E aí, vestibulando? Depois de muitos obstáculos, adiamentos e incertezas, o Enem 2020 finalmente chegou! Por isso, o Estratégia Vestibulares está aqui para ajudar você numa das partes mais temidas do Exame: a Redação

Neste artigo, você encontra alguns temas que podem ser cobrados na Redação Enem 2020, pensados especialmente pelas professoras do Estratégia Vestibulares, Celina Gil e Marina Gonçalves. Além disso, separamos também algumas informações úteis para você sobre o que os avaliadores esperam dos candidatos na hora de escrever a redação.

Spoiler nas redes, será?

A pergunta que não quer calar: qual será o tema da Redação Enem 2020? O Ministério da Educação (MEC) publicou nas redes um possível “spoiler” da proposta em sua conta do Instagram, em resposta aos pedidos dos candidatos. 

“Vocês pediram um spoiler sobre a Redação do Enem. Spoiler, eu não posso dar, mas segue uma dicazinha para vocês”, era o que dizia a postagem do MEC. Em seguida, a conta publicou uma lista de dicas de argumentação escrita e um story sobre “Investimento na formação de professores” do Capes. 

dica redação enem
Fonte: Reprodução

Não há como saber se a postagem realmente está relacionada com o tema da Redação Enem 2020, porém dar pistas nas redes sociais tem sido uma tendência do MEC desde o ano de 2017. Por isso, a professora Celina Gil afirma que vale a pena ficar atento às publicações do MEC e do Inep nas redes sociais

Além disso, não esqueça de ficar antenado nas principais atualidades do Brasil e do mundo! Mesmo que não estejam diretamente relacionados ao tema proposto, conhecimentos externos podem ajudar você a contextualizar melhor o seu texto no dia da avaliação. 

Temas possíveis da Redação Enem 2020

Na Cartilha de Redação Enem 2020, o Inep destaca que todos os temas propostos são de natureza social, política, científica ou cultural. As professoras Celina e Marina apontaram algumas discussões que estão em alta nos últimos tempos e que têm potencial para serem os temas da Redação Enem 2020. Confira abaixo! 

1) Educação a Distância 

Com a crise de saúde pública que tomou o Brasil e o mundo desde o começo de 2020, as escolas foram proibidas de atuarem de forma presencial. As soluções para esse dilema foram diversas, mas a maioria das instituições optou por algum tipo de ensino a distância. Segundo a professora Marina, a situação tornou mais evidente a desigualdade educacional e tecnológica do país

Assim, dentro desse tema é possível levantar as mais variadas discussões: sobre os desafios e limitações da implementação dessa modalidade de ensino, as estratégias possíveis para tornar o acesso à educação remota mais igualitário, os impactos dessa desigualdade nos vestibulares e no ingresso às universidades públicas, entre outras. 

No dia do “spoiler” do MEC, a publicação era relacionada aos investimentos na formação de professores pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma instituição que oferece cursos de ensino superior a distância. Então vale a pena dar uma olhada nas postagens do Ministério da Educação sobre o assunto!

2) Alfabetização de adultos e jovens

Outro tema em alta é sobre a importância de fortalecer a Educação Básica de jovens e adultos. Segundo a professora Celina, programas de alfabetização da primeira infância, adultos e jovens é uma boa aposta para o tema de Redação do Enem 2020. 

Um dos motivos é a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que aconteceu no dia 25 de dezembro de 2020. 

dica enem redação
Fonte: Reprodução

O financiamento da Educação Básica Pública no Brasil depende principalmente do Fundeb e algumas das principais mudanças implementadas foram relacionadas à valorização da educação infantil. A informação também foi publicada pelo MEC em sua conta no Instagram, no fim do ano passado. 

3) Uso da tecnologia como aliada da Educação

Embora exista o aspecto negativo da desigualdade tecnológica, também é possível abordar as vantagens do uso da tecnologia como aliada da Educação. Para a professora Celina, podemos explorar o assunto levando em conta como soluções criativas virtuais ajudam no ensino a distância. 

Dentro desse tema, o candidato pode discorrer sobre o uso de games e aplicativos como ferramentas de aprendizado e as possibilidades dessas novas abordagens. Além disso, também é possível tratar sobre a rápida necessidade de adaptação às tecnologias de videoconferência por parte dos alunos e dos professores. 

Capacitação dos profissionais da educação, fornecimento de infraestrutura das escolas e soluções para a desigualdade tecnológica são alguns aspectos que poderiam ser abordados em propostas de intervenção. 

4) Apoio a pesquisas na área da saúde

Temas relacionados à saúde têm grande chance de aparecer no Enem 2020, especialmente considerando a crise da Covid-19. A procura por medicamentos e o desenvolvimento de vacinas evidenciou o papel e a importância das pesquisas na área da saúde.

Portanto, na opinião da professora Celina, há a possibilidade do tema da Redação ser relacionado com o apoio a pesquisas científicas e as instituições que as realizam. Nas redes sociais do MEC, também foi publicada uma homenagem a uma ex-bolsista da Capes que ganhou prêmio de Cientista do Ano em 2020. 

dica enem redação
Fonte: Reprodução

Já para a professora Marina, vale a pena também refletir sobre a desigualdade de acesso à informação de credibilidade sobre a situação de saúde do Brasil. Como nem todos têm internet ou meios de checar a veracidade das notícias que recebem, há grande incidência de fake news, inclusive sobre as pesquisas em desenvolvimento sobre a Covid-19. 

5) Saúde mental na juventude e adolescência

A saúde mental é uma das principais discussões da atualidade, especialmente por conta dos impactos do isolamento social nas dinâmicas interpessoais. Então, reflexões sobre depressão, relacionamentos líquidos e os impactos do isolamento na juventude são alguns aspectos que podem ser abordados na Redação do Enem. 

Além disso, como as relações migraram em sua maioria para o ambiente virtual na quarentena, discussões sobre os efeitos do cyberbullying na saúde mental dos jovens também são extremamente relevantes. Outro aspecto da temática, destacado pela professora Marina, é a discussão sobre o Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio. 

Já a professora Celina recomenda pensar em estratégias para ajudar os jovens a cuidar da saúde mental na quarentena e sobre ações que podem ser tomadas pelo governo para auxiliar a população nesse aspecto.

Competências da Redação Enem 

Curtiu as dicas, vestibulando? Vale lembrar que nesta edição o Enem terá duas propostas de redação distintas – uma para o Enem Impresso, e outra para o Enem Digital. A prova de Redação do Enem Impresso acontece no dia 17 de janeiro, enquanto que a do Enem Digital será dia 31 de janeiro. 

Mesmo sendo diferentes, os aspectos avaliados são os mesmos nas duas edições. Os candidatos devem elaborar uma tese em cima do tema, defendê-la com argumentos e apresentar uma proposta de intervenção para o problema identificado. A avaliação do texto é feita com base em cinco competências, descritas na Cartilha da Redação Enem 2020

  1. Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender a proposta do tema e desenvolvê-lo com o uso de conceitos de várias áreas do conhecimento dentro da estrutura textual do gênero dissertativo-argumentativo;
  3. Capacidade de organizar, interpretar e selecionar fatos, informações e opiniões para construir sua argumentação; 
  4. Conhecimento de mecanismos linguísticos, coesão entre e dentro dos parágrafos para construir a argumentação; e
  5. Proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. 

Você pode ver com detalhes as Competências e exemplos de redações nota 1000 na Cartilha de Redação Enem 2020

Ainda está confuso sobre como estruturar seu texto na Redação Enem? Então confira algumas dicas do nosso professor Wagner Santos no canal do Estratégia Vestibulares no YouTube

Para ver a série completa de dicas para Redação Enem 2020 do prof. Wagner Santos, acesse nosso canal e não esqueça de ativar o sininho! 

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também