Banner Artigo

Vestibular UFT: aplicação das provas são suspensas

Data 20/03/2020

Postado por Raquel Oshio

A Universidade Federal de Tocantins anunciou na quarta, dia 18 de março, a suspensão da aplicação das provas do Vestibular UFT 2020.2 e do Processo Seletivo EAD 2020.2, devido ao agravamento do surto de coronavírus e das orientações do Ministério da Educação. Um novo cronograma de aplicação será estabelecido em breve, segundo o comunicado oficial publicado no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese).

Embora a data de aplicação do Vestibular tenha sido suspensa, o cronograma de inscrições no seletivo permanece inalterado. Então fique atento, porque o prazo de inscrição é até às 23h59 do dia 23 de março. Os candidatos têm até o dia 24 de março para pagar a taxa de R$ 120,00. Confira abaixo o comunicado na íntegra.

Os candidatos concorrerão a 781 vagas, em 42 cursos, distribuídas entre as modalidades de Reserva Legal de Vagas, Ações Afirmativas UFT e Ampla Concorrência. Os candidatos precisam informar, no ato de inscrição, em qual cidade desejam prestar a prova. Atenção: os concorrentes às vagas de Medicina farão o teste apenas nas cidades de Palmas e Araguaína. 

Com uma média anual de 10 mil inscritos, o Vestibular UFT é uma das 100 melhores Instituições de ensino do país. Quer entender mais sobre como funciona o Concurso Seletivo do Vestibular UFT? O Estratégia Vestibulares preparou este artigo para ajudar na sua preparação! 

Vestibular UFT 2020.2 – Datas

  • Período de inscrições: de 09/03 à 23/03 
  • Taxa de inscrição: R$ 120,00
  • Data da prova: novo cronograma em breve
  • Resultado Final: novo cronograma em breve

Vestibular UFT – Fases e Provas

As provas serão realizadas em uma etapa única, dividida entre o período matutino e vespertino, e abordarão conhecimentos compatíveis com o nível de complexidade do Ensino Médio. O conteúdo programático também está disponível no edital. 

As provas, de caráter classificatório e eliminatório, serão divididas em:

  1. Prova de Conhecimentos
  2. Prova de Redação

Vestibular UFT – Estrutura da Prova 

A Prova de Conhecimentos terá 76 questões objetivas, cada uma com quatro alternativas e apenas uma correta. Os conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, serão cobrados no turno Matutino. A prova começa às 8h10 e o candidato terá 4 horas para realizá-la. 

Já os conteúdos de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias serão cobrados no turno Vespertino, também com 4 horas de duração e início às 14h40. 

A Redação será avaliada com base nos seguintes critérios de adequação relacionados:

  • Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
  • Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
  • Observação importante – A fuga total ao tema, a cópia total ou parcial da coletânea dos textos apresentados (quando for apresentado) ou o desenvolvimento de outro tipo de texto, que não o proposto, ANULAM a redação.
DisciplinaNúmero de Questões
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias24
Matemática e suas Tecnologias8
Ciências Humanas e suas Tecnologias20
Ciências da Natureza e suas Tecnologias24
Redação

Vestibular UFT – Critérios de Classificação

Segundo o edital, a nota final no Vestibular UFT será a soma das notas da prova de conhecimentos e redação. Será eliminado do concurso seletivo, o candidato que se enquadrar em qualquer uma das seguintes situações:

  1. obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das Notas de Áreas de Conhecimento (NAC);
  2. obtiver nota inferior a 3,00 (três) pontos na média entre as duas notas mais elevadas dadas pelos avaliadores na Prova de Redação em Língua Portuguesa (antes da aplicação do peso);
  3. faltar ou deixar de fazer qualquer prova do concurso seletivo.

Em caso de empate para o preenchimento da última vaga, prevalecerão os seguintes critérios, sucessivamente:

  1. maior número de pontos na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  2. maior número de pontos obtidos na Prova de Redação;
  3. persistindo o empate, terá preferência o candidato com mais idade.

