Vestibular ITA: os detalhes sobre o seletivo mais difícil do país

Data 04/11/2019

Postado por Fernando Brito

vestibular ita

O vestibular de acesso aos cursos do ITA, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, tem a fama de ser um dos mais difíceis do país. E você, provavelmente, já deve ter ouvido alguém falar isso. Se você sonha em ingressar na instituição e vencer o seletivo mais difícil do país, então esta página foi criada para você.

Reunimos todos os detalhes sobre o Vestibular ITA nesta página. Por isso, sugerimos que salve-a em seus favoritos e consulte-a sempre que julgar necessária. Informamos ainda que todos os fins de semana acontecem simulados gratuitos. Confira a programação no artigo Simulado ITA e participe.

Conheça o ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é um órgão federal subordinado ao Comando da Aeronáutica e parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A instituição fica localizada em São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, a 85 Km da capital e a 320 Km do Rio de Janeiro.

Cursos de Graduação

Os alunos de graduação recebem ensino e alimentação gratuitos ao longo dos cinco anos de curso, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus. O ITA oferece 6 cursos de graduação:

  • Engenharia Aeroespacial
  • Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia Civil-Aeronáutica
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Cursos de Pós-graduação

O ITA oferece cursos de Mestrado e Doutorado por meio de cinco programas de pós-graduação, subdivididos em 20 áreas de concentração:

Engenharia Aeronáutica e Mecânica
  • Projeto Aeronáutico, Estruturas e Sistemas Aeroespaciais
  • Propulsão Aeroespacial e Energia
  • Materiais, Manufatura e Automação
Ciências e Tecnologias Espaciais
  • Física e Matemática Aplicadas
  • Propulsão Espacial e Hipersônica
  • Química dos materiais
  • Sensores e Atuadores Espaciais
  • Sistemas Espaciais, Ensaios e Lançamentos
  • Gestão Tecnológica
Engenharia Eletrônica e de Computação
  • Dispositivos e Sistemas Eletrônicos
  • Informática
  • Microondas e Optoeletrônica
  • Sistemas e Controle
  • Telecomunicações
Física
  • Física Atômica e Molecular
  • Dinâmica Não-linear e Sistemas Complexos
  • Física Nuclear
  • Física de Plasmas
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica]
  • Infra-Estrutura Aeroportuária
  • Transporte Aéreo e Aeroportos

O ITA também oferece o Mestrado Profissional, um curso de pós-graduação stricto sensu em parceria com empresas, e cursos de pós-graduação lato sensu dependendo das demandas das Forças Armadas e do mercado. Boa parte dos estudantes de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado recebem bolsas de estudo de agências de fomento ou empresas.

Vagas ofertadas no Vestibular ITA 2020

Carreira MilitarNúmero de Vagas
Optantes25 vagas
Não-optantes95 vagas
TOTAL120 vagas

Requisitos para entrar no ITA

Não há idade mínima para quem deseja entrar no ITA. É preciso que o candidato tenha concluído ou esteja concluindo o ensino médio no ano da inscrição. É necessário também que o candidato tenha idade máxima de 23 anos de idade até o último dia do ano em que ele está prestando o vestibular.

Candidatos cursando o 2º ano do ensino médio podem se inscrever no vestibular e participar do Processo Seletivo, mas os mesmos não concorrem às vagas. Os candidatos nesta situação prestarão as provas apenas como treineiros. Esta é uma boa oportunidade para testar sua preparação antes do grande dia.

Conte com nossos simulados. Eles também te ajudam nesse processo.

Bolsa de estudo

O Comando da Aeronáutica (COMAER) concede aos alunos do ITA, em sua sede, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. A residência no Campus do DCTA é facultativa. São assegurados aos alunos, enquanto na condição de militares, os serviços médicos e odontológicos prestados pelo Esquadrão de Saúde de São José dos Campos (ES-SJ).

Aos alunos comprovadamente carentes, a residência poderá ser concedida com isenção de pagamento, mediante prestação de serviço voluntário, de caráter acadêmico ou social, na forma de apoio a atividades do ITA, sem prejuízo dos seus encargos acadêmicos.

Os benefícios de moradia, alimentação e de atendimento ambulatorial médico-odontológico não são extensivos a eventuais dependentes dos alunos.

O curso de graduação

O Curso de Graduação em Engenharia no ITA tem duração de 5 anos, dos quais os 2 primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os 3 (três) últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.

Durante a realização do curso, o aluno que ocupar vagas de optantes ao QOEng da Ativa e desistir da carreira militar será, no ato da desistência, desligado do ITA e, consequentemente, da Aeronáutica, sendo obrigado, inclusive, a indenizar o COMAER pelas despesas realizadas consigo durante o curso.

A preparação de Oficiais da Reserva

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ) tem por missão formar Aspirantes-a-Oficial da Reserva da Aeronáutica de 2ª Classe, por meio do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

Com o objetivo de prover a Reserva Técnica da Aeronáutica em conformidade com o disposto na Lei nº 6.165/1974 e no Decreto nº 76.323/1975, todos os candidatos aprovados no Exame de Escolaridade ao ITA 2020 e classificados no número de vagas existentes, de ambos os sexos, serão matriculados compulsoriamente no CPOR.

Todos os alunos do CPOR são militares e remunerados de acordo com a Tabela de Soldos dos Militares das Forças Armadas, na condição de Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva. Trajam uniformes, participam de instruções e formaturas militares e prepararam-se para o Oficialato, cumprindo, quando for o caso, o serviço militar em nível compatível com sua aptidão técnico-profissional.

Fases do Vestibular ITA

Nesta seção, você vai entender bem como funciona o Vestibular ITA. Se você deseja ingressar na instituição, saiba que os candidatos inscritos são avaliados em três fases. E, como bem sabe, o processo seletivo é um dos mais difíceis do país.

Preparar-se com antecedência é no mínimo o mais recomendável nesses casos. Como dito, são três fases relacionadas e descritas a seguir:

  • 1ª Fase: Prova Objetiva
  • 2ª Fase: Prova Discursiva
  • 3ª Fase: Inspeção de Saúde

1ª Fase – Prova Objetiva

A primeira fase do Vestibular ITA deve acontecer no dia 1º de dezembro de 2019, no turno da manhã. Os candidatos terão 5 horas para responder a uma prova objetiva composta de 70 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, distribuídas da seguinte maneira:

DisciplinasQuestões Objetivas
Matemática15 questões
Física15 questões
Química15 questões
Inglês10 questões
Português15 questões

2ª Fase – Prova Dissertativa

Já a segunda fase acontece em dois dias, 12 e 13 de dezembro de 2019. No primeiro dia, os candidatos respondem a 20 questões dissertativas, sendo 10 de Matemática e 10 de Química. No segundo dia, os candidatos prestam ainda uma prova composta de 10 questões de Física e uma Redação de até 28 linhas.

DisciplinasQuestões Dissertativas
Matemática10 questões
Química10 questões
Física10 questões
Redação1 com até 28 linhas

A proposta de redação do vestibular do ITA pode ser composta de textos verbais, não verbais (foto ou ilustração, do tipo charge ou tira) ou ambos. A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo, coerente, claro e escrito de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

A avaliação da redação do vestibular do ITA obedece a cinco critérios, que, somados, totalizam 10,0 pontos.

3ª Fase – Inspeção de Saúde

O candidato deverá ter, necessariamente, condições psicofísicas para matrícula no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Nesta fase são verificadas essas condições a fim de comprovar a não existência de patologia ou característica que venha impedir a matrícula no CPOR.

Obras literárias

As obras literárias recomendadas para o Vestibular ITA 2020 são:

  • O Alienista, de Machado de Assis,
  • A Hora e Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa
  • São Bernardo, de Graciliano Ramos

Vestibular ITA: locais de provas

BelémNatal
Belo HorizontePorto Alegre
BrasíliaRecife
CampinasRibeirão Preto
Campo GrandeRio de Janeiro
CuiabáSão José dos Campos
CuritibaSão José do Rio Preto
FortalezaSalvador
GoiâniaSão Luís
Juiz de ForaSão Paulo
LondrinaTeresina
ManausVitória 

Vestibular ITA: em azul, estados onde acontecem as provas do ITA

Estatísticas do Vestibular ITA

Inscritos no Vestibular ITA 2019

O ITA registrou no último processo seletivo mais de 10 mil candidatos inscritos com índice de abstenção às provas de 13,8%. Desses, 2.470 eram do sexo feminino, um total de 22,9%. Entre os que concorreram às vagas, 22% vieram de escolas estaduais, 10% de escolas federais, 1% de escolas municipais e 67% de escolas particulares.

CursoCandidatos
Engenharia Aeroespacial3.054
Engenharia Aeronáutica2.122
Engenharia Civil-Aeronáutica829
Engenharia de Computação2.171
Engenharia Eletrônica992
Engenharia Mecânica-Aeronáutica1.620
TOTAL10.788 inscritos

Média na última prova

ProvaMédia
Física6,87
Português6,05
Inglês7,72
Matemática8,84
Química7,70
Média Geral (sem inglês)7,37

Nota de corte na última prova

  • Vagas Ordinárias: 7,0616
  • Vagas Privativas:  7,0333

Comece agora a estudar para o Vestibular ITA!

CURSO ITA

Fernando Brito

Fernando Brito

Jornalista com experiência em web, TV, impresso, assessoria de comunicação, mídias sociais, cerimonial e media training. Atualmente é responsável pelo jornalismo do Estratégia Vestibulares, atuando como coordenador de conteúdo.

One thought on “Vestibular ITA: os detalhes sobre o seletivo mais difícil do país”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Você sabe o que é Modernidade? Saiba que esse é um conteúdo bastante recorrente em
Foram mais de 129 mil candidatos inscritos no Vestibular FUVEST em 2019. O número corresponde
Já pensou em estudar no Instituto Militar de Engenharia e se tornar um Engenheiro formado
Que tal colocar em teste a sua preparação para o vestibular que você tanto sonha
Nas provas de vestibular de um modo geral, o termo etnocentrismo tem ganhado crescente importância

One thought on “Vestibular ITA: os detalhes sobre o seletivo mais difícil do país”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *