O que cai sobre Eletroquímica no Enem?

O que cai sobre Eletroquímica no Enem?

A compreensão das reações químicas é essencial para a aprendizagem pré-vestibular. O tema eletroquímica, por exemplo, é muito comum no Enem em assuntos como noções de oxidação e redução, pilhas e baterias, ânodos e cátodos.

Para te ajudar com o assunto, o Estratégia Vestibulares preparou um artigo com as principais informações sobre Eletroquímica e como ela aparece no Enem, com questões e temas mais recorrentes. Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Eletroquímica o que é?

A eletroquímica é um ramo da química que estuda a interação entre substâncias por meio de seu potencial de redução-oxidação. Nessas reações ocorre a transferência de elétrons entre os compostos e a energia química é convertida em energia elétrica ou vice-versa

Para compreender os processos eletroquímicos é importante conhecer o conceito de NOX — essa sigla representa o número de oxidação de uma substância. Esse valor indica a quantidade de elétrons a mais ou a menos em um átomo , conforme a interação química que estabelece. 

Um NOX positivo demonstra que o átomo contém elétrons a menos que o ideal. Por sua vez, o NOX negativo aponta para um número de elétrons a mais que o normal.

É por meio do Nox que se pode compreender a permuta de elétrons entre os compostos e então notar a oxirredução que acontece na reação!

Como é cobrada Eletroquímica no Enem?

Agora que você já conhece a definição de eletroquímica e as noções básicas necessárias, veja quais são os aspectos do assunto mais cobrados no Enem:

Oxidação e redução

  • Oxidação: ocorre quando o átomo perde elétrons na reação, assim o NOX aumenta;
  • Redução: acontece quando um átomo ganha elétrons na interação química, com diminuição do número de oxidação;
  • Agente redutor: substância ou átomo que oxidou e que resulta na oxidação da outro composto da reação; 
  • Agente oxidante: aquela substância ou átomo que foi reduzida na reação e causou a redução de outro composto;  
  • Potencial de redução: número que mede a capacidade de uma substância em sofrer redução — quanto maior, mais possibilidade de diminuir o NOX na reação;
  • Potencial de oxidação: valor que dimensiona a possibilidade de uma substância em ser oxidada — quanto maior esse número, mais chance do NOX aumentar. 

Por último, perceba que quanto maior o potencial de redução de um composto, menor seu potencial de oxidação e vice-versa, visto que os dois conceitos são antagônicos.

Principais agentes oxidantes

Como citado anteriormente, os agentes oxidantes são substâncias que sofrem redução e ocasionam a oxidação de outros compostos da reação. 

Veja, para que sejam reduzidos, os agentes oxidantes devem apresentar alto potencial de redução. 

Como uma mesma substância pode mostrar-se oxidante e redutora conforme as diferentes reações,não existe um padrão fixo determinado. Entretanto, alguns compostos têm alto potencial oxidante na maior parte dos casos, como o permanganato de Potássio (KMnO₄) , o peróxido de Hidrogênio (H2O2), o ácido nítrico (HNO3) e o dicromato de potássio (K₂Cr₂O₇).

Pilhas e baterias

Pilhas e baterias são dispositivos que convertem energia química em elétrica por meio de reações de oxirredução. Por meio da interação entre ânodos e cátodos, além de uma solução condutora de íons ocorre  a transferência de elétrons entre os materiais e, por fim, a formação de eletricidade

É importante recordar que pilhas são formadas por dois eletrodos (um ânodo e um cátodo), e baterias são associações de várias pilhas em série ou paralelo (vários eletrodos e maior voltagem total).

Ânodo e cátodo

Um eletrodo (ou polo) é composto de um ânodo e um cátodo, que podem ser definidos como:

  • Ânodo:  composto que está no pólo negativo da pilha e que é oxidado, sofrendo corrosão — possui o menor potencial de redução; e 
  • Cátodo: material que representa o pólo positivo de uma pilha e sofre deposição com aumento de massa total — o maior potencial de redução

Potencial padrão de redução das pilhas

O potencial padrão de redução em pilhas é a relação entre os potenciais de cada eletrodo. Para calcular a voltagem desse tipo de dispositivo, então, é preciso realizar o seguinte cálculo:

ΔE = Ered (maior) – Ered (menor)

Com isso, consegue-se o valor da interação entre os eletrodos, chamado de variação do potencial de uma pilha ΔE. 
Além disso, a química demonstra que  o ΔE de uma pilha é sempre positivo!

Eletrólise ígnea e eletrólise em meio aquoso

A eletrólise, por sua vez, é a geração de energia química a partir de energia elétrica a partir de uma reação não espontânea – por isso o ΔE de um dispositivo eletrolítico é sempre negativo. Esse processo pode acontecer em ambiente aquoso (eletrólise aquosa) ou em uma substância fundida (eletrólise ígnea).

Por ser um técnica inversa a da pilha, o cátodo da eletrólise é o pólo negativo ainda que sofra redução; ao mesmo tempo, o ânodo é o pólo positivo, mesmo que seja oxidado. 

Principais questões sobre Eletroquímica no Enem

(ENEM 2016) 

Utensílios de uso cotidiano e ferramentas que contêm ferro em sua liga metálica tendem a sofrer processo corrosivo e enferrujar. A corrosão é um processo eletroquímico e, no caso do ferro, ocorre a precipitação do óxido de ferro(III) hidratado, substância marrom pouco solúvel, conhecida como ferrugem. Esse processo corrosivo é, de maneira geral, representado pela equação química:

4 Fe (s) + 3 O2(g) + 2 H2O (l) → 2 Fe2O3. H2O (s)
                                                      Ferrugem

Uma forma de impedir o processo corrosivo nesses utensílios é:

A) Renovar sua superfície, polindo-a semanalmente.
B) Evitar o contato do utensílio com o calor, isolando-o termicamente.
C) Impermeabilizar a superfície, isolando-a de seu contato com o ar úmido.
D) Esterilizar frequentemente os utensílios, impedindo a proliferação de bactérias.
E) Guardar os utensílios em embalagens, isolando-os do contato com outros objetos


Com base no texto da questão, o processo de oxidação de ferro é uma reação eletroquímica. Para que ocorra corretamente, o ferro sólido deve reagir com a água líquida, com produção de óxido de ferro (III) hidratado. 

Por isso, evitar o contato do ferro com a água (ou umidade) pode ser eficaz para a prevenção do enferrujamento das superfícies – como descreve a alternativa C. 

Quer entender melhor a eletroquímica no Enem? Assista a aula do Estratégia Vestibulares, com o professor Gabriel Prazeres:

Conheça os conteúdos exclusivos do Estratégia!

Precisa de ajuda com química, física e biologia? O Estratégia Vestibulares tem um time preparado para lidar com sua dúvida! Conheça nossos cursos preparatórios e garanta a sua aprovação! Clique no banner abaixo:

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também