloca a Uece entre as universidades mais cobiçadas e disputadas do país.

A Uece também anunciou a criação de novos cursos nos campi de Aracati (Licenciatura em Matemática e em Letras: Português/Inglês), Canindé (Administração e Pedagogia) e Quixeramobim (Medicina) (que inclusive são novos campi também), e implementou novos cursos em outros dois campi já existentes, em Crateús (Medicina) e Tauá (Medicina Veterinária).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação/Uece

Calendário Uece 2024/2

  • Divulgação do Manual do Candidato: 21/03/2024;
  • Resultado da solicitação da taxa de isenção: 13/03/2024;
  • Inscrições: 25/03 a 08/04/2024;
  • Provas
    • 1ª fase: 28/04/2024;
    • 2º fase: 19 e 20/05/2024.

+ Manual do Candidato Uece 2024/2

Calendário Uece 2024

  • Divulgação do Manual do Candidato: 20/09/2023;
  • Divulgação do Cronograma de Eventos: 20/09/2023;
  • Resultado da solicitação da taxa de isenção: 20/09/2023;
  • Inscrições: 25/09 a 13/10/2023;
  • Divulgação dos locais de prova: 16/11/2023;
  • Provas
    • 1ª fase: 19/11/2023;
    • 2º fase: 17 e 18/12/2023;
  • Resultado: 26/01/2024.

+ Manual do Candidato Uece 2024

Como ingressar na Uece?

Se você se identificou com os cursos e campus da Uece e decidiu ingressar na universidade, saiba que existem duas modalidades diferentes para esse processo. Lembrando que o candidato pode optar por fazer os dois processos ao longo do ano. Os processos são:

Vestibular presencial/a distância

Para os cursos de graduação presenciais e EaD, a Uece aplica um Vestibular tradicional, assim como a maior parte das universidades no Brasil. Nas modalidades presenciais, são feitas duas provas por ano, elas são produzidas e aplicadas pela Comissão Executiva do Vestibular. Já no Ensino a Distância, é um processo realizado anualmente,  ele é produzido e aplicado pela Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate/Uece) que forma uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Saiba mais: Como é a prova do vestibular da Uece?

Enem/vagas Remanescentes

Quando acaba o período do vestibular, normalmente sobram vagas. A partir disso, a Uece libera um edital com foco no preenchimento dessas lacunas, por meio da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O candidato concorre a uma vaga do curso escolhido, desde que tenha feito as provas da edição mais recente do Enem, além de não ter zerado nenhuma prova e ter tirado no mínimo 200 na redação.

Vestibular Uece 2024/2

O vestibular Uece 2024/2 conta com duas fases nos meses de abril e maio. No processo seletivo de 2024/2, a instituição oferece 1.228 vagas, já no vestibular 2024 as vagas foram 2.820. Pouco mais da metade delas ofertadas na capital Fortaleza e a outra metade nos campi do interior do estado.

+ Confira o Manual do Candidato da Uece 2024
+ Manual do Candidato Uece 2024/2

Sistema de cotas 2023/2

No vestibular 2024/2, a Uece segue adotando o sistema de cotas de 50% para estudantes provenientes de escolas públicas e economicamente carentes com renda familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Dessas vagas, é reservada o percentual equivalente de pretos, pardos e indígenas que compõem o estado do Ceará, a saber:

  • Pretos: 4,65%;
  • Pardos: 61,88%;
  • Indígenas: 0,23%

Inscrições

As inscrições para o vestibular 2024/2 serão entre os dias 23 de março a 08 de abril de 2024 e serão realizadas no site da Uece, por meio da Comissão Executiva do Vestibular (Cev). A taxa de inscrição é de R$ 160,00.

Isenção da taxa de inscrição

A taxa de inscrição segue no valor de R$ 160,00 e o período para pedidos de isenção foi até o dia 02 de fevereiro de 2024.

A Uece também publicou, em julho, um edital para oferecer a isenção ou desconto no valor cobrado para candidatos que se enquadrassem nas seguintes categorias:

  • Categoria C: Doador de sangue no Estado do Ceará, na forma estabelecida na Lei Estadual Nº 12.559/95;
  • Categoria D: Professores ou funcionários do Quadro de Pessoal do Poder Executivo do Município de Quixadá, bem como filhos de tais professores ou funcionários, de acordo com Convênio celebrado entre a Fundação Universidade Estadual do Ceará e o referido Município;
  • Categoria E1: Egresso do Ensino Médio Regular, que tenha cursado com aprovação, todo o Ensino Médio Regular, durante três anos letivos (1º, 2º e 3º anos), em escolas públicas (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará;
  • Categoria E2: Egresso do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com formatos presencial ou semipresencial, conforme o tempo mínimo estabelecido para esta modalidade de educação e desde que todos os estudos de ensino médio do concludente, cursados antes e após a matrícula em Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), tenham sido realizados integralmente em CEJA ou EJA e em escola pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará, e não conste na vida escolar do Ensino Médio do candidato aproveitamento de resultado de exame de certificação (ENEM e ENCCEJA).
  • Categoria F1: Aluno que esteja cursando regularmente, em 2023, o segundo semestre do 3º ano do Ensino Médio regular em escola pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento no Estado do Ceará e que tenha cursado o 1º semestre do 3º ano em escola pública (municipal, estadual ou federal), bem como tenha concluído o 1º e o 2º anos do Ensino Médio, cursados de forma regular e com aprovação, também em escola pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará;
  • Categoria F2: Aluno matriculado no Ano II da Educação de Jovens e Adultos (EJA) presencial ou que tenha concluído 70% dos componentes curriculares na Educação de Jovens e Adultos semipresencial em CEJA (municipal ou estadual) de funcionamento no Estado do Ceará, desde que todos os estudos de ensino médio do candidato, cursados antes e após a matrícula no CEJA, tenham sido realizados integralmente em CEJA ou EJA e em escola pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará, e não conste na vida escolar do ensino médio do candidato aproveitamento de resultado de exame de certificação (ENEM e ENCCEJA).
  • Categoria G: Pessoa Hipossuficiente, cuja renda familiar per capita seja inferior a meio salário-mínimo.
  • Categoria H: Pessoa com Deficiência (PcD).

Locais de prova

Os locais de prova da Uece são divulgados no Cartão de Informações do Candidato, juntamente das datas e horários. As cidades que aplicam a provas são: Aracati, Canindé, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Mombaça, Quixadá, Quixeramobim e Tauá.

O que levar no dia da prova?

O candidato deve portar documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica azul ou preta produzida em material transparente. Também pode levar água e lanche desde que embalados em sacos e embalagens de material transparente. Todos os outros objetos como lápis, borracha, celular, bolsa, folhas serão vistoriados pelo fiscal, embalados e guardados. O candidato não poderá ter acesso.

Como são as provas do vestibular Uece?

As provas do vestibular Uece ocorrem em duas fases separadas, com um mês de diferença entre elas. Ambas as etapas são de caráter eliminatório, com questões objetivas de múltipla escolha e, na segunda fase, mais uma redação.

1ª fase 

É uma prova de Conhecimentos Gerais completamente objetiva com questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada uma. A prova — Uece 2024 — é constituída por 85 questões de todas as matérias do Ensino Médio, cada uma valendo 2 pontos. Abaixo, lista da composição da prova da Uece:

Áreas de conhecimentoDisciplinasNúmero de questõesEscore bruto por questõesValor total
Ciências Humanas Filosofia05 2,010
Ciências HumanasGeografia08 2,016
Ciências Humanas História08 2,016
Ciências Humanas Sociologia05 2,010
Ciências da natureza e matemáticaBiologia08 2,016
Ciências da natureza e matemáticaFísica08 2,016
Ciências da natureza e matemáticaMatemática10 2,020
Ciências da natureza e matemáticaQuímica08 2,016
Linguagem e códigosEducação Física05 2,010
Linguagem e códigosLíngua Espanhola, Francesa ou Inglesa08 2,016
Linguagem e códigosLíngua Portuguesa12 2,024
Total85170
Composição da prova da primeira fase da Uece

2° fase 

Dividida em dois dias de prova, ela conta com três provas de Conhecimentos Específicos, com questões objetivas de múltipla escolha, tendo 4 alternativas cada, além de uma Prova de Redação em Língua Portuguesa. Lembrando que a composição da prova depende do curso escolhido pelo candidato.

CursoDia 1Dia 1Dia 2Dia 2
Prova IProva IIProva IIIProva IV
Educação Física
Enfermagem
Ciências Biológicas
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Química
Terapia Ocupacional
RedaçãoBiologiaFísicaQuímica
Ciências da Computação
Física
Matemática
RedaçãoMatemáticaFísicaQuímica
Administração
Ciências Contábeis
RedaçãoMatemáticaGeografiaHistória
Artes Visuais
Geografia
História
Letras/PortuguêsLetras/Port/Literatura
Música com Habilitação em Flauta Transversal
Música com Habilitação em Piano
Música com Habilitação em Composição
Música com Habilitação em Saxofone
Música/Lic. Plena
Pedagogia
RedaçãoLíngua PortuguesaGeografiaHistória
Letras/InglêsRedaçãoInglêsGeografiaHistória
Letras/Francês/PortuguêsRedaçãoFrancêsGeografiaHistória
Letras/EspanholRedaçãoEspanholGeografiaHistória
Ciências Sociais
Filosofia
Psicologia
Serviço Social
RedaçãoLíngua PortuguesaFilosofiaSociologia
Composição das provas da 2ª fase da Uece

Saiba mais: Como funciona a segunda fase da Uece?

Redação: como funciona?

A prova de Redação em Língua Portuguesa consiste na produção de um texto de 20 a 25 linhas. A prova, ao todo, terá um valor de 60 pontos. O não atendimento ao tema proposto, redação ilegível, em branco ou escrita à lápis, vai resultar na nota 0,0. A instituição pede atenção à norma culta da língua portuguesa, à coesão textual e ao gênero proposto.

Confira o artigo completo sobre a redação do vestibular da Uece.

Uece: prova de Habilidade Específica

Para os candidatos que se inscreveram nos cursos da área de Música na Uece, são aplicadas duas provas, denominadas de Exame de Habilidade Específica. Ele é constituído por uma prova escrita e uma oral, aplicadas em Fortaleza, ambas de caráter classificatório e eliminatório.

O candidato que tirar uma nota maior ou igual a 4,5 na Prova Escrita estará automaticamente classificado para a Prova Oral. Se essa média não for atingida, ele será desclassificado do processo seletivo.

Se o aluno faltar em qualquer uma das etapas do Exame, ou for desclassificado na correção, ele será inscrito no seu curso de segunda opção. Por fim, é preciso atingir a média de 6,0 entre às duas provas, para ser aprovado no Exame de Habilidade Específica da Uece, aplicada nos cursos de música.

Lista de obras obrigatórias da Uece

A Uece não cobra uma lista de obras obrigatórias em seu vestibular.

Uece: conteúdo programático

Assim como outras provas, o vestibular da Uece cobra matérias ensinadas no Ensino Médio, com algumas características especiais do estado do Ceará. Confira a descrição completa dos conteúdos.

Biologia

  • Início da vida;
  • Seres vivos;
  • Base molecular da vida;
  • Citologia;
  • Histologia;
  • Anatomofisiologia comparada;
  • Sistemas integradores;
  • Reprodução;
  • Anatomia Humana;
  • Genética;
  • Reino Animal;
  • Seres vivos;
  • Teorias da evolução;
  • Noções de saúde;
  • Vírus.

Educação física

  • Esportes e práticas corporais;
  • Práticas corporais de aventura;
  • Brincadeiras e jogos;
  • Ginásticas;
  • Danças;
  • Lutas;
  • Conceitos de saúde física;
  • Exercício físico e patologias;
  • Desempenho físico;
  • Práticas corporais no Ceará;
  • Políticas públicas;
  • Padrões de beleza e diversidade.

Filosofia

  • Nascimento da filosofia;
  • Questões de Ética;
  • Filosofia política;
  • Estética e filosofia da arte;
  • Lógica e teoria do conhecimento.

Física

  • Objetivo da física;
  • Força;
  • Equilíbrio do ponto material;
  • Movimento retilíneo uniforme;
  • Segunda lei de Newton e aplicações à dinâmica;
  • Movimento circular uniforme;
  • Energia mecânica;
  • Gravitação Universal;
  • Movimento vibratório;
  • Hidrostática;
  • Temperatura;
  • Gases ideais;
  • Quantidade de calor;
  • Mudança de estado;
  • Primeira e segunda lei da termodinâmica;
  • Óptica geométrica;
  • Circuitos Elétricos;
  • Eletromagnetismo.

Geografia

  • Geografia moderna;
  • Instrumentação cartográfica;
  • Geografia geral;
  • Geografia regional;
  • Geografia do Brasil
  • Geografia do Ceará.

História

  • História como ciência;
  • Antigo oriente;
  • Antiguidade clássica;
  • Alta idade média;
  • História contemporânea;
  • História do Brasil;
  • Período Colonial;
  • Período Imperial;
  • Primeira República;
  • Anos 30 e Estado Novo;
  • Período Democrático;
  • Ditadura militar.

Português

  • Coerência textual;
  • Coesão referencial;
  • Sentido das palavras no (con)texto;
  • Sequências textuais;
  • Propósito do autor;
  • Adequação do texto à situação de uso;
  • Recursos expressivos e linguísticos;
  • Variação linguística;
  • Estrutura das frases;
  • Constituintes da frase;
  • Coordenação e subordinação;
  • Estrutura das palavras;
  • Classificação e flexão;
  • Concordância nominal e verbal;
  • Regência;
  • Colocação;
  • Moções literárias;
  • Escrita literária;
  • Literatura brasileira e escolas literárias.

Matemática

  • Conjuntos;
  • Conjuntos numéricos;
  • Teoria elementar dos números;
  • Proporcionalidade;
  • Relações e funções;
  • Números complexos;
  • Polinômios;
  • Exponenciais e Logaritmos;
  • Trigonometria;
  • Progressões;
  • Análise combinatória;
  • Matrizes e sistemas lineares;
  • Geometria.

Química

  • Espécies químicas e misturas;
  • Matéria;
  • Gases;
  • Teoria atômica;
  • Estrutura atômica;
  • Classificação periódica;
  • Ligações inateratômicas e intermoleculares;
  • Relações, equações e cálculos químicos;
  • Funções inorgânicas;
  • Dispersões;
  • Termoquímica;
  • Cinética química;
  • Equilíbrio químico;
  • Eletroquímica;
  • Átomo de carbono;
  • Química orgânica;
  • Classes orgânicas;
  • Isomeria;
  • Propriedades e métodos de preparação
  • Compostos de importância biológica;
  • Produção química.

Sociologia

  • Gênero e sexualidade;
  • Globalização e cultura;
  • Juventude e violência;
  • Trabalho e cidadania;
  • Movimentos sociais e democracia;
  • Meio ambiente e desenvolvimento sustentável;
  • Religião e diversidade;
  • Meios de comunicação e indústria cultural;
  • Relações étnico-raciais;
  • Estado, poder e sociedade.

Uece: notas de corte

A Uece disponibiliza apenas as notas de corte relacionadas ao processo seletivo de Vagas Remanescentes, que utiliza as notas do Enem. Portanto, a seguir confira as notas de corte, de alguns cursos, da Uece através do Enem.

