Enem 2021: últimas notícias sobre o Exame

Enem 2021: últimas notícias sobre o Exame

Confira as principais informações sobre o Enem 2021 que o Estratégia Vestibulares reuniu para você!

Navegue pelo conteúdo

Enem 2021 impresso também é confirmado

A realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 impresso acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro. O cronograma está disponível no edital e consta com o período de inscrição, que acontece entre os dias 30 de junho e 14 de julho, assim como o Enem impresso! As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Participante. Confira a seguir o cronograma:

  • Inscrições: 30/06 a 14/07/2021
  • Pagamento da Taxa de inscrição: até 19/07/2021
  • Aplicação: 21 e 28/11/2021

Quer conferir essas e mais informações? Acesse o edital.

Enem 2021 digital é confirmado

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 digital será destinado aos candidatos que terminam o ensino médio em 2021 e aos que já concluíram anteriormente. As inscrições acontecem do dia 30 de junho ao dia 14 de julho e devem ser realizadas através da Página do Participante. Além disso, a prova está marcada para os dias 21 e 28 de novembro, mesmos dias de aplicação do Enem impresso! Para mais informações, acesse o edital!

Espelho da redação e nota de treineiros do Enem 2020 serão divulgados nesta sexta-feira, 28 de maio

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais (Inep) publica hoje, 28 de maio, o espelho da redação e a nota dos participantes treineiros do Enem 2020. Para conferir as novidades, acesse a Página do Participante.

Os treineiros são os candidatos com menos de 18 anos até a data da prova ou que não completaram o Ensino Médio. Por isso, a sua nota não pode ser utilizada para ingressar na faculdade.

Já o espelho de redação é a correção da produção textual exigida durante o Enem. Nela, constam as correções dos corretores contratados pelo Inep, assim é possível consultar as falhas e acertos na redação.

Pedidos de isenção e justificativa de ausência para o Enem 2021 encerram dia 28 de maio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerra nesta sexta-feira, 28 de maio, o prazo para pedidos de isenção da taxa. Além disso, no mesmo dia se encerra o prazo para justificar a ausência no Enem 2020. Para realizar o pedido ou a justificativa, acesse a Página do Participante!

Inep retira datas de inscrição do Enem 2021 da Página do Participante

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) retirou da Página do Participante a informação sobre a data de inscrição do Enem 2021. Agora, a mensagem informa que “a aprovação da solicitação de isenção não significa que você esteja inscrito no Enem 2021. Para se inscrever, acesse enem.inep.gov.br/participante em data a ser divulgada em breve”.

Veja qual é a mensagem atualizada pelo Inep:

inscrição enem 2021

Até o momento, o órgão responsável pela prova ainda não se pronunciou sobre as possíveis datas de inscrição do Enem 2021.

Inscrições do Enem 2021 serão entre os dias 28 de junho e 09 de julho

Os interessados em se inscrever no Enem 2021 terão entre os dias 28 de junho e 09 de julho para se candidatar à prova. A informação foi divulgada na Página do Participante durante a solicitação de isenção da taxa de inscrição do exame.

datas inscrição do enem 2021

A equipe da Estratégia Vestibulares entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, para confirmar as datas, mas até o momento não houve resposta.

Pedidos de isenção de taxa do Enem 2021 começam nesta segunda-feira, 17 de maio

Os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio podem solicitar a isenção de taxa entre os dias 17 e 28 de maio, acessando a Página do Participante

Para saber se você pode solicitar a isenção de taxa, confira os critérios:

  • Cursar o último ano do Ensino Médio em 2021, em qualquer modalidade, em uma escola da rede pública.
  • Cursado todo o Ensino Médio em uma escola da rede pública ou ter bolsa integral em uma escola da rede privada.
  • Renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Vale ressaltar que a aprovação da solicitação de isenção de taxa não significa que o candidato está inscrito no Enem! Para se inscrever, acesse a Página do Participante entre os dias 28 de junho e 09 de julho! Quer conferir essas e mais informações? Acesse o edital!

Ministro da Educação afirma que Enem 2021 deve acontecer entre outubro e novembro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse durante visita a um centro de ensino infantil em Blumenau (SC) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 deve ocorrer em outubro ou novembro. “Está tudo previsto. Tudo indica que lá para outubro, novembro [o exame vai ocorrer]. A data vai ser verificada de acordo com o andamento da pandemia“, afirmou Ribeiro.

Nesta quinta-feira, dia 13 de maio, o Inep afirmou em nota que tem o intuito de atender os requisitos sanitários para garantir a segurança de todos na aplicação da prova.

Inep divulga nota oficial sobre data de aplicação do Enem 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na noite desta quinta-feira (13) uma nota sobre a possível data de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

De acordo com o texto, a autarquia garante que está concluindo o processo de planejamento do exame e que visa aplicar a prova ainda em 2021. Veja a nota na íntegra:

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas. Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas.

Enem 2021 deverá ficar para 2022, afirma presidente do Inep ao CNE

Atualização às 19h22: horas após a divulgação da informação, o Inep voltou atrás e afirmou que a data para a aplicação do Enem 2021 ainda está em analise. Já Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do CNE, que havia confirmado anteriormente a fala de Dupas, voltou atrás e afirmou que se confundiu e que o presidente do Inep não deu nenhum tipo de informação sobre o exame .

Na manhã desta quinta-feira (13), Danilo Dupas Ribeiro, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), afirmou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 deverá ser realizada apenas em janeiro de 2022.

O presidente da autarquia responsável pela prova ainda informou que uma portaria será publicada na próxima sexta-feira (14) sobre o tema.

O Estratégia Vestibulares realizou uma live, no dia 03/05, para falar sobre as possíveis datas do Enem 2021. Confira a live no canal do Youtube do Estratégia Vestibulares e fique por dentro de todas as novidades!

Governo divulga cronograma da solicitação de isenção do Enem 2021

Na tarde desta segunda-feira, 03 de Maio, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma oficial da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Abaixo segue tabela com as datas divulgadas pela instituição!

ProgramaçãoCronograma
Publicação do Edital publicado em 03/05/2021 às 0h
Período de Isenção e Justificativa17 a 28/05/2021
Período de Inscriçõesainda não foi divulgado
Pagamento da Taxa de Inscriçãoainda não foi divulgado
Cartão da Inscrição (versão impressa)ainda não foi divulgado
Cartão da Inscrição (versão digital)ainda não foi divulgado
Cartão da Inscrição (reaplicação)ainda não foi divulgado
Aplicação (Enem manual)ainda não foi divulgado
Aplicação (Enem digital)ainda não foi divulgado
Aplicação (reaplicação)ainda não foi divulgado
Resultadoainda não foi divulgado
Resultado (treineiros)ainda não foi divulgado


Inscrições para Enem 2021 devem acontecer entre maio e junho

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 devem acontecer entre maio e junho.

Embora o Inep ainda não tenha publicado o edital para a edição futura, a solicitação para isenção da taxa de inscrição do Enem está prevista para acontecer entre o final de abril e o começo de maio.

Inep divulga o perfil dos candidatos do Enem 2020

Inep divulgou os dados gerais do Enem 2020 e, segundo ele, 28 pessoas atingiram a nota 1000 na prova de Redação, que também foi a avaliação com a maior média no Exame. Segundo as estatísticas, as mulheres compunham a maioria do presentes na prova, correspondendo a 60% dos candidatos.

No Enem Impresso, 51,6% dos candidatos inscritos não compareceram no dia da prova, enquanto que no Enem Digital, a abstenção foi de 68,5%. Além disso, também foi necessário um dia de reaplicação da prova, que registrou a maior taxa de ausência, ou seja, 72,3%.

Inep divulga o resultado do Enem no dia 29 março, a partir das 18 horas

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga na segunda-feira, dia 29 de março, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A previsão é de que as notas poderiam ser acessadas a partir das 18 horas, no entanto, por instabilidade do sistema, elas só começaram a ser liberadas por volta de 18h40.

Os candidatos podem consultar apenas o próprio resultado, por meio de seus dados de login na Página do Participante.

MEC inutiliza nota de corte na hora de escolher o curso

O Ministério da Educação (MEC) manteve mudança no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que esteve presente em 2020. A alteração deixa as notas de corte mais altas, tirando esse recurso da escolha dos candidatos.

A nota de corte mostra qual é o resultado mínimo que o candidato precisa ter no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para ser aprovado em um curso. Em 2020, o MEC já havia inviabilizado os candidatos de usarem esse recurso para escolher o seu curso.

Convocação de espera do Fies acontece até dia 14 de abril

O Ministério da Educação (MEC) decidiu ampliar o prazo de convocação da lista de espera para o 1° semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021. O novo período vai até o dia 14 de abril.

Mais informações sobre o andamento da inscrição estão disponíveis no site do programa.

Fies 2021/1 realiza convocações para a lista de espera até dia 18

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1 convoca estudantes da lista de espera até o dia 18 de março. Todos os processos estão sendo realizados no site do programa.

De acordo com o cronograma, a próxima etapa é a confirmação da informação de inscrição dos pré-convocados.

Prazo para entregar documentação do Prouni termina no dia 12 de março

Se encerra na sexta-feira, 12 de março, o prazo para a entrega da documentação do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021.

A documentação comprobatória deve ser entregue na instituição que o candidato foi pré-selecionado.

MEC libera consulta para as vagas disponíveis no Sisu 2021/1

O Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta para as vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1. Os candidatos podem verificar as oportunidades no site do programa.

De acordo com o MEC, o Sisu 2021/1 oferece 209.190 vagas em 5.685 cursos de graduação.

MEC libera lista de espera do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021. Os candidatos podem acessar a informação no site do programa.

Os pré-selecionados precisam comprovar suas informações da inscrição entre os dias 8 e 12 de março de 2021. Esse processo é realizado na instituição escolhida pelo estudante.

Defensoria e Ministério Público pedem reaplicação do Enem no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União (DPU) protocolaram um pedido à Justiça Federal do Amazonas para a realização da reaplicação das provas do Enem 2020 no estado.

A reaplicação aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro. De acordo com os órgãos, as novas datas devem ser analisadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM).

MEC paga Bolsa Permanência do Prouni a partir do dia 3 de março

O Ministério da Educação (MEC) realiza o pagamento da Bolsa Permanência do Programa Universidade para Todos (PPB-Prouni) a partir de quarta-feira, 3 de março.

O ministério afirma serem pagos mais de R$ 3,4 milhões para 8.546 estudantes de graduação com bolsa integral pelo Prouni. São R$ 400,00 por mês para cada aluno.

Inep anula questão da reaplicação do Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou uma questão na reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os candidatos realizaram as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro.

A questão cancelada era relacionada ao processo de acumulação de energia. O número da pergunta varia de acordo com o caderno.

Inep disponibiliza gabaritos da reaplicação do Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os gabaritos da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os candidatos realizaram as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Os gabaritos estão disponíveis no site do Inep. A divulgação do resultado está prevista para o dia 29 de março de 2021.

Prouni 2021 abre a lista de espera no dia 1 de março

O prazo para se inscrever na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021 abre na segunda-feira, dia 1 de março. O processo é realizado no site do programa.

Os resultados serão divulgados na sexta-feira, 5 de março.

Inep divulga gabaritos da reaplicação do Enem 2020 no dia 1 de março

O Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga na segunda-feira, 1 de março, os gabaritos das provas de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Os candidatos realizaram as avaliações nos dias 23 e 24 de fevereiro. O resultado final está previsto para o dia 29 de março de 2021.

Inep divulga número de abstenções da reaplicação do Enem 2020 no dia 24 de fevereiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga no fim da quarta-feira, 24 de fevereiro, o número de candidatos que não compareceram na reaplicação das provas do Enem 2020.

Os candidatos realizam as avaliações nos dias 23 e 24 de fevereiro. Os gabaritos e cadernos de questões oficiais serão divulgados no dia 1 de março.

Prazo de adesão do Sisu termina no dia 23 de fevereiro

O prazo de adesão das instituições públicas de ensino superior ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) termina na terça-feira, 23 de fevereiro. Nesse processo seletivo, a seleção dos candidatos é feita por meio dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O termo de adesão está disponível no site do programa. As universidades devem descrever, no termo, as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas pelo Sisu.

Prouni encerra o período de matrículas da 2º chamada no dia 24 de fevereiro

Termina no dia 24 de fevereiro, o prazo de matrícula para os pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Na edição atual, o programa oferece 13.117 cursos em 1.031 instituições de ensino superior.

A lista de selecionados e o cronograma estão disponíveis no site do Prouni. Os candidatos que não foram relacionados na chamada podem participar da lista de espera.

Reaplicação do Enem acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) realiza a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 nos dias 23 e 24 de fevereiro. Candidatos que estavam doentes, que tiveram as provas de seus locais suspensas e com problemas logísticos vão participar da edição.

A estrutura e organização das avaliações serão iguais ao do exame tradicional. As provas do primeiro dia terão questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No segundo dia, as perguntas serão de Matemática e Ciências da Natureza

Inep divulga os locais de reaplicação do Enem 2020 no dia 19 de fevereiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulga, no dia 19 de fevereiro, os locais de reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os candidatos poderão acessar a informação na Página do Participante, no site do Inep.

As provas serão impressas e realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 29 de março.

MEC prorroga prazo para adesão de universidades ao Sisu

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de adesão das universidades ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para 23 de janeiro. 

Anteriormente, as inscrições iriam até o dia 12. O termo de adesão deve ser assinado pelo site do programa

A universidade fica responsável por descrever, no documento de adesão, as condições de concorrência às vagas ofertadas pelo SIsu.

Inep divulga resultados do pedido de reaplicação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, no dia 15 de fevereiro, o resultado dos pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A informação está disponível na Página do Participante, no site do Inep.

Candidatos que tiveram o novo coronavírus ou problemas logísticos, como salas lotadas, puderam solicitar a reaplicação. As provas vão ocorrer nos dias 23 e 24 de fevereiro.

MEC investiga fraudes no Fies

O Ministério da Educação (MEC) declarou, no dia 12 de fevereiro, que existem suspeitas de irregularidades no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Foi aberta uma investigação pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU).

Os documentos da CGU apontam um esquema, onde o Fies teria repassado de forma ilegal US$ 1 bilhão para faculdades e mantenedoras de ensino que estavam impedidas de participar do programa. Além disso, 30% desse total repassado voltaria como propina para agentes públicos.

MEC divulga datas de inscrição no Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2021. Os candidatos realizarão as inscrições entre os dias 6 e 9 de abril.

Para participar do Sisu, o estudante precisa ter realizado as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O resultado será publicado no dia 13 de abril, os selecionados terão entre 14 e 19 do mesmo mês para realizar a matrícula na sua instituição de ensino.

Inep divulga gabaritos do Enem no dia 10 de fevereiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga os gabaritos da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 na quarta-feira, 10 de fevereiro. Os documentos serão disponibilizados no site do Inep.

As provas foram aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 29 de março.

Inep anula questão de Matemática do Enem Digital 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou uma questão de Matemática da versão digital do Enem 2020. A decisão foi tomada, pois, o exercício já havia sido utilizado na edição de 2009 para pessoas privadas de liberdade (PPL).

Segundo a instituição, o cancelamento da questão não afetará o resultado dos participantes.

Número da questão:

  • Caderno 5 (Amarelo) – 140
  • Caderno 6 (Cinza) – 148
  • Caderno 7 (Azul) – 157
  • Caderno 8 (Rosa) – 165

Presidente do Inep divulga possíveis datas do Enem 2021

De acordo com Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem 2021 está sendo planejado para ocorrer em novembro ou dezembro.

A informação foi concedida durante entrevista coletiva no dia 7 de fevereiro. Para o presidente, o cronograma deve se manter igual ao das edições anteriores a pandemia, com provas aplicadas em novembro.

MEC divulga segunda chamada de aprovados no Prouni 2021

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no dia 8 de fevereiro, a lista de segunda chamada de aprovados no Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021. Os candidatos podem acessar a informação no site do programa.

Os selecionados precisam confirmar suas informações, entregues no momento da inscrição, até o dia 24 de fevereiro.

2° dia do Enem Digital registra mais de 26 mil participantes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) registrou mais de 26 mil participantes no segundo dia de provas da versão digital do Enem 2020. Esse número representa 28% dos 93.079 candidatos inscritos.

As avaliações foram aplicadas no dia 7 de fevereiro de 2021 em 104 municípios brasileiros.

Cadernos de prova do 2° dia do Enem Digital estão disponíveis

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou os cadernos de questões do segundo dia de provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Os candidatos podem acessar e fazer o download do material no portal do Inep. Os gabaritos oficiais serão divulgados na quarta-feira, 10 de fevereiro.

Fies preenche 53% das vagas

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) teve 53% das vagas preenchidas. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a meta estabelecida para o preenchimento era de 78%.

Segundo o relatório, 80% das oportunidades foram preenchidas em 2018 e 2019. O diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Sólon Caldas, afirmou que o novo coronavírus influenciou diretamente na execução do Fies.

Pré-seleção da lista de espera do Fies 2021/1 pode ser feita a partir de 4 de fevereiro

Os candidatos que ficaram de fora dos pré-selecionados na chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1 já estão inscritos na lista de espera. As convocações acontecem a partir de 4 de fevereiro e vão até 18 de março.

O preenchimento é feito conforme as vagas retornem ao sistema do Fies. Após serem chamados, os candidatos têm 3 dias úteis para complementar sua inscrição.

Candidatos com novo coronavírus podem pedir reaplicação do Enem digital até o dia 6 de fevereiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) informou que os candidatos que não puderem participar do segundo dia de provas da versão digital do Enem 2020, por conta do novo coronavírus, tem até o dia 6 de fevereiro para solicitar a reaplicação.

Os participantes que apresentarem a doença na véspera da prova podem solicitar a reaplicação entre e 8 e 12 de fevereiro, junto aos candidatos que tiveram problemas de logística.

MEC divulga resultado da pré-seleção do Fies no dia 2 de fevereiro

O Ministério da Educação (MEC) divulga na terça-feira, dia 2 de fevereiro, o resultado da pré-seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021. Os candidatos poderão acessar a informação no site do programa.

Neste ano, a seleção foi feita por meio das notas do Enem entre 2010 e 2019. Os pré-selecionados devem realizar sua inscrição entre 3 e 5 de fevereiro de 2021.

Participantes prejudicados por logística podem solicitar reaplicação de prova do Enem digital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) informou, por meio de uma nota no site, que os candidatos que foram prejudicados por problemas de logística na versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem solicitar a reaplicação entre 8 e 12 de fevereiro.

As provas do primeiro dia, 31 de janeiro, registraram 68,1% de abstenção. As avaliações da reaplicação serão aplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Inep anuncia 68% de abstenção no Enem 2020 digital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que o Enem 2020 digital teve 68% de abstenção entre os 96 mil candidatos inscritos. No primeiro dia, foram registrados 29.703 pessoas que realizaram as provas.

A versão digital do Enem 2020 teve problemas em diversos locais do Brasil. De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, os candidatos que tiveram dificuldades na realização das avaliações poderão fazer o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Inep divulga caderno de questões do Enem 2020 digital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o caderno de questões da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os candidatos podem acessar o documento no site do Inep.

O segundo dia de provas acontece no domingo, 7 de fevereiro de 2021.

Inscrições para o Fies 2021/1 terminam no dia 29 de janeiro

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1 encerra seu prazo de inscrições na sexta-feira, 29 de janeiro. O processo está sendo realizado no site do programa.

A seleção dos candidatos será feita pelos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 a 2019.

A divulgação do resultado do Fies 2021/1 está prevista para o dia 2 de fevereiro.

MEC altera cronograma do Prouni 2021/1

O Ministério da Educação (MEC) fez mudanças no cronograma do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021/1. Os interessados podem conferir as alterações no Diário Oficial da União (DOU).

O prazo de confirmação de informações dos pré-selecionados da 1° chamada foi estendido até dia 3 de fevereiro. A segunda chamada foi para o dia 8 de fevereiro, com confirmação até 24 do mesmo mês.

A lista de espera do Prouni acontecerá nos dias 1 e 2 de março. Os nomes dos participantes serão divulgados em 5 de março, com confirmação entre 8 e 12 do mesmo mês.

Após acusação de racismo, Inep altera duas questões do gabarito do Enem 2020

Após o Inep divulgar o gabarito do Enem 2020 nesta última quarta-feira (dia 27), duas questões do caderno de linguagens geraram um debate em relação ao racismo. Hoje, quinta-feira (dia 28), o Inep divulgou uma alteração no gabarito do Enem.

Em nota de esclarecimento, o Inep informou que a alteração nas questões aconteceu após a identificação de uma “inconsistência” nos gabaritos divulgados ontem. O Inep em seu pronunciamento não citou as acusações de racismo da população.

Duas questões do Enem 2020 foram anuladas pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou na quarta-feira, 27 de janeiro, os gabaritos oficiais da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A partir dele, duas questões foram anuladas do seletivo.

As perguntas faziam parte das disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática. A primeira tratava sobre alteração cromossômica e a segunda sobre probabilidades em uma brincadeira de amigo secreto.

Inep divulga gabarito oficial do Enem no dia 27 de janeiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulga na quarta-feira, 27 de janeiro, o gabarito oficial do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2020 impresso. A lista com as alternativas corretas será divulgada no site do Inep.

Lembrando que, o número de acertos não corresponde a nota final, por conta do critério da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A divulgação das notas finais está prevista para o dia 29 de março de 2021.

Fies terá mudanças para as vagas remanescentes no 2° semestre de 2020

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as novas regras para o preenchimento das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2021. Agora a classificação será feita pelos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

A nova regra se assemelha ao processo das vagas regulares do Fies. A seleção do candidato será feita por seu desempenho no Enem, considerando critérios de renda.

Essa mudança será colocada em prática a partir do Fies 2021/2. No primeiro semestre a classificação ainda será feita pela ordem de inscrição.

Começa o período para solicitação de reaplicação das provas do Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o período para solicitação de reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os interessados podem realizar o processo, até o dia 29 de janeiro, na Página do Participante.

Os candidatos, com a solicitação aprovada, realizaram as avaliações nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.

MEC divulga edital para adesão de universidade ao 1° Sisu de 2021

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital com cronograma e procedimentos para adesão de universidades públicas  ao primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os interessados devem realizar o processo entre 8 e 12 de fevereiro no site do Sisu Gestão.

O edital foi publicado no Diário Oficial da União. Além disso, ele diz que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão utilizadas como meio de seleção dos candidatos.

Estão abertas as inscrições para o FIes 2021

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 abriu seu período de inscrições. Os candidatos interessados podem realizar o processo seletivo, até o dia 29 de janeiro, no portal do programa.

Se o candidato for pré-selecionado, sua inscrição deve ser complementada entre 3 e 5 de fevereiro.

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 2 de fevereiro de 2021.

Declaração de Comparecimento do 2° dia do Enem 2020 já está disponível

Os participantes do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 precisam emitir a Declaração de Comparecimento. O documento está disponível na Página do Participante do site do Inep.

A declaração deve ser impressa e entregue ao aplicador no dia da prova. As avaliações do segundo dia do Enem 2020 acontecem no domingo, dia 24 de janeiro.

Provas do Enem serão mantidas no dia 24 de janeiro

A Justiça Federal de São Paulo garantiu a permanência das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 no dia 24 de janeiro, negando o pedido da Defensoria Pública da União.

A Defensoria afirmou na segunda-feira, 18 de janeiro, que o Inep não havia cumprido os protocolos de segurança sanitária durante as avaliações.

Por falta de provas suficientes, a Justiça Federal negou o pedido. No domingo, dia 24 de janeiro, serão aplicadas as avaliações de Ciências da Natureza e Matemática.

Cartão de Inscrição do Enem Digital foi visto por 43% dos participantes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou na quarta-feira, dia 20 de janeiro, que o Cartão de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital foi visto por 43% dos candidatos

De acordo com o Inep, mais de 90 mil candidatos ainda não acessaram o cartão no site oficial da instituição.

As provas do Enem Digital estão agendadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Fies anuncia prorrogação no prazo de renegociação

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 anunciou a prorrogação no prazo de renegociação de débitos vencidos e não pagos. Agora, os candidatos podem realizar o processo até o dia 31 de janeiro.

Para realizar a renegociação, basta entrar em contato com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Prouni divulga primeira lista de selecionados no dia 19 de janeiro

O Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021 publica a primeira lista de chamada de selecionados no dia 19 de janeiro. Essas informações estão disponíveis no site do programa.

Os candidatos convocados precisam comprovar suas informações até o dia 27 de novembro.

A divulgação da segunda chamada de selecionados no Prouni 2021 está prevista para o dia 1 de fevereiro.

Enem 2020 teve abstenção acima de 50%

O índice de abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ficou em 51,5%

Para o primeiro dia de prova, eram esperados 5,6 milhões de candidatos. Porém, apenas 48,5% se apresentaram para o seletivo.

Inep divulga o período reaplicação de provas para candidatos com coronavírus

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou quando acontecerá a reaplicação das provas para os candidatos que estavam com coronavírus no dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020

Os candidatos precisam mostrar um laudo que comprove o seu estado de saúde. O processo será realizado na Página do Participante, no site do Inep, entre os dias 25 e 29 de janeiro de 2021.

Governador do Rio de Janeiro apoia o adiamento do Enem

Cláudio Castro, governador em exercício do Rio de Janeiro, e Comte Bittencourt, secretário estadual da Educação, defenderam o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em live. 

O déficit no aprendizado dos alunos, principalmente dos candidatos que possuem uma condição social mais vulnerável, foi o argumento usado para a declaração.

Mesmo com a posição favorável ao adiamento, o governo do Rio de Janeiro não entrou com nenhum pedido oficial.

Governo do Amazonas divulga decreto que confirma suspensão do Enem

O governo do Amazonas publicou um decreto na quinta-feira, 14 de janeiro, confirmando a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Nos últimos dias, o governo federal tentou recorrer para evitar o cancelamento das provas.

O decreto estadual confirma a decisão judicial, tomada no dia 13 de janeiro, que declarava a suspensão do Enem 2020. A medida foi feita por conta do estado de calamidade pública no Amazonas.

Presidente do Inep afirma que cidades que não puderem aplicar as provas ficarão de fora do Enem 2020

Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirmou que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem ser canceladas em cidades que não puderem aplicá-las.

Em entrevista concedida à CNN, o presidente falou sobre os locais onde as provas terão de ser remarcadas. De acordo com Alexandre Lopes, se as avaliações não forem aplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro, dias da reaplicação, estas cidades ficarão de fora do Enem 2020.

Enem está suspenso no Amazonas

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram suspensas no Amazonas pela Justiça Federal. A decisão vai na contramão do que ocorreu no estado de São Paulo, onde as datas foram mantidas.

A suspensão se dá pelo grande número de casos do novo coronavírus em todo o estado do Amazonas. As provas não irão acontecer enquanto durar o estado de calamidade pública.

O Enem 2020 (impresso) acontece nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

Inep mantém datas do Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mantém as datas de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 após decisão judicial. O pedido de adiamento, feito pela Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF), foi negado pela Justiça Federal.

A Juíza Marisa Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, afirmou que as medidas adotadas pelo Inep são suficientes para a realização das avaliações do Enem 2020.

Com isso, as provas serão mantidas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

Inscritos com coronavírus precisam solicitar reaplicação das provas do Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os candidatos com coronavírus no dia das avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem solicitar a sua reaplicação.

O participante precisa comprovar o seu estado por meio de um documento oficial, com o seu nome completo e a assinatura de um profissional. O Inep divulgou mais informações sobre o processo em seu site institucional.

As provas do Enem 2020, versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

Prouni 2021 abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021. Os candidatos interessados podem realizar o processo pelo site do programa até o dia 15 de janeiro.

A seleção do Prouni 2021, no primeiro semestre, será feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, por conta do adiamento da edição de 2020. O programa possibilita a escolha de duas opções de curso, instituição e turno.

A divulgação dos resultados está prevista para os dias 19 de janeiro e 1 de fevereiro de 2021.

Portões do Enem 2020 serão abertos 11h30

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, por meio de uma nota no site, que os portões dos locais de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão abertos às 11h30. Nesta edição, os portões serão abertos meia hora mais cedo para evitar aglomerações.

Na nota, o Inep informa que as avaliações terão início às 13h30 dos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Esta medida faz parte do plano de segurança adotado para o Enem 2020.

MEC libera consulta de bolsas disponíveis para o Prouni 2021

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a consulta de bolsas disponíveis para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021. Os estudantes podem verificar as oportunidades no site oficial do Prouni.

O período de inscrições para o programa acontece entre 12 e 15 de janeiro. A divulgação da primeira chamada está prevista para o dia 19 de janeiro e a segunda no dia 1 de fevereiro.

Enem divulga Cartão de Confirmação de Inscrição

Os candidatos inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2020, a partir do dia 5 de janeiro, podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição no site do seletivo. 

O documento traz informações sobre local de prova, data, horário e número de inscrição. Além disso, o Cartão de Confirmação de Inscrição informa a necessidade de atendimento especializado e uso de nome social.

O Instituto Nacional de Estudos Anísio Teixeira (Inep) aconselha os vestibulandos a carregar o documento no dia da prova.

MEC anuncia que o Fies 2021 terá menos vagas

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, no Diário Oficial da União (DOU), que o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) terá 93 mil vagas em 2021. O plano trienal do Fies 2018 afirmava que seriam oferecidas 100 mil vagas em 2021, 7 mil oportunidades a mais.

O último plano trienal, divulgado no fim de 2020, definiu 93 mil vagas para 2021, 2022 e 2023, somando 279 mil oportunidades. Além disso, o MEC afirma ter garantido 500 milhões de reais para o orçamento do Fies.

Inep publica Cartilha de Redação do Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a “Cartilha do Participante” do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2020. O documento traz a explicação de como funcionará a redação do processo seletivo.

Os candidatos precisam ler a Cartilha para entender quais serão os métodos de correção de texto aplicados na prova. Além disso, o documento traz exemplos de redações que alcançaram a nota mil no Enem 2019.

Confira aqui a Cartilha de Redação Enem 2020! O arquivo também está disponível, em forma de PDF, no site institucional do Inep.

MEC divulga edital do ProUni 2021/1

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2021 no Diário Oficial da União (D.O.U). As inscrições começam no dia 12 de janeiro.

Para participar do programa, os candidatos precisam ter realizado a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ProUni disponibiliza bolsas de estudo para candidatos que possuem renda familiar entre um e três salários mínimos.

As inscrições acontecem pelo site oficial do programa. A primeira chamada dos selecionados está prevista para o dia 19 de janeiro, já a segunda acontece em 1° de fevereiro.

MEC confirma que o Sisu 2021/1 vai utilizar as notas do Enem 2020

O Ministério da Educação (MEC) comunicou à imprensa, por meio de uma nota oficial, que o SIsu 2021/1 será em abril e usará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O comunicado vai contra a fala do ministro da Educação, Milton Ribeiro,  em entrevista à TV Asa Branca.

O ministro afirmou que o Sisu seria realizado em janeiro de 2021, impossibilitando o uso dos resultados do Enem 2020. Estudantes de todo o Brasil lotaram as redes sociais com reclamações sobre essa possibilidade.

Por conta dessa comoção, o MEC liberou uma nota esclarecendo o funcionamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1.

Inep estende período de inscrições para o Enem PPL 2020

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunicou que as inscrições do Enem para privados de liberdade (Enem PPL) 2020 foram prorrogadas. O período foi estendido até o dia 18 de dezembro.

A inscrição dos candidatos deve ser realizada pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais, no site do Inep. 

As provas do Enem PPL 2020 serão realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. A divulgação do resultado do seletivo acontece junto ao do Enem tradicional.

Datas do ProUni e Fies 2021 são incompatíveis com o Enem 2020

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o período de inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) acontece em janeiro. Os editais ainda não foram disponibilizados.

Um dos critérios para a seleção e classificação dos candidatos são as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, de acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), as datas de inscrição nos programas não batem com a divulgação dos resultados do Enem 2020.

De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, os candidatos podem se inscrever no ProUni 2021 de 12 a 15 de janeiro e no Fies 2021 de 26 a 29 de janeiro. As provas do Enem 2020 acontecem em janeiro e fevereiro de 2021.

Estão abertas as inscrições para privados de liberdade no Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o período de inscrições para privados de liberdade no Enem 2020. As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro nas unidades prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas.

As inscrições precisam ser realizadas pelos responsáveis pedagógicos das unidades até o dia 11 de dezembro. O processo deve ser feito, exclusivamente, pelo site do Inep.

O resultado do seletivo será divulgado junto ao do Enem tradicional. Os responsáveis precisam conferir as notas e passá-las aos candidatos.

Inep divulga mais regras para evitar aglomerações no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma série de novas regras para evitar a aglomeração de candidatos no Enem 2020.  Além das providências já anunciadas, como a disponibilização de álcool em gel e uso de máscara nos locais de prova, foram passadas novas informações.

De acordo com o Inep, o  Enem 2020 será aplicado dentro de 205 mil salas em 14 mil pontos de aplicação. No ano passado, foram 60 salas a menos em apenas 10 mil pontos de aplicação. 

