Enem 2021: STF vota para reabertura do prazo de isenção da taxa de inscrição

Enem 2021: STF vota para reabertura do prazo de isenção da taxa de inscrição

STF vota para reabertura do prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021! Confira neste artigo as principais informações.

O Supremo Tribular Federal (STF) formou maioria a favor da reabertura do prazo de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, derrubou a exigência de justificativa para os candidatos que faltaram na edição anterior.

Até as 9h, seis dos dez ministros já tinham votado a favor da reabertura do prazo de isenção. O prazo desta votação encerra ainda nesta sexta-feira, 03 de setembro, as 23h59.

De acordo com o edital do MEC, nesta edição, quem foi beneficiado com a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 mas não compareceu a prova, só poderia solicitar a isenção no Enem 2021 mediante a justificativa da ausência.

No Enem 2021, foram concedidos 822.854 isenções por declaração de carência. Além disso, segundo um levantamento feito pelo Semesp, o número de alunos inscritos não pagantes sofreu uma queda de 77,44%.

Não obstante, houve a redução de 51,7% no número de inscritos de estudantes pretos, 51,7% pardos e 54,8% indígenas. Já a participação de candidatos brancos, subiu 6,8% em relação ao ano passado.

enem 2021

Quem pode solicitar isenção do Enem 2021?

De acordo com o edital, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição:

  • Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante todo o colegial;
  • Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública de ensino no ano de 2021; e
  • Candidatos que estão em famílias de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a vulnerabilidade socioeconômica através do Cadastro Único.

Essas informações podem ser alteradas de acordo com a votação.

Já pensou em conquistar a vaga do seus sonhos? Acompanhe o Estratégia Vestibular e confira artigos, cursos e simulados preparatórios!

Você pode gostar também