Como são as provas da UFPR?

Como são as provas da UFPR?

Neste artigo o Estratégia Vestibulares traz para você todas as informações sobre as provas da UFPR! Não perca tempo e confira já!

Olá, Estrategista! Tudo bem? No artigo de hoje, o Estratégia Vestibulares traz para você, informações sobre as provas do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Leia abaixo e saiba tudo sobre as provas do seletivo!

Como são as provas do vestibular da UFPR?

O vestibular da UFPR é um processo seletivo de grande relevância no sul do País, composto por várias provas que avaliam o conhecimento do candidato. 

Por conta da pandemia de Covid-19, o formato do exame foi alterado para apenas uma etapa, com 60 questões de múltipla escolha e o desenvolvimento de uma redação.Porém, em anos comuns realizadas, três provas, sendo uma objetiva e outras duas discursivas.

Veja abaixo os detalhes de cada uma das fases do vestibular tradicional da UFPR:

Vestibular UFPR: prova de primeira fase 

A primeira fase do vestibular UFPR é composta por 90 questões objetivas, com duração de 5h30min. Confira abaixo as distribuições de questões por matéria:

MatériaNúmero de Questões
Língua Portuguesa12
Matemática9
Biologia9
Física9
Química9
História9
Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Polonês)8
Literatura6
Filosofia5
Sociologia5

Vestibular UFPR: prova de segunda fase

A segunda fase do vestibular da UFPR é composta por duas etapas. A primeira é comum a todos os candidatos, consistindo na prova de Compreensão e Produção de Textos. Esta parte tem 4h30min de duração. Conta com 3 questões discursivas de 20 pontos, totalizando 60 pontos.

Além disso, os candidatos podem realizar até duas provas específicas com questões discursivas. Os assuntos das provas específicas variam conforme o curso escolhido pelo participante.

Prova Específica da UFPR

A segunda parte da segunda fase é a realização das provas específicas. Os candidatos respondem questões de: Biologia, Química, Física, Matemática, História,Geografia e Filosofia. 

As provas específicas são compostas de sete questões discursivas de valor variável (os valores são decididos no dia do exame), totalizando 40 pontos.

Como é a redação do vestibular da UFPR?

A redação da UFPR acontece na segunda fase do vestibular e vale 60 pontos. O estilo difere do tradicional dos vestibulares (modelo dissertativo-argumentativo)

São três textos curtos de, em média, 12 linhas cada um. Esses textos são de gêneros textuais mudam a cada ano. Alguns dos temas que já apareceram na redação UFPR são: resumo, argumentativo, análise de tira e charge, análise de infográfico, continuação de texto, narrativa, transposição de discurso, carta, entre outros.

Obras obrigatórias da UFPR 2021 

Confira abaixo a lista das obras obrigatórias do vestibular da UFPR: 

ObrasAutores
O UraguaiBasílio da Gama
Últimos CantosGonçalves Dias
Casa de PensãoAluísio de Azevedo
Clara dos AnjosLima Barreto
SagaranaGuimarães Rosa
Morte e Vida SeverinaJoão Cabral de Melo Neto
Nove NoitesBernardo Cavarlho
Relato de um certo OrienteMiltom Hatoum

Quer saber mais sobre a UFPR? Confira nosso texto guia sobre a Universidade Federal do Paraná, e não perca nenhuma informação sobre a instituição! 

Clique no botão abaixo e confira os cursos que o Estratégia Vestibulares oferece:

Provas UFPR - Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também