Banner Artigo

Planária: o que é, características e como são classificadas

Data 21/01/2020

Categorias Biologia

“Planária, você não engana. Você excreta por células flama…” Hoje é dia de falar sobre a planária! 🥰 Estamos acostumados a pensar nas planárias como no primeiro vídeo, né? Mas elas podem ser super coloridas e chamativas. Dá uma olhada no post que disponibilizei aqui na página.

As planárias fazem parte do filo dos platelmintos (vermes achatados) de vida livre (turbelários). Eles se distribuem em ambientes marinhos, mas também ocorrem em ambientes terrestres e de água doce. A maioria das espécies é predadora e bentônica.

View this post on Instagram

"Planária, você não engana. Você excreta por células flama…" Hoje é dia de planária! 🥰 Estamos acostumados a pensar nas planárias como no primeiro vídeo, né? Mas elas podem ser super coloridas e chamativas! 🎯 As planárias fazem parte dos platelmintos (vermes achatados) de vida livre (turbelários), que se distribuem em ambientes marinhos, mas também ocorrem em ambientes terrestres e de água doce. A maioria das espécies é predadora e bentônica. 🎯 Possuem corpo triploblástico, coberto por uma epiderme composta de células ciliadas com função sensorial e de locomoção. A camada muscular subjacente à epiderme se subdivide em músculos circulares e longitudinais, que torcem e viram o corpo. 🎯 As planárias não têm celoma (cavidade abdominal) e os órgãos vitais são muito simples. O sistema digestivo é simples e composto apenas pela boca (usada tanto para ingestão quanto para egestão) e intestino. A digestão é feita inicialmente no exterior das células através de enzimas e posteriormente no interior de células especializadas. 🎯 O sistema nervoso, em forma de rede, é centrado num cérebro ganglionar. Possuem ocelos com função fotorreceptora. 🎯 A reprodução pode ser feita de forma assexuada e quase todos os Turbellaria são hermafroditas. #FUVEST #biologia #biologiaporamor #medicina #zoologia #estudaquepassa #estudantedemedicina #vestibulando #unesp #unicamp #UECE #uea #ufsc #uel #usp #UnB #institutofederal #ibb #enem2020 #enem

A post shared by Bruna Klassa (@profbrunaklassa) on

Mas o que é um platelminto?

Os platelmintos são vermes que têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: ‘achatado’; e helmin: ‘verme’). Estima-se que hajam mais de 15 mil espécies de platelmintos em todo o mundo.

Eles vivem, principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos. Alguns platelmintos têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.

Qual a característica da planária?

As planárias possuem corpo triploblástico, coberto por uma epiderme composta de células ciliadas com função sensorial e de locomoção. A camada muscular subjacente à epiderme se subdivide em músculos circulares e longitudinais, que torcem e viram o corpo.

Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, a planária pode ser encontrada em córregos, lagos e lugares úmidos. Elas locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos.

As planárias não têm celoma (cavidade abdominal) e os órgãos vitais são muito simples. O sistema digestivo é simples e composto apenas pela boca (usada tanto para ingestão quanto para egestão) e intestino.

A digestão é feita inicialmente no exterior das células através de enzimas e posteriormente no interior de células especializadas. O sistema nervoso, em forma de rede, é centrado num cérebro ganglionar. Possuem ocelos com função fotorreceptora.

A reprodução pode ser feita de forma assexuada e quase todos os Turbellaria são hermafroditas. Isso significa que uma planária adulta apresenta tanto o sistema genital masculino quanto o feminino.

Abraço,

Professora Bruna Klassa.

Instagram: @profbrunaklassa

Leia mais…

CURSOS PARA VESTIBULARES

Prof. Bruna Klassa

Prof. Bruna Klassa

Graduada em Biologia pela Universidade Estadual de São Paulo, Unesp. Especialista em Evolução, Sistemática, Biogeografia e Conservação Ambiental, é também Mestra e Doutora em Biologia pela Universidade Federal do ABC.

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, divulgou nesta sexta-feira, 17
A prova de 2ª Fase da FUVEST 2020 seis questões: uma de citologia, levando em
Olá, vestibulando(a)! Tudo bem com você? Espero que sim. Sou a prof. Bruna Klassa, professora
Olá, vestibulando(a)! Tudo bem com você? Espero que sim. Estou passando aqui para comentar a
Oi, pessoal. Tudo bem? Sou a prof. Bruna Klassa, prof. de Biologia do Estratégia Vestibulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *