As formas de organização social são alvo de estudos, análises e conflitos políticos desde as épocas mais remotas. Em geral, os indivíduos discordam sobre qual seria a melhor forma de construir e estabelecer uma sociedade. Por isso, existem diversas correntes de pensamento, como o socialismo, o comunismo, o capitalismo, o absolutismo, o anarquismo, o liberalismo, o neoliberalismo, entre outros.

Visto que esse assunto é muito importante e recorrente nas provas nacionais, o Estratégia Vestibulares preparou um artigo sobre o socialismo e seus desdobramentos. Confira a seguir!

O que é Socialismo?

O socialismo é uma forma de organização da sociedade idealizada no século XVIII. Seus pensadores mais relevantes são Claude Henri de Rouvroy, Charles Fourier, Robert Owen e Karl Marx que, em diferentes momentos, contribuíram para a construção dessa ideologia.

Seu surgimento está ligado à Revolução Industrial, período em que as inovações tecnológicas influenciaram diretamente na sociedade. Ao mesmo tempo em que a ciência avançava e a economia estava em efervescência, houve o aparecimento das fábricas, da produção em massa e dos bairros proletários. 

Com isso, o capitalismo permitiu a dilatação das mazelas sociais na vida dos trabalhadores, com a presença da carga horária exaustiva, das cobranças profissionais indevidas, do salário defasado e das más condições de moradia e trabalho. 

Esses embates revelam a disputa entre burguesia e proletariado naquele tempo. Enquanto os burgueses detinham o poder e os meios de produção, os proletários estavam destinados a vender exaustivamente seu trabalho a fim de conseguir o mínimo necessário para a sobrevivência. 

Na contramão desse movimento, a estrutura socialista propôs a reformulação do capitalismo no âmbito político e econômico, tendo em vista a igualdade de direitos e deveres entre os cidadãos. Uma das consequências seria a minimização dos efeitos da industrialização acelerada.

É válido ressaltar que o capitalismo do século XVIII e XIX não abrange os direitos trabalhistas que encontramos atualmente, como a aposentadoria, regulamentação legal das atividades, proteção da saúde e integridade do empregado, regime para contratados e contratantes, entre outros.

Qual o principal objetivo?

O propósito principal e fundamental do socialismo é a diminuição da desigualdade entre os indivíduos, a ausência do lucro e o desaparecimento da competitividade de mercado. Em uma visão simplista e idealista, a instituição socialista se organiza para o remanejamento das classes e das vulnerabilidades sociais. 

Quais as características?

As características mais relevantes da sociedade socialista são:

  • A reconstrução dos regimes de classes sociais ou a extinção deles;
  • A abolição da propriedade privada: tópico que visa a abolição da competitividade;
  • Distribuição igualitária da renda: parte do pressuposto de que todos os indivíduos são iguais e devem ter acesso aos mesmos recursos;
  • Estado Forte com o poder na mão do proletariado;
  • Socialização dos meios de produção.

Socialismo utópico

A palavra utópico remete àquilo que não é aplicável e que se mantém no plano ideal e distante da realidade. Nesse sentido, o socialismo utópico seria o tipo de organização não coerente para a implantação. 

Ele foi idealizado por Owen, Rouvroy e Fourier, que tinham a proposta de alcançar um sistema social com distribuição equilibrada da riqueza por meio da diplomacia e do pacifismo. Na concepção desses pensadores, não haveriam conflitos e divergências na implementação desse socialismo. 

No entanto, a grande maioria dos estudiosos concorda que isso é um idealismo, pois não considera as condições reais de mentalidade e arranjo das sociedades, instituições e indivíduos.

Socialismo científico 

Por sua vez, o socialismo científico, também chamado de marxismo, é considerado mais plausível e aplicável para a nossa realidade. No desenvolvimento desse modelo social, Karl Marx e Friedrich Engels buscaram interpretar e criticar o mundo capitalista.

Nos ideais dos pensadores, a sociedade é baseada nas relações materialistas – o materialismo histórico. Nessa ideologia, o modo de produção determina qual a organização e a disposição dos indivíduos em classes e em grupos sociais. Para essas concepções ele deu o nome de:

  • Estrutura: o esquema da relação entre patrão e funcionário é quem definirá a superestrutura. 
  • Superestrutura: tudo aquilo que fica em volta da estrutura, que compõem toda a ordem social, como os hábitos, culturas, costumes, mentalidades e etc.

Nesse sentido, para a mudar os padrões de estrutura e superestrutura, é importante que ocorram lutas entre as classes, com a sobreposição de uma sobre a outra. Dessa forma nascem os arranjos de sociedade.

Nessa linha de pensamento, Marx e Engels criaram o socialismo científico. Eles propõem a conscientização e mobilização dos trabalhadores para a tomada do poder, em uma luta de classes entre a burguesia e o proletariado.

Depois do embate, haveria a implementação de um Estado forte em que as classes sociais e a propriedades privada seriam extintas – o que evidencia a criação de uma economia planificada.

Por fim, o Estado também seria aniquilado e daria origem ao chamado comunismo.

Quais as diferenças entre socialismo e comunismo?

Embora sejam muito confundidos, o socialismo e comunismo diferem em alguns aspectos. É importante lembrar que, segundo os criadores Marx e Engels, o socialismo é uma etapa para a instalação do comunismo.

O socialismo é uma organização da sociedade civil com a presença de Estado, renda dividida igualmente entre os indivíduos e extinção da propriedade privada.

Já o comunismo é o regime em que o Estado já não existe mais e a produção de riquezas e de bens materiais é coletiva, sem a necessidade de um comando superior. 

O socialismo é uma ideologia muito difundida na sociedade e presente em revoltas sociais. Exemplos podem ser vistos na Revolução Mexicana, nos embates da Coreia do Norte e nos movimentos sociais em favor das minorias.

Gostou do conteúdo? Então acesse o Blog do Estratégia Vestibulares e acompanhe nossos artigos sobre vários assuntos e temas!

Para conhecer nossos cursos preparatórios, clique no banner abaixo:

socialismo - Estratégia Vestibulares
0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também