Marie Curie: biografia, descobertas e citações

Marie Curie: biografia, descobertas e citações

Marie Curie foi uma cientista do século XIX que exerceu um importante papel, não só no estudo da radioatividade, mas também na luta pela inclusão e na valorização das mulheres na ciência, quebrando estereótipos, paradigmas e se tornando uma das mais ilustres figuras da ciência.

Se interessou e quer saber mais sobre a história e as descobertas de Marie Curie? Então não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ficar por dentro desse assunto! 

Quem foi Marie Curie?

Marie Curie foi uma cientista que atuou nas áreas da Química e da Física e desempenhou um importante papel na descoberta e no estudo da radioatividade, tornando-se a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e a se tornar professora da Universidade de Sorbonne, na França.

Contudo, Marie não ganhou apenas um, mas dois prêmios Nobel, sendo um de Física e o outro de Química!

Biografia de Marie Curie

Marie Salomea Sklodowska nasceu em 1867 na Polônia. Após perder a mãe e a irmã mais velha enquanto ainda era nova, Marie entrou em um quadro de depressão. Mas, ainda assim, ela conseguiu terminar a escola e iniciar sua luta pelo ingresso no Ensino Superior.

Como a Universidade de Varsóvia – localizada em sua cidade natal – não aceitava o ingresso de mulheres, Marie se mudou para a França e começou a estudar na Universidade de Paris. Lá, Marie Sklodowska conheceu Pierre Curie, com quem se casou anos mais tarde e teve duas filhas: Irene e Eve Curie, e é de Pierre que ela recebe o sobrenome Curie.

Os dois passaram a trabalhar e a estudar juntos, e Marie ganhou os dois prêmios Nobel ao longo de sua trajetória como cientista.

Infelizmente, por não conhecer os riscos que a radioatividade trazia ao corpo humano, Marie Curie morreu em 1934 por decorrência da alta exposição.

Descobertas de Marie Curie: Rádio e Polônio

No ano de 1989 Marie Curie descobre dois elementos químicos com propriedades radioativas, o Rádio – símbolo Ra e número atômico 88 – e o Polônio – símbolo Po e número atômico 84.

Prêmio Nobel

Marie e Pierre Curie desenvolveram pesquisas em parceria com o cientista Henri Becquerel sobre o Urânio, e o resultado desse estudo rendeu um prêmio Nobel de Física para o trio, sendo o primeiro Nobel de Marie, em 1903.

Já em 1911, Marie Curie ganhou seu segundo prêmio Nobel, desta vez, na área da Química pelos seus estudos com os elementos descobertos.

Morte e legado

Pela falta de conhecimento acerca dos riscos que a radioatividade trazia para a saúde humana, Marie Curie morreu em decorrência da radiação no ano de 1934, deixando um legado de superação e de luta contra o preconceito vigente na época.

Além disso, os estudos de Marie foram de extrema importância para a ciência, pois, com o aperfeiçoamento dos estudos sobre radioatividade, atualmente, é possível tratar doenças como o câncer a partir de elementos radioativos que destroem as células tumorais.

Morte e legado de Marie Curie

Citações de Marie Curie

Depois de conhecer um pouco sobre a história de Marie Curie, veja algumas frases que essa cientista nos deixa como ensinamento:

“Nada na vida deve ser temido, somente compreendido. Agora é hora de compreender mais para temer menos.”

“Um cientista no seu laboratório não é apenas um técnico: é, também, um menino colocado à frente de fenômenos naturais que impressionam como se de um conto de fadas se tratassem!”

“A humanidade necessita de homens práticos, que tirem o maior proveito do seu trabalhar, sem se esquecerem do interesse geral: salvaguardar os seus próprios interesses. Contudo, a humanidade, também, necessita de sonhadores, para quem o realizar de uma tarefa seja tão cativante, que a impossibilite de dar atenção ao seu próprio benefício”

“Você não pode esperar construir um mundo melhor sem melhorar os indivíduos. Para esse fim, cada um de nós deve trabalhar para o seu próprio aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, compartilhar uma responsabilidade geral por toda a humanidade.”

Exercício

Agora que você já está por dentro das descobertas de Marie Curie no campo das ciências, teste seus conhecimentos com essa questão que o Estratégia Vestibulares selecionou para você:

Leia o texto a seguir e responda ao que se pede:

“Marie Curie conduziu importantes estudos no campo da radioatividade e descobriu elementos químicos que são utilizados na atualidade. Infelizmente, por desconhecer os riscos da radiação para o corpo humano, Marie morreu em 1934.”

De quais das descobertas abaixo, Marie Curie participou?

a) Descoberta do elétron 

b) Descoberta da molécula de DNA 

c) Descoberta do próton

d) Descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio

e) Descoberta dos elementos químicos Argônio e Rádio

Gabarito: E, pois Marie Curie participou da descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio, no ano de 1898.

Garanta a sua aprovação no Enem com os cursos do Estratégia Vestibulares

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ir bem na prova de Química do Enem e do seu vestibular? Então não perca nossos próximos artigos! Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar na universidade. Clique no banner abaixo e confira!

banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também