Ao ler um texto das questões de provas, é comum deparar-se com diferentes tipos de linguagens e formas de escrita específicas, como fábulas, contos, piadas, poemas, diários, artigos científicos entre outros gêneros textuais.

Para te ajudar a compreender os diversos aspectos desse tema, o Estratégia Vestibulares desenvolveu um resumo com suas principais características dos gêneros textuais do Enem e outros vestibulares, bem como suas formas de escrita. Acompanhe neste artigo e confira!

O que é um gênero textual?

Gênero textual é uma forma de classificar os textos segundo sua forma, conteúdo e desenvolvimento. Embora existam diversos tipos de gêneros, é importante ressaltar que cada escrito se adequa a linguagem e necessidade de comunicação de seu contexto.

Desse modo, compreender esse tema não está relacionado com a habilidade de decorar a estrutura padrão de cada classificação, mas entender como são englobados os aspectos que constroem essa divisão.

Por exemplo, não é considerável dizer que todos os textos jornalísticos são iguais. Embora essas composições sejam semelhantes na forma como transmitem a mensagem, a escolha do jornalista bem como o teor do conteúdo noticiado determinam as características de cada publicação.

Diferença entre gênero e tipo textual

Os conceitos de gênero textual e tipo textual podem se confundir durante os estudos pré-vestibular. Para evitar tal problema, compreenda essas definições:

Tipos textuais

O tipo textual divide as obras em grandes grupos como os narrativos, argumentativos, descritivos, injuntivos e expositivos. Essa divisão ocorre de maneira sistemática, de forma que se considera a construção lexical, o desenvolvimento da linguagem e a forma de exposição da mensagem.

Gênero Textuais

O gênero textual abrange classificações mais específicas dentro de cada uma das tipologias. Ou seja, o conceito de texto narrativo inclui os gêneros conto, fábula, crônica, romance, diário, novela, epopeias e outros. Nesse caso, a classificação pondera o contexto comunicativo, social e ocorre de forma mais flexível.

Principais gêneros textuais

Agora que você já entende a definição do termo e sua aplicação prática nas provas, veja um compilado sobre alguns dos gêneros textuais e exemplos:

Fábula

A fábula é um gênero textual de cunho narrativo, geralmente discorre sobre alguma situação inusitada ou fantasiosa de forma breve e objetiva. Ao fim do trecho, é comum que esteja sintetizado um ensinamento moral ou ético que se aplica ao cotidiano. 

Veja um exemplo com uma fábula de Esopo, escritor grego famoso nesse gênero:

“A cigarra passou o verão cantando, enquanto a formiga juntava seus grãos. Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga para pedir que lhe desse o que comer.

A formiga então perguntou a ela:

— E o que é que você fez durante todo o verão?

— Durante o verão eu cantei — disse a cigarra.

E a formiga respondeu:

— Muito bem, pois agora dance!”

Como reflexão, é possível depreender que o tempo deve ser aproveitado de maneira equilibrada e com previsão de que coisas ruins podem acontecer, aplicando ações preventivas.

Artigo de Opinião 

O artigo de opinião é um exemplo de escrita argumentativa que discorre sobre a opinião do locutor, o qual expõe suas ideias de maneira clara e objetiva. A formatação do gênero textual apresenta termos como “no meu ponto de vista”, “na minha visão”, “entendi que”, etc. 

Além disso, por buscar convencer o leitor, os gêneros textuais argumentativos também utilizam dados de autoridade. Por exemplo, o nome de especialistas do assunto, valores estatísticos, trechos de entrevistas ou obras importantes, entre outras formas de persuasão textual.

Verbetes de dicionários

Esse gênero textual inusitado foi tema da redação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesse tipo de construção descritiva, a palavra deve ser retratada de forma explicativa por meio de significados. 

Nos últimos anos, a internet favoreceu o aparecimento de verbetes satíricos, nos quais os autores criticam ou criam significações cômicas para as palavras descritas. Veja um exemplo:

verbete

Perceba que as explicações fornecidas não correspondem à realidade mas produzem um sentido conforme as necessidades da comunicação. Esse é o centro principal do estudo dos gêneros textuais e estrutura.

Receita culinária

Uma receita culinária se encaixa perfeitamente no contexto de gênero textual do tipo injuntivo, no qual a principal característica é a instrução de passos ou atitudes para o interlocutor. 

Nesse tipo e gênero textual, palavras como “faça”, “pegue”, “quebre”, “adicione”, “compre”, “corte” indicam uma ordem para o leitor. Desse modo, conforme cada receita, propaganda, manual de instruções ou outros gêneros textuais, ocorre uma adaptação de elementos.

Questão de Gêneros textuais do Enem

Após aprender diversas informações sobre a língua portuguesa e a classificação dos textos, treine seu conhecimento sobre gêneros textuais com exercícios de vestibulares. Ao final, compare sua resolução com o desenvolvimento proposto pela equipe do Estratégia Vestibulares.

ENEM  2016

Receitas de vida por um mundo mais doce

Pé de moleque

Ingredientes

2 filhos que não param quietos
3 sobrinhos da mesma espécie
1 cachorro que adora uma farra
1 fim de semana ao ar livre

Preparo

Junte tudo com os ingredientes do Açúcar Naturale, mexa bem e deixe descansar. Não as crianças, que não vai adiantar. Sirva imediatamente, porque pé de moleque não para. Quer essa e outras receitas completas?

Entre no site cianaturale.com.br.
Onde tem doce, tem Naturale.

Revista Saúde, n. 351, jun. 2012 (adaptado).

O texto é resultante do hibridismo de dois gêneros textuais. A respeito desse hibridismo, observa-se que a

a) receita mistura-se ao gênero propaganda com a finalidade de instruir o leitor.
b) receita é utilizada no gênero propaganda a fim de divulgar exemplos de vida.
c) propaganda assume a forma do gênero receita para divulgar um produto alimentício.
d) propaganda perde poder de persuasão ao assumir a forma do gênero receita.
e) receita está a serviço do gênero propaganda ao solicitar que o leitor faça o doce.

Perceba que os gêneros textuais se mesclam pela injunção da propaganda e da receita. Porém, observe que o objetivo principal do locutor é dar ênfase ao seu produto, ou seja, a propaganda é a forma mais relevante que está transcrita em forma de receita. Tais afirmações condizem com a frase descrita na alternativa C.

Assista uma aula grátis de gêneros textuais

Aprendeu sobre gêneros textuais e quer se aprofundar no assunto? Assista a aula abaixo, da professora Celina Gil, na qual você aprenderá os tópicos mais abordados do tema, bem como desenvolverá sua compreensão na resolução de questões da língua portuguesa. Confira!

Tem muitas dúvidas em português e não sabe como resolvê-las? Conheça o programa de mentoria do Estratégia Vestibulares. Por meio dele você terá acesso a um plano de Estudos, programação de rotina e poderá sanar seus questionamentos a qualquer momento, além de outras exclusividades. Clique no banner abaixo e confira:

Mentoria - Gêneros Textuais

Seleção de conteúdos da Coruja:

Você pode gostar também