Inglês no Enem: como estudar a matéria para o vestibular

Inglês no Enem: como estudar a matéria para o vestibular

Você sabe como é cobrado inglês no Enem e vestibulares? Junto a professora Andra Belo, o Estratégia Vestibulares preparou este artigo com todas as informações!

Já pensou em como são cobradas as questões de inglês no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos outros vestibulares? O Estratégia Vestibulares, junto a Andrea Belo, professora de Língua Inglesa, preparou este artigo com as principais informações para te ajudar a estudar!

Como é cobrado o tema de inglês?

As questões de inglês no Enem buscam explorar principalmente assuntos polêmicos, em forma de charges, tirinhas, poemas e músicas para que os candidatos interpretem-os.

A professora explica que “em inglês não há um padrão propriamente dito, já que a maioria das provas traz textos de fontes similares, como jornais e revistas internacionais, constantemente citadas nas aulas.”

Para ajudar os estudantes, é indicado que estejam sempre por dentro de notícias e reportagens publicadas em revistas como, Newsweek, Time, New York Times, BBC, MBC e entre outras. Além disso, a professora reforça que o vocabulário e a gramática são explorados de forma contextualizada.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Principais temas de inglês que caem no Enem

Dessa maneira, separamos os principais itens que você deve dar uma atenção maior na hora de estudar inglês para os vestibulares:

Linking words

As linking words são as conjunções da língua inglesa usadas para construir uma conexão entre as frases, completando o sentido do discurso. Além disso, podem admitir sentido de adição, comparação, continuação, oposição, causa, ênfase, consequência e exemplo. Um exemplo é a frase I’ll find someone like you / Eu vou encontrar alguém como você.

Pronomes

Utilizados para substituir um substantivo ou frase nominal, o pronome evita repetições nas frases e é subdividido em diferentes seções, sendo elas: demonstrativo, indefinido, pessoal, possessivo, reflexivo e relativo. Para entender melhor, observe a frase “That ‘s house is mine / Essa casa é minha, que possui um pronome possessivo.

Tempos verbais 

O estudo dos tempos verbais é importante para que o candidato compreenda e interprete corretamente o texto da prova. Future Continuous, Future Perfect, Future Perfect Continuous, Present Continuous, Present Perfect Continuous, Present Perfect Simple, Past Continuous, Past Perfect, Past Perfect Continuous, Simple Present, Simple Past e Simple Future devem ser incluídos no seu plano de estudos. Clark is crying in the bathroom / Clark está chorando no banheiro, é uma frase do Present Continuous.

Voz passiva

A voz passiva tem como objetivo tornar a linguagem mais formal, em que o foco está no objeto e não no sujeito da frase. Sua estrutura consiste em objeto + verbo + particípio + complemento. Encontramos na voz passiva, por exemplo, a frase The classes are being done online / As aulas estão sendo feitas.

Mesmo que não sejam cobradas questões diretamente relacionadas à vocabulário e gramática em inglês no Enem, são essenciais para a interpretação e resolução das questões.

Quais são os temas relacionados a inglês mais cobrados?

Segundo a professora Andrea Belo, os temas mais cobrados e que devem ser observados com atenção para estudar inglês são:

  • Tópicos gramaticais: adjetivos, substantivos, pronomes e etc.
  • Interpretação de texto: tipologias textuais, charges, tirinhas, poemas, músicas e reportagens de jornais internacionais.

Não obstante, de acordo com o levantamento feito com base nos dados do Banco de Questões do Estratégia Vestibulares, os assuntos que mais aparecem na prova de inglês do Enem são:

  • Interpretação de textos: 80,95%
  • Vocabulário: 10,88%
  • Contrações: 0,68%
  • Outros:  7,48%

Como estudar inglês para o vestibular?

O macete principal para que você se saia bem na prova é aplicar as técnicas de leitura, chamadas de inferência. As principais são scanning e skimming, em que você encontra a ideia central, localiza o assunto e, por meio de palavras que conhece, determina o que cada parágrafo quer dizer..

“Para otimizar os estudos e se sair bem na prova, o candidato deve ler fontes citadas de jornais e revistas internacionais, e revisar os tópicos gramaticais disponibilizados nos materiais do Estratégia Vestibulares. Além disso, assistir as vídeo aulas e realizar os simulados, que contêm questões similares às dos vestibulares, é uma grande dica”, indica.

5 dicas para aprender inglês

A seguir, confira cinco dicas de estudos de inglês para o Enem e vestibulares:

Estabelecer tempo e horário

Para conseguir se dedicar aos estudos, reserve horários diários e o local certo para estudar. Com metas de horários ou capítulos, em um ambiente adequado, é possível desenvolver a leitura e resolução de exercícios.

Organize um plano de estudos

Crie um plano de estudos próprio, analisando suas dificuldades. Planeje estudar um pouco do conteúdo das aulas de inglês toda semana, sem acumular matéria e estudando o que se propôs a estudar naquela semana.

Praticar no dia a dia

Estudar não deve ser chato ou cansativo, então procure por filmes, séries, documentários e músicas que possam lhe ajudar colocando o inglês no seu cotidiano. Você pode assistir um filme com legendas em inglês, por exemplo.

Simulados e provas

Faça simulados e resolva questões cobradas para se acostumar com o tipo de questão de inglês nas provas do vestibular. Além disso, leia em voz alta os textos, funciona como método de memorização de vocabulário para algumas pessoas.

Atualidades

Procure ler um texto todos os dias, principalmente das fontes cobradas no vestibular, tais como uma reportagem, notícia, artigo ou tirinha. Como dito anteriormente, as questões de inglês envolvem interpretação de texto, e muitas vezes voltadas a questões de relevância mundial.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe os temas mais cobrados em Inglês no Enem e vestibulares, e como estudá-los, que tal conferir nossos artigos, cursos e simulados para conquistar a vaga dos seus sonhos? O Estratégia Vestibulares espera por você!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também