Resolução Comentada da Prova de Inglês do Unicamp 2020

Resolução Comentada da Prova de Inglês do Unicamp 2020

Hello, everybody … Tudo bem? Sou a teacher Andrea Belo, do Estratégia Vestibulares, e escrevo este artigo para comentar as questões da prova da UNICAMP 2020, da disciplina de Inglês.

A Comvest divulgou nesta terça o gabarito oficial da prova. E, entre questões de inglês, pelo menos uma pode ter o gabarito anulado ou trocado. Nesta página, você vai conferir a resolução comentada completa e, inclusive, baixar a correção em PDF.

">Prova Unicamp 2020 – Inglês – Resolução" class="wp-block-file__button wp-element-button" download aria-describedby="wp-block-file--media-c4c33303-eaae-41c2-a9d6-1be8d7b1b503">Baixar

Navegue pelo conteúdo

Prova UNICAMP 2020

Questão 01

There are approximately 70 million pet dogs and 74 million pet cats in the U.S., a country where 20 men and women are assaulted per minute. In one survey, 71 percent of domestic violence victims reported that their abuser also targeted pets. In one study of families under investigation for suspected child abuse, researchers found that pet abuse had occurred in 88 percent of these families.

(Adaptado de https://www.humanesociety.org/resources/animal-cruelty-facts-and-stats. Acessado em 11/05/2019.)

O objetivo do texto é destacar a relação entre

a) aumento do número de animais domésticos e de casos de crueldade contra os animais.

b) violência doméstica e famílias investigadas por crueldade contra os animais.

c) condenações por abuso infantil e crueldade contra os animais.

d) casos de violência doméstica e crueldade contra os animais.

Resolução Comentada

O enunciado pede o objetivo do texto.

  • A alternativa A, fala do aumento do número de animais domésticos mas, no texto, não há termo algum que indique aumento e sim a citação do número de animais.
  • Na letra B, se fala em violência doméstica mas não são famílias investigadas por crueldade contra animais e sim investigação sobre abuso infantil: “investigation for suspected child abuse”
  • Na letra C, se fala em condenação, enquanto no texto, apenas há o termo investigação e não condenação.
  • A letra D, além de ser correta pela eliminação das outras, é exatamente casos de violência doméstica  (domestic violence) e crueldade contra animais (“also targeted pets”).

Gabarito:  D

Questão 02 – passível de anulação

(Disponível em https://licensing.andrewsmcmeel.com/features/ba?date=2004-08-03. Acessado em 22/05/2019.)

A tirinha apresentada

a) ironiza uma ideia de liberdade de expressão.

b) critica políticas de imigração do governo dos EUA.

c) defende uma visão de inglês como língua mundial.

d) desaprova o uso da língua materna de imigrantes nos EUA.

Resolução Comentada

O enunciado quer saber a melhor alternativa que represente a tirinha

  • A alternativa A, fala da liberdade de expressão mas, liberdade de expressão é um termo muito amplo sobre as mais variadas formas de você se comunicar e não apenas remete ao uso de um idioma. Alternativa não tão específica à resposta.
  • Na letra B, se fala em criticar políticas de imigração do governo dos EUA mas, dizer que há uma crítica à políticas de imigração é muito específico à regras e a tirinha faz um comentário e não demonstra regras propriamente ditas.
  • Na letra C, se fala em Inglês como língua mundial e isso não é citado na tirinha.
  • A letra D, além de ser correta pela eliminação das outras, é exatamente a desaprovação do uso do Espanhol já que é dito: pode dizer o que quiser aqui nos EUA, se for em Inglês.

Gabarito do Estratégia: D

Argumento para anulação

De acordo com vários dicionários, o termo “liberdade de expressão”, em linhas gerais, é o direito que permite as pessoas manifestarem suas opiniões, sobre qualquer assunto, sem censura.

No quadrinho da questão nº 02 da prova da Unicamp, há um diálogo em que se discute ser rude alguém não poder se expressar em Espanhol (“it’s pretty rude to come…he can’t speak Spanish”) e, no quadrinho seguinte, um dos personagens diz que pode-se dizer o que quiser nos EUA mas, completa no último quadro – se for em Inglês (“as long, as you know, it’s in English”)

A alternativa A, julgada como correta segundo o gabarito oficial, afirma que a tirinha ironiza uma ideia de liberdade de expressão, o que até poderia ser considerado certo, porém, incompleta segundo dados que podemos coletar da tirinha. E, quanto mais completa e mais específica a alternativa, melhor se encaixa como a opção correta, sempre, nas questões das provas da Unicamp.

Sendo assim, a alternativa letra D afirma que a tirinha desaprova o uso da língua materna de imigrantes nos EUA (no caso da tirinha, o Espanhol) e, no texto comprovamos que, ao invés de uma ideia ampla de liberdade de expressão, independente do assunto ou da opinião, a letra D indica que foi a desaprovação da língua, do idioma Espanhol, o que, de fato, aconteceu quando o personagem diz que tudo pode ser dito se for em Inglês, desaprovando visivelmente o uso da língua espanhola em terras americanas.

O personagem inclusive, usa uma camiseta escrito “gringo power club”, deixando clara sua desaprovação, já que o termo “gringo”, tem seu registro mais antigo em um dicionário espanhol de 1787, que cita a expressão como uma forma de julgamento com os imigrantes. A forma anasalada do espanhol ao falar “griego” (“grego” em Espanhol) evoluiu para “griengo” e, finalmente, “gringo”, comprovando, mais uma vez, a desaprovação do uso do Espanhol nos EUA.

As alternativas A e D estão corretas e, a letra D, um pouco mais completa devido à análise feita.

Questão 03

O site “Urban Dictionary” apresenta definições de palavras e expressões que, apesar de serem usadas popularmente, ainda não foram oficialmente dicionarizadas. O exemplo abaixo faz alusão ao Brexit, isto é, à saída do Reino Unido da União Europeia.

(Disponível em https://www.urbandictionary.com/define.php?term=Doing%20the%20Brexit. Acessado em 11/05/2019.)

Com relação ao exemplo apresentado, entende-se que Taylor estava “fazendo o Brexit” porque

a) se despediu, mas demorou a ir embora da festa.

b) saiu “à francesa” da festa, isto é, saiu discretamente.

c) se despediu, mas anunciou que demoraria a sair da festa.

d) saiu “à francesa” da festa, isto é, saiu depois de muito tempo.

Resolução Comentada

O enunciado quer saber alternativa que represente “Fazer o Brexit”

  • A alternativa A, diz que ele se despediu mas demorou a ir embora: exatamente o que o termo representa.
  • Na letra B, se fala em sair à francesa e o texto mostra que é o contrário: “opposite of a French exit”
  • Na letra C, se fala em anunciar que ia demorar mas não há esse anúncio e sim a despedida mas a pessoa demora a ir embora.
  • A letra D, idem à B, “Do the Brexit” é o contrário de sair à francesa (french exit)

Gabarito:  A

Questão 04

When 24-year-old fashion blogger Scarlett Dixon posted a picture of herself having breakfast, the internet turned nasty. “The best of days start with a smile and positive thoughts. And pancakes. And strawberries”, Dixon wrote on her Instagram feed. The post was reposted on Twitter. “Instagram is a ridiculous lie factory made to make us all feel inadequate”, wrote Nathan from Cardiff. His post, which has garnered more than 111,000 likes (22 times as many as Dixon’s original) and almost 25,000 retweets, prompted a wave of criticism, with comments going like “Fakelife!”. Instagram looks like the friendliest social network imaginable. But, for a growing number of users – and mental health experts – the very positivity of Instagram is precisely the problem. The site encourages its users to present an upbeat, attractive image that others may find at best misleading and at worse harmful. Instagram makes you worry that everyone is perfect – except you.

(Adaptado de https://www.theguardian.com/technology/2018/sep/17. Acessado em 19/04/2019).

O texto anterior apresenta uma crítica

a) a Scarlett Dixon, por propagar uma autoimagem excessivamente positiva e irreal.

b) ao Instagram, por propiciar postagens que veiculam uma autoimagem irreal das pessoas.

c) ao post de Scarlett Dixon, por gerar uma onda de comentários negativos em outras mídias sociais.

d) à exposição excessiva da vida íntima das pessoas no Instagram e em outras mídias sociais.

Resolução Comentada

O enunciado quer saber alternativa que represente a crítica:

  • A alternativa A, diz que se refere à Scarlett Dixon, mas a crítica é às redes sociais e não especificamente a uma pessoa, que foi apenas citadas para introduzir e desenvolver o assunto.
  • Na letra B, se fala o que é correto: crítica ao Instagram, veiculando imagens irreais das pessoas.
  • Na letra C, idem à A, a Scarlett não é o foco do texto e sim o Instagram.
  • A letra D, se fala em exposição excessiva da vida íntima mas não há essa evidência no texto.

Gabarito:  B

Questão 05

A Associação Canadense de Saúde Mental é uma organização sem fins lucrativos que combate o estigma sobre a saúde mental, promovendo ações em favor de pessoas que sofrem com doenças dessa natureza. O cartaz abaixo, direcionado à população em geral, foi publicado no site dessa associação.

(Disponível em https://ontario.cmha.ca/documents. Acessado em 22/08/2019.)

O cartaz apresentado tem o intuito de

a) motivar a população a parar de reconhecer os estereótipos negativos associados à saúde mental.

b) encorajar empresários a oferecer melhores condições de emprego a pessoas com doenças mentais.

c) estimular o combate aos estereótipos que atingem pessoas com doenças mentais.

d) incentivar um tratamento diferenciado a pessoas com doenças mentais.

