Vestibular IME: etapas, calendário 2024 e cursos

Vestibular IME: etapas, calendário 2024 e cursos

Estratégia Vestibulares trouxe tudo o que você precisa saber sobe o processo seletivo do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Já pensou em fazer o curso de engenharia em uma instituição de ensino superior das Forças Armadas? Então conheça o Instituto Militar de Engenharia (IME)! O IME oferece cursos tanto para alunos civis quanto para militares e tem um dos mais difíceis seletivos do país.

O Estratégia Vestibulares mostra para você as principais informações sobre o Concurso IME! Descubra tudo sobre o edital, salário, etapas do seletivo e muito mais.

Instituto Militar de Engenharia (IME)

O Instituto Militar de Engenharia (IME) oferece ensino superior de Engenharia e Pesquisa básica voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

 O IME é parte do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para civis e militares. 

Alunos da Ativa e Alunos da Reserva

O Curso de Formação e Graduação (CFG) tem duração de cinco anos letivos e apenas brasileiros que concluíram o Ensino Médio podem se candidatar a um dos cursos. Aqueles que escolhem a carreira militar no IME são chamados optantes pela ativa, enquanto que os engenheiros civis são os optantes pela reserva.

No momento da inscrição, o candidato escolhe a especialidade de Engenharia que deseja cursar e se quer ser um oficial da ativa, do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), ou da reserva, do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE). Vale lembrar que o Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR) é ministrado a todos os alunos do primeiro ano do IME, independente do quadro escolhido.

O CFOR equivale ao serviço militar obrigatório. Após o primeiro ano, apenas os alunos da ativa continuam a ter instrução militar e a receber o salário equivalente a sua patente. Assim, os estágios exigidos para o Quadro de Oficiais da Ativa são diferentes dos alunos optantes pela reserva.

Vestibular IME 2024: Principais informações

O Edital ainda está para ser divulgado pelo IME, mas já separamos para você as principais informações sobre o seletivo e suas características.

Período de Inscrições31/05 a 10/07/2023
Isenção de taxa05 a 09/06/2023
Taxa de inscrição R$ 140,00
1º Fase Prova Objetiva24/09/2024
2º Fase Provas dissertativas23, 24, 25 e 26/10/2023
Inspeção de Saúdede 15/01 a 16/02/2024
Exame de Aptidão Físicade 15/01 a 16/02/2024
Processo de Heteroidentificaçãode 15/01 a 16/02/2024
Avaliação Psicológicade 15/01 a 16/02/2024
Início do ano letivo19/02/2024

Vestibular IME – Vagas

Ao todo, o Vestibular IME 2024 oferta 87 vagas, divididas entre alunos da Reserva e da Ativa. Confira a distribuição na tabela abaixo:

Tipo de VagaAmpla ConcorrênciaCandidatos Negros
Ativa6015
Reserva102

Vestibular IME – Inscrições

Período de Inscrições no Concurso IME 2024 terá início no dia 31 de maio! Fique atento para não perder o prazo. 

O período de solicitação de isenção de taxa é mais curto e só pode ser feito até 10 de julho. Se você é doador de medula óssea em instituição reconhecida pelo Ministério da Saúde, inscrito no Cadastro Único, membro de família de baixa renda ou dependente de ex-combatente falecido ou incapacitado, não esqueça de realizar a solicitação!

O Edital IME 2024 foi divulgado no dia 18 de maio, você pode conferir o edital dos candidatos da ATIVA e da RESERVA abaixo!

Requisitos

Quem deseja prestar o Vestibular IME e concorrer a uma das vagas precisa ter concluído, até o ato da matrícula, o curso do ensino médio ou equivalente, em estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC:

  • Ter no mínimo 16 anos e, no máximo, 22 anos de idade até o dia 31 de dezembro no ano do ato da matrícula;
  • Altura mínima para o sexo masculino: 1,60m;
  • Altura mínima para o sexo feminino: 1,55m.

Vestibular IME – Etapas

Os candidatos são avaliados a partir da aplicação de provas distribuídas em duas fases. A primeira fase é composta de uma Prova Objetiva e a segunda de Provas Discursivas aplicadas em quatro dias distintos e consecutivos.

Depois da primeira etapa, com duas fases, os candidatos realizam a:

  • 2ª Etapa – Inspeção de Saúde (IS)
  • 3ª Etapa – Exame de Aptidão Física (EAF)
  • 4ª Etapa – Processo de Heteroidentificação (PH)
  • 5° Etapa – Avaliação Psicológica

1ª Etapa – Exame Intelectual

O Exame Intelectual se divide em duas fases. Em 2022, a prova objetiva acontece no dia 25 de setembro. Já na segunda fase serão realizadas 1 prova objetivas e 3 dissertativas nos dias 24 a 27 de outubro.

