A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) realizou uma consulta pública durante o mês de agosto para decidir qual seria a obras literária escolhida para o vestibular 2022 da instituição.

Com três opções disponíveis, a que obteve mais votos foi o livro “Uma janela em Copacabana”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza. De acordo com a Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), esse texto embasará e motivará a redação do Exame Único do vestibular Uerj 2022.

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre a Uerj

Além do livro escolhido, “Os Sonetos”, de Luiz de Camões, será mantido como a obra indicada para as questões da disciplina Língua Portuguesa e Literaturas.

Veja a sinopse do livro “Uma janela em Copacabana”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza:

“Copacabana, Rio de Janeiro. Dois policiais são executados em curto espaço de tempo. Suas mortes têm muito em comum. Ambas as vítimas eram tiras de segundo escalão, com carreiras medíocres. Foram eliminados pelo mesmo homem, um assassino que dispara à queima-roupa e não deixa rastro. O mundo policial entra imediatamente em rebuliço. Quem estaria disposto a correr o risco de sair matando tiras, ainda que inexpressivos? Gente ligada ao tráfico? À própria polícia? Em meio às confusões de seu cotidiano de livros sem estantes e mulheres fugidias, o delegado Espinosa tem poucos elementos para desvendar o caso, mas sabe que quem cometeu os crimes tem uma motivação forte. Se matar um tira não costuma nunca ser um bom negócio, alguém deve ter concluído que eliminar esses dois era uma questão de estrita necessidade – dos riscos, o menor. Percorrendo as ruas de sua geografia predileta, entre os bairros do Leme e de Copacabana, o delegado vai se deparar com outras mortes e com uma mulher enigmática e insinuante, casada com um figurão da área econômica do governo federal.”

Ainda por conta da pandemia de Covid-19, o vestibular Uerj 2022 terá apenas uma etapa, o Exame Único, com questões objetivas e o desenvolvimento de uma redação. Até o momento, a data de aplicação da prova prevista é 20 de fevereiro de 2022.

Para mais informações sobre o vestibular Uerj 2022, fique de olho no blog do EV.
Curso Uerj 2022 Estratégia Vestibulares
0 Shares:
Você pode gostar também
inscrições uece 2022
Leia mais

Uece altera data do vestibular 2022

A Uece divulgou a mudança na data da primeira fase do vestibular 2022! Acompanhe nesse artigo as principais informações que o Estratégia Vestibulares separou para você.