Olá estrategista, você que vai fazer a prova da segunda fase do IME, meus parabéns por ter alcançado esta etapa, mas a guerra ainda não acabou.

Você provavelmente está dando uma última lida naqueles assuntos mais teóricos de Química, ou mesmo decorando aquela fórmula específica de Física, ou ainda entendendo um teorema de Matemática ou pegando os últimos bizus para a redação.

Enfim, NÃO se esqueça de dar aquela revisada de Inglês. Este é o momento de ler aquele caderno de dicas que você foi montando ao longo do curso. Para te ajudar nesta reta final, montei um bizuário bem resumido com os pontos mais importantes que você não deve esquecer para a prova. Mas lembre-se que este não deve ser o seu único material de revisão final.

 Vou dividir este bizuário final em três partes: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, GRAMÁTICA, DISCURSIVA (ESCRITA DO PARÁGRAFO).

Interpretação de texto

A melhor maneira de estudar a interpretação dos textos é lendo textos de Inglês ao longo de sua preparação e fazendo exercícios. Não tem como aprender tudo de interpretação de texto nestes últimos dias.

Mas existem técnicas que ajudam na interpretação de texto. Você falar de maneira bem resumida cada, caso você queira saber mais, leia os bizuários das aulas.

  • SKIMMING: leitura dinâmica para destacar os aspectos principais do texto, sem se preocupar com os detalhes;
  • SCANNING: é ter como objetivo achar algo característico, singular, exclusivo para responder uma determinada questão;
  • FALSOS COGNATOS: são palavras que se diferem completamente no significado em português, apesar de serem similares na ortografia. Leve sempre em conta o contexto durante a leitura do texto e tenha atenção com os falsos cognatos;
  • VOCABULÁRIO: é muito cobrado significado de palavras que normalmente são difíceis, para melhor resolver este tipo de questão novamente analise bem o contexto em que a palavra está inserida.
  • PERGUNTAS: use a técnica de entender o texto como um todo e não traduzir literalmente tudo. Em seguida você pode fazer perguntas para retirar informações do texto.

É comum encontrar Phrasal Verbs nos vestibulares e eles são essenciais para entender os textos da prova. Segue uma pequena tabela com os principais Phrasal Verbs encontrados da aula 11 do curso da professora Andrea Belo.

Inclusive, eles foram retirados de questões de Vestibulares de anos anteriores e, por serem recorrentes, estão aqui ilustrados para o bom desempenho nos estudos.

Away

Bottle away

Significado:
Quardar para si

Exemplo:
Stop bottling away and tell me what is going on.

Break away

Significado:
He tried to break away but I got him.

Exemplo:
He tried to break away but I got him.

Carry away

Significado:
carregar consigo

Exemplo:
Anne carried away her stuff and left the city.

Clear away

Significado:
retirar, desobstruir, remover

Exemplo:
They cleared away all the dust.

Come away

Significado:
desprender-se, afastar-se

Exemplo:
She came away all those thoughts.

About

Boss about

Significado:
querer mandar

Exemplo:
He was bossing about and made me nervous.

Bring about

Significado:
ocasionar, provocar

Exemplo:
If you think well, you can bring about some changes.

Come about

Significado:
acontecer, resultar

Exemplo:
The production has come about with technology.

Fall about

Significado:
cair no risco

Exemplo:
It was so funny she couldn’t stop falling about.

Get about

Significado:
gerar notícia, espalhar

Exemplo:
I don’t know how it got about she had a baby.

Push about

Significado:
“tirar sarro”, “fazer bullying

Exemplo:
The tall guy was pushing about the boy.

Back

Call back

Significado:
retornar a ligação

Exemplo:
He finally called me back after an hour.

Fall back

Significado:
recuar, afastar-se, cair

Exemplo:
The enemies fell back because of the police.

Hand back

Significado:
devolver, entregar de volta

Exemplo:
She got the coins and grave back to him.

Win back

Significado:
reconquistar, recuperar

Exemplo:
I am trying to win back my losses.

In

Ask in

Significado:
convidar para entrar

Exemplo:
She was at the door and asked me in.

Call in

Significado:
convidar

Exemplo:
He’ll call you in for lunch.

Count in

Significado:
contar com, incluir

Exemplo:
Count in everybody who confirmed.

Fall in

Uso apenas para apaixonar-se ou estar apaixonado
fall in love

Exemplo:
She suddenly fell in love.

Fill in

Significado:
preencher, completar

Exemplo:
You should fill in with all information.

Hang in

Significado:
ser positivo, ser otimista

Exemplo:
Just hang in, you’ll find a good job!

Join in

Significado:
aderir, reunir-se, juntar-se

Exemplo:
You joined in the party. It was great.

Keep in

Significado:
manter, guardar

Exemplo:
Alright, let’s keep in touch.

Move in

Significado:
mudar-se, avançar

Exemplo:
I moved in a few weeks ago.

On

Add on

Significado:
incluir, adicionar, aumentar

Exemplo:
He added 10 dollars on for service.

Call on

Significado:
pedir, chamar, recorrer

Exemplo:
We are calling on him for president.

Carry on

Significado:
continuar

Exemplo:
She wants to carry on her partner’s research.

Cheat on

Significado:
trair, trapacear, burlar

Exemplo:
He was cheating on her and she saw that.

Count on

Significado:
contar com, confiar

Exemplo:
You can count on us.

Get on

Significado:
embarcar, progredir, continuar

Exemplo:
I got on the train.

Go on

Significado:
continuar

Exemplo:
Please, go on!

Move on

Significado:
mudar, prosseguir, mover-se

Exemplo:
You have to move on, let’s go!

Put on

Significado:
colocar, vestir, aplicar

Exemplo:
She put on a jacket and left.

Switch on

Significado:
acender, ligar, animar-se

Exemplo:
I witched on all lights.

Out

Ask out

Significado:
convidar para sair

Exemplo:
I want to ask you out but I am afraid you say no.

Call out

Significado:
anunciar, gritar

Exemplo:
He called out the winner.

Come out

Significado:
vir para fora, sair

Exemplo:
THe real story came out at the trial.

Cry out

Significado:
gritar por medo, desespero

Exemplo:
She cried out when she got stuck in the lift.

Find out

Significado:
descobrir, ficar sabendo

Exemplo:
He found out the truth.

Go out

Significado:
sair, passear, viajar

Exemplo:
I would like to go out on vacation.

Help out

Significado:
ajudar alguém com dificuldades

Exemplo:
Her parents helped her out with the payments.

Over

Come over

Significado:
vir, mudar de lado

Exemplo:
He came over.

Get over

Significado:
superar

Exemplo:
I am sure he will get over it.

Take over

Significado:
assumir, controlar

Exemplo:
Can you take over the project?

Think over

Significado:
pensar sobre, refletir

Exemplo:
What are you thinking over about?

Up/Down

Back up

Significado:
fazer uma cópia

Exemplo:
You should back up important documents.

End up

Significado:
finalizar

Exemplo:
We ended up the night dancing.

Go up

Significado:
subir literalmente

Exemplo:
Prices are going up fast.

Look up

Significado:
pesquisar no dicionário

Exemplo:
I looked it up many times.

Come down

Significado:
descer, baixar a posição social

Exemplo:
The man was upset because he had come down.

Cut down

Significado:
reduzir

Exemplo:
They need to cut down drinking.

Turn down

Significado:
recusar

Exemplo:
I turned the job down because I didn’t like it.

For

Ask for

Significado:
pedir, solicitar

Exemplo:
I talked to him to ask for a job recommendation.

Look for

Significado:
procurar, querer, desejar

Exemplo:
Some people look for work on internet.

Wait for

Significado:
esperar, aguardar

Exemplo:
Can you wait for me?

Off

Back off

Significado:
afastar, recuar

Exemplo:
They backed off when they see the police.

Call off

Significado:
cancelar

Exemplo:
They called the wedding.

Outros Phrasal Verbs

Come down with

Significado:
adoecer

Exemplo:
He came down with pneumonia on the weekend.

Get along with

Significado:
dar-se bem com

Exemplo:
They get along with each other.

Look after

Significado:
cuidar

Exemplo:
I looked up my nephew last week.

Look foward to

Significado:
estar ansioso por

Exemplo:
I am looking for my vacation.

Put up to

Significado:
tolerar

Exemplo:
I don’t put up with more frustations.

Por fim é importante lembrar que os textos não envolvem somente interpretação de texto. Envolvem muito mais! Um exemplo disto é o texto 1 da prova do IME, que, é necessário ler o texto e completar um total de 10 lacunas com a melhor opção de resposta. Perceba que estas lacunas se referem a diferentes tópicos, tais como verb tenses, pronouns, etc. Veja o diagrama abaixo.

Gramática

A parte de gramática caiu em todas as últimas edições do vestibular IME. Será listado somente os tópicos que eu considerado mais importantes de revisar nesta reta final. Começando com verbos temos:

  • Simple Present: tempo verbal Presente Simples, pode ser usado para expressar uma ação habitual, aquilo que fazemos com frequência e também é usado para exprimir verdades, fatos imutáveis;

Exemplo: I study every day.

  • Simple Present: verbos conjugados nas terceiras pessoas do singular é necessário acrescentar “s”, “ies” ou “es”;
  • Simple Past: tempo verbal Passado Simples, é usado para demonstrar uma ação que já aconteceu e ficou no passado

Exemplo: I worked yesterday.

  • Simple Past: o passado de verbos terminados em vogal + ”y” é obtido acrescentando “ed” (exemplo: play – played) e o passado de verbos terminados em consoante + ”y” é obtido retirando o “y” e acrescentando “ied” (exemplo: cry – cried);
  • Simple Past: o passado de verbo que termina com a sequência consoante/vogal/consoante é obtido dobrando a última consoante e acrescentando “ed” (exemplo: prefer – preferred);
  • Future: Will X Going to: diferença entre as duas maneiras de expressar futuro. O “will” é usando, na maioria dos casos quando indica uma incerteza e o “going to” quando o futuro indica certeza, mas podem aparecer em quaisquer situações indicativas de futuro;
  • Gerúndio: de um modo geral, pode ser definido com algo que transmite a ideia de ações prolongadas ou ações ainda em desenvolvimento;
  • Present Continuous: usado para demonstrar uma ação que está em progresso no momento da fala;

Exemplo: She is studying now.

  • Past Continuous: usado para indicar ações contínuas que já ocorreram no passado;

Exemplo: He was working.

  • Present Perfect: conta fatos que ocorreram em um tempo indefinido do passado e ainda não foram concluídos;

Exemplo: I have been sad recently.

  • Past Perfect: é um tempo verbal que descreve uma ação no passado, que ocorreu antes de outra;

Exemplo: I got the promotion because I had sold a lot this month.

  • Future Perfect: usado para expressar ações que vão terminar, em um certo tempo no futuro, como se você já soubesse ou como se estivesse prevendo o que vai acontecer;

Exemplo: When she gets there, the plane will have left.

  • Present Perfect Continuous: é um tempo verbal usado para enfatizar a continuidade de uma ação que se iniciou no passado e se prolonga até hoje; Exemplo: I have studied English for 6 years.
  • Past Perfect Continuous: usado para enfatizar ações anteriores às outras, ambas no passado;

Exemplo: He got tired because he had been studying for 8 hours.

  • Future Perfect Continuous: indica uma ação que será completada em algum momento no futuro;

Exemplo: By October of this year, I will have been searching for a job for three months.

  • Imperative Tense: é o tempo verbal em inglês usado para expressar ordens, pedidos, oferecer instruções e também para aconselhar alguém:

Exemplo: Turn on the TV, please. 