Resolução Comentada

O enunciado quer saber o intuito do cartaz:

  • A alternativa A, diz “parar de reconhecer” mas o intuito é exatamente o contrário: parar para reconhecer e não parar de reconhecer: Stop to recognize”
  • Na letra B, se fala em encorajar empresários mas, além de ser uma Ong, não se fala em empresários.
  • Na letra C, exatamente o intuito: estimular o combate aos estereótipos que atingem pessoas com doenças mentais.
  • A letra D, se fala em tratamento diferenciado mas é o contrário: aceitar pessoas como são.

Gabarito:  C

Questão 06

To me, science is one way of connecting with the mystery of existence. And if you think of it that way, the mystery of existence is something that we have wondered about ever since people began asking questions about who we are and where we come from. So while those questions are now part of scientific research, they are much, much older than science. I’m talking about science as part of a much grander and older sort of questioning about who we are in the big picture of the universe. To me, as a theoretical physicist and also someone who spends time out in the mountains, this sort of questioning offers a deeply spiritual connection with the world, through my mind and through my body. Einstein would have said the same thing, I think, with his cosmic religious feeling.

Marcelo Gleiser, March 20, 2019.

(Adaptado de https://www.scientificamerican.com/article/atheism-is-inconsistent-with-the-scien tific-method-prizewinning-physicist-says/?redirect=1. Acessado em 15/05/2019.)

Qual das frases abaixo mais se aproxima das palavras de Gleiser reproduzidas acima?

a) “O bom da ciência é que ela é verdadeira, quer se acredite nela ou não.” (Neil deGrasse Tyson)

b) “Ciência é a única religião da humanidade.” (Arthur Clarke)

c) “Ciência é a chave do nosso futuro.” (Bill Nye)

d) “Ciência não é apenas compatível com espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade.” (Carl Sagan)

Resolução Comentada

O enunciado quer saber a frase que mais se aproxima das palavras de Gleiser.

  • A alternativa A, diz que a ciência é verdadeira e isso não é verdade segundo o texto.
  • Na letra B, se fala em ciência como única religião e é uma opinião radical e não encontrada no texto.
  • Na letra C, se fala em futuro mas, não há menção a nada sobre futuro no texto.
  • A letra D, se fala o que há no texto: espiritualidade como profunda fonte: “deep spiritual connection”

Gabarito:  D

Questão 07

John Milton and Freedom of Speech on Campus

By Daniel F. Sullivan

A few years ago, at a seminar meant to help college presidents think about the issues they face as campus leaders, I read John Milton’s Areopagitica: A speech for the liberty of unlicensed printing to the parliament of England. Originally published in 1644, Areopagitica makes a powerful argument for freedom of speech and against censorship in publishing. After twenty years as a college president, having experienced and observed many calls to censor, I’ve come to believe that there is not much to know on the topic beyond what Milton wrote over 350 years ago. Areopagitica was published in response “to Parliament’s ordinance for licensing the press of June 14, 1643.” The effect of the ordinance against which Milton wrote “was to give Archbishop Laud, who was also Chancellor of the University of Oxford, control over every press in England, with power to stop publication of any book contrary to the Doctrine of the Church of England.” This was disturbing to Milton, who wrote, “as good almost kill a man as kill a good book: [he] who kills a man kills a reasonable creature; but he who destroys a good book, kills reason itself.”

(Adaptado de https://www.questia.com/magazine/1P3-1048971311/milton-s-areopagitica-freed om-of-speech-on-campus. Acessado em 15/05/2019.)

A relação entre o posicionamento do autor do texto e o de John Milton na publicação mencionada é de

a) divergência, pois o autor julga que as ideias de Milton sobre liberdade de expressão parecem ultrapassadas em relação ao que ocorre hoje nas universidades.

b) divergência, pois diferentemente de Milton, o autor critica o fato de haver, nas universidades inglesas, apelos para que a censura seja exercida no campus.

c) concordância, pois o autor apoia a mesma linha de pensamento de Milton quanto às críticas ao controle da liberdade de imprensa.

d) concordância, pois o autor alinha-se a Milton quanto à ideia de que destruir um bom livro é o mesmo que destruir uma criatura racional.

Resolução Comentada

O enunciado quer saber a relação do autor do texto e John Milton.

  • As alternativas A e B, dizem divergência mas, analisando bem é concordância: “I’ve come to believe that there is not much to know on the topic beyond what Milton wrote over 350 years ago”, em que ele diz que não há muitas informações sobre algo que então, talvez , deveria ter.
  • Na letra C, se fala em concordância e mesma linha de pensamento: alternativa certa!
  • A letra D, se fala em concordância mas destruir um bom livro é o mesmo que destruir a razão e não a criatura racional: “…but he who destroys a good book, kills reason itself.”

Gabarito:  C

Questão 08

(Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46502709. Acessado em 30/09/ 2019.)

A peça publicitária

a) questiona se aquele seria o melhor momento para os pais estarem cientes das ameaças fascistas combatidas pelo Macarthismo. Essa política alterou a vida em instituições de ensino norte-americanas, proibindo a divulgação de temas ligados à Guerra Fria e às ameaças nucleares, de acordo com as diretrizes do Comitê de Atividades Antiamericanas.

b) defende a “injeção” vermelha e comunista nas escolas durante o Macarthismo. Essa política, implementada nos Estados Unidos de 1950 a 1957, e inserida no contexto da Guerra Fria, é caracterizada por uma acentuada repressão ao comunismo, com a participação direta do FBI.

c) denuncia a ameaça da “injeção” vermelha e comunista nas escolas na Era McCarthy. Essa política foi marcada pela instauração de investigações pelo governo e por indústrias privadas norte-americanas contra funcionários públicos e da indústria do entretenimento acusados de serem liberais.

d) defende que já passou da hora de os pais estarem cientes da ameaça comunista combatida pelo Macarthismo. Essa política, instaurada no contexto da Guerra Fria, foi marcada por violações dos direitos individuais e instauração de inquéritos por parte do Comitê de Atividades Antiamericanas.

Resolução Comentada

Questão comentada pela prof Ale, de História.

Comentários de Inglês: A palavra “parents” não é parentes e sim pais. Assim, comprova-se que os pais dos alunos devem perceber os fatos, como no contexto da época da Guerra Fria, comentado pela equipe de História.

Gabarito: D

Questão 09

Nuclear fusion is a reaction in which atomic nuclei merge to form the nucleus of a new atom. The mass of the new atom’s nucleus is lower than the sum of the merging nuclei’s masses, a difference that is released as energy. This is, for instance, the reaction that occurs in the Sun. The energy released during fusion can be calculated by the equation E = Δmc2 , where Δm is the difference between the initial and final masses in the reaction, and c is the speed of light. When calculating the aforementioned energy, nucleus mass can be conveniently quantified using the atomic mass unit (u), which is roughly equivalent to 900 MeV (1 u ® 900 MeV). Consider the hypothetical nuclear fusion reaction 222X + 4 Y ® 221Z. Note that the masses of 222X, 4 Y, and 221Z are 222 u, 4 u, and 221 u, respectively. The amount of energy released in this reaction is

a) 5 MeV.

b) 450 MeV.

c) 900 MeV.

d) 4500 MeV.

Resolução Comentada

Necessário saber conceitos de Química e fazer o cálculo. O texto em Inglês não precisava ser traduzido por completo para que se resolvesse a questão e sim, saber algumas palavras “escaneadas”, saber como fazer o cálculo e dominar o conteúdo.

Gabarito: D

Questão 10

Antibiotic resistance is possible because bacteria are able to exchange genetic material through a process known as bacterial conjugation. In one experiment, resistance to tetracycline (a commonly used antibiotic) was studied in Escherichia coli by introducing a tetracycline-resistant bacterium to a tetracycline-sensitive strain. The resistant bacterium’s genome contained a protein called an “efflux pump”, a polypeptide that localizes to the cell membrane and expels certain small molecules from the cell. Using fluorescent marking, researchers observed the DNA encoding one specific efflux pump in between a resistant bacterium and a sensitive bacterium. With live-cell microscopy, they tracked the fluorescence to see how the DNA migrated from one cell to another and how it was incorporated and expressed in the recipient bacterium.

(Fonte: Sophie Nolivos e outros, Science, Washington, v. 364, n. 6442, p. 778-782, maio 2019.) Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. 

a) A fusão transmembrana do genoma que confere resistência antibiótica é facilitada pela presença da tetraciclina.

b) A proteína envolvida na resistência antibiótica à tetraciclina é transferida diretamente por conjugação bacteriana.

c) O gene da proteína de resistência antibiótica é transferido através da fusão transmembrana na presença de tetraciclina.

d) O DNA codificador da proteína que confere resistência antibiótica à tetraciclina é transferido por conjugação bacteriana.

Resolução Comentada

Necessário saber conceitos de Biologia. O texto em Inglês não precisava ser traduzido palavra por palavra para que se resolvesse a questão e sim dominar o conteúdo de Biologia sobre o codificador da proteína e outros conceitos explorados pela equipe de Biologia, explicados pela prof Carol Negrin.

Gabarito: D

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido a resolução da prova de Inglês do vestibular UNICAMP 2020. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Mande uma mensagem, caso tenha tido alguma dúvida. Abraços!

Instagram: @teacherandreabelo

CTA Curso Vestibular Unicamp

Veja também:

Você pode gostar também