Ter o Inglês como segunda língua é fundamental e abre muitas portas no mercado de trabalho. Isso todo mundo já sabe. Porém, no vestibular, muitos estudantes ignoram a importância do estudo dessa disciplina. Muito por conta do grau de dificuldade e o valor da pontuação de outras matérias.

ingles para vestibular
Inglês para Vestibular

O que poucos pensam é que, uma boa pontuação em Inglês pode determinar um melhor resultado e levar à sua aprovação. Eu sou a Teacher Andrea Belo, professora de Inglês do Estratégia Vestibulares. Esse artigo é para discutirmos sobre a importância do estudo da língua inglesa.

Inglês não é a língua mais falada, porém, é a língua mais ensinada no mundo. E, é bem fácil constatar que o nível de Inglês da maioria dos alunos que querem passar no vestibular das melhores universidades do Brasil está longe de ser bom.

Contudo, é preciso considerar Inglês como a disciplina que vai ajudá-lo a chegar à aprovação. Isso porque a língua vai te proporcionar oportunidades únicas na carreira e no seu futuro profissional.

Bolsas de estudo no exterior

Você sabia que várias universidades, tais como a USP, a Unesp, a Unicamp, o ITA, o IME, a Fatec, entre várias outras no Brasil inteiro, oferecem programas de internacionalização?

Nesses programas, você pode estudar fora do país, aprender e/ou aprimorar o idioma. Além disso, você obtém o diploma de dupla graduação e o melhor: tudo isso através de bolsas de estudo.

Para isso, é necessário que você comprove seu conhecimento na língua através do teste de proficiência. Dessa forma, você será encaixado no programa mais adequado para o melhor aprendizado. Por isso o Inglês se faz necessário! É preciso aproveitar aproveitar oportunidades como essa.

Você, vestibulando, precisa saber Inglês para fazer uma excelente prova no dia do seu vestibular. A vontade de aprender Inglês é, muitas vezes, tão grande quanto sua capacidade. Então, por que achar que é difícil? Ou complicado? Vou mostrar que não.

É difícil estudar inglês para vestibular?

O Inglês no vestibular está longe de ser simples e exige, além do conhecimentos na língua, muita atenção e interpretação. Seria uma pena perder pontos por causa de falta de conhecimento no idioma, não é mesmo?

A maioria das questões de Inglês nos vestibulares, em geral, tem o foco em interpretação de texto. Inclusive, a compreensão de texto em inglês é a única instrução de estudo disponível no manual do candidato.

E é muito difícil encontrar um material que ofereça os passos certos. Os tópicos de estudo contextualizados para que você possa praticar e aprender Inglês, de fato, para a prova e para as necessidades dessa língua em sua vida profissional e até mesmo pessoal.

Dicas de Inglês para vestibular

Como estudar Inglês para o vestibular? Um estudo eficaz, para qualquer que seja seu objetivo, não é uma tarefa fácil. Se você quer ingressar em grandes universidades, eis que eu elenco alguns importantes passos a seguir no estudo do inglês para vestibular:

Step 1: set time and place

É, estabelecer tempo, horários fixos de estudo e o lugar certo para estudar são primordiais para a sua boa desenvoltura dos estudos. Não só para Inglês, mas para todas as disciplinas. Uma coisa simples, como dormir e comer em horas diferentes, dificulta a ambientação do seu corpo e prejudica o seu rendimento.

Para simplificar o seu processo de estudo e de memorização na hora de ler textos em Inglês, recomendo que você reserve horários diários e um bom local de estudo. Você precisa criar condições ambientais adequadas que favoreçam o seu estudo.

Com metas de horário estabelecidas e um ambiente que proporciona a evolução da leitura e resolução de exercícios, Inglês e as demais disciplinas serão aprendidas.

Step 2: deal with English

Negociar, saber lidar com o Inglês? Yes. Inglês não é nenhum bicho de 7 cabeças e há métodos, formas exclusivas que levam você à resposta dos exercícios de vestibular. Muitos tópicos gramaticais, necessários para a boa compreensão do texto, são muito mais simples em Inglês do que em Português.

Em minhas aulas de Inglês, sempre mostro o quão fácil a língua se torna quando se usa uma metodologia funcional. Se você tem maior dificuldade em leitura, ponto crucial das provas de Inglês, vai precisar saber como adquirir vocabulário, como memorizar estruturas gramaticais, que sempre estão presentes nesses textos de vestibular.

As técnicas de Skimming e Scanning, por exemplo, são mecanismos que você usa para relacionar ideias, identificar palavras-chave, deduzir o assunto e comprová-lo com a busca de termos específicos, ali inseridos. Basta saber encontrá-los.

E as estratégias Skimming e Scanning não são as únicas formas de simplificar seu aprendizado. Existem maneiras abundantes de explorar os textos e solucionar perguntas de vestibular com facilidade.

É primordial ter foco. E dirigir-se ao modo que faça com que você se sinta confortável e confiante em relação ao aprendizado em Inglês.

Step 3: organize yourself

Sim, outro aspecto essencial é organizar-se. O seu plano de estudo quem estabelece é você mesmo. Ao analisar as dificuldades que você têm em relação à língua inglesa.

Procure ler textos de jornais e revistas em Inglês, fontes de vários vestibulares, principalmente aqueles materiais. Exemplos bons são: artigos de uma fonte específica, recorrentes na prova do vestibular que você escolheu.

  • Organize um plano de estudos que englobe o enfoque e o programa exigido no manual do candidato
  • Leve em conta temas de relevância mundial e atualidades. Pois, temáticas como essas podem estar presentes em qualquer parte da prova
  • Faça pausas de estudo. Você não vai aprender Inglês ou nenhuma outra disciplina em uma hora, em três horas, em um dia.
  • Estude muito e estude sempre, mas fazer intervalos de 15 minutos, 30, uma hora (a depender de cada candidato), é inevitável.

Informação relevante: alguns vestibulares apresentam textos em Inglês em provas de outras disciplinas. Responder algo sobre um período histórica, sobre uma escola literária, uma doença, um vírus ou descoberta científica, um cálculo lógico, dados geográficos com estatísticas.

Enfim, organize-se e esteja preparado para buscar informações específicas em Inglês (e para isso você vai precisar das técnicas certas), conforme as dicas anteriormente apresentadas.

Step: practice, practice, practice

Praticar é a ordem da vez. De fato, é a prática de exercícios que definem sua experiência e o preparo para realizar uma boa prova. Sempre haverá textos. E, geralmente, a prova é composta de perguntas de interpretação de texto.

Você terá que respondê-las de acordo com o conteúdo e conhecimentos gramaticais, exigidos dentro dos textos, nas entrelinhas ou nas próprias opções de escolha de resposta, a depender de cada vestibular escolhido por você.

A primeira dica preciosa é obter um material que contemple conteúdos de Inglês, desde básicos a avançados, desde verbo to be até phrasal verbs, por exemplo.

  • ler atentamente os textos usando técnicas de leitura
  • estar inteiramente concentrado para fazer uma boa prova
  • não parar de ler um texto por desconhecer o significado de uma ou mais palavras

Come on! Keep going! Na maioria das vezes, entende-se o sentido graças ao contexto.

Teacher tips

Vou apresentar a você outras dicas, que considero essenciais para o estudo eficaz e a possível aprovação no vestibular:

  • Faça fichas de revisão para ajudar você a memorizar o essencial;
  • Faça listas de novas palavras aprendidas para enriquecer o seu vocabulário;
  • Coloque o Inglês em seu cotidiano.
  • Escute músicas em Inglês
  • Assista a filmes e séries legendados;
  • Faça simulados e resolva inúmeros exercícios para se acostume com os tipos de questão de Inglês das provas de vestibular;
  • Evite marcar muitas palavras durante a leitura de textos em Inglês – busque a essência, o assunto geral, através das palavras cognatas e possíveis de se ler;
  • Se ajudar, leia em voz alta os textos, funciona como método de memorização de vocabulário para algumas pessoas;
  • Exercite seu cérebro com atividades novas, criando conexões neurais: memorizar números, nomes de ruas, talvez jogar xadrez, conhecer culturas diferentes, através de leitura, de programas culturais em Inglês.
  • Faça seu cérebro trabalhar, evoluir. Incentivar sua capacidade de raciocínio, facilita o aprendizado de um idioma.
  • Concentre-se em tudo o que ler e responder. O foco traz resultados positivo?

Responda a si mesmo:

Por que preciso estudar inglês para vestibular? Quero passar? Estou seguindo o ciclo de horários que estabeleci? Estou cumprindo minhas metas de estudo? Como posso melhorar meus planos de estudo?

Com essas dicas e um material de impacto em mãos, aliados à sua vontade e persistência em ser aprovado, tudo se encaixa. E a aprovação virá com certeza!

Inglês não pode ser visto como um empecilho e sim , um diferencial, a disciplina que vai aumentar sua pontuação, fazer com que você obtenha maior e melhor resultado geral da prova de vestibular.

O Inglês é o idioma oficial em mais de 50 países no mundo. Se pensarmos no campo social e profissional, as pessoas que sabem falar e escrever Inglês conseguem melhores empregos e também têm melhores salários em comparação com aqueles que não sabem Inglês.

E, outra coisa: além de passar naquele vestibular, garantindo as questões de Inglês resolvidas, não é uma satisfação aprender outra língua e evoluir nela? Chegar próximo aos seus objetivos, com essa importante ferramenta no mercado de trabalho, é, sem dúvida, uma grande vantagem.

Meu recado está dado. Espero que tenha colaborado com sua reflexão a respeito da prova de Inglês nos vestibulares. Conte comigo e com meu método de ensino, fico a disposição para quaisquer perguntas e conselhos sobre os estudos de Inglês para o seu vestibular, é uma grande satisfação.

A mensagem que deixo é: Nada é impossível, busque seus sonhos. Se o idioma atrapalha você, não mais atrapalhará.

Pense nisso e let’s go!

Instagram: @teacherandreabelo

Facebook: Andrea Belo

CURSO PARA VESTIBULAR

0 Shares:
Você pode gostar também