CEFET: tudo sobre a prova

CEFET: tudo sobre a prova

Quer saber mais sobre os processos seletivos da CEFET? O Estratégia Vestibulares reuniu as principais informações sobre o vestibular.

Já pensou em estudar em um instituto técnico federal de ensino? Neste artigo, o Estratégia Vestibulares traz as principais datas dos vestibulares e todas as etapas do processo seletivo do CEFET. Acompanhe e descubra! 

Sobre o CEFET

CEFET é a sigla para Centro Federal de Educação e Tecnologia dada a alguns institutos brasileiros federais que estão ligados ao Ministério da Educação. Criados em 1978, atualmente contam com dois ETF, sendo eles: CEFET-MG e o CEFET-RJ

Os dois centros são grandes referências para cursos técnicos e superiores, e possuem grande visibilidade nos rankings de instituições públicas, ocupando a 9° e a 13° posição, de seus Estados, respectivamente. Confira abaixo as informações de cada um deles e as formas de ingresso! 

Calendário CEFET-MG 2022

Processo Seletivo Técnico

  • Período de inscrição: 15/03 a 08/04/2021;
  • Taxa de inscrição: R$ 20,00; e
  • Resultados: 03/05/2021.

Processo Seletivo Superior

  • Período de inscrição: 30/03 a 19/04/2021;
  • Taxa de inscrição: gratuito; e
  • Resultados: 26/04/2021.

Como ingressar no CEFET-MG?

Presente em nove cidades mineiras – Belo Horizonte, Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Timóteo, Varginha, Nepomuceno, Curvelo e Contagem, o CEFET-MG conta com diversos cursos, como: Informática, Controle Ambiental, Mecânica, Meio Ambiente, Metalurgia, Produção de Moda, Química e muito mais.

Processo Seletivo Técnico

Voltado para os estudantes com interesse em ingressar nos cursos de nível técnico, o CEFET-MG oferece vagas, neste ano, por meio de uma modalidade de acesso: o vestibular próprio.

O CEFET-MG realiza o vestibular para os cursos técnicos uma vez a cada semestre. As 2.402 vagas ofertadas neste ano são 50% destinadas ao acesso pela Ampla Concorrência e 50% destinadas ao acesso pelas modalidades do Sistema de Reserva de Vagas (SRV).

A prova é composta por 60 questões, sendo 12 questões de Ciências Humanas (6 de Geografia e 6 de História), 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática e 18 de Ciências Naturais.

Taxa de inscrição e isenção

Para este processo seletivo o requerimento da isenção de taxa é aplicado àqueles que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral em escolas da rede privada, ou àqueles que comprovem a renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo.

No edital do vestibular CEFET-MG foi confirmado a taxa de inscrição do exame para ingresso por meio do Vestibular, no valor de R$ 20,00. Assim, foi possível solicitar a isenção de taxa entre 15 e 18 de março. Para outras informações, confira abaixo o edital do processo seletivo CEFET-MG!

Processo Seletivo Superior

Já para os cursos superiores, a instituição oferece vagas apenas para os candidatos que aplicarem sua nota pelo Enem no sistema Sisu. O processo seletivo também ocorre duas vezes por ano e são aceitas as notas do Enem das edições 2019 e 2020. 

Neste ano, foram ofertadas 844 vagas, sendo 50% destinadas ao acesso pela Ampla Concorrência e 50% destinadas ao acesso pelas modalidades do Sistema de Reserva de Vagas (SRV).

Para conferir mais informações acesse os editais dos processos seletivos técnico e superior!

Como ingressar no CEFET-RJ?

Já o CEFET-RJ tem unidades em Angra dos Reis, Itaguaí, Maracanã, Petrópolis, Nova Iguaçu, Nova Friburgo e Valença. São diversos cursos oferecidos, como: Administração, Ciência da Computação, Engenharias, Física, Línguas Estrangeiras, Tecnologias, Turismo e Sistema de Informação.

Calendário CEFET-RJ 2022

  • Período de inscrição: 06/04 a 14/04/2021;
  • Taxa de inscrição: gratuito; e
  • Resultados: 16/04/2021.

Processo Seletivo Técnico

O CEFET-RJ contém o formato de ingresso igual ao CEFET-MG. O vestibular ocorre a cada semestre e, neste ano, das 1.090 vagas, 50% das vagas são destinadas ao acesso pela Ampla Concorrência e 50% destinadas ao acesso pelas modalidades do Sistema de Reserva de Vagas (SRV).

Entretanto, neste ano, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca optou pela adesão integral ao sistema Sisu, substituindo o vestibular tradicional. A pontuação mínima tem pesos diferenciados, dependendo do curso escolhido pelo candidato.

Para saber mais informações, confira abaixo o edital do processo seletivo do CEFET-RJ!

Depois de conhecer mais sobre o CEFET-MG e CEFET-RJ, e o processo seletivo, que tal se preparar para a prova com a gente? Venha conhecer os cursos e simulados do Estratégia. Além disso, confira nosso artigo as últimas notícias do CEFET!

CEFET - CTA
Você pode gostar também