Banner Artigo

Vestibular UFPR: universidade adia seletivo para janeiro de 2021

Data 22/05/2020

A Universidade Federal do Paraná decidiu, nesta quarta-feira, dia 20 de maio, adiar a realização das provas do Vestibular UFPR. A nova data da prova objetiva ficou inicialmente agendada para ocorrer no dia 10 de janeiro de 2021. Até o dia 10 de agosto, o Núcleo de Concursos da UFPR irá confirmar ou postergar a data proposta.

Inicialmente a prova objetiva do seletivo deveria acontecer no dia 18 de outubro e a segunda fase, nos dias 22 e 23 de novembro. Dentre os motivos para adiar a realização do Vestibular UFPR 2021, a universidade destaca a dificuldade de se organizar uma infraestrutura que não coloque os candidatos e funcionários em risco de contaminação pelo coronavírus.

Você pode acessar abaixo o documento publicado pela UFPR com as justificativas do adiamento do Vestibular:

Presente no interior e no litoral do estado, a Universidade Federal do Paraná, ou UFPR, está entre as instituições mais importantes do país. Com mais de 100 anos, a Universidade demonstra sua importância e excelência. Prova disso é o resultado do Ranking Nacional das Universidades, elaborado anualmente pela Folha de São Paulo. Atrás apenas de instituições como a USP, Unicamp, UFMG e UFRJ, a UFPR ficou em 8º lugar entre as melhores instituições do país.

O jornalismo do Estratégia Vestibulares fez um levantamento do número de inscritos e vagas ofertadas pela instituição nos últimos anos. Entre os anos de 2015 e 2020, a edição que registrou o maior número de inscritos foi a edição de 2015/2016. Foram quase 59 mil candidatos disputando uma das quase 5 mil vagas.

Número de inscritos na UFPR

AnoInscritosVagas
2019/202038.4535.628
2018/201943.4975.421
2017/201846.9685439
2016/201754.9925.494
2015/201658.9344.886

Conheça a UFPR

Com cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, a Universidade Federal é dividida em sete campi. Oferta cursos das áreas de saúde, humanas e exatas na capital, litoral e interior do estado.

Hoje, são cerca de 28 mil estudantes matriculados. Além disso, há 89 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Segundo a instituição, tudo isso reflete o compromisso da UFPR com a valorização do conhecimento e da pesquisa como veículos insubstituíveis do desenvolvimento econômico, da inclusão social e da emancipação humana.

Saiba que é importantíssimo conhecer bem o processo seletivo da instituição em que você deseja ingressar. Além disso, uma preparação antecipada e a longo prazo é o mais recomendado. Isso te deixa um passo à frente de quem também está buscando uma vaga na universidade.

Por isso, criamos esse artigo, com todos os detalhes sobre o vestibular UFPR.

Vestibular UFPR – formas de ingresso

Quem deseja entrar para a Universidade Federal do Paraná tem à disposição dois dispositivos de acesso: o vestibular UFPR, próprio da instituição, e o Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. O processo seletivo que oferta o maior número de vagas é o vestibular da universidade.

Para se ter uma noção, o último seletivo ofertou 5.628 vagas. Logo em seguida, detalhamos como funciona o processo seletivo e as etapas do vestibular. Também descrevemos como funcionam as provas e as disciplinas que são cobradas.

Ingresso na UFPR

  • Sisu
  • Vestibular UFPR

Ingresso pelo SiSU/Enem

Para ingressar em um dos cursos ofertados pela UFPR por meio do SiSU, o candidato precisa se inscrever no Enem e prestar as provas que acontecem todos os anos. Normalmente aplicado no mês de novembro, o Enem possui duas provas realizadas em dois domingos consecutivos.

Ingresso pelo vestibular UFPR

Já para quem vai prestar o Vestibular UFPR, as vagas são oferecidas por curso, turno e período de ingresso. O quadro de distribuição das vagas entre os cursos é sempre disponibilizado no manual do candidato. Das vagas oferecidas, 50% serão destinadas à ampla concorrência.

Os outros 50% serão reservadas exclusivamente a candidatos que:

  • tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas ou que tenham certificado de conclusão emitido pelo Enem e Encceja;
  • estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência
  • estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo

Vestibular UFPR – as provas

As provas do vestibular UFPR são sempre aplicadas em duas fases realizadas em três dias distintos. Vamos detalhá-las nas seções a seguir:

Prova 1ª Fase

Com duração de 5 horas e 30 minutos, a prova da primeira fase é composta de 90 questões objetivas e realizada sempre no período da tarde. As questões da prova de Conhecimentos Gerais valerão um ponto cada uma. Essa fase é de caráter eliminatório e classificatório.

No formato de múltipla escolha, as questões terão cinco alternativas cada, das quais apenas uma deve ser assinalada. Em casos de dupla marcação, as respostas serão consideradas erradas.

DisciplinaNúmero de questões
Matemática9 questões
Física9 questões
Química9 questões
Biologia9 questões
Geografia9 questões
História9 questões
Língua Estrangeira8 questões
Português12 questões
Literatura Brasileira6 questões
Filosofia5 questões
Sociologia5 questões

Obras literárias cobradas

As questões de Literatura Brasileira cobram dos candidatos conhecimentos nas obras a seguir. Elas são selecionadas com o propósito de distinguir manifestações significativas no desenvolvimento de nosso processo literário.

  • 1. O Uraguai, Basílio da Gama
  • 2. Últimos Cantos, Gonçalves Dias
  • 3. Casa de Pensão, Aluísio de Azevedo
  • 4. Clara dos Anjos, Lima Barreto
  • 5. Sagarana, Guimarães Rosa
  • 6. Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto
  • 7. Nove Noites, Bernardo Carvalho
  • 8. Relato de um certo oriente, Miltom Hatoum

Prova 2ª Fase

Com duração de 4 horas e meia, a prova da segunda fase do vestibular UFPR consiste na aplicação de uma prova de Compreensão e Produção de Textos. A prova é comum a todos os candidatos que participarem dessa fase, além disso cada um também faz até duas provas específicas.

A prova de Compreensão e Produção de Textos será constituída de três questões discursivas, no valor de 20 pontos cada uma, que totalizarão 60 pontos.

Prova Específica

Os candidatos realizam ainda provas específicas: de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia. As provas são compostas de sete questões discursivas, de valor variável, totalizando 40 pontos. O valor de cada questão será informado junto ao enunciado no dia da prova.

Além da prova específica, é aplicada ainda a prova de habilidade específica para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e para os Cursos de Design Gráfico e de Design de Produto.

Vestibular Estendido

Matemática e estatística

O processo que seleciona alunos para os cursos de Estatística e Matemática tem três fases:

  • Primeira Fase: constituída da prova de Conhecimentos Gerais, conforme descrita para os demais candidatos;
  • Segunda Fase: constituída da prova de Compreensão e Produção de Textos
  • Terceira Fase: constituída de duas disciplinas específicas para o Curso de Estatística e de quatro disciplinas específicas para o curso de Matemática

Cada uma das disciplinas específicas que compõem a terceira fase terá valor de 100 pontos. Para o curso de Matemática, será considerado reprovado e, portanto, eliminado o candidato que obtiver média inferior a 50 pontos.

Para o Curso de Estatística, por sua vez, será considerado reprovado e, portanto, eliminado do Processo Seletivo o candidato que obtiver média inferior a 50 pontos em pelo menos uma das disciplinas.

Prova de Habilidade Específica

A prova de habilidade Específica do Vestibular UFPR, aplicada para o curso de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Produto terão, cada uma, o valor de 40 pontos. As provas serão constituídas de desenhos, conforme indicação no Programa de Provas.

No dia da prova, os candidatos precisarão levar:

  • lápis ou lapiseiras com grafites de diferentes graus de dureza (preferencialmente da série B),
  • borracha
  • jogos de canetas/marcadores coloridos
  • jogo de lápis de cor
  • estilete e/ou apontador e/ou lixa
  • esfuminho e/ou algodão (opcional)

Será proibida a utilização de material com anotações referentes ao objeto de avaliação. A duração da Prova de Habilidade Específica para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Produto será de 5 horas.

Para o curso de Música, são aplicadas duas provas específicas: uma Prova Teórica Objetiva e uma Prova Prática, tendo como objetivo a avaliação de conhecimentos básicos da área de música.

CURSO PARA VESTIBULAR

Leia Mais…

Avatar

Coordenação Estratégia

Nós somos o Estratégia Vestibulares, o mais moderno e revolucionário preparatório para vestibulares e Enem que você já conheceu. Estaremos na sua caminhada rumo à aprovação. #VemSerCoruja

Deixe seu comentário!
Você também pode gostar:
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga nesta quarta-feira, 15 de janeiro, o resultado final
O Estratégia Vestibulares realizou a 2° edição do Simulado UFPR de 2020, no dia 5
Aqueles que sonham em fazer Medicina já sabem: muito estudo e dedicação são essenciais! Pensando
O Estratégia Vestibulares realizou o 1° dia do Simulado ENEM, no dia 27 de junho,
A Universidade Estadual de Ponta Grossa anunciou na quinta, dia 2 de julho, que as