Tem interesse em estudar na Univesp? O Estratégia Vestibulares juntou as principais informações sobre a universidade, o processo seletivo e cursos para lhe ajudar. Acompanhe este artigo e fique por dentro de todos os detalhes!
O que é a Univesp?
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é uma instituição pública que foca no ensino a distância (EAD). Foi fundada em 2012 como a primeira universidade pública com aulas on-line e oferece cursos em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), entre outras.
A faculdade tem sua sede principal em São Paulo e polos universitários em diversos municípios do estado para a realização de eventuais atividades presenciais. A Univesp oferece cursos em dois eixos: o Eixo de Licenciatura e o Eixo de Computação.
Como funciona o processo seletivo da Univesp?
O processo seletivo da Univesp funciona por meio de exames de vestibular anuais. A instituição oferece a opção de inscrição em dois eixos principais para a realização do vestibular, eles são: Eixo de Licenciatura, com licenciatura em Matemática, Letras e Pedagogia; e o Eixo da Computação, com Bacharel em Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação e Ciência de Dados.
Para o processo seletivo, o candidato deve escolher um eixo e até cinco opções de polos da universidade de acordo com a sua prioridade. Caso o candidato não seja chamado para o 1º polo de escolha, sua inscrição automaticamente será considerada para o 2º polo, e assim sucessivamente.
A universidade também possibilita o ingresso por meio da nota do Enem, se o candidato desejar.
Cronograma Univesp 2020
Por conta da crise de saúde pública mundial, a Univesp alterou seu calendário de aplicação do seletivo para o ano letivo de 2021. O cronograma da próxima edição está previsto para ser liberado até março. A previsão é de que as provas do Vestibular Univesp aconteçam em agosto de 2021.
Separamos para você os meses em que o processo seletivo da Univesp costuma acontecer:
- Inscrição: de outubro a novembro;
- Solicitação de redução ou isenção do pagamento da taxa de inscrição: em outubro, no período de inscrição;
- Resultado da solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição: em outubro;
- Divulgação do local da prova: em novembro;
- Prova: em dezembro;
- Divulgação do gabarito: após a prova, em dezembro; e
- Divulgação da lista de classificação: a partir de janeiro.
Univesp: Inscrições
As inscrições para o exame de vestibular foram feitas via internet, por meio do site do processo seletivo da instituição. Durante o processo da inscrição, o candidato teve que indicar de 2 a 5 opções de polos diferentes e mais de uma opção de municípios para a realização da prova.
A taxa foi de R$ 45,00 e o pagamento teve que ser feito durante o mesmo período do preenchimento da ficha de inscrição.
Redução e isenção de pagamento
A Univesp ofereceu a possibilidade de redução e isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para ser elegível a uma das duas opções, o candidato deve corresponder cumulativamente aos requisitos da instituição.
Para solicitar a redução de 50% da taxa de pagamento, o candidato precisava estar cursando ou já ter concluído o 3º ano do ensino médio ou estar matriculado regularmente em curso superior. Era necessário que o candidato estivesse desempregado ou tivesse remuneração menor que 2 salários mínimos.
A solicitação para redução da taxa precisava ser feita no momento da inscrição, por meio do site da universidade, e foi analisada por uma Banca. O resultado foi divulgado também no site da instituição.
A Univesp ofereceu a isenção da taxa de inscrição aos candidatos cadastrados no CadÚnico, gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para Programas Sociais. O candidato também teve que fazer a solicitação junto à inscrição.
Univesp: Vagas
No site da universidade, foi informado que o Vestibular Univesp 2021 irá ofertar 11 mil vagas de ingresso nos cursos dos Eixos de Licenciatura e Computação. Elas serão distribuídas pelas centenas de polos da instituição e por mais de 300 municípios de São Paulo. Na edição anterior, do Vestibular 2020, foram ofertas 16 mil vagas.
Edital
O Edital do Vestibular Univesp 2021 ainda não foi liberado, mas você pode conferir o Manual do Candidato do seletivo de 2020. Clique no botão e baixe o arquivo!
Univesp: Prova
A prova da Univesp teve somente uma fase e duração de 5 horas, com permanência mínima de 2 horas. O Exame contou com 56 questões de múltipla escolha e uma redação. Foram 7 perguntas de cada matéria, sendo elas: Matemática; Português e Literatura Brasileira; Inglês; História; Geografia; Química; Biologia; e Física.
Conteúdo Programático
- Matemática: Conjuntos numéricos; números reais; sistemas de numeração; sequências numéricas, progressão aritmética e geométrica; funções; logaritmos, exponenciais e potência; probabilidade; geometria plana; geometria espacial; trigonometria; resolução de problemas; gráficos e tabelas; e média, mediana e moda.
- Português: Leitura e interpretação; relações entre textos; sinônimos e antônimos; sentido próprio e figurado; pontuação; classes de palavras; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; voz ativa e passiva; colocação pronominal; e crase.
- Literatura Brasileira: Conhecimento desde a origem até atualmente; épocas literárias e autores mais representativos; e interpretação de texto relacionando-o com seu contexto e impacto cultural.
- Inglês: Compreensão e interpretação de texto; compreensão de ideias expressas em frases; localização de informações no texto; identificação de marcadores textuais; e compreensão da função de elementos linguísticos.
- História: Civilização greco-romana; idade média; árabes e expansão muçulmana; formação do mundo moderno; burguesia; expansão mercantil europeia; renascimento; reformas religiosas; colonização brasileira; revoluções inglesas; revolução francesa; movimentos de independência na América; independência do Brasil; trabalho escravo e trabalho livre no Brasil; regime republicano brasileiro; movimentos sociais rurais e urbanos; revolução russa; Primeira Guerra Mundial; crise de 1929; Vargas e o Estado Novo; Segunda Guerra Mundial e contexto histórico; Guerra Fria; populismo brasileiro; governo J.K.; ditadura militar de 1964; e anos 90 no Brasil.
- Geografia: Organização do espaço geográfico nacional e mundial; industrialização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos; crescimento urbano; questão agrária e agrícola; estrutura fundiária brasileira; poluição; clima no Brasil e no mundo; divisão regional brasileira; população brasileira; processo de descolonização afro-asiático; a URSS, Leste Europeu e fim da Guerra Fria; globalização; e continente americano e sua relação.
- Química: Estrutura da matéria; número atômico e número de massa; elementos químicos; ligações químicas; polaridades das moléculas; número de oxidação; funções inorgânicas; constantes atômicas e moleculares; Mol e Número de Avogadro; fases da matéria; propriedades gerais; pressão atmosférica; reações químicas; termoquímica; Eletroquímica; Soluções; Equilíbrio químico; compostos de carbono; funções orgânicas; e separação de misturas e reações orgânicas.
- Biologia: Níveis de organização da matéria; organização molecular da matéria viva; organização celular; função; bioenergética, fermentação, fotossíntese, quimiossíntese e respiração; processos de divisão celular; vírus; Nível orgânico; genética; Nível ecológico de organização; Evolução e diversidade biológica; e origem da vida.
- Física: Fundamentos da Física; descrição do movimento; dinâmica de força; dinâmica de energia; dinâmica de rotação; Estática; Hidrostática; calor e temperatura; óptica e ondas; eletricidade e magnetismo; e noções de Física moderna.
Critério de desempate
De acordo com a instituição, caso houvesse empate na nota, o candidato teve classificação maior se obteve uma pontuação superior na seguinte ordem:
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira;
- Matemática;
- Física;
- Biologia;
- Química;
- História;
- Geografia;
- Inglês;
- Redação;
- Se o candidato for mais velho; e
- Sorteio.
Sistema de Pontuação Acrescida
O processo seletivo conta com o Sistema de Pontuação Acrescida, ou seja, o acréscimo de pontos na nota final do exame de vestibular para os candidatos que: se autodeclararam preto, pardo ou índio (3%); cursou o ensino médio em escola pública brasileira (10%); e atenderam simultaneamente os dois critérios mencionados (13%).
Sobre a Univesp
Cursos
A universidade conta com 2 Eixos principais: o Eixo de Licenciatura e o Eixo de Computação. Cada um dos Eixos oferece 3 possibilidades de cursos, sendo eles: Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia; e Bacharel em Tecnologia da informação, Ciência de Dados e Engenharia da Computação.
O Eixo de Licenciatura conta com um ciclo básico, em que o aluno estuda durante um ano após o ingresso e depois escolhe em que curso quer se especializar. Já o Eixo de Computação tem um ciclo básico de um ano e meio antes do aluno escolher o curso que pretende cursar.
Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o processo seletivo da Univesp, já pode começar a se preparar! Com os cursos preparatórios do Estratégia Vestibulares, você garante um estudo completo e conquista uma vaga na universidade dos seus sonhos. Não perca tempo, clique no banner abaixo e conheça nossos cursos!