Banner Artigo

Você sabia que o Estratégia tem um blog só para as Carreiras Militares?

Data 12/06/2020

Postado por Raquel Oshio

Isso mesmo! Os Concursos Militares são vários e estão entre os seletivos mais difíceis do país. Por isso, temos o blog do Estratégia Militares dedicado apenas a eles e, a partir de agora, todos os artigos relacionados com esse assunto serão encontrados exclusivamente ali. Então, fique atento!

A partir de junho de 2020, informações sobre as Carreiras Militares, cronogramas dos Simulados Gratuitos e as últimas notícias sobre os Concursos Militares serão transferidas para a página do blog do Estratégia Militares. Ou seja, essas informações não poderão mais ser encontradas no blog do Estratégia Vestibulares.

Então não deixe de visitar o blog do Estratégia Militares e assinalar que deseja receber as notificações quando um artigo com novas informações for publicado! Você pode acessar a página pelo link abaixo.

BLOG ESTRATÉGIA MILITARES

Quais são as Carreiras Militares?

Enquanto alguns estudam para passar no Processos Seletivos de Universidades, outros se preparam para conseguir uma vaga em Instituições que unem o Ensino Superior com a Carreira Militar. As oportunidades são restritas e, além de muita dedicação nos estudos, é preciso um bom preparo físico.

São três áreas que um cidadão brasileiro pode almejar: o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Cada uma possui um conjunto de regras e conduta própria a que o candidato precisa se atentar se deseja prestar para os Concursos dessas carreiras. Abaixo você pode conferir uma breve descrição das Escolas Militares existentes no Brasil.

Exército

  • Instituto Militar de Engenharia (IME): é o estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica. Tem a fama de ter o seletivo mais difícil do Brasil. Oferece cursos de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica, Computação.
  • Escola de Sargento das Armas (ESA): é uma instituição de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro. Ela é responsável pela formação e graduação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas (CFGS). Os cursos oferecidos são Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações.
  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx): é responsável por selecionar e preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas. Os cursos oferecidos são Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Material Bélico.
  • Colégio Militar (CM): é que uma Escola Pública administrada por militares do Exército Brasileiro, da Polícia, Bombeiros e outros órgãos da segurança. Nos Colégios Militares são ministradas aulas da educação básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), atualmente existem 13 unidades no Brasil.

Marinha

  • Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM): é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados. São duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas.
  • Escola Naval (EN): é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil e é a mais antiga do país. O objetivo é formar oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).
  • Colégio Naval (CN): voltado para os estudantes do Ensino Médio. O curso tem a duração de três anos, em caráter de internato, com uma rotina militar diária que prepara os alunos para o futuro curso na Escola Naval.
  • Fuzileiro Naval (FN): os cursos de formação ocorrem no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, localizado no Rio de Janeiro, e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília.
  • Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAM): tem o propósito de formar Marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha. Atualmente existem quatro escolas, em Fortaleza, Recife, Vila Velha e Florianópolis.

Aeronáutica

  • Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA): localizado em São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo. Tem um dos seletivos mais difíceis do país. Oferece cursos de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica.
  • Academia da Força Aérea (AFA): diretamente ligada à Força Aérea Brasileira (FAB). Oferece os cursos de Oficiais Aviadores, Oficiais de Infantaria da Aeronáutica e Oficiais Intendentes.
  • Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR): com duração de três anos, sob o regime de internato, o curso equivale ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar. Os candidatos precisam ter menos de 18 anos no período de admissão.
  • Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR): é o maior instituto de ensino técnico militar da América do Sul. A instituição está ligada ao Comando da Aeronáutica. Os cursos oferecidos são Equipe de voo, Mecânico de aeronaves, Material Bélico, Guarda e Segurança e Controle de Tráfego Aéreo.

São muitas opções não é mesmo? Se quiser saber mais detalhes sobre cada uma dessas Escolas Militares, acesse o blog do Estratégia Militares.

BLOG ESTRATÉGIA MILITARES

CURSOS MILITARES

Leia mais…

Raquel Oshio

Raquel Oshio

Estudante do quinto período do curso de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estagiária da Estratégia Vestibulares e Estratégia Militares.

Deixe seu comentário!
Você também pode gostar:
Meu nome é Nícolas Bettoni, tenho 16 anos, moro na cidade de Barbacena - MG.
Você que está estudando para passar em um concurso militar, fique atento! O Estratégia Militares
Olá, queridos. Tudo bem? Neste artigo, vocês conferem o tema da Redação do Enem 2010.
Olá, queridos. Tudo bem? Neste artigo, vocês conferem o tema da Redação do Enem 2011.
Olá, queridos. Tudo bem? Neste artigo, vocês conferem o tema da Redação do Enem 2012.