Última atualizaçao em: 24 de Novembro de 2020, ás 17:41

“Uma vez mackenzista, sempre mackenzista”. Essa é uma das frases cunhada por alunos e ex-alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, considerada a melhor universidade não-pública do Estado de São Paulo por oito anos consecutivos, pelo Ranking Universitário da Folha (RUF).

O Estratégia Vestibulares reuniu aqui as principais informações sobre a universidade e seu processo seletivo para você que também sonha em se juntar às fileiras dos mackenzistas. Para ficar ligado nas novidades sobre o seletivo, acesse as Últimas Notícias do Vestibular Mackenzie!

A Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Mackenzie começou como a primeira Escola de Engenharia do país, em 1896, mas foi reconhecida como Universidade apenas no ano de 1952, durante o governo de Getúlio Vargas. Uma curiosidade é que o Mackenzie foi a primeira universidade brasileira a ter uma mulher, chamada Esther Figueiredo Ferraz, como reitora, em 1965. 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie ocupa o 1º lugar no quesito Inovação, entre as Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Então, se você tem o desejo de se envolver ou de desenvolver pesquisas, essa é a Universidade para você.

Prédio engenharia mackenzie higienópolis
Fonte: Divulgação

Cronograma

Campi Higienópolis e Alphaville. 

  • Inscrições: 01/10 a 20/11
  • Classificação Geral pelo ENEM: 27/11
  • Prova on-line Grupo 1: 02/12, às 14h
  • Prova on-line Grupo 2: 03/12, às 14h
  • Classificação Geral prova on-line: 11/12

Campus Campinas

  • Inscrições: 01/10 a 08/11
  • Classificação Geral pelo ENEM: 18/11
  • Prova on-line: 11/11, às 14h
  • Classificação Geral prova on-line: 18/11

Como ingressar no Mackenzie?

Os Vestibulares Mackenzie são realizados duas vezes ao ano e também oferecem vagas de ingresso pelo Enem. Cada campus tem seu próprio Processo Seletivo, inclusive com datas, preço e formato diferente. 

Como é uma universidade privada, os cursos são pagos, porém o candidato pode ser recompensado. O Mackenzie oferece uma Bolsa Mérito para quem conquistar o 1º e 2º lugar na classificação do Vestibular de Higienópolis, Campinas e Alphaville. 

Vestibular Mackenzie 2021.1

Por conta do atual cenário de pandemia de COVID-19, a Universidade Presbiteriana Mackenzie optou por aplicar o Vestibular 2021.1 em formato on-line. Os candidatos aos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas podem utilizar as notas do Enem 2018 e 2019 ou optar pela modalidade de prova on-line monitorada de forma remota.

Inscrições

As inscrições para o Vestibular 2021.1 podem ser realizada pelo Portal Mackenzie. Atenção! As datas da prova on-line dos campi Higienópolis e Alphaville são iguais. Não será possível concorrer a uma vaga nos dois campi ao mesmo tempo. 

Para se inscrever na modalidade Enem, os candidatos precisam ter, no mínimo, 200 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Além disso, não podem ter zerado a redação.

prova on-line
Vestibular Mackenzie 2021 terá prova on-line

Prova on-line

Aqueles que optaram pela prova on-line devem observar no Anexo II do Edital do Vestibular Mackenzie 2021.1 as especificações técnicas necessárias para o acompanhamento remoto da avaliação. Em especial, o candidato precisa realizar o Teste de Compatibilidade de Sistema. Vale destacar que o vestibular não pode ser feito pelo celular ou pelo tablet. 

A prova terá duração de 3 horas. Todos os candidatos farão uma prova de redação, porém as questões objetivas são distribuídas de acordo com o curso escolhido. O formato é distinto da prova tradicional aplicada em um ano não-pandêmico. 

As vagas são distribuídas por modalidade de ingresso e por curso. Você pode conferir no Edital do Vestibular Mackenzie 2021.1. Não haverá provas de Habilidades Específicas nesta edição. 

Confira abaixo como serão as avaliações: 

Grupo 1

Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Design, Direito, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Teologia. 

DisciplinaQuestões
Conhecimentos Gerais6
Geografia 12
História12
Inglês6
Português12

Grupo 2

Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas

DisciplinaQuestões
Conhecimentos Gerais6
Geografia 6
História6
Inglês6
Português12
Matemática12

Cursos: Ciência da Computação, Engenharia, Sistemas de Informação

DisciplinaQuestões
Conhecimentos Gerais6
Física6
Inglês6
Matemática12
Português12
Química6

Cursos: Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Química, Tecnologia em Gastronomia

DisciplinaQuestões
Biologia12
Conhecimentos Gerais6
Inglês6
Português12
Química6

Vestibular Mackenzie

Em um ano não-pandêmico, as provas acontecem de forma presencial e são aplicadas nos prédios do campus para o qual estão concorrendo. Aqueles que estiverem na disputa pelas vagas nos campi Higienópolis e Alphaville realizarão a avaliação no Campus Higienópolis.

Já os que desejam entrar no Mackenzie Campinas, farão a prova no Campus Campinas. O Vestibular Mackenzie Campinas costuma acontecer antes do Vestibular Mackenzie Higienópolis. 

As provas são composta de uma única fase e contêm perguntas objetivas e uma redação. Os candidatos têm o tempo de 4 horas para responder a avaliação. As questões são distribuídas da seguinte forma:

DisciplinaNo de questões
Português11
Inglês7
Física7
Química7
Matemática7
Biologia7
História7
Geografia 7

O peso das disciplinas na nota final é diferente para cada curso, o candidato precisa confirmar no edital quais matérias exigirão mais atenção na hora dos estudos. Os candidatos que estiverem concorrendo ao curso de Arquitetura e Urbanismo deverão ainda realizar um segundo dia de prova, de Habilidades Específicas.

Os candidatos precisam ficar atentos aos locais de prova e aos horários de avaliação, já que o Mackenzie realiza o Vestibular no horário da tarde e da manhã, de acordo com o curso escolhido. Lembre-se de chegar com antecedência para não ter dificuldades de encontrar o seu local de prova, já que não é tão simples circular dentro dos campi. 

mackenzie higienópolis
Prédio Chamberlei, campus Higienópolis. Fonte: Divulgação

Mackenzie Rio

A Faculdade Mackenzie Rio também tem um vestibular próprio. O seletivo acontece nas modalidades tradicional e agendada. O tempo de avaliação é de 2 horas e as questões objetivas cobram as matérias de: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Geografia Econômica, Matemática e Ciências Humanas. Além disso, o candidato também deve fazer uma Redação. 

Neste ano, por causa da pandemia, a seleção será feita por meio da análise do histórico escolar e prova de redação. Fora isso, os candidatos também podem concorrer com as notas do Enem 2020, 2019 e 2018. Confira o Edital

Mackenzie Brasília

Já o Vestibular do Mackenzie Brasília também oferece a modalidade tradicional e a agendada, mas as provas apresentam diferenças. No vestibular tradicional, o candidato tem 4 horas de prova para responder 40 questões objetivas e escrever uma redação. O vestibular agendado realiza uma prova de 2 horas com uma redação e 20 questões objetivas

Neste ano, a faculdade realiza o vestibular agendado e também permite o ingresso por meio da nota do Enem. Confira o Edital do vestibular agendado e do ingresso pelo Enem

Mackenzie Curitiba 

A Faculdade Evangélica Mackenzie Paraná também tem um seletivo próprio para o curso recém-aberto de medicina. A última edição do vestibular teve uma única fase, de até 6 horas de duração. A prova continha uma redação, 5 questões discursivas e 35 questões objetivas. 

Ainda não há informações sobre o seletivo deste ano, porém você pode conferir o Edital da edição passada!

O Instituto Presbiteriano Mackenzie

É importante ressaltar que a Universidade é apenas uma parte do chamado Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). Fundado há 150 anos, o Instituto e a Universidade são reconhecidos pela tradição e pioneirismo, em especial na área de inovação e pesquisa. Com incentivo ao empreendedorismo, o Mackenzie hoje abriga centros de pesquisa avançada pioneiros em nível mundial.

Empreendedorismo e Inovação

O Mackenzie incentiva o empreendedorismo e a inovação por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica – que funciona como uma incubadora de startups – e diversos grupos de pesquisa avançada. Entre esses grupos destaca-se o Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) e o Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia (MackGraphe). 

Além disso, a instituição também incentiva o protagonismo estudantil por meio de Empresas Juniores. No campi Higienópolis e Campinas, funcionam Empresas Juniores de Comunicação, Design, Administração e Engenharia. Os alunos mackenzistas podem se candidatar aos processos seletivos próprios de cada junior. 

MackGraphe, Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia. Campus Higienópolis
MackGraphe. Fonte: Divulgação

Bolsas e oportunidades

Como a Universidade se considera filantrópica, ela realiza atividades de Responsabilidade Social e Filantropia, concentradas em três ações: oferecimento de bolsas de estudos, projetos sociais e atividades esportivas. Além disso, a universidade também incentiva a Mobilidade Acadêmica Internacional, com parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES) em 38 países.

A Universidade também oferece bolsas para Iniciação Científica a alunos que queiram se dedicar a projetos de pesquisa durante o curso. Além disso, estudantes com as maiores médias podem concorrer a bolsas de Monitoria. 

Campi e Cursos

Existem três campi universitários e outras faculdades separadas, espalhadas pelo país. Como o Mackenzie não realiza um Vestibular Unificado, o candidato precisa ficar atento às datas do Processo Seletivo relativo à faculdade que deseja entrar.

Campus Higienópolis

Localizado no bairro Higienópolis, em São Paulo, é a mais antiga unidade do Mackenzie e a sede do Instituto. Com mais de 117 mil m² de área construída, o Campus Higienópolis abriga desde os centros mais modernos de pesquisa até os prédios originais dos primeiros anos do Mackenzie, tombados como Patrimônio Histórico. 

Oferece a maioria dos cursos da Universidade, sendo que o de Arquitetura e Urbanismo é considerado o 7º melhor de todas as Instituições de Ensino Superior do país. Os cursos oferecidos são: 

  • Administração 
  • Administração de Gestão de Comércio Exterior
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Computação
  • Ciências Contábeis 
  • Ciências Econômicas
  • Design
  • Direito
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Materiais
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Farmácia
  • Filosofia
  • Fisioterapia
  • Jornalismo
  • Letras
  • Matemática
  • Nutrição
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Publicidade e Propaganda
  • Química
  • Sistemas de Informação
  • Tecnologia de Jogos Digitais
  • Tecnologia em Gastronomia
  • Teologia

Campus Campinas

Já o Campus Campinas é bem menor, com cerca de 27 mil m² de área construída. A Universidade oferece cinco cursos. 

  • Administração
  • Direito
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Mecânica

Assim como o Campus Higienópolis, o Mackenzie Campinas realiza seu processo seletivo duas vezes ao ano. 

Campus Alphaville

Embora seja um pouco maior em área do que o Campus Campinas, oferece apenas os cursos de Administração e Direito. O candidato precisa decidir se concorrerá aos cursos do Campus Higienópolis ou do Campus Alphaville, porque o processo seletivo das duas unidades é o único unificado. 

As outras unidades são: a Faculdade do Rio; a Faculdade de Brasília; a Faculdade Evangélica de Medicina, em Curitiba; e a Escola Técnica de Enfermagem e Radiologia, em Dourados. 

campus mackenzie higienópolis
Centro Histórico, Campus Mackenzie Higienópolis. Fonte: Divulgação

Notas de Corte Prouni – Mackenzie vs. PUC

A Universidade Mackenzie oferece bolsas de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). O candidato precisa ter prestado o último Enem para concorrer ao benefício. 

Como forma de comparação, reunimos as notas de corte do Prouni 2018 para a Universidade Mackenzie e a PUC São Paulo, que também é uma renomada universidade privada do estado. A nota abaixo são uma comparação: 

CursoMackenzie HigienópolisPUC SP
Administração639 a 645643 a 645
Direito684  a 668692 a 697
Engenharia Mecânica672697
Fisioterapia684677
Jornalismo669676 a 678
Pedagogia658 694
Psicologia673 a 686713
Teologia637603 a 606

Mercado de Trabalho

Profissionais formados na Universidade Presbiteriana Mackenzie têm boas perspectivas no mercado de trabalho, uma vez que a instituição é uma das mais bem avaliadas entre as universidades não-públicas. Confira a aproximação da média salarial dos principais cursos da UPM! 

  • Advogado – R$ 2.845
  • Engenheiro Civil – R$ 7.335
  • Psicólogo – R$ 2.328
  • Arquiteto – R$ 3.368
  • Jornalista – R$ 2.042

Fique atento à liberação dos editais de cada Processo Seletivo, nas páginas de cada uma das Unidades. Quer se preparar melhor para o Vestibular Mackenzie? O Estratégia Vestibulares oferece cursos preparatórios para as principais instituições de ensino do país. Confira!

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também