Última atualizaçao em: 25 de Novembro de 2020, ás 10:36

O Vestibular do Ita aconteceu nesse domingo, dia 22 de Novembro, e o Estratégia Vestibulares trouxe a correção inédita do gabarito da prova elaborado por nossos professores.

Confira o Gabarito do Ita 2021!

O Estratégia Vestibulares montou um gabarito exclusivo da Ita para você conferir suas respostas em primeira mão. Confira

1 – B15 – E29 – D43 – E57 – B
2 – D16 – D30 – B44 – D58 – D
3 – B17 – B31 – B45 – D59 – E
4 – B18 – D32 – C46 – B60 – D
5 – C19 – C33 – B47 – C61 – B
6 – C20 – E34 – E48 – A62 – E
7 – E21 – C35 – A49 – B63 – A
8 – C22 – A36 – B50 – E64 – C
9 – B23 – E37 – E51 – A65 – C
10 – E24 – D38 – A52 – B66 – A
11 – E25 – A39 – D53 – B67 – E
12 – X*26 – C40 – C54 – E68 – E
13 – C27 – B41 – D55 – C69 – A
14 – A28 – C42 – D56 – D70 – C
Alternativas marcadas com * tem possibilidade de anulação

Correção em PDF

Para que você possa conferir suas respostas da melhor maneira, nossos professores montaram a Correção da prova em PDF para você verificar questão por questão!

Tem o sonho de entrar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Ita)? Então fique atento, às informações que o Estratégia Vestibulares reuniu para você!

Se você tem o sonho de estudar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, fique atento às informações que o Estratégia Vestibulares e o Estratégia Militares reuniram para vocês neste Guia! Aqui você encontra detalhes sobre as etapas do Vestibular Ita, limite de idade, quantidade de vagas e até as oportunidades da carreira na Aeronáutica. 

Agora, para ficar antenado nas novidades do Vestibular Ita 2021, que está em andamento, acesse nosso artigo de Últimas Notícias

Ita: O que é? 

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica é uma Instituição Federal de Ensino Superior subordinada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). O Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho foi o responsável pela concepção do Ita, criado em 1950. Todos os cursos oferecidos pelo Instituto são na área da Engenharia. 

O Ita localiza-se na cidade de São José dos Campos (SP), junto com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a base da Embraer. Uma curiosidade é que o Ita foi inspirado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o famoso MIT americano. 

Ita é tradição em cursos de engenharia

Como ingressar?

Uma vez por ano, o Instituto promove um processo seletivo para o ingresso de novos candidatos: o Vestibular Ita. O seletivo é considerado um dos mais difíceis do país, junto com o vestibular do Instituto Militar de Engenharia, o IME. 

O Ita oferece vagas para quem quer seguir a carreira militar dentro da Aeronáutica e para aqueles que querem se tornar engenheiros civis. Ou seja, o candidato pode escolher ser um Oficial Engenheiro da Ativa ou um Oficial Engenheiro da Reserva. Candidatos a Oficiais da Ativa também podem ser chamados de Optantes e, candidatos a Oficiais da Reserva, de Não Optantes. 

Cronograma Vestibular 2021

  • Publicação Edital: 31/07/2020;
  • Inscrição: 01/08 a 15/09;
  • Taxa de Inscrição: R$ 150,00;
  • Cartão de Inscrição: 06/11;
  • Prova Objetiva: 22/11;
  • Prova Discursiva: 8 e 9/12; e
  • Inspeção de Saúde: 11 a 15/01/2021.

Inscrição e isenção

As inscrições são realizadas pela página do Vestibular Ita na internet. Tanto pessoas do sexo masculino quanto do feminino podem se candidatar, desde que sejam solteiras. Além disso, o candidato precisa ser um cidadão brasileiro nascido no país e ter o Ensino Médio completo até o dia das inscrições no seletivo. 

É no momento da inscrição que os candidatos escolhem se querem compor o Quadro dos Oficiais da Ativa ou da Reserva. Faça sua escolha com cuidado! Se o candidato que escolheu seguir a carreira militar desistir no meio do curso, precisará devolver ao Comando da Aeronáutica o valor investido nele até o momento. 

