Banner Artigo

Vestibular UNESP: pedidos de isenção podem ser feitos até 27/09

Data 08/09/2020

Categorias Vestibulares

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu as inscrições para os pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição do Vestibular Unesp 2021 nesta terça, dia 8 de setembro. Os candidatos que estiverem dentro dos critérios poderão pedir o benefício até o dia 27 de setembro, na página da Vunesp.

Para receber a isenção da taxa de inscrição, o candidato precisa cumprir pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Ser considerado membro de família de baixa renda e registrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • Feito o Ensino Médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em uma escola particular, além de morar no estado de São Paulo e ter renda mensal até um salário mínimo e meio.

Já aqueles que desejam pedir a redução de 50% da taxa de inscrição precisam cumprir todos os seguintes requisitos:

  • Ser um estudante regularmente matriculado no Ensino Médio ou em curso pré-vestibular;
  • Ter uma renda mensal de até 2 salários mínimos ou ser desempregado a mais de 12 meses.

Para ver os documentos necessários para pedir a isenção de taxa, leia com atenção os Critérios e Procedimentos abaixo!

As inscrições no Vestibular Unesp 2021 irão acontecer entre 1 de outubro e 27 de novembro, segundo as informações atualizadas da Vunesp. Inicialmente, elas seriam realizadas entre 8 de setembro e 8 de outubro, mas foram adiadas no mês passado.

Em julho, A Unesp informou as mudanças das datas das provas do seletivo. As provas da primeira fase, que estavam previstas para o dia 15 de novembro, serão aplicadas em novo formato nos dias 30 e 31 de janeiro de 2021. A segunda fase acontecerá no dia 28 de fevereiro e o resultado final do seletivo está previsto para o dia 19 de março.

As alterações foram realizadas por conta da pandemia do coronavírus e, pelo mesmo motivo, as provas da primeira fase foram divididas em dois dias de aplicação. Candidatos a cursos nas áreas de Biológicas realizarão a prova em um dia e, os candidatos das áreas de Humanidades e Exatas, em outro.

Além disso, a prova da segunda fase sofreu alteração de formato e será aplicada em um único dia. O objetivo é diminuir o tempo de permanência dos candidatos nos locais de prova. Segundo a instituição, a prova da segunda fase será composta de 60 questões objetivas e uma Redação. Originalmente, a segunda fase era dissertativa. O tempo de aplicação também foi estendido para 5 horas e meia.

Além de ser uma forma de evitar a disseminação de COVID-19, as mudanças no formato da prova irão diminuir o tempo de correção do Vestibular. Desta forma, a divulgação das listas de convocados não sofrerá grandes atrasos, mesmo que a aplicação do Vestibular Unesp tenha sido adiada para janeiro e fevereiro de 2021.

O Estratégia Vestibulares preparou um webinário sobre a alteração de formato da segunda fase do Vestibular Unesp 2021. Assista abaixo!

Cronograma Vestibular Unesp

  • Inscrições: 01/10 a 27/11
  • Primeira fase: 30 e 31/01/2021
  • Segunda fase: 28/02/2021
  • Resultado Final: 19/03/2021

Conheça a Unesp

A Unesp está entre as maiores e melhores universidades do país. Prova disso é o resultado do Ranking Universitário elaborado todos os anos pela Folha de S. Paulo. De acordo com a pesquisa realizada em 2019, a UNESP está em 6º lugar entre as melhores instituições públicas brasileiras.

A UNESP está presente em 24 cidades do estado de São Paulo, com 34 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Na edição do Vestibular Unesp 2021, a instituição está oferecendo 7.630 vagas.

São 136 cursos de graduação e 149 programas de pós-graduação, que fornecem 256 opções de cursos. Tem 57.073 alunos – 37.965 na graduação, 16.023 na pós-graduação, 1.343 no Ensino Técnico e 854 no Ensino Médio -, 3.755 professores e 6.449 servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, com mais de 3,2 milhões de títulos.

Onde fica a UNESP?

Vestibular UNESP – requisitos

Pode participar do vestibular UNESP candidato:

  • I – portador de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  • II – que estiver cursando o Ensino Médio ou equivalente;
  • III – portador de diploma de Curso Superior

Vestibular UNESP – Fases

Sabendo da importância de conhecer bem todos os detalhes sobre o vestibular, levantamos as principais informações sobre a prova do Vestibular UNESP. A primeira fase é constituída de uma prova de Conhecimentos Gerais e a segunda de uma prova de Conhecimentos Específicos e Redação.

Este ano, de forma excepcional, as provas do seletivo terão alterações de formato, então parte das informações a seguir não se aplicam ao Vestibular Unesp 2021.

1ª Prova – Conhecimentos Gerais

A Prova de Conhecimentos Gerais costuma ser composta de 90 questões objetivas, sendo 30 de cada uma das disciplinas abaixo relacionadas:

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias
  • Ciências Humanas e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias

Todas as questões da Prova de Conhecimentos Gerais terão o mesmo valor e a nota da primeira fase será atribuída na escala de 0 a 100.

DisciplinasNúmero de questões
Linguagens, Códigos e suas tecnologias30
Ciências Humanas e suas tecnologias30
Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias30

2ª Prova – Específica e Redação

Os aprovados para a segunda fase são submetidos a uma Prova de Conhecimentos Específicos e Redação. As provas acontecem em dias distintos. A prova normalmente é composta de uma redação e de 36 questões discursivas, sendo 12 de cada uma das áreas a seguir:

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias
  • Ciências Humanas e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias

DisciplinasNúmero de questões
Linguagens, Códigos e suas tecnologias12
Ciências Humanas e suas tecnologias12
Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias12
Redação1

A redação em Língua Portuguesa, de gênero dissertativo, avalia as propriedades de progressão temática, coerência e coesão, privilegiando-se a modalidade escrita culta.

Na prova da segunda fase, serão atribuídos, no máximo, 28 pontos à Redação, na escala de 0 a 28. Para as questões, serão de 0 a 72 pontos. A nota da segunda fase, na escala de 0 a 100, será constituída pela soma das pontuações obtidas nas questões de Conhecimentos Específicos e na Redação.

Critérios de desclassificação

Será desclassificado o candidato que:

  • não comparecer a uma das provas
  • obtiver nota inferior a 20 na prova de Conhecimentos Gerais (primeira fase)
  • obtiver nota igual a zero em um dos eixos de conhecimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNs) da prova de Conhecimentos Específicos (segunda fase)
  • zerar a Redação.

Comece a estudar agora para o Vestibular UNESP!

CURSO UNESP 2021

Avatar

Coordenação Estratégia

Nós somos o Estratégia Vestibulares, o mais moderno e revolucionário preparatório para vestibulares e Enem que você já conheceu. Estaremos na sua caminhada rumo à aprovação. #VemSerCoruja

Deixe seu comentário!
Você também pode gostar:
A Universidade Estadual Paulista divulgou na manhã desta terça-feira, 4 de fevereiro, a lista de
A Universidade Estadual Paulista divulgou na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro, a lista de
A Universidade de São Paulo (USP) divulgou nesta sexta, dia 4 de setembro, o número
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) divulgou, no dia 20 de agosto, que a prova
A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul aplicará a prova do Vestibular UFMS no