O Neoliberalismo é uma importante corrente da filosofia política que rege alguns princípios da economia atual. Tal assunto foi, inclusive, um dos textos motivadores da prova de redação da Fuvest 2021! Então, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você!

O que é neoliberalismo?

Para entender o que é o Neoliberalismo, é importante retomar o conceito do liberalismo, então acompanhe abaixo!

O liberalismo foi a corrente de pensamento que defendia uma economia livre de qualquer interferência do Estado. Assim, o mercado de consumo seria regido pela chamada “lei da oferta e da procura”, em que o valor de determinado artigo ou serviço seria determinado por sua demanda.

Essa doutrina foi criada por volta do século XVIII para atender, principalmente, às necessidades da burguesia que queria ser livre do poder monárquico e expandir seus comércios.

Muitos países acabaram aderindo ao liberalismo. Contudo, o sistema entrou em colapso, sobretudo após a “quebra” da bolsa de valores de Nova Iorque – evento também conhecido como “crise de 29”, por ter ocorrido no ano de 1929. Como a economia estava em processo de globalização, muitos países sofreram com a recessão.

Dessa forma, os princípios do Liberalismo foram repensados e logo surge a política do Keynesianismo, em que o Estado passaria a interferir na economia, opondo-se aos pensadores liberais.

Todavia, diversos fatores – dentre eles o alto custo de manutenção do Keynesianismo, a crise do petróleo e o sistema toyotista – contribuíram para o fim da aplicação Keynesiana, e assim, o neoliberalismo começou a ser formulado.

A política neoliberal defendia a redução da interferência do Estado na economia, assim como no liberalismo, mas também reconheciam a necessidade da intervenção estatal em alguns momentos, devido à experiência com as crises passadas, como a de 1929.

É importante destacar o Consenso de Washington como um dos impulsionadores da teoria Neoliberal. Nessa ocasião, foram acionados o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial com o objetivo de ajudar financeiramente países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos que estavam em crise, principalmente aqueles da América Latina.

Dessa forma, as nações que receberam o aporte monetário precisaram adotar algumas medidas que fundamentaram o Neoliberalismo, veja abaixo!

O que é neoliberalismo?

Quais as características?

Confira as principais características desse sistema:

  • Privatização de empresas;
  • Desregulamentação da economia;
  • Reorientação de gastos públicos; e
  • Abertura ao capital estrangeiro.

Quais as diferenças entre liberalismo e neoliberalismo?

Ambas as teorias visavam a autonomia da economia em detrimento da interferência do Estado nesse setor. Portanto, acabam sendo semelhantes em diversos aspectos. 

Contudo, a grande diferença entre as políticas é que o liberalismo defendia a abstinência total do Estado no âmbito econômico, enquanto que o pensamento neoliberal reconhecia o papel e a importância estatal para regular algumas questões, sobretudo, em épocas de crise como ocorrido anteriormente.

Quais países adotaram?

Veja exemplos de alguns países que adotaram essa política econômica:

  • México; 
  • Venezuela;
  • Chile;
  • Brasil;
  • Argentina; e
  • Peru.

Neoliberalismo no Brasil

É importante lembrar que o neoliberalismo começou a se desenvolver no Brasil durante o governo de Fernando Collor e consolidou-se, posteriormente, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Os principais países que adotaram o sistema são, de fato, latino americanos, o que demonstra o interesse diplomático e econômico de melhorar as condições financeiras dessa porção do continente.

Atenção! Geograficamente, o México é um país localizado na América do Norte, no entanto, por ter o espanhol como língua oficial e uma cultura semelhante às nações sul americanas, é considerado parte da América Latina, política e socialmente.

Neoliberalismo no Vestibular

Agora que você está por dentro dessa corrente filosófica da economia política, venha resolver essa questão com o Estratégia Vestibulares!

(UEL) É comum ouvir avaliações sobre a última década (1990 – 1999) da economia brasileira como tendo sido regida pelas ideias do neoliberalismo. Nessa análise, o neoliberalismo é entendido como uma teoria econômica baseada na crença de que o crescimento e a modernização da economia derivam de uma redução da intervenção do Estado na vida social e da garantia do livre funcionamento do mercado. Sobre a aplicação, na prática, do modelo neoliberal no Brasil dos anos 1990, é correto afirmar que houve:

a) fortalecimento do processo de estatização dos serviços sociais e enfraquecimento do terceiro setor, sobretudo das ONGs (Organizações Não Governamentais).

b)adoção do nacionalismo econômico em favor da indústria do país e do comércio interno.

c)êxito na implementação de políticas estatais de garantia do pleno emprego.

d)adoção de medidas estatais de estímulo à sindicalização dos trabalhadores.

e)abertura da economia brasileira para o mercado internacional e privatização de empresas estatais.

Gabarito: E

Além dessa questão, o neoliberalismo esteve presente no primeiro texto motivador da proposta de redação da Fuvest 2021 que teve como tema “O mundo contemporâneo está fora de ordem?”, em que foi importante o conhecimento sobre essa filosofia econômica para um bom desenvolvimento textual! 

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ir bem na prova do seu vestibular? Então não perca nossos próximos artigos! Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar na universidade. Clique no banner abaixo e confira!

Banner Estratégia Vestibular
0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também
Leia mais

Socialismo: descubra tudo sobre!

As formas de organização social são alvo de estudos, análises e conflitos políticos desde as épocas mais remotas.…