Última atualizaçao em: 09 de Novembro de 2020, ás 12:00

O Vestibular UEA e o SIS são os seletivos próprios da Universidade Estadual do Amazonas. O Estratégia Vestibulares reúne neste artigo tudo o que você precisa saber sobre as provas e sobre a instituição!

Para saber as novidades sobre o seletivo acesse as Últimas Notícias do Vestibular UEA e SIS!

O que é a UEA?

Mais de 40 mil candidatos se inscreveram no último Vestibular UEA. Foram pouco mais de mil vagas ofertadas. Para quem sonha entrar no Ensino Superior, a Universidade Estadual do Amazonas é sem dúvidas uma das instituições mais que recomendadas para quem é da região norte do país.

São só 18 anos de existência, mas a IES já conta com 20 mil estudantes matriculados nos mais de 37 cursos. Com poucos anos, a instituição já é considerada a maior universidade multicampi do País. Ou seja, é a instituição de ensino superior brasileira com o maior número de unidades.

Em sua estrutura estão cinco Unidades Acadêmicas na capital (Escolas Superiores); seis Centros de Estudos Superiores e 12 Núcleos de Ensino Superior no interior do estado. A Cidade Universitária da UEA encontra-se em construção e está localizada em Iranduba (município a 25 quilômetros de Manaus).

Além dos cursos de graduação, sendo esses Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos, a Universidade também concentra esforços para ampliar a oferta de Pós-Graduação nas mais diversas áreas de pesquisa.

Atualmente, estão em funcionamento oito cursos de Mestrado e cinco de Doutorado, sendo três deles oferecidos em rede. Em nível de pós-graduação Lato Sensu, a UEA oferta, também, aproximadamente 100 cursos.

Assim, é importantíssimo conhecer bem o processo seletivo da instituição que você deseja ingressar no Ensino Superior. Além disso, uma preparação antecipada e a longo prazo é o mais recomendado para quem sonha com uma vaga na universidade.

Por isso, criamos esse artigo, com todos os detalhes sobre o Vestibular UEA.

O SIS UEA

O SIS/UEA é realizado mediante a aplicação de três Provas anuais e consecutivas, correspondentes às três séries do Ensino Médio. As provas, denominadas, respectivamente, de Provas de Acompanhamento I, II e III avaliam as competências e habilidades adquiridas pelo estudante em cada uma das séries, conforme se segue:

  1. Prova de Acompanhamento I – aplicada a estudantes regularmente matriculados na 1ª série do Ensino Médio, em escola regular do Estado do Amazonas, no ano de realização da prova;
  2. Prova de Acompanhamento II – participam estudantes matriculados na 2ª série do Ensino Médio, em escola regular do Estado do Amazonas, no ano de realização da prova, que participaram da Prova de Acompanhamento I no ano anterior;
  3. Prova de Acompanhamento III – é realizada para estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio, em escola regular do Estado do Amazonas, no ano de realização da prova, que participaram das Provas de Acompanhamento I e II consecutivamente nos anos anteriores.

Para o candidato que optar pelos cursos de Música, Dança ou Teatro é realizada, ainda, uma Prova de Habilidade Específica, em caráter classificatório e eliminatório. As Provas de Habilidade Específica são aplicadas, exclusivamente, em Manaus para esses cursos.

Vestibular UEA

Vale lembrar que, para processos seletivos como vestibulares e concursos, é preciso que haja uma preparação a longo prazo e antecipada. Assim, você estará a frente dos concorrentes. Os candidatos inscritos no Vestibular UEA são avaliados a partir da aplicação de duas provas.

Prova do vestibular

  • Conhecimentos Gerais
  • Conhecimentos Específicos
  • Redação

Edital 2021

Os Editais atualizados estão disponíveis no site da Vunesp, a fundação que elabora os seletivos da UEA, porém você também pode acessar os documentos nesta página do blog.

Confira o webinário que o Estratégia realizou no dia do lançamento do edital! Você pode acessar o vídeo em nosso canal no YouTube ou assisti-lo nesta página do blog.

Vestibular UEA: provas

Conhecimentos Gerais

A Prova de Conhecimentos Gerais tem duração de 4 horas e é aplicada, impreterivelmente, em Manaus. De caráter eliminatório e classificatório, os candidatos respondem a 84 questões objetivas, com cinco alternativas cada, sendo:

  • Língua Portuguesa – 8 questões (inclui Artes e Literatura)
  • Inglês ou Espanhol – 4 questões
  • História e Filosofia – 12 questões
  • Geografia – 12 questões
  • Biologia – 12 questões
  • Matemática – 12 questões
  • Física – 12 questões
  • Química – 12 questões

Conhecimentos Específicos e Redação

Já as provas de Conhecimento Específico e Redação tem duração máxima de 4 horas. São 36 questões objetivas com 5 alternativas e uma redação. Os cursos são distribuídos em três grupos distintos cujas disciplinas específicas variam conforme as áreas de atuação de cada grupo.

Grupo I

Cursos de Medicina, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Licenciatura em Educação Física

  • Língua Portuguesa – 12 questões
  • Biologia – 12 questões
  • Química – 12 questões

Grupo II

Cursos de Administração, Direito, Bacharelado em Turismo, Licenciatura e Bacharelado em Música, Licenciatura e Bacharelado em Teatro, Licenciatura e Bacharelado em Dança, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História

  • Língua Portuguesa – 12 questões
  • Geografia – 12 questões
  • História e Filosofia – 12 questões

Grupo III

Cursos de Ciência da Computação, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, Licenciatura em Computação, Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Eletrônica, Meteorologia, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

  • Língua Portuguesa – 12 questões
  • Matemática – 12 questões
  • Física – 12 questões

A Prova de Conhecimentos Específicos vale até 72 pontos, atribuídos 2 pontos para cada resposta certa às questões objetivas.

Vestibular UEA: redação

A Redação em Língua Portuguesa, de gênero dissertativo, avaliará as propriedades de coesão, coerência e progressão temática, privilegiando-se a norma padrão da língua e será única para todos os candidatos.

Vestibular UEA: locais de provas

As Provas de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Redação serão realizadas na Capital e em todas as sedes dos municípios do interior do Estado do Amazonas, devendo o candidato a elas submeter-se no município para o qual optou na inscrição.

A Redação valerá até 28 pontos e versará sobre tema específico e deverá ser desenvolvida em caderno próprio.

CURSOS PARA VESTIBULAR

Leia Mais…

0 Shares:
Você pode gostar também