Gases nobres: o que são, características e mais

Gases nobres: o que são, características e mais

Os gases nobres constituem um importante grupo de elementos da tabela periódica e é essencial compreender essa família para estudar as ligações entre átomos e outros tópicos da Química Inorgânica. 

Então, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você gabaritar a matéria na prova do Enem e do seu vestibular!

Quais são os gases nobres?

Os gases nobres são os elementos químicos presentes e classificados na família 18 – ou 8A – da tabela periódica. Neste grupo, são encontrados o Hélio, o Neônio, o Argônio, o Criptônio, o Xenônio, o Radônio e o Oganessônio, recentemente descoberto. Veja as características de cada um desses compostos a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Hélio 

O Hélio é o primeiro elemento da família 18 e localiza-se no primeiro período da tabela periódica. Conta com o número atômico igual a 2 e massa atômica igual a 4, aproximadamente.

Em face de ter apenas 2 elétrons, foge à regra do octeto, mas continua sendo um gás nobre e é considerado um elemento estável por ter a última camada eletrônica preenchida. Por causa disso, não realiza ligações espontâneas com outros elementos.

Sua aplicação mais conhecida no cotidiano é para encher balões com fins decorativos, pois, por sua baixa densidade, faz com que o balão de gás hélio flutue. 

Gases nobres

Neônio 

O Neônio é o segundo gás nobre e pertence ao segundo período da tabela periódica, com número atômico igual a 10 e massa atômica igual a 20, aproximadamente.

Esse elemento é bastante utilizado em letreiros luminosos com cores bem vivas. Por conta disso, os tons conhecidos como cores “neon” são inspirados pelo nome desse elemento.

Argônio

O Argônio é o terceiro elemento da família dos gases nobres e ocupa o terceiro período da tabela. Apresenta o número atômico igual a 18 e massa atômica igual a 40, aproximadamente.  É utilizado para evitar o processo de oxidação de outros materiais.

Criptônio

O Criptônio é o quarto gás desse grupo, pertence ao quarto período da tabela periódica e possui número atômico igual a 36, além de uma massa atômica de aproximadamente 84 unidades de massa. Costuma ser utilizado em alguns dispositivos emissores de luz.

Xenônio

O elemento Xenônio é o quinto gás nobre, localizado no quinto período da tabela periódica, com número atômico igual a 54 e número de massa igual a 131, aproximadamente. Também costuma ser empregado em dispositivos que emitem luminosidade.

Radônio

O gás Radônio é o sexto elemento dessa família, ocupa o sexto período da tabela, possui número atômico igual a 86 e número de massa igual a 222, aproximadamente. Esse gás nobre é muito importante para tratamentos de saúde.

Oganessônio

O Oganessônio foi um elemento recentemente descoberto e anexado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) como um gás nobre de número atômico 118 e massa atômica 294, aproximadamente.

Um fato interessante sobre esse composto é que foi inicialmente chamado de “Ununóctio” com símbolo Uuo, e, posteriormente, recebeu o nome de Oganessônio, com símbolo Og.

Atenção! As massas atômicas dos compostos foram arredondadas para um número inteiro, seguindo critérios de arredondamento padrão.

Quais as características dos gases nobres?

A principal característica dos gases nobres é a sua estabilidade eletrônica. Assim, esses elementos não realizam ligações espontâneas nas condições ambientes com outros átomos, uma vez que já apresentam uma configuração que obedece à regra – ou teoria – do octeto.

É importante lembrar que a regra do octeto é uma teoria que defende que a estabilidade eletrônica de um elemento é atingida quando ele passa a possuir 8 elétrons em sua camada de valência. Logo, os compostos da tabela com camada de valência incompleta se ligam a outros recebendo ou doando elétrons até que esse número seja atingido.

No caso dos gases nobres, não acontecem essas ligações porque eles já possuem os 8 elétrons. A exceção é o gás hélio que tem apenas 2 elétrons na camada de valência, mas, ainda assim, é considerado um elemento estável e inerte já que todas as suas camadas já estão preenchidas.

Questão sobre gases nobres

Agora que você está por dentro desse conteúdo, resolva esse exercício e pratique seus conhecimentos:

Leia as proposições abaixo, assinale as verdadeiras e corrija o erro das alternativas falsas

  1. Todos os gases nobres possuem 8 elétrons na camada de valência
  2. São elementos estáveis e não realizam realizam ligações espontâneas
  3. O elemento radônio é um metal de transição interna
  4. O gás hélio é usado no enchimento de balões de festa

Gabarito:

A alternativa A é falsa, pois o hélio possui apenas 2 elétrons;

A alternativa B é verdadeira;

A alternativa C é falsa, pois o radônio é um gás nobre; e

A alternativa D é verdadeira.

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ir bem na prova de química do seu vestibular? Então não perca nossos próximos artigos! Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar na universidade!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também