Uece: cursos da universidade

O candidato ao uma das vagas da Uece tem as seguintes opções de cursos. Para informações completas, confira o texto que o Estratégia preparou sobre os Cursos da Uece. A distribuição de cursos de graduação, é feita através de todos os campi, cabe aos candidatos escolher a unidade. Para facilitar esse processo, separamos todos os campi e seus cursos disponíveis:

  • Crateús
    • Pedagogia
    • Ciências Biológicas
    • Química
    • História
  • Fortaleza
    • Terapia Ocupacional
    • Nutrição
    • História
    • Letras
    • Serviço Social
    • Ciência da Computação
    • Ciências Sociais
    • Educação Física
    • Medicina
    • Medicina Veterinária
    • Música
    • Administração
    • Ciências
    • Ciências Biológicas
    • Enfermagem
    • Especial
    • Filosofia
    • Física
    • Geografia
    • Matemática
    • Pedagogia
    • Psicologia
    • Ciências Contábeis
    • Química
  • Iguatu
    • Letras
    • Ciências Biológicas
    • Física
    • Letras
    • Matemática
    • Pedagogia
  • Itapipoca
    • Ciências Biológicas
    • Química
    • Ciências Sociais
    • Pedagogia
  • Limoeiro do Norte
    • Ciências
    • Física
    • Ciências Biológicas
    • Geografia
    • História
    • Letras
    • Matemática
    • Pedagogia
    • Química
    • Educação do Campo
  • Mombaça
    • Artes Visuais
    • Computação
  • Quixadá
    • História
    • Letras
    • Ciências
    • Ciências Biológicas 
    • Pedagogia
    • Química
    • Física
  • Tauá
    • Ciências
    • Ciências Biológicas
    • Pedagogia
    • Química

Uece: campi e estrutura

A Uece conta com 3 campi em Fortaleza e mais 9 campi espalhados pelos municípios do estado. Sua sede principal é o Campus Itaperi, que fica localizado na capital do estado. Ao todo, são sete faculdades, cinco centros, um instituto e oito bibliotecas.

Somam-se 29 cursos de mestrados acadêmicos, 15 cursos de doutorado, 154 grupos de pesquisa, 138 laboratórios e 57 projetos de projetos de extensão ativos. Em 2021, iniciaram-se as obras do Hospital Universitário do Ceará, vinculado à Uece, que tem previsão de entrega em 2022.

A Uece também comporta o maior hospital veterinário da região nordeste, o Hospital Veterinário Dr. Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC), ligado à Faculdade de Veterinária, em Fortaleza.

vestibular uece
Foto: Divulgação

Oportunidades da Uece

Iniciação Científica

Assim como muitas outras Universidades, a Uece preza por inserir seus alunos nos programas de pesquisa da instituição. Esse programa funciona através de bolsas cedidas aos alunos de graduação, para que eles possam ter a assistência necessária dentro dessas áreas.

De acordo com o site da Universidade, são 8 tipos de bolsas distribuídas. Elas são:

  • Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC)
  • Programa de Iniciação Científica (IC/UECE)
  • Programa de Iniciação Artística – (IA/UECE)
  • Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (IC&T/FUNCAP)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Júnior (PIBIC-EM/CNPq)

Estágios

A Uece oferece uma área exclusiva para os alunos que procuram estágios extracurriculares. Eles possuem diversas parcerias com Agentes de Integração, para facilitar a busca por uma oportunidade.

Permanência Estudantil

A Uece disponibiliza mais de 12 mil bolsas de auxílio estudantil em diferentes modalidades. Em 2019 foram servidas 359.305 refeições no restaurante universitário da instituição. Há moradia estudantil apenas no município de Quixadá.

Alcance sua vaga na Uece com o Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares tem o objetivo de te manter sempre informado sobre as notícias dos seletivos. Acesse o nosso texto de Últimas Notícias da Uece, para você ter um conteúdo informativo sempre atualizado.

Lembrando que, você precisa conhecer os nossos cursos e pacotes. As melhores oportunidades para os candidatos que querem garantir suas vagas nos Vestibulares.

CTA Curso Uece

Saiba mais sobre o Vestibular Uece

Texto: Thiago Bayer

Você pode gostar também