Banner Artigo

Prova de Inglês da 2ª Fase da Unicamp Resolvida e Comentada

Data 13/01/2020

Hello, everybody… I’m teacher Andrea Belo, from Estratégia Vestibulares. Escrevo este artigo para comentar e resolver as questões de Inglês da 2ª Fase do Vestibular da Unicamp 2020. Let’s go? Come with me.

Questão 09

An international group proposed a framework of nine planetary boundaries that underpin the stability of the global ecosystem. Since the mid-1950s, many elements that ensure the habitability of the planet are degrading at an accelerating pace. The latest research indicates that, as a result of human activity, we have now exceeded the “safe” levels for four planetary boundaries. Considering these changes, some people believe that human beings can adapt with the help of technology, but that’s not based on fact. “There is no convincing evidence that a large mammal, with a core body temperature of 37° C, will be able to evolve that quickly,” said Prof. Will Steffen of the Australian National University and the Stockholm Resilience Centre.

As respostas devem ser apresentadas em português.

a) Considerando as informações da figura, cite um dos limites planetários que apresenta alto risco. Explique como podemos associá-lo à atividade humana no planeta.

b) A afirmação do Prof. Will Steffen se refere a um processo biológico para manter a homeostase corporal nos seres humanos. Que processo é esse e qual a sua importância para os seres humanos?

(Fonte: K. L. Nash e outros, Planetary boundaries for a blue planet. Nature ecology & evolution, v. 1, p. 625- 1634, out. 2017. Adaptado de https://www.theguardian.com/environment/2015/ jan/15/rate-of-environmentaldegradation-puts-life-on-earth-at-risk-say-scientists. Acessado em 26/09/2019.)

Resposta

a) Considerando a legenda apresentada junto à figura, você poderia citar como resposta: a perda da diversidade genética por interferência da integridade da biosfera.

Essa perda de diversidade genética pode ocorrer por atividades humanas (relacionadas ao desenvolvimento sem considerar a sustentabilidade nos ecossistemas), que, muitas vezes resultam em extinções de populações, acarretando redução na variabilidade genética da espécie.

E, considerando a legenda apresentada com a figura, poderia ser citado as interferências nos ciclos biogeoquímicos do fósforo e nitrogênio. Cada vez mais a atividade humana tem alterado o ciclo natural deste desses macronutrientes. Com relação ao fósforo, tais alterações ocorrem por meio de atividades como mineração ou pelo amplo uso de fertilizantes.

 O excesso de fósforo quando lixiviado para cursos d’água acaba por aumentar a biodisponibilidade deste nutriente no ambiente aquático e, como consequência, pode intensificar o desenvolvimento de algas.

Um número cada vez maior de algas em um lago, por exemplo, fará reduzir a quantidade de luz que penetra neste ambiente (reduzindo drasticamente a zona trófica), prejudicando outros organismos locais. Este processo é denominado eutrofização.

Em relação ao nitrogênio, o despejo de esgoto doméstico ou mesmo a lixiviação de fertilizantes utilizados na agricultura podem interferir no seu ciclo.

b) O processo é o de manutenção da temperatura corporal em torno de 37 °C. A importância disso para os seres humanos é que, independentemente da temperatura ambiental, a temperatura do corpo é mantida constante, o que é primordial para o seu bom funcionamento.

Questão 10

O texto abaixo descreve um importante monumento associado a um evento histórico ocorrido nos Estados Unidos. Leia-o e responda às questões, em português.

This Memorial is a tribute of remembrance and honor to the 2,977 people killed in the terrorist attacks near the turn of the 21st century. The Memorial’s twin reflecting pools feature the largest manmade waterfalls in North America. The pools sit within the footprints where the Twin Towers once stood. The names of every person who died in the attacks are inscribed into bronze panels edging the Memorial pools, a powerful reminder of the largest loss of life resulting from a foreign attack on American soil and the greatest single loss of rescue personnel in American history.

a) Por que o memorial foi construído? Cite, em português, uma passagem do texto que destaca a importância do evento descrito para a história dos EUA.

b) Aponte um impacto geopolítico para os EUA do acontecimento descrito no texto e identifique um país do Oriente Médio posteriormente envolvido no acontecimento.

Resposta

a) Este memorial foi construído como uma honra às quase 3 mil pessoas mortas nos ataques terroristas. No próprio texto, traduzindo, afirma que as duas piscinas representam a maior piscina na América do Norte, localizadas exatamente onde ficavam as Torres Gêmeas, com os nomes de todas as pessoas que morreram nos ataques destacados em painéis de bronze que cercam o Memorial.

A passagem que destaca a importância, é, claro, é “… a powerful reminder of the largest loss of life resulting from a foreign attack on American soil and the greatest single loss of rescue personnel in American history”, que, traduzindo, conforme solicitado no enunciado, em Português – “um lembrete poderoso da maior perda de vidas resultante de um ataque estrangeiro em solo americano e a maior perda de pessoal de resgate da história americana.”

b) O impacto geopolítico descrito no texto é a guerra contra o terror. Esse impacto geopolítico para os EUA foi o início da Doutrina Bush, mais conhecida como Doutrina de Guerra contra o Terror. A partir dela, se construiu uma lista Internacional, na qual foram incluídas várias organizações consideradas terroristas. Um país envolvido no acontecimento a citar é o Afeganistão, porque era a base da organização terrorista.

É isso. Essa foi a resolução da prova de Inglês da 2ª Fase da Unicamp 2020. Se ficou alguma dúvida, entre em contato comigo através do Fórum de Dúvidas ou das redes sociais. Você pode baixar essa resolução em PDF gratuitamente. Deixe o arquivo para download a seguir.

Instagram: @teacherandreabelo

Facebook: Andrea Belo

Leia mais…

CURSOS PARA UNICAMP

Prof. Andrea Belo

Prof. Andrea Belo

Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Goiás, UFG, pós-graduada em Linguística Aplicada ao Inglês, pós-graduada em Educação pela Cambridge University, especialização em didática pela Oxford University e outros.

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Hello, everybody … Eu sou a teacher Andrea Belo, do Estratégia Vestibulares. Hoje, escrevo este
Hello, everybody … Sou a teacher Andrea Belo, do Estratégia Vestibulares, e escrevo este artigo
Hello, everybody … Sou a teacher Andrea Belo, do Estratégia Vestibulares, e escrevo este artigo
Hello, everybody … Sou a teacher Andrea Belo, do Estratégia Vestibulares, e escrevo este artigo
Ter o Inglês como segunda língua é fundamental e abre muitas portas no mercado de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *