Vestibular ITA: calendário, etapas, carreira e mais

Vestibular ITA: calendário, etapas, carreira e mais

Confira o Guia do Estratégia Vestibulares com todas as informações que você precisa saber para passar na prova do ITA!

Seu sonho é estudar no ITA? Então, confira todas as principais informações sobre o vestibular nesse texto que o Estratégia Vestibulares preparou para você!

Calendário Vestibular ITA 2024

  • Período de inscrições: 02/06/2023 a 16/07/2023;
  • Pagamento da Taxa de Inscrição: 02/06 a 20/07/2023;
  • Impressão do Cartão de Inscrição: 02/10/2023;
  • Exame de Escolaridade – 1a Fase: 08/10/2023;
  • Convocados para 2a fase: 27/10/2023;
  • Prova de Matemática e Química – 2a fase: 07/11/2023;
  • Prova de Física e Redação – 2a fase: 08/11/2023;
  • Relação dos Candidatos Classificados para a 3ª Fase: 19/12/2023;
  • Inspeção de Saúde: 08 a 12/01/2024;
  • 1ª Comissão de Heteroidentificação: 08/01/2024;
  • Resultado Final: 26/01/2024;
  • Matrícula: 30/01/2024.

Sobre o ITA

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica é uma Instituição Federal de Ensino Superior subordinada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). O Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho foi o responsável pela concepção do ITA, criado em 1950. Todos os cursos oferecidos pelo Instituto são na área da Engenharia. 

O ITA localiza-se na cidade de São José dos Campos (SP), junto com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a base da Embraer. Uma curiosidade é que o ITA foi inspirado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o famoso MIT americano. 

Como ingressar no ITA?

Uma vez por ano, o Instituto promove um processo seletivo para o ingresso de novos candidatos: o Vestibular ITA. O seletivo é considerado um dos mais difíceis do país, junto com o vestibular do Instituto Militar de Engenharia, o IME. 

Os candidatos que desejam prestar o ITA devem escolher entre a carreira militar ou a carreira civil ao se inscreverem no Vestibular ITA.

Confira o Edital ITA 2024!

Neste ano, a prova do Vestibular ITA 2023 terá um formato diferente das edições anteriores. Confira o documento completo clicando no botão abaixo:

Como é o vestibular ITA?

O Vestibular ITA é composto de três etapas, sendo que às duas primeiras são o Exame de Escolaridade e a terceira é a Inspeção de Saúde. Vale destacar que o Exame é aplicado em todo o Brasil, nas cidades listadas no Edital e no site do Vestibular ITA. Já a Inspeção acontece apenas na base do Instituto, em São José dos Campos (SP). 

A Média Geral do candidato é calculada com base nos resultados das duas fases do Exame de Escolaridade. A 1a fase vale 20% da média geral, enquanto que as provas dissertativas de Química, Física, Matemática e Redação, da 2a fase, valem 20% cada uma. Apenas candidatos com média geral acima de 5 podem passar para a fase de Inspeção de Saúde. 

Vagas

Confira o número de vagas do Vestibular ITA 2024!

TipoAmpla ConcorrênciaCotasTotal
Optante/Carreira Militar28836
Não-optante/Carreira Civil9123114

Inscrição e isenção

As inscrições são realizadas pela página do Vestibular ITA na internet. Tanto pessoas do sexo masculino quanto do feminino podem se candidatar, desde que sejam solteiras. Além disso, o candidato precisa ser um cidadão brasileiro nascido no país e ter o Ensino Médio completo até o dia das inscrições no seletivo. 

O ITA também oferece o benefício de isenção de taxa de inscrição para candidatos que sejam doadores de medula óssea, desde que sejam registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Candidatos cadastrados no CadÚnico e membros de família com renda per capita de até meio salário-mínimo também podem pedir o benefício. 

Você pode conferir as informações diretamente nas Instruções de Solicitação de Isenção, publicado pelo Comando da Aeronáutica. 

Está em andamento um projeto que busca fazer com que a escolha entre a carreira militar ou civil no ITA seja cravada no ato da inscrição no vestibular. O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Limite de idade 

Atenção! Apenas candidatos de até 24 anos de idade podem concorrer a uma vaga no ITA. Por exemplo, se você fizer 25 anos no dia 31 de dezembro do ano da matrícula no ITA, não pode prestar o seletivo.

No entanto, não há idade mínima para concorrer a uma vaga no Instituto. A exigência é que o candidato tenha Ensino Médio completo. Alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio podem participar do Vestibular ITA como treineiros. 

Mulheres no ITA

O ITA não separa um número de vagas específicas para as candidatas que desejam seguir a carreira militar feminina. 

Na edição de 2020, 23% dos candidatos que participaram do vestibular eram mulheres, mas a quantidade diminui entre os convocados: apenas 6% do total eram do sexo feminino. Os dados são retirados do próprio site do Vestibular ITA. 

