Banner Artigo

Vestibular UERJ: 1º Exame de Qualificação é suspenso

Data 31/03/2020

O Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro comunicou na segunda, 30 de março, que o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual de 2021 está suspenso. A medida será válida enquanto durar a paralisação das atividades presenciais da Universidade.

Um novo calendário de provas será divulgado assim que os decretos governamentais suspenderem o isolamento social que foi instituído em virtude da pandemia do COVID-19. A UERJ aplica as provas de seu processo seletivo em duas edições. A primeira prova do Exame de Qualificação estava prevista para acontecer no dia 7 de junho e a segunda no dia 13 de setembro. Já as provas discursivas deveriam acontecer no dia 29 de novembro.

Ainda no mês de janeiro, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro divulgou quais seriam as obras literárias cobradas como repertório no Vestibular 2021. Cada etapa da seleção conta com um livro diferente como literatura obrigatória.

EventoObraAutor
Prova 01 Triste fim de Policarpo QuaresmaLima Barreto
Prova 02 Assim na terra como embaixo da terraAna Paula Maria
Exame Discursivo 1984George Orwell
Os SonetosLuiz de Camões

Vestibular UERJ 2021

  • 1º Exame de Qualificaçãoa ser divulgado
  • 2º Exame de Qualificaçãoa ser divulgado
  • Exame Discursivo a ser divulgado

Conheça a UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro começou em 1950 com a fundação da Universidade do Distrito Federal (UDF). Criada a partir da fusão da Faculdade de Ciências Econômicas, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette e da Faculdade de Ciências Médicas, a UERJ cresceu, incorporando e criando novas unidades com o passar dos anos.

Classificada como a 13ª melhor instituição pública, a UERJ com certeza é uma grande oportunidade para quem sonha com o ensino superior público de qualidade. Com quase 70 anos de história, a UERJ firmou-se como uma das principais universidades do país.

A UERJ oferece 32 cursos de graduação entre bacharelado e licenciatura. Os cursos acontecem em 30 unidades acadêmicas, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende e São Gonçalo.

Além disso, a instituição conta com cursos de mestrado, doutorado, cursos de extensão e muito mais. Atualmente, são mais de 34 mil estudantes matriculados na instituição.

CURSO UERJ

Infográfico: UERJ

Como ingressar na UERJ?

A única forma de ingresso na instituição é por meio do Vestibular UERJ, processo seletivo próprio da universidade. Diferente de outras instituições, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro não aderiu ao Enem como dispositivo de seleção de novos alunos.

O processo seletivo também serve como ingresso ao curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Os interessados em seguir a carreira de bombeiro devem participar, além das etapas do concurso, das provas do vestibular UERJ.

Na primeira fase do Vestibular UERJ, o candidato pode optar por fazer o 1º Exame de Qualificação ou o 2º Exame de Qualificação, numa data posterior. Porém, se assim desejar, o candidato pode escolher fazer os dois Exames de Qualificação. É necessário fazer uma inscrição específica para cada uma das provas.

Além disso, a aprovação no Exame de Qualificação não implica a inscrição automática para o Exame Discursivo, que corresponde à 2ª fase do Vestibular UERJ. O candidato precisa realizar, obrigatoriamente, uma nova inscrição na fase discursiva do Processo Seletivo. Todas as datas serão divulgadas pela UERJ.

Os números da UERJ

Fonte: UERJ

Sistema de Cotas na UERJ

Em cumprimento à Lei Estadual nº 8121/2018, que dispõe sobre o sistema de cotas, fica reservado, para os candidatos comprovadamente carentes, o percentual de 45% das vagas oferecidas na UERJ, distribuído pelos seguintes grupos de cotas:

  • a) 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas;
  • b) 20% para estudantes oriundos de ensino médio da rede pública de ensino;
  • c) 5% para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

1ª Fase do Vestibular UERJ

A prova do Exame de Qualificação tem como objetivo avaliar as habilidades e as competências fundamentais para o ingresso no ensino superior. Os candidatos são testados a partir da aplicação de uma prova composta de questões objetivas de múltipla escolha.

A prova geralmente acontece na parte da manhã e os candidatos têm, no máximo, 4 horas para responder às questões. As disciplinas cobradas são:

  • a) Linguagens;
  • b) Matemática;
  • c) Ciências da Natureza;
  • d) Ciências Humanas.

De acordo com o número de acertos na prova, o candidato recebe um dos 5 conceitos mostrados no quadro abaixo, que determinam, ou não, sua aprovação.

Imagem: UERJ

2ª Fase do Vestibular UERJ

O Exame Discursivo, que compõe a segunda fase do Processo Seletivo, é aplicado somente para os candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos Exames de Qualificação do Vestibular UERJ. Realizado em apenas um dia, normalmente pela manhã e com duração de 5 horas, o Exame Discursivo é composto de três provas discursivas.

A primeira delas consiste na produção de Redação em Língua Portuguesa. Essa prova é comum a todos os candidatos e para todos os cursos. Além dessa, outras duas provas de disciplinas específicas são aplicadas. As disciplinas variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Cada prova vale 20 pontos.

Critérios de eliminação na UERJ

O Exame Discursivo vale 80 pontos, que correspondem ao somatório da pontuação obtida nas três provas, considerando seus respectivos pesos. É eliminado o candidato que obtiver zero em qualquer uma das três provas do Exame Discursivo.

Aprovação

A aprovação do candidato se dá a partir do somatório das notas no Exame Discursivo e da pontuação recebida no Exame de Qualificação. No total, as duas provas somam 100 pontos. De acordo com o conceito obtido no Exame de Qualificação, o candidato receberá a seguinte pontuação:

  • a) conceito A – 20 (vinte) pontos;
  • b) conceito B – 15 (quinze) pontos;
  • c) conceito C – 10 (dez) pontos;
  • d) conceito D – 5 (cinco) pontos.

São eliminados os candidatos que obtiverem, como resultado final, um total menor do que 20 pontos. O desempate levará em conta os seguintes critérios:

  • 1º) maior número de pontos no Exame Discursivo;
  • 2º) maior número de pontos na prova específica de peso 2;
  • 3º) maior número de pontos na prova específica de peso 1;
  • 4º) maior número de acertos no Exame de Qualificação.

CURSO UERJ

Leia mais…

Avatar

Coordenação Estratégia

Nós somos o Estratégia Vestibulares, o mais moderno e revolucionário preparatório para vestibulares e Enem que você já conheceu. Estaremos na sua caminhada rumo à aprovação. #VemSerCoruja

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, divulgou ainda no mês de janeiro a
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, divulgou na noite de quarta-feira, 22 de
Na passagem do século XIX para o XX, uma classe operária foi se formando nas
Com o final do governo Campos Sales, o quarto da chamada República Velha, o paulista
Apesar de vitorioso nas urnas, o governo do paulista Prudente de Morais já se mostraria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *