Banner Artigo

Vestibular UDESC: inscrições na edição de inverno iniciam dia 29/06

Data 29/06/2020

Postado por Raquel Oshio

A Universidade do Estado de Santa Catarina iniciou as inscrições em seu Vestibular de Inverno Especial nesta segunda, dia 29 de junho. As inscrições para o vestibular devem ser feitas pela internet, entre os dias 29 de junho e 21 de agosto. Os resultados do seletivo estão previstos para serem divulgados no dia 14 de setembro. Serão ofertadas 1.040 vagas em 37 cursos de graduação, com ingresso no segundo semestre deste ano.

A UDESC publicou, na última quinta, dia 25 de junho, o Edital do Vestibular de Inverno 2020 – Processo Seletivo Especial. Não haverá taxa de inscrição e os candidatos poderão escolher entre três opções de avaliação. As medidas foram adotadas por conta da impossibilidade de realização de provas presenciais durante a pandemia do coronavírus. Os candidatos podem optar por apenas uma das formas de seleção abaixo:

  • Nota Geral do Enem: apenas para pessoas que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio nos anos de 2016, 2017 e 2018.
  • Média Final do Vestibular da UDESC: apenas para aqueles que prestaram a prova do Vestibular de Inverno 2019 ou do Vestibular de Verão 2020 da UDESC. Além disso, o candidato precisa ter sido classificado em lista de espera, porém, não ter conseguido vaga em convocações posteriores. Como apenas a nota será utilizada, se o candidato desejar, poderá concorrer para um curso diferente do que tinha escolhido nas edições anteriores.
  • Média final geral de conclusão do ensino médio: apenas para candidatos que já concluíram o ensino médio, ou realizaram a prova de proficiência do ENCCEJA.

Cada curso ofertará um número de vagas específico por meio de cada uma das modalidades listadas acima. Além disso, segundo as políticas afirmativas na universidade, 30% das vagas ofertadas em cada modalidade será destinada aos candidatos cotistas. As listas de vagas oferecidas por curso estão detalhadas no Edital, assim como os procedimentos de inscrição para cada uma das modalidades.

Você pode baixar o PDF do Edital do Vestibular de Inverno 2020 – Processo Seletivo Especial abaixo!

Atenção! É da responsabilidade do candidato acompanhar as páginas da UDESC na internet para receber as informações sobre o seletivo. A instituição não mandará e-mails informativos para os candidatos.

Cronograma Vestibular de Inverno UDESC

  • Inscrições: 29/06 à 21/08
  • Taxa: nenhuma
  • Primeira chamada: 14/09

Quer conhecer mais sobre a UDESC? O Estratégia Vestibulares reuniu as principais informações sobre a Universidade para te ajudar a conseguir sua vaga dos sonhos. 

CURSO UDESC

Sobre a UDESC 

A Universidade do Estado de Santa Catarina foi fundada em 1965 e é considerada uma das melhores estaduais do país. Estruturada em uma formação de multicampi, a UDESC tem 12 unidades espalhadas por nove cidades do Estado de Santa Catarina, além de 32 polos de apoio presencial para os alunos EAD. 

Fonte: site UDESC

Atualmente, a UDESC tem 15 mil alunos matriculados e oferece cerca de 3 mil vagas por ano, sendo 20% delas para quem cursou o Ensino Médio em escola pública e 10% para cotas raciais. Cada um dos seis campi oferece um conjunto diferente de cursos, de acordo com o perfil socioeconômico e cultural das regiões em que estão inseridos. São 59 cursos de graduação e 48 de doutorado e pós-graduação. Confira abaixo, as áreas que cada campus abrange: 

  • Campus I: em Florianópolis; cursos voltados à educação e ao setor terciário da economia e da prestação de serviços.
  • Campus II: em Joinville e São Bento Sul; cursos para atender a demanda de mão de obra qualificada do setor industrial, como engenharias e Informática, além de licenciaturas.
  • Campus III: em Lages; cursos como Medicina Veterinária e Agronomia.
  • Campus IV: no Oeste; cursos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Zootecnia, além da recém-aprovada Engenharia Química.
  • Campus V: em Ibirama e Balneário Camboriú; cursos de Engenharia de Software, Administração Pública e Engenharia de Petróleo.
  • Campus VI: em Laguna; cursos de Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas e Arquitetura e Urbanismo.

Além disso, a UDESC ainda conta com um Hospital Veterinário, Laboratório de DNA, uma Escola Clínica de Fisioterapia, o Museu da Escola Catarinense, a Editora Universitária, o Escritório de Direito Autorais e três emissoras de rádio FM. 

Como ingressar?

Aqueles que desejam entrar na UDESC podem concorrer pelos Vestibulares de Inverno e Verão, realizados no começo e no fim do ano, respectivamente. Os candidatos também têm a possibilidade de participar do processo seletivo por meio do SISU, que preenche até 25% das vagas oferecidas anualmente pela universidade. 

No ato de inscrição, o aluno precisará escolher um dos locais abaixo para realizar a avaliação: 

  • Balneário Barra do Sul
  • Balneário Camboriú
  • Chapecó
  • Florianópolis
  • Ibirama
  • Joinville
  • Lages
  • Laguna
  • São Bento do Sul

As provas do Vestibular UDESC são compostas de questões objetivas, cada uma com cinco alternativas e apenas uma correta, além de uma redação. A avaliação é dividida em duas etapas que acontecem no mesmo dia. A primeira é a etapa Matutina, com início às 9h e término às 12h30. O candidato tem 3 horas e meia de prova para resolver 14 questões de Matemática, 14 de Biologia, 8 questões de Língua Estrangeira e 14 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 

Já na etapa Vespertina, que acontece das 15h às 19h30, o aluno tem 4 horas e meia para escrever uma Redação e responder 14 questões de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia. Se o candidato não comparecer a qualquer uma das etapas, será automaticamente eliminado. Aqueles que concorrerem a vagas nos cursos de Música e Teatro ainda precisarão fazer uma prova de Habilidades Específicas. 

Para não ser eliminado na prova, o aluno deve acertar, no mínimo, 10% das questões objetivas. Se você deseja se preparar melhor para o Vestibular UDESC, o Estratégia Vestibulares oferece cursos preparatórios para os principais vestibulares do país, inclusive para essa instituição. Confira abaixo nossos pacotes! 

CURSO UDESC

A instituição também é fácil de ser encontrada nas principais redes sociais. 

Leia também…

Raquel Oshio

Raquel Oshio

Estudante do quinto período do curso de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estagiária da Estratégia Vestibulares e Estratégia Militares.

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Por causa da pandemia de Covid-19, os vestibulares de ingresso ao Ensino Superior precisaram inovar
A Universidade Presbiteriana Mackenzie alterou a forma do Vestibular Mackenzie 2020/2 de ingresso nos campi
A Universidade Federal de Roraima anunciou na noite de sexta, dia 5 de junho, a
Em nota publicada na terça-feira, 21 de abril, a Universidade Estadual do Maranhão declarou que
O Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro comunicou na

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *