Vestibular Fuvest: saiba todos os detalhes sobre o seletivo da USP

Data 04/11/2019

Postado por Fernando Brito

Foram mais de 129 mil candidatos inscritos no Vestibular FUVEST em 2019. O número corresponde um crescimento de 2 mil candidatos em comparação com o registrado na edição de 2018 da seleção de acesso aos cursos da Universidade de São Paulo, a USP.

Este ano são mais de 11 mil vagas. Dessas, 75% vão para o vestibular próprio da instituição. Um número que passa de 8 mil vagas. Os outros 25%, pouco mais de 3 mil vagas, são destinadas para o Exame Nacional do Ensino Médio, através do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação

Sabemos que não é tarefa fácil concorrer na seleção da melhor instituição do país, segundo o Academic Ranking of World Universities 2019 (ARWU). É preciso conhecer bem o maior processo seletivo, ficando atrás apenas do ENEM, em termos de número de inscritos.

Por isso, para deixar você bem informado sobre essa grande oportunidade de entrar no Ensino Superior público, criamos esta página com todas as informações sobre a seleção. Aqui você vai encontrar as etapas, das fases, provas e o que é mais cobrado no Vestibular FUVEST.

Vestibular Fuvest status atual

A Fundação para Vestibular, FUVEST, instituição que organizadora do vestibular da USP, divulgou o número de inscritos no Vestibular FUVEST 2020. O número total de inscritos no vestibular é de 129.148 mil inscritos, considerando candidatos disputando uma das 8.317 vagas, e “treineiros”.

Os cursos mais concorridos para o próximo ano letivo são os de Medicina, campus de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. Já aquelas com o menor número de inscritos são Engenharia de Biossistemas, Biblioteconomia e Ciência da Informação e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental.

De acordo com a Fuvest, o número corresponde a um crescimento comparado à edição anterior, que contou com 127.786 inscrições. O Processo Seletivo visa selecionar novos alunos para o ano letivo de 2020 da Universidade de São Paulo, USP,

Vestibular Fuvest – calendário

Quem sonha com uma vaga no Ensino Superior não pode perder o cronograma de realização do vestibular. Acompanhar o calendário da instituição é primordial. Datas como período de inscritos e pagamento da taxa são importantíssimas. Deixar passar pode comprometer a sua participação.

Acompanhe, a seguir, as principais datas do Vestibular FUVEST 2020. Você encontra, também, o Manual do Candidato, com todos os detalhes sobre o vestibular da USP. É só baixar gratuitamente clicando no link a seguir.

  • Inscrições: 12/08 a 20/09/2019
  • Isenção da taxa: encerrado
  • Taxa: R$182,00
  • Prova 1ª Fase: 24/11/2019
  • Prova 2ª Fase: 05 e 06/01/2020
  • 1ª Chamada: 24/01/2020

Vestibular Fuvest – 8.317 vagas

As inscrições para o vestibular FUVEST 2020 já estão encerradas. Mas, se você está buscando ficar informado para a próxima seleção, é importante saber de uma coisa: no ato da inscrição, você deverá optará por uma das seguintes modalidades de concorrência:

  • I – Ampla Concorrência (AC): vagas disponibilizadas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum outro pré- -requisito;
  • II – Ação Afirmativa EP: vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
  • III – Ação Afirmativa PPI: vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

Para o ano letivo de 2020, a USP disponibilizou os seguintes quantitativos de vagas distribuídas para cada modalidade.

Ampla ConcorrênciaEPPPI
5.424 vagas1.8571.036

No ato da inscrição no Vestibular Fuvest 2020, o candidato optará, ainda:

  • I – pela carreira desejada;
  • II – pelos cursos da carreira, em ordem de preferência, quando houver mais de um curso na carreira, até o máximo de 4 (quatro) cursos, exceto na carreira de Música – ECA (São Paulo), em que poderá se inscrever em 1 (um) curso somente;
  • III – pela modalidade de concorrência: Ampla Concorrência, ou Ação Afirmativa EP ou Ação Afirmativa PPI nos termos do artigo 10 desta Resolução.

Estatísticas de Inscritos

A seguir, você encontra um levantamento que a equipe de jornalismo do Estratégia Vestibulares fez do número de vagas, inscritos e a concorrência dos últimos sete anos.

EdiçãoVagasInscritosDemanda por vaga
20141105714763413,35
20151105712697811,48
20168854128581‬14,52
2017873412398614,19
2018840212474114,84
2019836211635713,91
2020831711701914,06

O que é a Fuvest?

A Fuvest é a instituição responsável por aplicar e selecionar a maior parte dos alunos para os cursos de graduação da USP. As inscrições para esse que é um dos vestibulares mais concorridos do país, em termos de números de inscritos, são realizadas apenas uma vez por ano.

Por isso, é necessário que se tenha um preparo a longo prazo. Para o ingresso em 2019, o processo oferece 8.362 vagas nos cursos da Universidade, em todas as áreas do conhecimento, oferecidos em São Paulo e em seis cidades do interior e do litoral paulista.

Quem pode prestar o Vestibular Fuvest?

Pode prestar o Vestibular Fuvest todo e qualquer vestibulando que já tenha concluído ou vão concluir o ensino médio ou curso equivalente no ano de 2019. Podem participar, também, pessoas que já possuem diploma de curso superior ou que estejam em formação.

Quem não se enquadra nesses requisitos, como os estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio, também pode prestar o exame. Nesse caso, será na condição de “treineiro”. A participação desses candidatos é apenas para avaliar conhecimentos, ou seja, o aluno não concorre a nenhuma vaga.

Vestibular Fuvest – como é a prova?

Os candidatos inscritos no Vestibular FUVEST passam por um Processo Seletivo composto de duas fases, explicadas a seguir:

1ª Fase

Na primeira fase, os candidatos são avaliados a partir da aplicação de uma Prova Objetiva, composta de 90 questões de múltipla escolha. Cada questão vale 1,0 ponto (um ponto). As questões cobram dos candidatos conhecimentos nas disciplinas a seguir relacionadas.

  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Inglês
  • Matemática
  • Português
  • Química
  • Questões interdisciplinares

2ª Fase

Na segunda fase, os candidatos respondem a duas provas dissertativas. A primeira prova é composta de 10 questões de português e uma redação. Já a segunda prova é composta de 12 questões.

Nessa segunda prova, as questões versam sobre conhecimentos entre duas e quatro disciplinas. E isso vai depender da carreira escolhida (se forem duas disciplinas, são seis questões para cada uma delas. No caso de três disciplinas, há quatro perguntas.

Se forem quatro disciplinas, são três questões). No caso de três disciplinas, há quatro perguntas. Se forem quatro disciplinas, são três questões).

Prova de Habilidades Específicas

Para quem opta pelo curso de Música – ECA São Paulo e Ribeirão Preto, de Artes Visuais e Artes Cênicas ainda é preciso realizar outra prova: a de habilidades específicas. Cada curso tem um calendário próprio que deve ser divulgado posteriormente pela Fuvest.

Cada uma das 2 provas valerá 100 pontos. Na prova do 1º dia, a Redação valerá 50 pontos e as questões de Português, todas de igual valor, totalizarão 50 pontos. Todas as questões componentes da prova do 2º dia terão igual valor.

Critérios de eliminação

Os candidatos que obtiverem menos de 30% do valor da prova da 1ª fase são eliminados e ficam impossibilitados de participarem da 2ª Fase. Será eliminado, ainda, do Vestibular Fuvest o candidato que receber nota 0 (zero):

  • I – Na Redação;
  • II – No conjunto das questões de Português;
  • III – Na Prova de disciplinas específicas.

Quantos prestam a 2ª Fase?

São convocados para a 2ª fase do Vestibular Fuvest os candidatos mais bem classificados. O número de classificados corresponde a 4 vezes o número de vagas em cada carreira e modalidade de concorrência (AC, EP e PPI).

Ocorrendo empate na última colocação correspondente a cada carreira e modalidade de concorrência (AC, EP e PPI), serão admitidos, para a 2ª fase, todos os candidatos nessa condição.

CategoriaVagasConvocados para a 2ª Etapa
AC5.42421.696
EP1.8577.428
PPI1.0364.144

Obras literárias que caem na Fuvest

Como todas as instituições de ensino, a Fuvest cobra uma lista de obras literárias que devem entrar na leitura obrigatória. O aluno precisa prestar as provas com conhecimento dessas obras. Inclusive, a Fuvest divulgou a lista das leituras obrigatórias dos anos de 2020, 2021 e 2022.

As obras, inclusive, já foram aprovadas pela Pró-Reitoria de Graduação da USP. Os títulos integram o conteúdo programático para a prova de Português e são representativas dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa.

Entre os que devem estar no seu diário de leitura estão títulos de autores como: Cecília Meireles, Gregório de Matos, Fernando Pessoa, Mia Couto e Bernardo Carvalho. Estes são autores “estreantes” nas listas de leituras obrigatórias da Fuvest.

Comparando o processo seletivo de 2020 com o ano anterior, há livros diferentes: Quincas Borba substitui Memórias Póstumas de Brás Cubas, ambos de Machado de Assis. Angústia, de Graciliano Ramos,entra no lugar de Vidas Secas, do mesmo autor. Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos, passa a ser cobrado, e Iracema, de José Alencar, sai da lista.

Nos vestibulares de 2021 e 2022, haverá troca de pelo menos seis obras.

Relação completa de obras e autores

Obra LiteráriaAutor
Poemas EscolhidosGregório Matos
Quincas BorbaMachado de Assis
Claro EnigmaCarlos Drummond de Andrade
AngústiaGraciliano Ramos
A RelíquiaEça de Queirós
MayombePepetela
SagaranaGuimarães Rosa
O CortiçoAluísio de Azevedo
Minha Vida de MeninaHelena Morley

Se você não sabe como estudar obras literárias para vestibular, saiba que a prof. Luana Signorelli criou um artigo incrível com dicas infalíveis. Dá uma olhada no material que ela produziu.

Locais de provas

Em 2019, as provas do Vestibular USP estão previstas para acontecer nos dias 24 de novembro, 05 e 06 de janeiro de 2020. No dia 24/11, acontece a 1ª fase do Vestibular Fuvest 2020. Já no dia 05 e 06 de janeiro, acontecem as provas da 2ª fase do exame.

Em 2018, as provas para o Vestibular Fuvest 2019 foram aplicadas nas seguintes localidades…

  • São Paulo
  • Bauru
  • Lorena
  • Piracicaba
  • Pirassununga
  • Ribeirão Preto
  • São Carlos
  • Santos
fuvest 2020 mapa de são paulo indicando os locais de realização e aplicação das provas
Fonte: Jornal USP
  • Azul:campi da USP
  • Cinza: Grande São Paulo
  • Amarelo: Interior

Locais de prova – São Paulo

Grande São Paulo: São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

Locais de prova – Interior

Araçatuba*, Barretos*, Botucatu*, Bauru, Campinas, Fernandópolis*, Franca, Itapeva*, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro*, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté*.

*Nessas cidades, houve somente a aplicação da prova da 1ª fase. Na 2ª fase, os candidatos inscritos nessas cidades e que forem convocados serão realocados para cidades próximas

Comece agora a estudar para o Vestibular FUVEST!

CURSO FUVEST

Conteúdo Programático Fuvest

Os temas abaixo são os conteúdos previstos com base no último vestibular

O que cai em Biologia na Fuvest?

  • Biologia Celular
    Estrutura e fisiologia da célula
  • A continuidade da vida na Terra
    Hereditariedade e natureza do material hereditário
    Processos de evolução orgânica
  • Diversidade da vida na Terra
    Vírus, bactérias, protistas e fungos
    Plantas
    Animais
    A espécie humana
  • Os seres vivos e o ambiente
    Populações, comunidades e ecossistemas
    Ecologia humana

O que cai em Física na Fuvest?

  • Mecânica
    Movimento, Forças e Equilíbrio
    Energia Mecânica e sua Conservação
    O Sistema Solar e o Universo
    Fluidos
  • Termodinâmica
    Propriedades e Processos Térmicos
    Calor e Trabalho
  • Ondas, Som e Luz
    Fenômenos Ondulatórios
    Instrumentos Ópticos
  • Eletromagnetismo
    Cargas e Campos Eletrostáticos
    Corrente Elétrica
    Eletromagnetismo
    Ondas Eletromagnéticas
  • Interações, Matéria e Energia

O que cai em História na Fuvest?

  • Histórias
    do Brasil
    da América
    Antiga
    Medieval
    Moderna
    Contemporânea

O que cai em Química na Fuvest?

  • Transformações Químicas
  • Reconhecimento das transformações químicas
  • Interpretação das transformações químicas
  • Representação das transformações químicas
  • Aspectos quantitativos das transformações químicas
  • Propriedades e utilização de materiais
  • Elementos e suas substâncias
  • Metais
  • Substâncias iônicas
  • Substâncias moleculares
  • A indústria química
  • Ciclos de dióxido de carbono, enxofre e nitrogênio na natureza
  • A água na natureza
  • Estrutura da água
  • propriedades da água
  • Interações da água com outras substâncias
  • Estado coloidal
  • Ácidos, bases, sais e óxidos
  • Poluição e tratamento da água
  • Transformações químicas
  • Dinâmica das transformações químicas
  • Velocidade das transformações químicas
  • Equilíbrio das transformações químicas
  • Energia das transformações químicas
  • Transformações químicas e energia térmica/elétrica
  • Nucleares
  • Tipos naturais e artificiais
  • Conceitos
  • Reações nucleares
  • Radioisótopos e meia-vida
  • Usos da energia nuclear e implicações ambientais
  • Compostos Orgânicos
  • Conhecimentos Gerais
  • Reações em química orgânica
  • Química orgânica no cotidiano

O que cai em Matemática na Fuvest?

  • Relações Numéricas
  • Geometria
  • Funções
  • Combinatória
  • Probabilidade
  • Estatística

O que cai em Geografia na Fuvest?

  • O espaço mundial
  • O espaço geográfico brasileiro
  • Representação do Espaço Geográfico
  • O planeta terra
  • Clima
  • Ecossistemas terrestres
  • Relevo
  • A questão ambiental
  • Ciclos globais
  • A agenda ambiental internacional
  • As políticas ambientais no Brasil

O que cai em Português na Fuvest?

  • Níveis de significação do texto
  • Distinção entre variedades do português
  • Morfossintaxe das classes de palavras
  • Processos de organização da frase
  • Citação de discursos: direto, indireto e indireto livre
  • Organização do texto
  • Estratégias de articulação do texto
  • Intertextualidade

O que cai em Literatura na Fuvest?

  • Literatura Brasileira
  • Barroco
  • Arcadismo
  • Romantismo
  • Realismo
  • Parnasianismo
  • Pré-modernismo
  • Tendências contemporâneas
  • Prosa
  • Poesia
  • Literatura Portuguesa
  • Trovadorismo
  • Humanismo
  • Classicismo
  • Barroco
  • Arcadismo
  • Romantismo
  • Realismo
  • Simbolismo
  • Orpheu
  • Modernismo
  • Literaturas Africanas em Língua Portuguesa

O que cai em Inglês na Fuvest?

  • Compreensão e interpretação de textos;
  • Temos verbais e suas estruturas;
  • Gramática contextualizada nas leituras;
  • Vocabulário variado.

Quer passar no Vestibular FUVEST?

CURSO FUVEST

Leia mais…

Fernando Brito

Fernando Brito

Jornalista com experiência em web, TV, impresso, assessoria de comunicação, mídias sociais, cerimonial e media training. Atualmente é responsável pelo jornalismo do Estratégia Vestibulares, atuando como coordenador de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Você sabe o que é Futurismo? Saiba que esse é um assunto bastante recorrente em prova
Você sabe o que é Modernidade? Saiba que esse é um conteúdo bastante recorrente em
O vestibular de acesso aos cursos do ITA, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, tem a
Já pensou em estudar no Instituto Militar de Engenharia e se tornar um Engenheiro formado
Que tal colocar em teste a sua preparação para o vestibular que você tanto sonha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *