França Antártica: o que foi, diferença entre a Equinocial e mais

França Antártica: o que foi, diferença entre a Equinocial e mais

O período da colônia é um dos tópicos de História do Brasil que mais caem no Enem e nos vestibulares do País, sobretudo no que se refere às revoltas e às invasões desse território recém descoberto. Então, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você entender tudo sobre o projeto de colonização da França Antártica.

O que foi a França Antártica?

A França Antártica foi uma colônia francesa no território brasileiro, onde hoje se encontra o estado do Rio de Janeiro, e foi fundada durante o período colonial, na época das chamadas “invasões francesas”.

Nessa época, o Brasil era dominado por Portugal, que foram os pioneiros das grandes navegações e desembarcaram aqui em torno do ano de 1500. 

Assim, uma das principais razões que motivou a vinda desse povo para a América foram os movimentos de reformas e de disputas religiosas que aconteciam na Europa naquela época, em que os franceses – que eram adeptos do protestantismo – buscavam formas de fugir das perseguições provocadas pelo movimento de contrarreforma da igreja católica.

Além disso, o Atlântico era uma importante rota comercial, o que pode ter influenciado também no projeto colonizador francês em direção à América.

Ao chegar às terras brasileiras, os franceses formaram alianças com os povos indígenas nativos que habitavam as regiões conquistadas. Uma das mais importantes tribos que se aliaram aos franceses foi a dos povos Tamoios, que, posteriormente, formaram a Confederação dos Tamoios e lutaram contra os dominadores portugueses.

O que foi a França Antártica?

Quem fundou a França Antártica?

A França Antártica foi fundada por uma expedição francesa liderada por Nicolau Durand de Villegagnon, na região que hoje é conhecida como Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro.

Quanto tempo durou?

Essa colônia foi fundada no ano de 1555 e teve seu fim em meados de 1560 quando Estácio de Sá liderou as tropas portuguesas para a expulsão dos franceses das terras brasileiras.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Qual a diferença entre França Antártica e França Equinocial?

A França Equinocial foi fundada durante o período da União Ibérica na região em que seria o estado do Maranhão em 1612, ou seja, anos após o fim da França Antártica, motivada por  uma expedição liderada pelo francês Daniel de La Touche, tendo como marco a fundação da cidade de São Luís do Maranhão, que hoje é a capital do estado.

O fim dessa colônia francesa no Maranhão foi em 1615, quando esses povos foram expulsos também pelas tropas portuguesas.

Logo, as diferenças entre a França Antártica e a França Equinocial é que a primeira ficou localizada mais ao sul e foi fundada antes, enquanto a segunda estava localizada mais ao norte do Brasil e se originou mais tardiamente.

Questão sobre França Antártica

Agora que você já sabe o que foi a França Antártica, como foi fundada e os motivos que levaram à sua decadência, teste seus conhecimentos com essa questão do vestibular da USP que a coruja preparou para você:

(FUVEST) Eu por vezes tenho dito a V. A. aquilo que me parecia acerca dos negócios da França, e isto por ver por conjecturas e aparências grandes aquilo que podia suceder dos pontos mais aparentes, que consigo traziam muito prejuízo ao estado e aumento dos senhorios de V. A. E tudo se encerrava em vós, Senhor, trabalhardes com modos honestos de fazer que esta gente não houvesse de entrar nem possuir coisa de vossas navegações, pelo grandíssimo dano que daí se podia seguir. 

Serafim Leite. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil, 1954.

 O trecho acima foi extraído de uma carta dirigida pelo padre jesuíta Diogo de Gouveia ao Rei de Portugal D. João III, escrita em Paris, em 17/02/1538. Seu conteúdo mostra 

a) a persistência dos ataques franceses contra a América, que Portugal vinha tentando colonizar de modo efetivo desde a adoção do sistema de capitanias hereditárias. 

b) os primórdios da aliança que logo se estabeleceria entre as Coroas de Portugal e da França e que visava a combater as pretensões expansionistas da Espanha na América. 

c) a preocupação dos jesuítas portugueses com a expansão de jesuítas franceses, que, no Brasil, vinham exercendo grande influência sobre as populações nativas. 

d) o projeto de expansão territorial português na Europa, o qual, na época da carta, visava à dominação de territórios franceses tanto na Europa quanto na América. 

e) a manifestação de um conflito entre a recém-criada ordem jesuíta e a Coroa portuguesa em torno do combate à pirataria francesa

Gabarito: A

Para resolver mais questões como essa, não deixe de conferir o Banco de Questões EV!

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ir bem na prova de História do Brasil do seu vestibular? Então não perca nossos próximos artigos! Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar na universidade. Clique no banner abaixo e confira!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também