Última atualizaçao em: 12 de Novembro de 2020, ás 10:57

A PUC é uma universidade com várias unidades espalhadas pelo Brasil. Cada uma delas possui um Vestibular próprio e suas particularidades, mas não se preocupe! O Estratégia Vestibulares reúne aqui as principais informações sobre a PUC e seus diferentes seletivos!

O que é a PUC?

  • Inscrições: 01/09 a 28/09
  • Teste de Simulação das provas on-line (teste de equipamento): 18/10 a 20/10
  • Prova on-line Redação e Linguagens: 25/10
  • Prova on-line Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas: 01/11

A Pontifícia Universidade Católica, ou simplesmente PUC, é uma das instituições de ensino privada mais renomadas do país. Com sete unidades, seis delas figuram entre as 11 melhores universidades privadas do país. O título vem do Ranking das Universidades elaborado anualmente pela Folha de São Paulo.

Entre os cursos mais procurados, estão os de Medicina e Engenharia. Mas, com quase 80 anos de história, a PUC integra programas de pós-graduação e cursos de graduação em todas as áreas de conhecimento. Isso faz da PUC a instituição privada mais completa em termos de grade curricular do país.

Mesmo sendo uma universidade privada, a instituição realiza anualmente o Vestibular PUC, processo seletivo de ingresso à universidade. E, é sobre esse processo seletivo, que este artigo trata. A seguir, você vai conhecer um pouco da instituição e como funciona o seu processo seletivo.

Onde tem PUC?

  • Campinas (PUC-Campinas)
  • Goiás (PUC-Goiás)
  • Minas Gerais (PUC-Minas)
  • Paraná (PUCPR)
  • Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  • São Paulo (PUC-SP)
PC Minas

CURSO PARA PUC

Conheça os campi da PUC

Este é o momento em que você conhece os sete campi da PUC. Como mencionamos, há campi da PUC em Campinas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

PUC Rio Grande do Sul

Eleita a melhor instituição privada do país, a PUC RS oferece 59 opções de cursos de graduação, 24 de mestrado, 22 de doutorado e mais de 100 especializações. O exame de acesso aos cursos da PUC RS ocorre duas vezes ao ano: o primeiro em dezembro, Vestibular de Verão, o segundo em junho, o Vestibular de Inverno.

PUC Rio

Classificada como a 2ª melhor instituição privada do país, a PUC Rio é uma das universidades pioneiras no ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação no Brasil. A universidade adota quatro formas de ingresso para graduação: o Enem, o Abitur, o Baccalauréat e seu vestibular próprio.

PUC São Paulo

Considerada a 8ª melhor instituição privada do país, a PUC São Paulo tem reconhecimento nacional e internacional pelo seu ensino e tradição. Suas unidades de ensino estão distribuídas em cinco campi universitários, sendo quatro localizados na capital do Estado de São Paulo: Monte Alegre, Marquês de Paranaguá, Ipiranga e Santana, e um em Sorocaba, no interior do estado.

PUC Goiás

Com sede na capital Goiânia, a PUC de Goiás é uma universidade católica e comunitária, pluridisciplinar, que oferta os mais diversos cursos de graduação, pós-graduação e especialização. É a instituição mais antiga do estado. Mais antiga que, inclusive, a Universidade Federal de Goiás. A universidade possui cinco campi e uma infraestrutura composta de 340 mil livros e quatro centros de pesquisa.

PUC Minas

Com mais de 56 cursos de graduação e pós-graduação, a PUC Minas é atualmente tida como uma das melhores universidades privadas do Brasil. Em mais de 30 anos, a instituição dedicou-se (exclusivamente) à formação religiosa. A PUC MINAS está presente em Belo Horizonte, Arcos, Betim, Contagem, Guanhães, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.

PUC Paraná

Com 60 anos de existência, a PUC Paraná foi classificada como a 3ª melhor instituição privada do país, de acordo com o Ranking Universitário elaborado pela Folha de São Paulo. A PUC Paraná possui 63 cursos de graduação, 16 programas de pós- graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e mais de 150 cursos de pós-graduação Lato Sensu.

PUC Campinas

A PUC de Campinas é a universidade mais antiga do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas. De acordo com o Ranking das Universidades, elaborado todos os anos pela Folha de São Paulo, a instituição figura entre as 100 melhores instituições entre públicas e privadas e em 11º entre as universidades privadas.

CURSO PARA PUC

PUC Campinas

Como é a prova do Vestibular PUC?

Aqui, vamos tomar como base a prova do Vestibular da PUC de Campinas. Cada instituição é independente e aplica seu próprio seletivo. Por isso, uma prova pode variar entre uma PUC e outra. As provas da PUC Campinas, por exemplo, cobram dos candidatos conteúdos pertinentes às seguintes disciplinas do Ensino Médio.

Entre elas estão:

  • Biologia;
  • Química;
  • Matemática e Raciocínio Lógico;
  • Física;
  • História;
  • Geografia;
  • Língua Portuguesa;
  • Literatura Brasileira;
  • Língua Inglesa.

Os candidatos passam por duas fases. A primeira fase consta de uma prova geral, aplicada aos candidatos de todos os cursos. Além disso, uma prova específica é aplicada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito e Medicina.

Neste ano, por conta da crise de COVID-19, as provas não seguirão seu formato tradicional. No entanto, você pode ver abaixo como as provas do Vestibular PUC geralmente são.

Fase 1 – Prova Geral

Na primeira fase do Vestibular da PUC de Campinas, os candidatos passam por uma prova geral, que é composta de 50 questões objetivas e uma redação. Ao todo, a prova equivale a 100 pontos, sendo 50 pontos para as questões objetivas e 50 pontos para a redação.

O resultado da Prova Geral é a soma dos pontos obtidos nas questões de Conhecimentos Gerais e na Redação.

ProvaQuestõesPontos
Conhecimentos Gerais5050
Redação150

Fase 2 – Prova Específica

Serão convocados para a prova específica ao curso de Medicina, somente aqueles que obtiverem as maiores pontuações na Prova Geral, equivalente a 10 vezes o número de vagas ofertadas.

Ocorrendo empate na pontuação da Prova Geral, no limite de 10 vezes o número de vagas ofertadas, todos os candidatos nessa situação (de empate) serão convocados para a Prova Específica do Vestibular PUC Campinas.

A Prova Específica do curso de Arquitetura e Urbanismo será composta de uma questão prática de Habilidade em Linguagem Arquitetônica, totalizando 100 pontos.

Já a prova do curso de Direito, conterá 50 questões objetivas de múltipla escolha, valendo 2,0 pontos cada uma. Serão 10 questões objetivas de Língua Portuguesa, totalizando 20 pontos; 40 questões objetivas envolvendo conteúdos de História e de Literatura Brasileira, totalizando 80 pontos.

Os candidatos do curso de Medicina responderão a quatro questões discursivas envolvendo conteúdos de Biologia e de Química, valendo 25 pontos cada uma, totalizando 100 pontos.

Onde são realizadas as provas da PUC de Campinas?

As provas do Vestibular PUC Campinas são realizadas nas Cidades de Campinas/SP, Pouso Alegre/MG, São José dos Campos/SP e São José do Rio Preto/SP. Candidatos sabatistas, com deficiência e candidatos ao curso de medicina prestam as provas na cidade de Campinas.

Vestibular PUC Campinas: locais de provas
Vestibular PUC Campinas: locais de provas

CURSO PARA PUC

Leia mais…

0 Shares:
Você pode gostar também