  1° Fase – Prova Objetiva

A prova tem duração máxima de 4 horas. Confira na tabela abaixo as disciplinas e os números de questões de cada matéria que o aluno deve responder:

MatériaNúmero de questões
Matemática15
Física15
Química10

Lembre-se que para a aprovação do candidato da primeira fase no Vestibular IME, sua nota deve ser maior ou igual a 5,0, acertando mais de 40% das questões da prova.

2ª fase – Prova Dissertativa

Somente após a aprovação da primeira etapa os candidatos poderão participar desta etapa do concurso que é feita em quatro dias diferentes. Vale dizer que essa fase testa o grau de resistência dos candidatos devido ao tempo de duração da prova.

Nos três dias primeiros, são realizadas somente as provas dissertativas e, no último dia, uma prova objetiva de português e inglês.

Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatória segundo os pesos especificados nas notas do IRCAM/IME. Já a redação tem caráter apenas eliminatório. Para a aprovação, o candidato precisa tirar uma nota maior ou igual a 4,0 em qualquer uma das provas, ter uma nota final maior ou igual a 5,0 e também ser considerado apto na redação

2ª Etapa – Inspeção de Saúde

A Inspeção de Saúde tem caráter eliminatório. Os candidatos aprovados e classificados no número de vagas no Exame Intelectual, bem como os candidatos convocados como excedentes, deverão apresentar-se no IME para os Exames de Saúde. A lista de exames está disponível no Manual do Candidato.

3ª Etapa – Exame de Aptidão Física

Exame de aptidão física tem a função de testar a resistência dos candidatos. O exame é feito em local determinado pelo IME, o candidato pode ter duas tentativas para executar cada uma das atividades. 

O exame de Aptidão Física tem função eliminatória e é fundamental para que o candidato passe para a reta final. Esta etapa requer uma maior disciplina e persistência do candidato para mostrar seu empenho nas atividades físicas que são fundamentais para o perfil militar.

4ª Etapa – Processo de Heteroidentificação (PH)

Somente os candidatos que se autodeclaram negros(as) ou indígenas, devem participar dessa etapa para a confirmar a declaração que foi realizado no período de inscrição.

5ª Etapa – Avaliação Psicológica (AP)

As condições comportamentais do candidato serão avaliadas com base nos testes físicos e entrevistas. O objetivo do exame é comprovar a aptidão tanto para o Serviço Militar, quanto para as próximas atividades previstas.

Locais de Prova

Onde fica o IME?

Instituto Militar de Engenharia - IME

O Instituto IME se localiza no Rio de Janeiro, na Praça General Tibúrcio, no tradicional bairro da Zona Sul (Urca), perto de um dos cartões postais mais famosos da cidade do Rio, o Pão de Açúcar. 

Cursos de Formação

Existem duas opções de cursos para formação no Instituto Militar de Engenharia, sendo eles:

  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos que desejam seguir a carreira militar);
  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos que não desejam seguir a carreira militar).

Áreas de Graduação

Para você que ainda não conhece as áreas de graduação o IME oferece cursos de:

  • Fortificação e Construção (Engenharia Civil);
  • Engenharia Eletrônica;
  • Engenharia de Comunicações;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica e de Armamento;
  • Engenharia Mecânica e de Automóveis;
  • Engenharia Materiais;
  • Engenharia Química;
  • Engenharia Cartográfica; e
  • Engenharia da Computação.

Benefícios oferecidos

Para alunos engenheiros civis do 1º ano, são oferecidos fardamento, alimentação, assistência médica, assistência dentária, psicológica, soldo e alojamento se houver necessidade. Já os engenheiros militares recebem os mesmos benefícios durante todo o período do curso.

Salário

De acordo com o Edital publicado pelo Diário Oficial da União, após a conclusão do curso o aluno se forma Primeiro Tenente do Quadro de Material Bélico da reserva de 2°Classe, com um salário inicial de R$ 8.245,00 além das possíveis promoções de acordo com a legislação

O Estratégia Vestibulares está aqui para ajudar você, futuro aluno do Instituto Militar de Engenharia. Siga as redes sociais para ficar por dentro das informações, dos simulados, correções de gabaritos e novidades do mundo militar.

CTA Curso IME
Você pode gostar também