A leitura e interpretação da língua inglesa é essencial para o vestibular. Por isso, conhecer os principais tempos verbais, como present continuous e o past perfect continuous, as diversas expressões, os cognatos e outros parâmetros idiomáticos deve ser um objetivo de todo vestibulando! 

Para te ajudar, o Estratégia Vestibular construiu um resumo com as principais informações sobre o present continuous, seu uso e recorrência nas provas. Confira!

O que é o present continuous?

O present continuous ou, em português, presente contínuo é o tempo verbal que abrange as situações que estão acontecendo no momento da fala. Ou seja, trata sobre ocasiões que estão em continuidade no tempo presente.

Imagine, por exemplo, quando avisamos alguém ao telefone “Estou chegando”, o verbo “chegar” indica um progresso da sua ação ao mesmo tempo em que você pronuncia a oração.

No inglês, a lógica é a mesma e o present continuous, geralmente, possui verbos terminados em -ing. Como modelo, a frase “Lucas is drinking wine” manifesta a atividade de Lucas durante a fala do orador, ou seja, “Lucas está bebendo vinho”.

Estrutura do present continuous

A estrutura básica afirmativa do present continuous segue o raciocínio de “sujeito + verbo to be + verbo principal com -ing + complementos”. Abaixo, veja alguns exemplos:

  • “Clark is crying in the bathroom” = “Clark está chorando no banheiro”; e
  • “Mare and Cal are dating” = Mare e Cal estão namorando”.

Note, nesse caso, a semelhança semântica entre o gerúndio português  -ndo e a terminação inglesa -ing.

Negativa

Para a construção do negative present continuous a regra segue a mesma lógica da forma afirmativa e será feita a adição do termo “not” após o verbo to be, ou seja, “sujeito + verbo to be + not + verbo principal com -ing + complementos”. Confira aplicações:

  • “Meredith is not coming = “Meredith não está vindo”; e
  • “Bailey and Derek are not lying” = “Derek e Bailey não estão mentindo”.

Interrogativa

A estruturação do interrogative present continuous é: verbo to be + sujeito + verbo principal com -ing + complemento. Compreenda melhor com exemplos:

  • “Are we making the right thing?” = “Nós estamos fazendo a coisa certa?”;
  • “Is she playing her guitar?” = Ela está tocando violão?”.

Regras do present continuous

Para adaptação dos verbos para o tempo present continuous existem algumas regras e diretrizes idiomáticas. Confira, na sequência, as principais determinações.

Como utilizar?

Os verbos terminados em -e devem perder essa vogal, que será substituída pelo radical -ing. Assim, “to make” torna-se “making”, “blame” converte-se em “blaming”, “close” é escrito como “closing”, entre outros exemplos.

Os verbos terminados com -ie terão essas duas vogais substituídas por -y. Então, o -ing pode ser adicionado. O verbo “to die”, por exemplo, será composto como: d + y + ing = dying. O mesmo processo acontece com “to lie” que se torna “lying”.

Quando os verbos monossílabos e dissílabos terminam em uma sequência de consoante + vogal + consoante, a última consoante deve ser duplicada. Somente após isso pode-se adicionar a terminação -ing.

Como modelo, o verbo “to swim” – que termina com “W (consoante) + I (vogal) + M (consoante)”. Nesse caso, ele terá a última vogal, M, duplicada e acrescida de . Ou seja, será convertido em “swimming”.

É válido lembrar que existem algumas exceções e verbos irregulares que não seguem as regras padrões da língua inglesa. Dessa forma, é preciso estar atento a esses detalhes e sempre acompanhar o Blog do Estratégia Vestibulares para manter-se informado e ter acesso às nossas dicas!

Exercícios

Agora que você já tem conhecimento sobre as estruturas gramaticais afirmativas, negativas e interrogativas do presente continuous  pode colocar o seu entendimento à prova através do estudo prático. Para isso, leia os exercícios abaixo e, depois, acompanhe a resolução proposta por nossos redatores. 

G1 1996

Complete with Simple Present or Present Continuous (Progressive)

She generally _______________ the piano, but at present she _______________ the guitar.

a) is playing / play
b) is plaing / plays
c) plays / is playing
d) playing / are playing
e) plays / is plaing

Conforme a estrutura da frase, entende-se que o autor quer comparar o que a garota está fazendo com aquilo que ela geralmente faz. 

Assim, o present continuous é necessário para indicar a atitude presente e em ocorrência da menina, ou seja: “she is playing the piano”. Note, também, que o verbo “plaing” não existe para a ortografia inglesa.
A outra parte da proposição aceita o verbo “plays” – pois expõe uma atitude da garota que não está em continuidade.
Assim, a sentença correta é “She generally plays piano, but at the present she is playing the guitar” que pode ser traduzida como “ela, geralmente, toca piano, mas no momento ela está tocando violão”.

Gostou do conteúdo? Acesse o Blog do Estratégia Vestibulares e tenha acesso a muito mais.
Para conhecer nossos cursos pré-vestibulares, clique no banner abaixo:

presente continuous - Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também