Erros na redação do Enem: veja os mais comuns da Competência 1

Erros na redação do Enem: veja os mais comuns da Competência 1

Está chegando a hora de fazer o Enem e o Estratégia Vestibulares lança uma série sobre cada competência da redação para te ajudar na tão sonhada nota mil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e claro que o Estratégia Vestibulares iria trazer conteúdo exclusivo para você. Estamos lançando uma série com textos sobre os erros mais comuns em cada competência da redação do Enem para te deixar mais perto da nota mil e conquistar a aprovação que tanto merece.  

Quem falou sobre o tema foi a professora Carol Mendonça. Vamos deixar o vídeo aqui embaixo para você não perder nada da explicação da professora. Siga com a gente e fique por dentro de tudo sobre a Competência 1 da redação do Enem: “Domínio da escrita formal da língua portuguesa”.

Confira também os outros textos da série:

Competência 2 da redação do Enem;
Competência 3 da redação do Enem;
Competência 4 da redação do Enem; e
Competência 5 da redação do Enem.

Enem: o que se espera da Competência 1 da redação?

Na matriz de referência do Enem disponibilizada pelo Inep sobre a Competência 1, espera-se que o candidato não cometa os seguintes desvios na produção da redação:

  • convenções da escrita: acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica (translineação);
  • gramaticais: regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase;
  • escolha de registro: adequação à modalidade escrita formal, isto é, ausência de uso de registro informal e/ou de marcas de oralidade;
  • escolha vocabular: emprego de vocabulário preciso, o que significa que as palavras selecionadas são usadas em seu sentido correto e são apropriadas ao contexto em que aparecem.

Ou seja, é muito importante lembrar que se trata da norma culta da língua portuguesa. Nada de linguagem informal, abreviações, gírias ou neologismos. Os temas do Enem retratam questões sociais e reflexivas e o avaliador espera seriedade na análise e proposta de intervenção.

Abaixo, confira a matriz de referência da pontuação da competência 1, que vale 200 pontos:

PontosCritério de Avaliação
200 pontosDemonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
160 pontosDemonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
120 pontosDemonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
80 pontosDemonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
40 pontosDemonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
0 pontoDemonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Inep

Três erros comuns na competência 1 da redação do Enem

Os erros podem até acontecer, mas a partir de agora vão ficar na folha de rascunho. Com essas dicas você vai ficar craque e lembrar dos erros que não pode cometer de forma alguma. Não se esqueça de pegar o caderno e fazer as anotações para rever depois, ok? Então vamos lá:

Erro 1: o uso incorreto da vírgula

A professora lembra que o uso correto da vírgula vem do conhecimento gramatical, mais especificamente da sintaxe, ramo da gramática que estuda a inserção de palavras dentro da frase e as relações de ordem e subordinação. Sim, sabemos que isso pode ser complicado, por isso preparamos um conteúdo que vai te ajudar a compreender melhor o uso da vírgula na frase

Carol explica que é preciso sempre respeitar a linearidade da frase e que não se pode, por exemplo, separar o sujeito da oração do verbo:

“O Brasil, é um país com potencial natural” – ERRADO, pois não se separa o sujeito da ação

Também não se pode separar o verbo do objeto:

“O Brasil é, um país com potencial natural” – “é” é o verbo de ligação e o restante é o predicativo. Não se separa com vírgula.

A dica é: respira e lembra que a vírgula não tem a ver com a respiração. Praticar leitura também ajuda a compreender melhor onde a vírgula deve ser inserida.

Erro 2: repetição de termos

Um outro erro muito comum é a repetição de palavras várias vezes ao longo do texto. Se a mesma palavra está no início do parágrafo e você precisa se referir a ela novamente, a dica da professora Carol é: busque sinônimos

Ela explica também que para conseguir ampliar o vocabulário é preciso ler, buscar sinônimos e praticar escrita. A bagagem e o repertório vocabular são essenciais para gabaritar a competência 1.

Exemplo:

“Pensar na sociedade moderna é pensar na sociedade em rede. Toda a sociedade está conectada por meio de aparelhos eletrônicos e redes sociais, o que tem deixado a sociedade cada vez mais sobrecarregada de informações.” – Texto com repetição

“Pensar na sociedade moderna é refletir sobre a conexão em rede. Todos os povos estão conectados por meio de aparelhos eletrônicos e redes sociais, o que tem deixado a população cada vez mais sobrecarregada de informações”. – Texto com sinônimos e bagagem vocabular 

Erro 3: concordância verbal e nominal

A dica de ouro aqui é: escreva sua redação normalmente e em seguida faça uma boa revisão, checando a concordância nominal e verbal. A professora explica que pensar muito na gramática na hora de escrever pode prejudicar o fluxo das ideias. 

Se você ainda tem dúvidas sobre como utilizar a concordância verbal e concordância nominal da forma correta, confira os textos que o Estratégia preparou sobre essa temática. Mas não se esqueça: o verbo concorda com o sujeito da oração: se o sujeito é singular, o verbo é singular e se o sujeito é plural, o verbo é no plural. 

“As escolas têm” – verbo ter na terceira pessoa do plural leva acento circunflexo.

“A escola tem” – verbo na terceira pessoa do singular não leva acento circunflexo.

Então, leia os textos que indicamos e não se esqueça de checar se a concordância está correta. Assim, vai evitar um grande erro da competência 1 do Enem.

Estude com o Estratégia Vestibulares e evite erros na redação do Enem

O Enem está cada vez mais próximo e ainda dá tempo de você aprender muita coisa para chegar com o conteúdo na ponta da língua na hora de fazer seu exame. Fique com o Estratégia Vestibulares e conheça nossos produtos que vão ajudar e muito a sua aprovação.

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também
Leia mais

Como começar uma redação?

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo para te ajudar construir o início da redação de maneira clara, objetiva e assertiva