O que mais cai em História na Fuvest?

O que mais cai em História na Fuvest?

Você sabe o que mais cai em História na Fuvest? O Estratégia Vestibulares reuniu os conteúdos mais cobrados no processo seletivo. Confira!

Olá querido aluno e aluna! Meu nome é Alessandra Lopes e pode me chamar de Alê. Sou professora de História do Estratégia Vestibulares. Desde 2003, dou aulas de História, Sociologia e Humanidades em cursos pré-vestibulares e para o Enem.

Conheço praticamente todos os sistemas de ensino, materiais e abordagens que existem nesse “mundo dos vestibulares”. Nesse tempo todo, tenho acompanhado tudo o que a FUVEST cobra, quais são seus padrões e surpresas, bem como as mudanças feitas ao longo dos anos.

Por isso, costumo dizer que me tornei especialista na preparação para a prova da Fuvest! Essa experiência toda, permitiu que eu criasse um método de ensino capaz de fazer você aprender e gabaritar História na Fuvest.

Com esse texto, quero contribuir para a sua preparação rumo a gabaritar História na prova da Fuvest. Afinal, estamos a alguns meses da prova que irá mudar sua vida. Por isso, nada melhor do que aprimorar os estudos com Estratégia.

Sabemos que, a cada ano, a concorrência cresce e, por isso, é preciso elaborar estratégias para gabaritar as disciplinas. Isto é, acertar todas as questões. Afinal, gabaritar História significa somar pontinhos para a sua aprovação.

Em História, é plenamente possível gabaritar todas as 11 questões da prova da Fuvest. Como assim 11 questões?

Sim, caro e cara aluna, das 90 questões da prova da Primeira Fase, você terá que resolver 11 questões só de História. Mais de 10% da sua nota está em História.

Por isso, é importante saber o que mais cai na prova da Fuvest. Nesse cenário, eu posso ajudar você a acertar as 11 questões sobre o que cai na Fuvest respondendo 2 perguntas:

Antes de responder a primeira pergunta, lembro você de que o Vestibular Fuvest é composto de duas fases distintas:

  • A primeira fase é uma prova de 90 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas obrigatórias do Ensino Médio. Essa prova é utilizada para selecionar os candidatos para a segunda fase. Então, sua primeira META deve ser atingir os pontos necessários para ir para a segunda fase. É a tal nota de corte! Você tem 5 horas para realizar sua missão!
  • Na segunda fase, você enfrentará questões discursivas, em dois dias de prova. A duração de cada uma dessas provas é de 4 horas. A primeira prova é de Português e Redação. Já a segunda prova, são 12 questões das disciplinas específicas. Por exemplo, quem escolher o curso de Direito fará História, Geografia e Matemática e quem escolher Medicina Biologia, Química e Geografia ou Física, a depender do Campus.

A importância de gabaritar HIstória na primeira fase, independentemente do curso que escolher, é você sair na frente da concorrência e chegar com folga na segunda fase.  Além de somar pontos na sua classificação final.

O que cai na Fuvest na prova de História?

Segundo o programa de estudos que consta no Manual do Candidato da FUVEST, são 6 áreas cobradas na disciplina de História :

Temas de história mais cobrados na fuvest

Agora, isso não nos diz muito, pois é praticamente o conteúdo de todo o Ensino Médio. Por isso, levantei DADOS dos últimos anos para que tenhamos uma noção mais detalhada sobre o que realmente cai na Fuvest. Veja a tabela a seguir:

Assunto20192018201720162015
História do Brasil32545
História da América321
História Antiga11112
História Medieval11121
História Moderna232
História Contemporânea4411
TOTAL1111111110

Tabela 1 – quantidade de questões por área e nos últimos 5 anos

Vamos visualizar a proporção das questões por área de uma outra forma. Veja só:

Assuntos de história mais cobrados na Fuvest

Repare que o conteúdo HISTÓRIA DO BRASIL representa um pouco mais de 35% das questões cobradas nos últimos 5 anos. Logo, a primeira conclusão rumo a acertar as 11 questões de História é: todo ano cai HISTÓRIA DO BRASIL.

Da mesma forma, todo ano também cai História Contemporânea, a segunda área mais cobrada, com quase 25% das questões dos últimos 5 anos.

Contudo, você pode me questionar: está bem profe, mas o que de História do Brasil eu tenho que estudar mais? Justa essa pergunta e aproveito para respondê-la entrando em nossa segunda pergunta estratégica…

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Qual a melhor estratégia de estudos?

A melhor estratégia para gabaritar História na Fuvest é priorizar o que realmente cai na Fuvest. Segundo os dados levantados, História do Brasil e História Geral Contemporânea devem ser prioridades.

Além disso, para sabermos as preferências da Fuvest, temos que entrar mais a fundo nos dados, pois eles nos trazem muitas informações.

A partir da constatação que História do Brasil é fundamental, dentro das 6 áreas cobradas pela Fuvest, analisei especificamente o conteúdo dessa área.

Os conteúdos que fazem referência, direta ou indiretamente, à História da República Brasileira (1889 até os dias atuais) representam 8 questões, de um universo de 18 questões só da parte de História do Brasil.

Ou seja, quase 50% das questões de História do Brasil da Fuvest querem saber se o candidato sabe alguma coisa do assunto República (surgimento, processos, consolidação, crises, disputas de interesses e Nova República).

Assim, dentro da prioridade História do Brasil, tenha atenção máxima ao período de 1889 até os dias atuais. Não tenha dúvidas, concentre muito esforço mental nessa parte de seus estudos de História.

banco de questões estratégia vestibulares

Com efeito, como a quantidade de itens da subárea História do Brasil é grande, a melhor estratégia é buscar priorizar assuntos.

Priorizar, não significa abandonar os outros pontos da matéria. De forma alguma. Você deve passar por todos os pontos solicitados pela Fuvest. Porém, o grande diferencial é saber quais áreas do conhecimento você vai atacar mais, estudar mais, dedicar mais tempo em sua preparação.

Por isso, no meu curso de História no Estratégia Vestibulares, essa análise que fiz para História do Brasil foi feita para as outras 5 áreas. Ou seja, futuros uspianos, o curso foi montado focado na Fuvest.

Com esse tipo de sistematização, focada em gabaritar História, é possível orientar os estudos a partir do que cai na prova da Fuvest. Sacou?

Além disso, a Fuvest privilegia a apropriação de conhecimentos, informações e linguagens, além da capacidade de reflexão e investigação em situações que apresentem dimensões prática, conceitual e sociocultural.

O conhecimento esperado pela Fuvest não se reduz, portanto, à memorização de fatos, de datas, de fórmulas ou ao uso automatizado de informações ou técnicas específicas. É preciso ser “safo” e articulado para encontrar as alternativas corretas na hora da prova. Resolver muitas questões dos anos anteriores é a outra estratégia para você Gabaritar História na Fuvest.

Ao resolver muitas questões da Fuvest você vai atingir dois objetivos:

  • Fixar os conteúdos que mais caem;
  • Perder o medo da Fuvest e se acostumar a enfrentá-la.

Bem, após essas dicas de estudos, não perca tempo. Arrume um local tranquilo para estudar e dedique-se muito porque eu tenho certeza de que você pode gabaritar História se estudar o que cai na prova da Fuvest.

Por fim, deixo o convite para você me acompanhar nas redes e acompanhar toda equipe de Professores do Estratégia Vestibulares, pois, nossos cursos – com todas as matérias – são voltados especificamente para a FUVEST.

CTA Curso Fuvest

Veja também:

Você pode gostar também