Vamos agora falar de Modal Verbs,assunto muito importante também:

  • Can: é usado para expressar capacidade, habilidade, possibilidade, alguma permissão informal ou pedido informal;

Exemplo: You can park here. (permissão)

  • Could: é usado quase que nas mesmas situações em que usamos can. Porém, com um “tom” mais educado;

Exemplo: Could you open the door, please?

  • May: é usado para indicar permissão, possibilidade, para expressar ações e acontecimentos que serão possíveis no futuro e no presente, deduções, fazer um pedido, pedir ou dar permissão, oferecer ajuda;

Exemplo: May I help you?

  • Might: é usado para indicar permissões mais formais, possibilidades remotas, para descrever ações e acontecimentos possíveis em um momento futuro ou presente, expressar deduções, fazer pedidos ou dar permissão.  É importante destacar que, might passa uma ideia de frases mais polida, ou seja, mais formal;

Exemplo: Might I borrow you pen? Mine is not on my table.

  • Must: é usado para exprimir obrigações e deduções (se for na afirmativa) e expressar proibição (na negativa) – must not/mustn’t;

Exemplo: You must help her, it’s your mom!

  • Should ou Ought to:são modais usados na mesma função – aconselhar, exprimir expectativas ou obrigações menos intensas;

Exemplo: They should/ought to wear seat belt while driving.

  • Shall: visto com mais frequência em perguntas ou quando se oferece algo, sugerindo alguma coisa ou fazendo algum convite e é considerado bem formal. Shall só é usado na primeira pessoa do singular (I) e do plural (We);

Exemplo: We shall arrive tomorrow.

  • Will e Would:são modais, porém são muito mais usados na função de auxiliar do futuro e frases condicionais, consecutivamente;

Exemplo: I will study very much on the weekend.

Vamos agora falar de artigos,assunto muito importante também:

  • Definite Article:o artigo definido, usado para se referir a algo específico ou algo que já foi mencionado anteriormente. Existe apenas um artigo definido em Inglês, the;

Exemplo: The car is blue.

  • Indefinite articles: artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) são representados por apenas duas palavras: a e an e são usados quando nos referimos a algo em geral, algo não especificado. Eles apenas podem ser usados antes de substantivos que estão no singular;

Exemplo: He wants to buy a house.

A tabela abaixo irá resumir melhor os substantivos (nouns):

Sobre adjetivos e advérbios, temos o seguinte resumo:

  • Adjetivos são invariáveis: ou seja, eles não mudam em relação ao gênero e número, anote exemplos para que você entenda melhor ao ler o seu caderno;
  • Adjetivos incomuns: são aqueles que possuem terminações –ED ou –ING. A terminação –ED é usado para descrever como alguém se sente e a terminação –ING é usado para dizer algo sobre alguém;
  • Tipos de advérbios: de modo, de frequência, de tempo, de lugar, de dúvida/certeza e de intensidade;
  • Adjetivos e advérbios com mesma grafia:beautiful”, “fast”, “hard”, “right” e “late” podem ser ou adjetivo ou advérbio dependendo do contexto;
  • Adjetivos irregulares:good”, “bad” e “far”. A forma de comparativos e superlativos, é, nessa ordem, “good-better-best”, “bad-worse-worst” e “far-further-furthest”.

Sobre pronomes, temos os seguintes tópicos importantes:

  • pronomes pessoais: são divididos em subject pronounque funciona como sujeito da frase e object pronoun que funciona como objeto da frase.
  • pronomes possessivos: usados para indicar que algo pertence a alguém. São divididos em possessive adjectivese possessive pronouns.
  • pronomes reflexivos: são aqueles que praticam a ação sobre si mesmo e normalmente aparecem após os verbos. A maioria possui o sufixo “-self” (singular) ou “-selves” (plural). pronomes demonstrativos: são usados para situar a posição de algo no espaço. São eles: this, these, that, those. Anote exemplos em seu caderno;
  • pronomes indefinidos: usados para indicar ideia de algum lugar, alguma pessoa, qualquer lugar, entre outros, sempre com a ideia de nada definido especificamente.
  • pronomes relativos: são palavras que exercem a função de sujeito (who, which, that) ou de objeto (who/whom, which, that).
  • pronomes interrogativos: são os pronomes usados para fazer perguntas.

What e which possuem a mesma tradução em uma frase interrogativa, mas o momento de uso de cada um deles é diferente. A palavra what é usada quando não apresenta restrições e which é usado quando há um número limite de opções. Anote alguns exemplos para que você entenda a diferença.

Sobre determinantes, temos:

  • much, many, a lot of: expressões usadas para indicar grande quantidade. A palavra muché usado para substantivos não contáveis, many é usado para substantivos contáveis e a expressão a lot of pode ser usado para ambos os casos.
  • too, so: expressões usadas para intensificar algo. A expressão tooé usado para dar impressão de exagero e a palavra soé usado para indicar grandes quantidades, no sentido positivo;
  • little, few: são expressões usadas para indicar pequenas quantidades. A expressão littleé usado para substantivos não contáveis e few é usado para substantivos contáveis;
  • enough: expressão usada para indicar que algo é suficiente, pode ser usado tanto para substantivos contáveis quanto não contáveis.

Sobre preposições, temos:

  • in: usado para indicar tempo (ano, mês, estações do ano, parte do dia) e lugar (cidade, país, local específico).
  • on: usado para indicar tempo (datas específicas, dias de semana), lugar (em cima de), referir a meios eletrônicos onde informações são disponibilizados, nomes de ruas ou avenidas.
  • at: usado para indicar horários e locais específicos.
  • to: usado para indicar movimento, posição, destino, duração de tempo, distância, comparação entre as coisas, motivo ou propósito.
  • for: indicar duração de tempo, finalidades, benefícios ou favor, motivo ou propósito.

“Who”e “whom”possuem o mesmo significado, mas são usadas diferentes situações. Enquanto que a palavra who tem função sujeito a palavra “whom” tem função de objeto. Por exemplo: “Who is this movie main actor ?” – a resposta é o sujeito da pergunta e “Whom is this movie about ?” – a resposta é o objeto da pergunta.

Discursiva

A parte discursiva da prova do IME normalmente é composta por dois parágrafos com temas diferentes com limites de palavras cada um (30 a 50 palavras).

A minha sugestão para esta parte da prova é NÃO invente de escrever coisas difíceis, use o vocabulário que você possui para garantir escrever certo e assista a videoaula 12, com dicas complementares.

Além disso, você não é obrigado a escrever exatamente o que você pensa. Se uma outra ideia que você não concorda, mas que para escrever é mais fácil, escreva esta ideia, foque em passar no vestibular.

Isso que importa: passar no vestibular, não importa se você está escrevendo algo que concorde ou não.

Por fim, não se esqueça de escrever com coerência e coesão. Seu parágrafo deverá ter sentido e não pode fugir do tema. Escreva um parágrafo simples, mas certo.

Dicas Finais

A prova de linguagens é a última do ciclo da segunda fase. Normalmente os vestibulandos já estão cansados, além de que esta prova tem peso 1. Esta é então a sua chance de conseguir mais pontos em relação ao seu concorrente. Faça uma bela prova de linguagens, foque bem.

Faça a parte que você tem mais afinidade primeiro (Português ou Inglês) para ganhar confiança na prova. Não perca tempo! Se não souber de uma questão já pule para outra. Se você se garante na redação, pule o rascunho e faça direto na folha oficial.

Lembre-se que se não entender alguma palavra em Inglês você pode analisar o contexto e assim saber o significado da palavra.

Por fim, uma sugestão que eu usei na minha prova: leia os temas de redação e da parte discursiva de Inglês no início da prova, assim você poderá ir pensando ao longo da resolução da mesma. Quando for escrever a redação ou os parágrafos de Inglês você não perderá tanto tempo assim.

Boa prova!! Conte com sua preparação!!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também