Instituto Militar de Engenharia (IME)

O Instituto Militar de Engenharia (IME) oferece ensino superior de Engenharia e Pesquisa básica voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

O Instituto oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para civis e militares. 

Vestibular IME 2022: Principais informações

Veja também: Gabarito IME 2022 - confira a correção ao vivo da primeira fase
Período de Inscrições30/06 a 17/08/2021
Isenção de taxa02 a 13/07/2021
Taxa de inscrição R$100,00
1º Fase Prova Objetiva10/10/2021
2º Fase Provas dissertativas25 a 28/10/2021
Inspeção de Saúde03/01 a 03/02/2022
Exame de Aptidão Física03/01 a 03/02/2022
Processo de Heteroidentificação03/01 a 03/02/2022
Avaliação Psicológica03/01 a 03/02/2022
Início do ano letivo14/02/2022

Vestibular IME – Etapas

Os candidatos são avaliados a partir da aplicação de provas distribuídas em duas fases. A primeira fase é composta de uma Prova Objetiva e a segunda de Provas Discursivas aplicadas em quatro dias distintos e consecutivos. Depois da primeira etapa, com duas fases, os candidatos realizam a:

  • 2ª Etapa – Inspeção de Saúde (IS)
  • 3ª Etapa – Exame de Aptidão Física (EAF)
  • 4ª Etapa – Processo de Heteroidentificação (PH)
  • 5° Etapa – Avaliação Psicológica

1ª Etapa – Exame Intelectual

O Exame Intelectual se divide em duas fases. Em 2021, na primeira será realizada a prova objetiva, no dia 10 de outubro. Já na segunda fase serão realizadas 1 prova objetivas e 3 dissertativas nos dias 25 a 28 de outubro.

  1° Fase – Prova Objetiva

A primeira etapa irá acontecer no dia 10 de outubro de 2021. A prova terá duração máxima de 4 horas. Confira na tabela abaixo as disciplinas e os números de questões de cada matéria que o aluno deve responder:

MatériaNúmero de questões
Matemática15
Física15
Química10

Vai prestar o vestibular IME 2022 e quer acompanhar a correção ao vivo da prova? Clique no botão abaixo e inscreva-se para receber o gabarito do 1ª fase na íntegra:

Nota mínima 1° fase

Lembre-se que para a aprovação do candidato da primeira fase no Vestibular IME, sua nota deve ser maior ou igual a 5,0, acertando mais de 40% das questões da prova.

2ª fase – Prova Dissertativa

Somente após a aprovação da primeira etapa os candidatos poderão participar desta etapa do concurso que será feita em 4 dias diferentes. Vale dizer que essa fase testará o grau de resistência dos candidatos devido ao tempo de duração da prova.

A 2.ª Fase será realizada dos dias 26 até 29 de outubro de 2020. Nos três dias primeiros, serão realizadas somente as provas dissertativas, e no último dia uma prova uma prova objetiva, com um total de quatro provas.

Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatória segundo os pesos especificados nas notas do IRCAM/IME. Já a redação tem caráter apenas eliminatório.

Nota mínima 2° fase

Para a aprovação o candidato é necessário tirar uma nota maior ou igual a 4,0 em qualquer uma das provas, ter uma nota final maior ou igual a 5,0 e também ser considerado apto na redação

2ª Etapa – Inspeção de Saúde

A Inspeção de Saúde tem caráter eliminatório. Os candidatos aprovados e classificados no número de vagas no Exame Intelectual, bem como os candidatos convocados como excedentes, deverão apresentar-se no IME para os Exames de Saúde. A lista de exames está disponível no Manual do Candidato.

3ª Etapa – Exame de Aptidão Física

Exame de aptidão física tem a função de testar a resistência dos candidatos. Será realizado o exame em local determinado pelo IME, o candidato poderá ter duas tentativas para executar cada uma das atividades. 

O exame de Aptidão Física tem função eliminatória e é fundamental para que o candidato passe para a reta final.

Esta etapa requer uma maior disciplina e persistência do candidato para mostrar seu empenho nas atividades físicas que são fundamentais para o perfil militar.

4ª Etapa – Processo de Heteroidentificação (PH)

Somente os candidatos que se autodeclaram negros(as) ou indígenas, devem participar dessa etapa para a confirmar a declaração que foi realizado no período de inscrição.

5ª Etapa – Avaliação Psicológica (AP)

As condições comportamentais do candidato serão avaliadas com base nos testes físicos e entrevistas. O objetivo do exame é comprovar a aptidão tanto para o Serviço Militar, quanto para as próximas atividades previstas.

Locais de Prova

Lembre-se sempre de conferir no seu cartão de inscrição onde será aplicada a prova na sua cidade. Confira abaixo todos os locais de provas disponibilizados pelo edital do Vestibular IME 2022:

  • RIO DE JANEIRO – RJ COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO – primeira fase;
  • INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (IME) – segunda fase;
  • VILA VELHA – ES (2);
  • SÃO PAULO – SP (2);
  • SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP INSTITUTO TECNOLÓGICO DA AERONÁUTICA (ITA);
  • CAMPINAS – SP ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO (EsPCEx);
  • PORTO ALEGRE – RS COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE (CMPA);
  • BELO HORIZONTE – MG COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE (CMBH);
  • JUIZ DE FORA – MG COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA (CMJF);
  • CURITIBA – PR COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA (CMC);
  • SALVADOR – BA COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR (CMS);
  • RECIFE – PE COLÉGIO MILITAR DE RECIFE (CMR);
  • BELÉM – PA COLÉGIO MILITAR DE BELÉM (CMBEL);
  • CAMPO GRANDE – MS COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE (CMCG);
  • FORTALEZA – CE COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA (CMF);
  • TERESINA – PI (2);
  • BRASÍLIA – DF COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA (CMB);
  • GOIÂNIA – GO (2); e
  • MANAUS – AM COLÉGIO MILITAR DE MANUAS (CMM).

Vestibular IME – Requisitos

Quem deseja prestar o Vestibular IME 2022 e concorrer a uma das vagas precisa ter concluído, até o ato da matrícula, o curso do ensino médio ou equivalente, em estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC:

  • Ter no mínimo 16 anos e, no máximo, 22 anos de idade até o dia 31 de dezembro no ano do ato da matrícula
  • Altura mínima para o sexo masculino: 1,60m
  • Altura mínima para o sexo feminino: 1,55m

Onde fica o IME?

Instituto Militar de Engenharia - IME

O Instituto IME se localiza no Rio de Janeiro, na Praça General Tibúrcio, no tradicional bairro da Zona Sul (Urca), perto de um dos cartões postais mais famosos da cidade do Rio, o Pão de Açúcar. 

Alunos da Ativa e Alunos da Reserva

O Curso de Formação e Graduação (CFG) tem duração de cinco anos letivos e apenas brasileiros que concluíram o Ensino Médio podem se candidatar a uma das opções apresentadas acima. Aqueles que escolhem a carreira militar no IME são chamados optantes pela ativa, enquanto que os engenheiros civis são os optantes pela reserva.

No momento da inscrição, o candidato escolhe a especialidade de Engenharia que deseja cursar e se quer ser um oficial da ativa, do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), ou da reserva, do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE). Vale lembrar que o Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR) é ministrado a todos os alunos do primeiro ano do IME, independente do quadro escolhido.

O CFOR equivale ao serviço militar obrigatório. Após o primeiro ano, apenas os alunos da ativa continuam a ter instrução militar e a receber o salário equivalente a sua patente. Assim, os estágios exigidos para o Quadro de Oficiais da Ativa são diferentes dos alunos optantes pela reserva.

Áreas de Graduação

Para você que ainda não conhece as áreas de graduação o IME oferece cursos de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Engenharia Eletrônica, Engenharia de Comunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e de Armamento, Engenharia Mecânica e de Automóveis, Engenharia Materiais, Engenharia Química, Engenharia Cartográfica, Engenharia da Computação.

Cursos de Formação

Existem duas opções de cursos para formação no Instituto Militar de Engenharia, sendo eles:

  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos que desejam seguir a carreira militar);
  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos que não desejam seguir a carreira militar).

Benefícios oferecidos

Para alunos engenheiros civis do 1º ano, são oferecidos fardamento, alimentação, assistência médica, assistência dentária, psicológica, soldo e alojamento se houver necessidade. Já os engenheiros militares recebem os mesmos benefícios durante todo o período do curso.

Salário

De acordo com o Edital publicado pelo Diário Oficial da União, após a conclusão do curso o aluno se forma Primeiro Tenente do Quadro de Material Bélico da reserva de 2°Classe, com um salário inicial de R$ 8.245,00 além das possíveis promoções de acordo com a legislação

O Estratégia Militares está aqui para ajudar você, futuro aluno do Instituto Militar de Engenharia. Siga as redes sociais para ficar por dentro das informações, dos simulados, correções de gabaritos e novidades do mundo militar.

Gostou dos conteúdos do Estratégia Militares? Deixe seu cadastro no botão abaixo para ficar por dentro dos concursos e vestibulares:

Estratégia Vestibulares cursos
Você pode gostar também
uel
Leia mais

UEL: tudo sobre a prova

O Estratégia Vestribulares trouxe para você todas as informações sobre o processo seletivo da UEL. Confira e prepara-se para a prova!