ITA 2024: provas

O Vestibular ITA é dividido em duas fases com provas que testam o conhecimento acadêmico dos candidatos e uma fase destinada à avaliação física dos participantes.

1a Fase: Exame de Escolaridade 

A prova do ITA nesta fase é de alternativas e acontece em apenas um dia. São 60 questões ao todo, distribuídas entre 5 disciplinas diferentes. Os candidatos têm 5 horas para resolver a prova, sendo que o início é às 13h. O tempo mínimo de permanência no local de prova é de 2 horas. 

Confira abaixo a distribuição de questões por disciplina: 

ProvaNo de questões
Matemática12
Química12
Física12
Português12
Inglês12

2a Fase: Exame de Escolaridade

Já a segunda fase do Exame de Escolaridade conta com questões dissertativas e a Redação. A prova do ITA é aplicada em dois dias seguidos, com início às 13h. O tempo da prova é de 4 horas.

No primeiro dia: 

  • Matemática – 10 questões 
  • Química – 10 questões 

No segundo dia: 

  • Física – 10 questões 
  • Redação – 20 a 28 linhas

Redação

O Vestibular ITA cobra a Redação na 2a fase do seletivo. Segundo o edital, os candidatos devem escrever um texto argumentativo-dissertativo entre 20 e 28 linhas. Os textos entregues são corrigidos por dois avaliadores separados e o resultado final será a média da nota atribuída por eles. 

São levados em conta cinco critérios: tema, coerência, coesão, tipo de texto, conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa. Cada um desses aspectos pode valer até 2 pontos. Para ser aprovado, o candidato precisa ter, ao menos, 4 de 10 pontos na redação. 

3a Fase: Inspeção de Saúde

Tanto os aprovados Optantes e Não Optantes farão o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) no primeiro ano do curso no ITA, portanto precisam estar em boas condições físicas. Por isso, a 3a fase do Vestibular ITA exige uma série de exames que devem ser feitos pelo candidato e entregues no Instituto, nos dias determinados. 

A função da 3a fase é eliminar os candidatos considerados não aptos do seletivo. A lista de exames pedidos pelo Instituto encontra-se no Edital. Leia com atenção! 

Se você tem o sonho de estudar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, fique atento às informações que a Estratégia Vestibulares e a Estratégia Militares reuniram para vocês neste Guia! Aqui você encontra detalhes sobre as etapas do Vestibular ITA, limite de idade, quantidade de vagas e até as oportunidades da carreira na Aeronáutica. 

Vestibular ITA: obras literárias obrigatórias

ObraAutorEdição 
A falecida Nelson RodriguesRio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013
 A falecidaDireção de Leon Hirzsman, roteiro de Eduardo Coutinho, com base na peça de Nelson Rodrigues.Brasil, 1965, 90min
Nós matamos o cão tinhoso! Luís Bernardo HonwanaSão Paulo: Editora Kapulana, 2017
O avesso da peleJeferson TenórioSão Paulo: Companhia das Letras, 2020

Vestibular ITA: conteúdo programático

Além do Edital, o Comando da Aeronáutica também disponibiliza um documento apenas com o Conteúdo Programático do Vestibular ITA. No entanto, o Programa de Matérias da edição atual ainda não foi divulgado.

Os Exames de Escolaridade cobram questões de Física, Português, Inglês, Matemática e Química. Além disso, na segunda fase, os candidatos precisam escrever uma Redação. 

A prova de Português também conta com uma Lista de Leituras Obrigatórias. O ITA informa no documento qual edição foi utilizada na elaboração das provas, mas avisa que não tem problema se os candidatos lerem outras edições. Você pode conferir o conteúdo programático anterior no link abaixo.

Então leia atentamente o documento do Conteúdo Programático do Vestibular ITA 2024!

vestibular ita

Vestibular ITA: notas de corte

O ITA disponibiliza a Nota Média de Corte do Vestibular ITA. Confira abaixo! 

Modalidade20182019202020212022
Oficial da Ativa7,07007,03336,46666,00005,8466
Oficial da Reserva7,33757,06166,43666,08005,9233

ITA: cursos

A duração do curso de graduação no ITA é de 5 anos. No entanto, além da vida acadêmica, os alunos passam pelo Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) no primeiro ano. A graduação é dividida entre dois anos de Curso Fundamental e três anos de Cursos Profissionais

Nos dois primeiros anos, os alunos aprendem as matérias comuns a todas as engenharias, enquanto que nos últimos três, aprendem as matérias específicas da especialidade que escolheu no momento da inscrição no Vestibular ITA. 

O ITA oferece seis cursos de Graduação em Engenharia e cinco programas diferentes de Pós-Graduação. Confira abaixo para qual dos cursos o candidato ao Vestibular ITA pode concorrer: 

  • Engenharia Aeroespacial;
  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia Civil-Aeronáutica;
  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia Eletrônica; e
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica.
Engenharia Aeroespacial - Ita

Se o aluno do ITA quiser continuar seus estudos no Instituto após formado, tem como opção os seguintes programas da Pós-Graduação: 

  • Engenharia Aeronáutica e Mecânica;
  • Engenharia Eletrônica e Computação;
  • Engenharia de Infraestrutura e Aeronáutica;
  • Ciências e Tecnologias Espaciais; e
  • Física.

Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) 

O CPOR é obrigatório para todos os alunos do ITA durante o primeiro ano letivo. Durante esse tempo, todos os alunos são considerados militares e recebem o soldo – como é chamado o salário militar. Até mesmo aqueles que se candidataram como Não Optantes recebem a remuneração.  

Como militares, os alunos trajam uniformes e até prestam eventuais serviços que sejam designados a eles. Após o primeiro ano, apenas os candidatos Optantes continuam na carreira militar e são encaminhados obrigatoriamente para o Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros (EPOE). 

Oficial da Reserva ou Oficial da Ativa?

O ITA oferece vagas tanto para quem quer seguir a carreira militar dentro da Aeronáutica e quanto para aqueles que querem se tornar engenheiros civis. Ou seja, o candidato pode escolher ser um Oficial Engenheiro da Ativa ou um Oficial Engenheiro da Reserva. Candidatos a Oficiais da Ativa também podem ser chamados de Optantes e, candidatos a Oficiais da Reserva, de Não Optantes

Qual a diferença? Além de se formarem como engenheiros, os alunos Optantes também recebem instrução militar e um salário correspondente a sua patente durante todo o período do curso. Uma vez formados, são encaminhados para as Unidades de Comando da Aeronáutica.

No entanto, é importante ressaltar que tanto candidatos a Oficiais da Ativa quanto candidatos a Oficiais da Reserva passam por um ano de instrução militar, chamado de Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

É no momento da inscrição que os candidatos escolhem se querem compor o Quadro dos Oficiais da Ativa ou da Reserva. Faça sua escolha com cuidado! Se o candidato que escolheu seguir a carreira militar desistir no meio do curso, precisará devolver ao Comando da Aeronáutica o valor investido nele até o momento. 

ITA: moradia, auxílio e salário

Uma vez aprovados no ITA, os alunos podem escolher se desejam morar no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Além de ensino e alimentação, os alunos também têm acesso a atendimento médico e odontológico. 

Aqueles que foram alunos de baixa renda podem pedir isenção do valor da moradia no Campus do DCTA. Para isso, devem realizar trabalho voluntário determinado pelo ITA. 

Carreira

Os alunos Optantes que se formarem no ITA são promovidos ao posto de 1o Tenente  do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica. Já os alunos Não Optantes são considerados Aspirantes-a-Oficial Engenheiros. 

Os alunos militares formados serão distribuídos entre as Unidades Militares do Comando da Aeronáutica, onde poderão evoluir na carreira até o posto de Coronel. 

Engenharia Eletrônica - ITA

Vestibular ITA em números

O Comando da Aeronáutica disponibiliza os dados do Vestibular ITA de 2022 e trazemos as principais informações para você! 

O número total de inscritos foi de 7.988, sendo que quase 35,7% escolheram concorrer às vagas de Oficiais da Ativa. O curso mais concorrido, tanto para candidatos da Ativa foi Engenharia Aeroespacial, enquanto que a maioria dos alunos civis escolherem Engenharia da Computação. Confira a tabela abaixo: 

Tipo de VagaHomensMulheresTotal 
Optantes2.1197322.85135,7%
Não Optantes3.1338183.95149,5%
Treineiros8733131.18614,8%
Total6.1251.8637.988

Especialidade escolhida em 1a opção

CursoOptantesNão OptantesTreineiros
Engenharia Aeroespacial33,1%32,0%36,5%
Engenharia Aeronáutica17,8%10,7%17,7%
Engenharia Civil-Aeronáutica5,4%3,6%5,1%
Engenharia de Computação26,0%38,3%24,2%
Engenharia Eletrônica6,4%6,0%7,5%
Engenharia Mecânica-Aeronáutica11,3%9,4%8,9%

O Vestibular ITA pode ser um dos mais difíceis do país, mas a Estratégia Vestibulares e a Estratégia Militares estão aqui para te ajudar na caminhada rumo ao ITA! Nossos cursos contam com videoaulas e livros digitais elaborados de forma personalizada de acordo com as características de cada vestibular. 

No caso do Vestibular ITA, a Estratégia oferece cursos para dois públicos: aqueles que querem seguir como engenheiros civis e aqueles que desejam investir na vertente militar do ensino do ITA. 

Então confira nossos pacotes! Clique no botão da vertente que mais te interessa! 

Venha treinar para o Vestibular ITA com nossos Simulados Gratuitos, que aplicamos aos fins de semana. Confira a programação! 

Você pode gostar também
Universidade Federal de Minas Gerais
Leia mais

UFMG: tudo sobre a universidade

Neste texto, você confere tudo o que você precisa saber sobre a UFMG. Cursos de graduação, unidades, oportunidades da universidade e muito mais, veja a seguir.