Vestibular UFT – Locais de Prova 

No ato da inscrição, o candidato teve que indicar a cidade onde desejava realizar suas provas. A seguir, você confere as cidades onde serão aplicadas as provas da do Vestibular UFT 2020.2.

  • Araguaína
  • Arraias
  • Gurupi
  • Miracema
  • Palmas
  • Porto Nacional
  • Tocantinópolis
vestibular uft
Vestibular UFT: saiba onde serão aplicadas as provas do vestibular em Tocantins

Para mais informações e acesso ao conteúdo programático, leia o Edital do Vestibular UFT 2020.2 abaixo:

Vestibular UFT – Informações gerais

A Universidade Federal do Tocantins oferece mais de 50 cursos presenciais de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e tecnológicos. Além disso, são ofertados cinco cursos à distância e ainda cursos na modalidade semi-presencial para formação de professores (Parfor), além de Programas de Pós-Graduação stricto sensu – com 31 cursos de mestrado (19 acadêmicos e 12 profissionais) e seis doutorados -, além de diversas opções de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs).

A UFT utiliza dois métodos de seleção. O primeiro é o Vestibular UFT, seletivo próprio da instituição. Além disso, a Universidade oferta vagas pelo Sistema de Seleção Unificada, o SISU. Nesse caso, o processo é realizado em duas etapas. A primeira é gerenciada pela SESU/MEC e a outra pela UFT, da seguinte forma:

  • SISU
  • Lista de Espera SISU
  • Transferência de vagas para utilização da lista de suplentes do Vestibular
  • O Processo Seletivo Complementar (PSC)

UFT via Sisu

Para ingressar em um dos cursos oferecidos pela UFT, o candidato precisa se inscrever e prestar os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Prestando os dois dias de prova, o candidato deve acessar a plataforma do Sisu e se inscrever em um dos cursos ofertados pela instituição.

UFT via Lista de Espera do Sisu

Já pela Lista de Espera, os candidatos precisam manifestar interesse no sistema do Sisu. Todo o processo de seleção e divulgação dos aprovados na lista de espera, além da matrícula é de responsabilidade da Universidade Federal do Tocantins.

Quem não foi selecionado na chamada regular do SISU, e deseja continuar concorrendo às vagas, deve manifestar interesse em participar da Lista de Espera do SISU e na Lista de Espera da UFT. Em ambos os casos, o pedido deve ser feito via sistema online.

Lista de suplentes do Vestibular UFT

Na modalidade de transferência de vagas para utilização da lista de suplentes do Vestibular diz respeito ao remanejamento de vagas eventualmente remanescentes da Chamada Regular e/ou da Lista de Espera.

PSC – Processo Seletivo Complementar

Aplicado pela Universidade Federal do Tocantins, o PSC serve para o preenchimento de vagas remanescentes e oriundas do Sisu. Em resumo, as vagas que não foram preenchidas durante o processo de Seleção Unificada, são providas através deste seletivo.

O processo é exclusivo para quem participou de, pelo menos, uma das duas últimas edições do Enem.

Comece agora a estudar para o Vestibular UFT!

CURSOS UFT

Leia Mais…

Raquel Oshio

Raquel Oshio

Estudante do quinto período do curso de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estagiária da Estratégia Vestibulares e Estratégia Militares.

Deixe seu comentário!
Você também pode gostar:
Estudar para o vestibular é um desafio, mas nem por isso você precisa enfrentá-lo sozinho.
A Universidade Estadual de Londrina divulgou na quarta, dia 4 de junho, a 8ª lista
O período de pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular ITA terminou nesta
A Universidade Estadual de Ponta Grossa anunciou na segunda, dia 18 de maio, o cancelamento
A Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas também abriu as inscrições para o Vestibular do 2º