Além disso, será reservada uma sala especial, com capacidade máxima de 12 pessoas,  para vestibulandos de grupos de risco. Esses candidatos já foram selecionados por meio das inscrições.

Estas medidas foram tomadas, por conta da pandemia do novo coronavírus. As provas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa). Já a versão digital, será realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Edital Enem 2020 para privados de liberdade (PPL) é divulgado

Foi divulgado o Edital do Enem 2020 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep). As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro, dentro das unidades prisionais selecionadas, cumprindo as medidas socioeducativas impostas pelo exame. 

Como escrito no documento, o período para inscrições vai do dia 30 de novembro até 11 de dezembro. O cadastro é gratuito, feito de forma on-line pelos encarregados dos setores pedagógicos das unidades prisionais ou socioeducativas.

Para que sejam escolhidas unidades de aplicação da prova, é necessário que os órgãos de administração prisional e socioeducativo encaminhem, por e-mail, um ofício que confirme a adesão com o Inep e indicando algum responsável pedagógico, entre os dias 16 e 27 de novembro.

Notícias Anteriores

SiSU e Prouni 2021.1 não exigirão nota do ENEM 2020

As notas do Enem 2020 não serão obrigatórias para os candidatos que se inscreverem no SiSU e no Prouni 2021.1. A medida foi assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União.

A decisão busca favorecer os candidatos que não realizarão o Exame por conta da pandemia de COVID-19. O Ministério da Educação ainda não detalhou como será feita a seleção de candidatos pelo SiSU e pelo Prouni com as notas anteriores.

Enem 2020

Conforme anunciado pelo Ministério da Educação, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas no começo de 2021. Os 5,7 milhões de inscritos no Enem Impresso farão as provas nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto que os 96 mil inscritos no Enem Digital farão as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os resultados finaisestão previstos para serem divulgados no dia 29 de março de 2021.

O INEP publicou em julho os protocolos de aplicação, levando em conta a situação da pandemia de Covid-19. Segundo os editais, o uso de máscaras de proteção é obrigatório durante a aplicação da prova. Além disso, se retirarem as máscaras durante a aplicação, estarão sujeitos à eliminação do Exame

Caso o candidato seja infectado pela Covid-19 próximo da data de aplicação do Exame, ele pode pedir para participar da reaplicação da prova, marcada para 24 e 25 de fevereiro. O candidato precisa informar sua condição na Página do Participante até um dia antes da aplicação das provas oficiais. A medida é válida para outras doenças infectocontagiosas listadas no Edital.

Para conferir as instruções na íntegra, acesse os Editais do ENEM Impresso e do ENEM Digital.

Ficou confuso com tanta informação? Não se preocupe, o Estratégia Vestibulares fez um webinário para te ajudar. Assista abaixo!

Cronograma Enem 2020 Impresso

  • Justificativa de ausência no Enem 2019: 06/04 à 17/04
  • Isenção de taxa: 06/04 à 17/04
  • Resultado da justificativa e solicitação da isenção: 24/04
  • Inscrição e isenção de taxa: 11/05 à 27/05
  • Pagamento da taxa de inscrição: 11/05 à 10/06
  • Aplicação das Provas: 17 e 24/01/2021

Cronograma Enem 2020 Digital

  • Justificativa de ausência no Enem 2019: 06/04 à 17/04
  • Isenção de taxa: 06/04 à 17/04
  • Resultado da justificativa e solicitação da isenção: 24/04
  • Inscrição e isenção de taxa: 11/05 à 27/05
  • Pagamento da taxa de inscrição: 11/05 à 10/06
  • Aplicação das provas: 31/01/2021 e 07/02/2021

A decisão de adiar a aplicação da prova do Enem foi anunciada pelo MEC, no dia 19 de maio, por conta da pressão do Congresso, das instituições de Ensino Superior e dos candidatos. O Estratégia Vestibulares também fez um webinário sobre as novas datas do ENEM 2020.

Segundo as informações publicadas no dia 23 de junho, no Portal do Inep, 5.783.357 pessoas tiveram suas inscrições confirmadas. Dessas, 96.086 vão participar do Enem Digital, a novidade deste ano.

Cerca de 95% das pré-inscrições foram confirmadas. Dentre os inscritos, 83% receberam a isenção do pagamento da taxa de R$ 85,00. Segundo os dados divulgados pelo Inep, os candidatos com idade inferior a 18 anos são a faixa etária que compõe a maioria no Exame (40,6% do total).

Conte com o Estratégia Vestibulares!

Quer saber mais sobre o ENEM? O Estratégia reuniu em um Guia tudo o que você precisa saber sobre o Exame! Além disso, também aplicamos Simulados para o ENEM aos fins de semana, fique atento à programação!

Quer um gás para passar no ENEM 2020? Então confere os cursos do Estratégia Vestibulares! Nossos alunos tem acesso a videoaulas e livros digitais, além de Fórum de Dúvidas, Salas VIP e outros benefícios exclusivos.

Você pode gostar também