Repertório Sociocultural: conheça 7 citações coringa para redação

Repertório Sociocultural: conheça 7 citações coringa para redação

O Estratégia Vestibulares preparou esse artigo com repertórios sociocultural coringas, que podem ser usados em diversas redações, para ajudar na sua argumentação!

Já pensou em receber nota máxima na sua redação? Confira esse artigo que o Estratégia Vestibulares preparou com um super repertório sociocultural com citações coringa para fortalecer, justificar e sustentar sua opinião e argumentação em diversas propostas de redação!

O que é Repertório Sociocultural?

Repertórios socioculturais são conhecimentos e referências adquiridos por meio de livros, frases, matérias, autores, pesquisas e muito mais. Eles são usados em redações (e na vida) para apoiar opiniões e argumentações.

Desse modo, o repertório é usado para fundamentar, argumentar e fortalecer o que o candidato deseja defender. Além disso, são avaliados pelas bancas de correção de diversos vestibulares, como no Enem em que a Competência 3 avalia a capacidade do estudante de coerência e a plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, além da organização dos argumentos, apresentando o ponto de vista de forma clara e coerente.

Saiba mais: Como é a redação do Enem?

A seguir, confira sete citações coringa que podem ser usadas como repertório cultural ao argumentar sobre diversos temas de redação. Por meio dessas indicações, é possível desenvolver argumentações com temas relacionados à educação, cultura, violência, preconceito, intolerância religiosa, segurança, desigualdade, fome e o que mais você conseguir pensar.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Veja também:
5 alusões históricas coringa para usar na redação
7 frases filosóficas para usar na redação

7 citações coringa para usar na redação

1 – “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Essa frase, de Nelson Mandela, faz alusão à importância da educação para mudança do mundo e pode ser usada em redações que envolvem diversos temas, como educação, escolas e inclusão. Assim, a frase já foi usada como citação em diversas redações, por exemplo, na proposta de redação do Enem 2017 “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil” ou até mesmo da Unesp 2013 “Escrever: o trabalho e a inspiração”.

2 – “A marca da cultura de consumo é a redução do ‘ser’ para ‘ter’. 

Escrita por John Piper, a frase pode ser utilizada como repertório para redações que abordam temas como consumismo, economia e questão cultural, ou no tema de redação da Unesp 2019, que discutiu, “Compro, logo existo?” e “Consumismo”, tema da Fuvest 2013.

3 – “Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada”

O conceito de Banalidade do Mal, onde Hanna Arendt afirma essa frase, pode ser abordado em diversas propostas de redação, como violência, preconceito e desigualdade. Temas como “O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil” e “Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?”, da Unesp 2015 e 2014, respectivamente, e “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira” do Enem 2015.

4 – “O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado”

Escrita por Jean Jacques Rousseau, é repertório para argumentações que envolvem escravidão, pois os escravizados não nasciam livres nesse período, redes sociais, padrão de beleza e consumo, a frase foi usada como citação em diversas redações do Enem 2018, em que a proposta de redação era “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, e “O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil”, tema da Unesp 2015.

Leia mais: 10 alusões históricas coringas para usar na redação do Enem

5 – “Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo”

A frase de Arthur Schopenhauer poderia ser utilizada para argumentação ou contextualização do tema da redação da Fuvest 2015 “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia” e Enem 2016 “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, já que aborda temas como privilégios sociais, classes sociais e intolerância religiosa.

6 – “A linguagem é uma verdadeira forma de ação”

O conceito de Ação comunicativa, de Jurgen Habermas, diz respeito aos problemas que o silenciamento causa e como a voz faz diferença em determinadas situações. Temas que envolvem abuso infantil, preconceito e suicídio são uma problemática atual, sendo cobrados, por exemplo, na proposta de redação “O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil” da Unesp 2015, “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” e “Publicidade infantil em questão no Brasil”, do Enem 2016 e 2014, respectivamente.

7 – “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”

A frase de Paulo Freire foi usada como repertório por trazer a temática de inclusão e desigualdade em diversas redações do Fuvest 2015, que abordavam o tema “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia”, da Unesp 2017 “A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?” e do Enem 2017 “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

O que achou deste repertório de citações coringa? Não deixe de acompanhar o Estratégia Vestibulares. Aqui você encontra textos, cursos e simulados preparatórios para te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja mais dicas para ir bem na redação

Você pode gostar também