Banco Nacional de Itens terá questões novas para Enem 2022, afirma presidente do Inep

Banco Nacional de Itens terá questões novas para Enem 2022, afirma presidente do Inep

Danilo Dupas, presidente do Inep, divulgou novas informações sobre o repositório do Banco Nacional de Itens (BNI) para o Enem 2022

Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (29), Danilo Dupas, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), autarquia do governo responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afirmou que o Banco Nacional de Itens terá novos itens para as próximas edições do exame, inclusive já para o Enem 2022.

“Nosso Banco de Itens já está em recomposição, [no prazo] dentro do cronograma. Não teremos problemas relacionados aos itens”, confirmou Dupas.

Veja também: Resultado do Enem 2021 será divulgado em 11 de fevereiro de 2022

De acordo com a coletiva de imprensa, serão formulados itens inéditos e exclusivos para as edições do Enem 2022, 2023, entre outras.

Na edição aplicada nos últimos dois fins de semana, foram utilizados questões que já constavam no Banco Nacional de Itens e que, consequentemente, não abordavam temas da atualidade como, por exemplo, a pandemia de Covid-19.

Como são escolhidas as questões do Enem?

Veja abaixo um trecho do “Operação Enem 2021”, guia elaborado pelo Inep que explica como são elaboradas as questões do exame:

banco nacional de itens
Fonte: Reprodução/Operação Enem – Inep

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Blog do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000
CTA curso Enem

Você pode gostar também