A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, divulgou ainda no mês de janeiro a lista de obras literárias que serão cobradas na prova do vestibular UERJ 2021 como repertório obrigatório. Esta semana, a instituição divulgou o calendário de um ciclo de palestras.

O projeto é realizado todos os anos para alunos que desejam conhecer mais sobre os livros de literatura indicados para o Vestibular UERJ 2021. Ao longo do ano, dias antes dos exames de qualificação e discursivo, estudantes e professores terão oportunidade de esclarecer dúvidas com especialistas.

A primeira palestra do ciclo acontece no dia 28 de maio. Com a presença de Felipe Mansur, professor adjunto de Teoria da Literatura do Instituto de Letras da Uerj, os participantes terão a oportunidade de discutir sobre um dos clássicos de Lima Barreto, “Triste fim de Policarpo Quaresma”.

A obra será cobrada na primeira prova do Exame de Qualificação, que já tem data marcada para acontecer. A prova será aplicada no dia 7 de junho. Já no dia 03 de setembro, a palestra será sobre o romance da escritora Ana Paula Maia, “Assim na Terra como embaixo da Terra”, com o convidado Dau Bastos, doutor em Literatura Comparada.

A obra fará parte do conteúdo programático do segundo dia do Exame de Qualificação do Vestibular UERJ 2021. Já para o exame discursivo, as duas leituras indicadas são:

  • “1984”, de George Orwell, para a prova de Redação; e
  • “Os Sonetos”, de Luiz de Camões, para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas.

O palestrante João Cezar de Castro Rocha, professor titular de Literatura Comparada da Uerj, abordará o livro de George Orwell, no dia 22 de outubro; e Sérgio Nazar David, professor de Literatura Portuguesa da Uerj, discursará sobre a obra de Camões, no dia 19 de novembro.

As palestras também serão transmitidas ao vivo pela TV Uerj, nas datas agendadas, das 15h às 17h.

Datas das palestras

  • 28/05 – Triste fim de Policarpo Quaresma, com Felipe Mansur
  • 03/09 – Assim na terra como embaixo da terra, com Adauri Bastos
  • 22/10 – 1984, com João Cezar de Castro Rocha
  • 19/11 – Os Sonetos, com Sergio Nazar

As palestras vão acontecer no Campus Maracanã, da UERJ, no horário das 15h às 17h. O campus fica localizado na Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, bloco F, auditório 11.

CURSO UERJ 2021

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também