17 filmes para compreender a história do Brasil

17 filmes para compreender a história do Brasil

Com essa lista de filmes sobre a história do Brasil, vai ficar muito mais fácil entender o conteúdo para o vestibular. Vem conferir

Não faltam filmes e documentários que retratam as diversas realidades dos vários “Brasis”. Seja a partir de reflexões históricas, sociais, econômicas ou cotidianas, a sétima arte nos ajuda a compreender a sociedade em que vivemos e a história do nosso Brasil, que nem sempre foi das mais pacíficas.

É claro que o Brasil não é para amadores e quando conseguimos entender melhor esses cenários, ficamos mais próximos de entender o conteúdo das aulas de história e, de quebra, da redação nota mil.

É importante colocar as obras em perspectiva histórica, compreendendo não só seu conteúdo, mas o contexto em que foram criados, como foram dirigidos, a intencionalidade do autor e o que a história oficial diz sobre os fatos (lembrando que a maioria são obras de ficção, portanto é preciso pesquisar sempre).

É dessa forma que podemos ter uma perspectiva crítica sobre as obras que consumimos, de forma a agregar valor, mobilizar conhecimentos e ficar craque na hora de compreender o presente e a realidade à nossa volta. Como o Estratégia Vestibulares sabe que você ama uma listinha, preparamos mais uma que vai te entreter por horas:

Foto: Reprodução

1. O pagador de promessas (1962)

O personagem Zé do Burro enfrenta a Igreja Católica ao pagar uma promessa feita em um terreiro de Candomblé à orixá Iansã, sincretizada com Santa Bárbara. A promessa é para que seu burro, Nicolau, se recupere de uma doença. Ele deve levar uma cruz até a Igreja de Santa Bárbara e entregá-la a um padre, que se recusa a aceitá-la. 

É até hoje o único filme brasileiro a vencer o Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, na França. O longa também foi o primeiro brasileiro a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. 

2. Terra em transe (1967)

“A política é uma arma para os eleitos, para os deuses. Os extremistas criaram a mística do povo. Ah! O povo não vale nada. O povo é cego e vingativo. Se derem olhos ao povo, o que fará o povo?”. Repleto de frases de efeito que são verdadeiras aulas sobre política, o filme de Glauber Rocha figura um dos mais aclamados da história do cinema nacional. Lançado em 1967, em plena Ditadura Militar, o longa foi capaz de enganar até mesmo a censura. 

O que era para ser uma crítica ao contexto político e social da época, se mostra extremamente atual e pode ser utilizado para compreender o sistema político de hoje.

3. Os inconfidentes (1972)

Produção fruto de parceria entre Brasil e Itália, o filme retrata a revolta conhecida por Inconfidência Mineira, liderada por Tiradentes, vivido por José Wilker. Baseado nas obras “Autos da devassa” de Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto e “O Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles, o filme busca detalhar os acontecimentos históricos até a execução do líder em praça pública. 

4. Anchieta, José do Brasil (1977)

O filme de Paulo César Saraceni e estrelado por Ney Latorraca retrata a história do jesuíta Padre Anchieta, grande responsável pela catequização e aculturamento de indígenas no Brasil durante a colonização. Anchieta é conhecido por desenvolver métodos de conversão de outros povos ao cristianismo, tendo até aprendido a língua indígena Tupi em sua empreitada. Por isso, a história do Padre Anchieta é fundamental para compreender a história do Brasil.

5. Eles Não Usam Black-Tie (1981)

O filme retrata os movimentos grevistas e sindicalistas ocorridos no final do período da Ditadura Militar. O longa dirigido por Leon Hirszman conta a história de um movimento grevista que se inicia em uma empresa. 

Um dos funcionários, filho do líder do movimento, preocupado com sua namorada grávida, resolve furar a greve. O conflito familiar torna-se central na trama do filme, que figura na 14º posição de melhores filmes nacionais. O elenco conta com Milton Gonçalves e Fernanda Montenegro. O longa também recebeu diversas premiações internacionais. 

6. Quilombo (1984)

O filme conta a história do Quilombo dos Palmares, foco de resistência negra e antiescravagista no período colonial. O filme explora a relação entre Ganga Zumba e seu afilhado Zumbi em meio a revolta que constituiu o conhecido quilombo. O longa conta com elenco de peso como Tony Tornado, Milton Gonçalves, Vera Fischer e Zezé Motta e entra para a lista como um dos filmes essenciais para compreender a história do Brasil. 

7. Jango (1984)

Dirigido por Sílvio Tendler, o documentário de slogan “Como, quando e por que se derruba um presidente”, narra a trajetória de João Goulart na presidência da república até o golpe militar de 64 que culminou na queda do presidente. O documentário entrevista importantes personagens históricos como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto e faz a junção de imagens e documentos importantes. 

8. Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995)

O filme retrata a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil fugindo de Napoleão pela ótica de Carlota Joaquina. O longa é dirigido pela cineasta Carla Camurati e tem no elenco Marieta Severo, Marco Nanini e Marcos Palmeira. O lançamento marca a recuperação do cinema nacional após o sucateamento do Governo Collor, conhecido por atravancar o desenvolvimento do cinema no país. Compreender o contexto dos filmes é fundamental para entender a história do Brasil.

9. Guerra dos Canudos (1997)

Importante levante do início da república contra os abusos e a opressão do governo, a Guerra dos Canudos é retratada no filme de Sérgio Rezende. Liderada por Antônio Conselheiro, líder espiritual católico, o levante trata-se do embate contra o Exército brasileiro. O elenco potente composto por Cláudia Abreu, Marieta Severo, Paulo Betti, José de Abreu, Selton Mello, José Wilker e Tonico Pereira rendeu ao filme a exibição na rede Globo, em formato de minissérie. 

10. O que é isso companheiro? (1997)

Mais um filme que retrata a luta armada contra a Ditadura Militar no Brasil. Estrelado por Pedro Cardoso e Selton Mello, o longa conta a história do jornalista Fernando e seu amigo César que abraçam a militância contra o regime militar. César é capturado pelo regime e então é arquitetado o sequestro do embaixador dos EUA no Brasil. O filme conta uma história real, narrada no livro do jornalista Fernando Gabeira. 

11. Hans Staden (1999)

Narrado pelo alemão Hans Staden, que dá o nome ao longa, viajante em terras brasileiras a serviço da corte portuguesa, o filme mostra a captura pela etnia Tupinambá, onde permaneceu preso por 8 meses. Na obra, que é toda gravada na língua Tupi, é mostrada a relação com a religiosidade, a assimilação cultural, os costumes e crenças dos Tupinambá e também as relações políticas entre os grupos indígenas com os portugueses e franceses.

12. Desmundo (2003)

Desmundo é um dos filmes para compreender uma parte importante da história do Brasil. Em 1570 era comum os portugueses enviarem mulheres órfãs para se casarem com os colonizadores e evitarem a miscigenação de raças. O filme do francês Alain Fresnot conta a história de Oribela, uma dessas mulheres que é obrigada a se casar com Francisco de Albuquerque. 

13. Olga (2004)

O filme conta a história de Olga Benário, uma jovem alemã judia e comunista que é enviada a Moscou e fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes à Intentona Comunista de 1935 e acaba se apaixonando por ele na viagem. Ela é deportada pelo governo de Getúlio Vargas, entregue à Alemanha nazista pelo então presidente, grávida de 7 meses. Ela tem sua filha no campo de concentração, onde é morta na câmara de gás.  

14. Quanto vale ou é por quilo? (2005)

O longa é uma adaptação do conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis e retrata a união de duas épocas aparentemente opostas: o período escravocrata e a atualidade. No decorrer do filme fica claro o esquema de exploração moderno com fundamento no racismo, de forma não muito diferente do período passado. O filme deixa evidente como a miséria pode ser lucrativa e um bom negócio para o capital. A sensibilidade ímpar com que os temas são abordados faz do filme um interessante jeito de aprender sobre nosso país.

15. Xingu (2012)

Xingu retrata a origem da reserva indígena com o envio dos irmãos Villas-Boas ao interior do Brasil, como projeto do governo de Getúlio Vargas de ocupação da região. Quando entram em contato com a cultura indígena, os irmãos passam a dedicar a vida à preservação da região, dando origem ao parque de mesmo nome. Dentre os filmes para compreender a história do Brasil, Xingu é o que mais fala sobre a região centro-oeste.

16. Uma história de amor e fúria (2013)

A animação conta a história de um índio imortal que reencarna em diferentes épocas do Brasil: na colonização, no império, na ditadura militar, e em um futuro distante, onde a água é um bem precioso e inexistente para a população. Com sensibilidade aguçada, o filme é um retrato da história marcada pela opressão e pelo domínio de uma elite em nome de dinheiro e privilégios. 

17. Real: O Plano Por Trás da História (2017)

O filme de Rodrigo Bittencourt conta a história da implementação do Plano Real, após uma sequência de planos econômicos fracassados dos governos anteriores e alta na inflação e preço dos alimentos e bens de consumo. O longa retrata a jornada econômica pela estabilização e o fim da crise que assolava o Brasil desde a Ditadura. 

Gostou do conteúdo? Claro que existem muitos outros filmes que ajudam a compreender a história do Brasil. Conhece mais algum? Compartilhe com a gente! E fale também se já assistiu alguma obra dessa lista. Temos certeza que ela vai ajudar a dar aquele gás nos estudos de história e servir de apoio ao que está aprendendo. 

Veja também:

9 filmes brasileiros para citar na redação
5 filmes sobre o tema de tecnologia para aumentar o seu repertório sociocultural
Era Vargas: o que foi, resumo e características

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também