Jornalista: profissão, o que faz, quanto ganha e mais

Jornalista: profissão, o que faz, quanto ganha e mais

Para escolher bem uma profissão, é importante conhecer informações como, por exemplo, principais universidades, áreas de atuação e mercado de trabalho da carreira que você pensa em prestar o vestibular! Então, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você sobre o trabalho do jornalista.

O que é um jornalista?

O jornalista é o profissional que cursou a graduação de Jornalismo e que trabalha nos meios de comunicação, divulgando informações para toda comunidade – direta ou indiretamente – a depender do papel o qual esteja desempenhando. Veja as funções que um jornalista pode desempenhar abaixo.

Quando é o dia do jornalista?

O dia do jornalista é comemorado no Brasil em sete de abril para homenagear os profissionais dessa área!

Quais as funções de um jornalista?

As funções mais conhecidas no Jornalismo são a de repórter e a de apresentador de jornais ou de programas televisivos. No entanto, existem diversos outros papéis que também são desempenhados por jornalistas fora das telas.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O repórter é o profissional que trabalha em campo, em estúdio, ou ainda confeccionando reportagens, que podem ser entendidas como um aprofundamento de determinada notícia, geralmente com maior duração e com mais detalhes, em que ele é responsável por montar um roteiro, narrar a gravação e entrevistar pessoas.

O apresentador – também conhecido como âncora – é aquele que guia o desenvolvimento do programa televisivo, dando informações, comentando fatos e convocando os repórteres para transmissões durante o jornal.

Ainda na televisão, existem os jornalistas especializados em meteorologia que apresentam previsões sobre o tempo, a temperatura e os fenômenos meteorológicos – como chuva ou ventos – em uma região em determinado dia, mês ou época do ano.

Quais as funções de um jornalista?

Além dessas funções, existem redatores, editores, produtores e roteiristas, que transmitem a informação por escrito por meio de jornais impressos, revistas, blogs, notas e até pelas redes sociais, e também podem atuar nos bastidores de um jornal televisivo assegurando o bom andamento do programa.

É importante comentar também que ultimamente houve um grande crescimento desses profissionais atuando em áreas relacionadas a agências de marketing e de publicidade.

Quais os tipos de Jornalismo?

As áreas e os tipos de Jornalismo são bastante diversificados, mas as especializações mais comuns são:

  • Jornalismo esportivo: como o nome sugere, é voltado à difusão de informações relacionadas a eventos esportivos, como jogos de futebol, campeonatos nacionais e internacionais, e olimpíadas, por exemplo. Nesse tipo, geralmente, são informados placares, escalações e notícias relevantes ao âmbito do esporte;
  • Jornalismo de notícias: o Jornalismo de notícias é aquele em que são divulgados fatos e acontecimentos ocorridos de forma mais sucinta com o intuito de informar o telespectador acerca do acontecimento; e
  • Jornalismo investigativo: no Jornalismo investigativo, os repórteres buscam informações não apenas para comunicar aos telespectadores, mas também para solucionar casos e torná-los públicos.

É interessante ressaltar que, ultimamente, o Jornalismo investigativo vem sendo bastante conhecido pela exposição de casos de corrupção.

Principais universidades de Jornalismo do Brasil

Dentre as diversas universidades públicas do Brasil, veja as que mais se destacam para o curso de Jornalismo, de acordo com o site Vai de Bolsa:

  • Universidade de São Paulo – USP;
  • Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; e 
  • Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Já em relação às universidades privadas, veja as mais procuradas pelos vestibulandos que almejam essa área:

  •  Faculdade Cásper Líbero; e
  •  Pontifícias Universidades Católicas – PUCs.

Quanto ganha um jornalista?

O salário de um jornalista varia de acordo com a função exercida e o local de trabalho daquele profissional. Contudo, estima-se que o valor recebido seja algo em torno de R$ 2.000 a 3.000 reais, podendo variar para mais ou para menos.

Gostou desse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você conhecer um pouco da profissão de jornalista? Então não perca os nossos próximos artigos!

Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar se tornar jornalista. Clique no banner abaixo e confira!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também