Harry Potter: 5 formas de usar a obra como repertório sociocultural

Harry Potter: 5 formas de usar a obra como repertório sociocultural

Você sabia que Harry Potter aborda diversas temáticas que podem ser utilizadas como repertório sociocultura na redação? Confira!

A série Harry Potter é um sucesso de bilheteria do cinema e também uma das obras de literatura fictícia mais lidas da história da humanidade. Mas não é só isso! A série está repleta de informações, temas e abordagens excelentes para deixar seu repertório sociocultural ainda mais requintado!

O Estratégia Vestibulares separou cinco desses momentos da série para você salvar e utilizar quando necessário. Confira:

harry potter repertório sociocultural na redação

1- Questões étnicas

Ao longo da série, somos introduzidos a um termo que é muito pejorativo dentro da obra: sangue-ruim. Essa característica é dada àqueles que são filhos de trouxas (pessoas não-mágicas), mas que possuem magia. Isso nos introduz ao racismo e preconceito no universo de Harry Potter.

Mais tarde na série, ainda acompanhamos uma clara referência ao Holocausto, quando Lord Voldemort persegue esses nascidos-trouxas, buscando exterminá-los do mundo bruxo, de forma que restem apenas “bruxos de sangue puro”.

2- Movimentos sociais

A sigla F.A.L.E. está presente nos livros da série, mas não foi adaptada para os filmes. É uma importante sigla de um movimento social criado pela personagem Hermione Granger, e significa Fundo de Apoio à Libertação dos Elfos. Os elfos domésticos, na obra, são escravizados pelas famílias ricas e tradicionais de bruxos. Não lhes é permitido desobedecer a nenhuma ordem de seus senhores e, quando o fazem, os próprios elfos aplicam castigos físicos em si mesmos.

Hermione, que fica horrorizada com essa realidade, cria o F.A.L.E. e passa anos na escola tentando juntar assinaturas e simpatizantes, investindo muito dinheiro, tempo e trabalho nesse movimento social em busca de acabar com a escravidão dos elfos domésticos na sociedade bruxa.

3- Interferência política na educação e doutrinação

No quinto título da obra, a maior liderança política do mundo bruxo, o Ministro da Magia, tem divergências com o diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore. Por meio da personagem Dolores Umbridge, ele passa a interferir diretamente na escola.

Com o passar do tempo, ela é nomeada “Alta Inquisidora” de Hogwarts, e passa a censurar materiais, fiscalizar o que está sendo dito nas salas de aula, perseguir alunos e professores que discordam do ministro, impor punições físicas, dentre muitas outras atividades de interferência e doutrinação.

4- Importância do esporte na diplomacia

No quarto título da série, somos introduzidos aos bruxos internacionais, ou seja, bruxos de fora do Reino Unido. Ali descobrimos que existem outras escolas de magia, outros ministérios e outras sociedades bruxas ao redor do mundo.

Neste mesmo título, somos apresentados a dois grandes eventos do mundo bruxo: a Copa Mundial de Quadribol e o Torneio Tribruxo. Ambos os eventos têm o objetivo de promover a confraternização entre as diferentes sociedades e nações do mundo bruxo, por meio da competição esportiva.

5- Preservação da natureza

Isso pode ser visto, principalmente, na continuação da franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam. Newt Scamander é um bruxo biólogo e pesquisador que estuda criaturas do mundo mágico.

No entanto, muitas delas estão ameaçadas de extinção, seja por perseguição dos humanos ou pela completa destruição de seu habitat natural. Newt busca essas espécies para protegê-las da iminente extinção e conta com a ajuda de sua maleta mágica, que contém todo um mundo com os mais diversos ecossistemas, onde essas criaturas podem viver em paz.

Curiosidade: você sabia que o universo de Harry Potter tem seus próprios vestibulares?

Cada aluno passa por sete anos letivos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para, então, seguir uma profissão do mundo bruxo! No 5º ano letivo, eles devem prestar um exame chamado Níveis Ordinários em Magia (N.O.M.’s), aplicado pelo próprio Ministério da Magia, e devem atingir boas notas em determinadas disciplinas para dar seguimento a sua carreira no mundo bruxo.

Então, ao final do 7º ano, eles devem prestar o exame Níveis Incrivelmente Exaustivos em Magia (N.I.E.M.’s), uma espécie de processo seletivo para que possam exercer a carreira escolhida.  

Veja também:
+ 17 filmes para compreender a história do Brasil
+ Tudo sobre o álbum “Sobrevivendo no Inferno” e sua importância para a cultura brasileira
+ 9 filmes brasileiros para citar na redação
CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também