História dos números complexos

História dos números complexos

O começo da história dos números complexos remonta da época em que as equações do segundo grau começaram a ser estudadas. Isso porque, algumas das equações apresentavam soluções claras, como a equação \dpi{150} \large x^{2}-5x+6=0, que tem como soluções 2 e 3. Enquanto outras equações, como \dpi{150} \large x^{2}+x+1=0 pareciam não possuir soluções.

Contudo, na época, esses casos não recebiam muita atenção, simplesmente se admitia que a equação não possuía soluções.

Posteriormente, quando os matemáticos estudavam equações cúbicas, os italianos Scipione del Ferro e Tartaglia desenvolveram uma fórmula para resolver equações da forma \dpi{150} \large x^{3}+px+q=0, encontrando a seguinte fórmula para a solução:

\dpi{150} \large x=\sqrt[3]{\frac{-q}{2}+\sqrt{(\frac{q}{2})^{2}+(\frac{p}{3})^{3}}}+\sqrt[3]{\frac{-q}{2}-\sqrt{(\frac{q}{2})^{2}+(\frac{p}{3})^{3}}}
História dos números complexos
Niccolò Fontana, matemático italiano cujo pseudônimo era Tartaglia

Utilizando essa fórmula para resolver equações, um problema interessante surgiu. Analisemos, por exemplo, a equação \dpi{150} \large x^{3}=15x+4. Utilizando fatoração, podemos encontrar as três raízes, que são \dpi{150} \large 4, -2 ,\sqrt{3} e \dpi{150} \large -2+\sqrt{3}. Contudo, utilizando a fórmula de Tartaglia, chegamos que uma das soluções deveria ser \dpi{150} \large \sqrt[3]{2+\sqrt{-121}}+\sqrt[3]{2-\sqrt{-121}}, um número que envolve a raiz quadrada de um número negativo.

O matemático Rafael Bombelli experimentou tratá-los como números comuns e utilizar técnicas de fatoração para desenvolver esses números, e foi capas de concluir que, na verdade, \dpi{150} \large \sqrt[3]{2+\sqrt{-121}}+\sqrt[3]{2-\sqrt{-121}}=4.

Esse foi o início do tratamento algébrico desse tipo de número. Inicialmente, eles eram usados apenas como artifício para a solução de problemas, mas, com os trabalhos de Abraham de Moivre, Euler e, posteriormente, Gauss, os números complexos passaram a ser entendidos como um conjunto numérico, que foi mais formalmente estruturado por esses matemáticos.

Aula sobre Números Complexos no canal do Estratégia.

Gostou do conteúdo? Conheça também nossos pacotes de cursos para vestibulares no banner abaixo!

banner estratégia
Você pode gostar também