O Ita também oferece o benefício de isenção de taxa de inscrição para candidatos que sejam doadores de medula óssea, desde que sejam registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Candidatos cadastrados no CadÚnico e membros de família com renda per capita de até meio salário-mínimo também podem pedir o benefício. 

Atenção! Depois de receber o benefício, o candidato precisa entrar no site do Vestibular Ita, inscrever-se e gerar o boleto da taxa, que terá o valor de R$ 0,0. 

Você pode conferir as informações diretamente nas Instruções de Solicitação de Isenção, publicado pelo Comando da Aeronáutica. 

Limite de idade 

Atenção! Apenas candidatos de até 24 anos de idade podem concorrer a uma vaga no Ita. Por exemplo, se você fizer 25 anos no dia 31 de dezembro do ano da matrícula no Ita, não pode prestar o seletivo.

No entanto, não há idade mínima para concorrer a uma vaga no Instituto. A exigência é que o candidato tenha Ensino Médio completo. Alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio podem participar do Vestibular Ita como treineiros. 

Engenharia Eletrônica - ITA

Distribuição de vagas

Na edição do Vestibular Ita 2021, o Instituto oferta 150 vagas para novos ingressantes. Confira abaixo a distribuição de vagas entre candidatos da Ativa e da Reserva. 

Oficiais Engenheiros da Ativa

  • Ampla Concorrência: 25 vagas
  • Autodeclarados negros: 6 vagas 

Confira a distribuição de vagas por curso: 

Engenharia Aeronáutica4 vagas
Engenharia Civil-Aeronáutica4 vagas
Engenharia de Computação5 vagas
Engenharia Mecânica-Aeronáutica6 vagas
Engenharia Aeroespacial6 vagas
Engenharia Eletrônica6 vagas
Total31 vagas

Oficiais Engenheiros da Reserva 

  • Ampla Concorrência: 95 vagas
  • Autodeclarados negros: 24 vagas

Confira a distribuição de vagas por curso:

Engenharia Aeronáutica20 vagas
Engenharia Civil-Aeronáutica20 vagas
Engenharia Mecânica-Aeronáutica20 vagas
Engenharia Aeroespacial20 vagas
Engenharia Eletrônica20 vagas
Engenharia de Computação19 vagas
Total119 vagas

Edital Vestibular Ita 2021

O Comando da Aeronáutica publicou o Edital na página do Vestibular Ita 2021 na página do seletivo na internet e também no Diário Oficial da União (DOU). Neste ano, o edital foi divulgado no dia 31 de julho. 

O Edital detalha cada uma das três fases do seletivo e os critérios de avaliação dos candidatos, além de listar os documentos necessários para a matrícula dos aprovados. Nos anexos, os candidatos também podem encontrar o Calendário Oficial do Vestibular Ita 2021. 

Neste ano, o Edital traz uma ressalva, por conta da pandemia de COVID-19. Como o calendário acadêmico foi alterado por muitas escolas, candidatos aprovados no Vestibular Ita 2021 têm até o início do ano letivo no Instituto para trazer o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Ou seja, não é necessário ter terminado o Médio para se inscrever nesta edição. 

Não deixe de ler o Edital Vestibular Ita 2021! Ficou confuso com tanta informação? O Estratégia fez a Análise do Edital para você! Assista abaixo ou em nosso canal no YouTube. 

Ita: Fases e provas

O Vestibular Ita é composto de três etapas, sendo que as duas primeiras são o Exame de Escolaridade e a terceira é a Inspeção de Saúde. Vale destacar que o Exame é aplicado em todo o Brasil, nas cidades listadas no Edital e no site do Vestibular Ita. Já a Inspeção acontece apenas na base do Instituto, em São José dos Campos (SP). 

A Média Geral do candidato é calculada com base nos resultados das duas fases do Exame de Escolaridade. A 1a fase vale 20% da média geral, enquanto que as provas dissertativas de Química, Física, Matemática e Redação, da 2a fase, valem 20% cada uma. Apenas candidatos com média geral acima de 5 podem passar para a fase de Inspeção de Saúde. 

1a Fase: Exame de Escolaridade 

A prova do Ita nesta fase é de alternativas e acontece em apenas um dia. São 70 questões ao todo, distribuídas entre 5 disciplinas diferentes. Os candidatos têm 5 horas para resolver a prova, sendo que o início é às 8h. O tempo mínimo de permanência no local de prova é de 2 horas. 

Confira abaixo a distribuição de questões por disciplina: 

ProvaNo de questões
Matemática15 
Química15
Física15
Português15
Inglês10

2a Fase: Exame de Escolaridade

Já a segunda fase do Exame de Escolaridade conta com questões dissertativas e a Redação. A prova do Ita é aplicada em dois dias dias seguidos, com início às 8h. O tempo da prova é de 4 horas.

No primeiro dia: 

  • Matemática – 10 questões 
  • Química – 10 questões 

No segundo dia: 

  • Física – 10 questões 
  • Redação – 20 a 28 linhas

3a Fase: Inspeção de Saúde

Tanto os aprovados Optantes e Não Optantes farão o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) no primeiro ano do curso no Ita, portanto precisam estar em boas condições físicas. Por isso, a 3a fase do Vestibular Ita exige uma série de exames que devem ser feitos pelo candidato e entregues no Instituto, nos dias determinados. 

A função da 3a fase é eliminar os candidatos considerados não aptos do seletivo. A lista de exames pedidos pelo Instituto encontra-se no Edital. Leia com atenção! 

Vestibular Ita: Conteúdo programático

Além do Edital, o Comando da Aeronáutica também disponibiliza um documento apenas com o Conteúdo Programático do Vestibular Ita 2021. Os Exames de Escolaridade cobram questões de Física, Português, Inglês, Matemática e Química. Além disso, na segunda fase, os candidatos precisam escrever uma Redação. 

A prova de Português também conta com uma Lista de Leituras Obrigatórias. O Ita informa no documento qual edição foi utilizada na elaboração das provas, mas avisa que não tem problema se os candidatos lerem outras edições. 

Então leia atentamente o documento do Conteúdo Programático do Vestibular Ita 2021!

Engenharia Aeroespacial - Ita

Redação

O Vestibular Ita cobra a Redação na 2a fase do seletivo. Segundo o edital, os candidatos devem escrever um texto argumentativo-dissertativo entre 20 e 28 linhas. Os textos entregues são corrigidos por dois avaliadores separados e o resultado final será a média da nota atribuída por eles. 

São levados em conta cinco critérios: tema, coerência, coesão, tipo de texto, conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa. Cada um desses aspectos pode valer até 2 pontos. Para ser aprovado, o candidato precisa ter, ao menos, 4 de 10 pontos na redação. 

Obras Literárias Obrigatórias

ObraAutorEdição 
Teoria do Medalhão, conto do livro Papéis Avulsos Machado de Assis1882, disponível no site do MEC
Memórias de um Sargento de MilíciasManuel Antônio de AlmeidaPetrópolis, RJ: Vozes, 2016. Selo Vozes de bolso
Seminário dos ratos: contosLygia Fagundes TellesNova edição revista pela autora. 6ª reimpressão 2020. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Mulheres no Ita

Tanto homens quanto mulheres podem concorrer a uma vaga no Vestibular Ita. Não existem restrições, como em outros seletivos para instituições de ensino superior militares, porém o Ita também não separa um número de vagas específicas para candidatas femininas. 

Na edição de 2019, 23% dos candidatos que participaram do vestibular eram mulheres, mas a quantidade diminui entre os convocados: apenas 6% do total eram do sexo feminino. Esses dados são retirados do próprio site do Vestibular Ita. 

Ita em números

O Comando da Aeronáutica disponibiliza os dados do Vestibular Ita de 2019 e trazemos as principais informações para você! 

O número total de inscritos foi de 10.788, sendo que quase 40% escolheram concorrer às vagas de Oficiais da Ativa. O curso mais concorrido, tanto para candidatos da Ativa e da Reserva foi Engenharia Aeroespacial. Confira a tabela abaixo: 

Especialidade escolhida em 1a opção

CursoOptantesNão OptantesTreineiros
Engenharia Aeroespacial24,6%29,6%33,8%
Engenharia Aeronáutica22,8%16,3%21,2%
Engenharia de Computação17,4%23,4%18,1%
Engenharia Mecânica-Aeronáutica17,3%14,3%11,6%
Engenharia Eletrônica8,7%9,9%8,4%
Engenharia Civil-Aeronáutica9,2%6,5%6,9%

Nota de Corte

O Ita disponibiliza a Nota Média de Corte do Vestibular Ita. Confira abaixo! 

Modalidade20182019
Oficial da Ativa7,07007,0333
Oficial da Reserva7,33757,0616

Ita: Cursos

A duração do curso de graduação no Ita é de 5 anos. No entanto, além da vida acadêmica, os alunos passam pelo Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) no primeiro ano. A graduação é dividida entre dois anos de Curso Fundamental e três anos de Cursos Profissionais

Nos dois primeiros anos, os alunos aprendem as matérias comuns a todas as engenharias, enquanto que nos últimos três, aprendem as matérias específicas da especialidade que escolheu no momento da inscrição no Vestibular Ita. 

O Ita oferece seis cursos de Graduação em Engenharia e cinco programas diferentes de Pós-Graduação. Confira abaixo para qual dos cursos o candidato ao Vestibular Ita pode concorrer: 

  • Engenharia Aeroespacial;
  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia Civil-Aeronáutica;
  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia Eletrônica; e
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica.

Se o aluno do Ita quiser continuar seus estudos no Instituto após formado, tem como opção os seguintes programas da Pós-Graduação: 

  • Engenharia Aeronáutica e Mecânica;
  • Engenharia Eletrônica e Computação;
  • Engenharia de Infraestrutura e Aeronáutica;
  • Ciências e Tecnologias Espaciais; e
  • Física.

Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) 

O CPOR é obrigatório para todos os alunos do Ita durante o primeiro ano letivo. Durante esse tempo, todos os alunos são considerados militares e recebem o soldo – como é chamado o salário militar. Até mesmo aqueles que se candidataram como Não Optantes recebem a remuneração.  

Como militares, os alunos trajam uniformes e até prestam eventuais serviços que sejam designados a eles. Após o primeiro ano, apenas os candidatos Optantes continuam na carreira militar e são encaminhados obrigatoriamente para o Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros (EPOE). 

Ita: Moradia, auxílio e salário

Uma vez aprovados no Ita, os alunos podem escolher se desejam morar no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Além de ensino e alimentação, os alunos também têm acesso a atendimento médico e odontológico. 

Aqueles que foram alunos de baixa renda podem pedir isenção do valor da moradia no Campus do DCTA. Para isso, devem realizar trabalho voluntário determinado pelo Ita. 

Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Carreira

Os alunos Optantes que se formarem no Ita são promovidos ao posto de 1o Tenente  do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica. Já os alunos Não Optantes são considerados Aspirantes-a-Oficial Engenheiros. 

Os alunos militares formados serão distribuídos entre as Unidades Militares do Comando da Aeronáutica, onde poderão evoluir na carreira até o posto de Coronel. 

Locais de Prova

O Edital do Vestibular Ita 2021 alerta que os candidatos precisam informar-se sobre eventuais restrições de vestimenta nos locais de prova. Algumas instituições não aceitam entrada de pessoas com bermudas ou chinelos. Então, assim que souber o seu local de prova, entre em contato e informe-se com a administração do local! 

As provas da 1a e 2a fase do Vestibular Ita são aplicadas nas seguintes cidades: 

BelémNatal
Belo HorizontePorto Alegre
BrasíliaRecife
CampinasRibeirão Preto
Campo GrandeRio de Janeiro
CuiabáSão José dos Campos
CuritibaSão José do Rio Preto
FortalezaSalvador
GoiâniaSão Luís
Juiz de ForaSão Paulo
LondrinaTeresina
ManausVitória 

O Vestibular Ita pode ser um dos mais difíceis do país, mas o Estratégia Vestibulares e o Estratégia Militares estão aqui para te ajudar na caminhada rumo ao Ita! Nossos cursos contam com videoaulas e livros digitais elaborados de forma personalizada de acordo com as características de cada vestibular. 

No caso do Vestibular Ita, o Estratégia oferece cursos para dois públicos: aqueles que querem seguir como engenheiros civis e aqueles que desejam investir na vertente militar do ensino do Ita. 

Então confira nossos pacotes! Clique no botão da vertente que mais te interessa! 

Venha treinar para o Vestibular Ita com nossos Simulados Gratuitos, que aplicamos aos fins de semana. Confira a programação! 

Banner - Estratégia Vestibulares
0 Shares:
Você pode gostar também