Prouni: o que é, como funciona e cronograma 2024

Prouni: o que é, como funciona e cronograma 2024

Fique por dentro de todas as novidades que o Estratégia Vestibulares trouxe sobre o Prouni e garanta sua vaga em uma universidade privada!

Quer estudar em uma universidade privada e ter uma bolsa de estudos? Então confira as informações que o Estratégia Vestibulares reuniu sobre o Prouni! 

O Ministério da Educação (MEC), divulgou no dia 16 de janeiro, o período de inscrições do Prouni 2024. Confira o calendário divulgado até o momento da edição do 1º semestre aqui.

Calendário do Prouni 2024

  • Divulgação do edital: 17/01/2024;
  • Período de inscrição: 29/01 a 02/02/2024;
  • Resultado da 1ª chamada: 06/02/2024;
  • Resultado da 2ª chamada: 27/02/2024;
  • Período de manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15/03/2024
  • Resultado da lista de espera: 18/03/2024. 

O que é o Prouni?

Em 2004, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a servir como forma de ingresso em instituições de ensino superior privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Mediante a nota do Exame, o candidato pode ser selecionado para receber bolsa parcial ou integral.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Prouni 2024

Na última edição do Prouni, foram ofertadas cerca de 288 mil vagas por instituições particulares. A maior parte delas são de universidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. 

Após a divulgação da lista de aprovados na 1ª chamada os candidatos têm um período para comprovar as informações dadas no momento da inscrição. Para se inscrever, o candidato tem que atender aos seguintes requisitos:

  • Participado da última edição do Enem;
  • Nota superior a 450 em cada área do Exame;
  • Nota superior a zero na Redação; e
  • Renda mensal bruta de até um salário mínimo e meio para bolsa integral ou até três salários mínimos para bolsa de 50%.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Inscrições

O Prouni 2024 abre as inscrições entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. O edital publicado pelo MEC, divulgada no dia 17 de janeiro, afirmou que o processo seletivo permitirá também o uso da nota do Enem 2023, além do 2022, no Prouni 2024.

Segundo o edital 2024, o candidato precisa cumprir pelo menos uma das condições a seguir:

  • Participou do Enem 2023 ou Enem 2022 e obteve nota média maior do que 450 pontos;
  • Tenha realizado o Ensino Médio completo em uma escola da rede pública;
  • Tenha realizado parcialmente o Ensino Médio em uma escola da rede pública e parcialmente em uma instituição privada, desde que como bolsista integral;
  • Tenha realizado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Tenha realizado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Seja pessoa com deficiência;
  • Seja professor da rede pública de ensino;

Os inscritos podem se candidatar a bolsas integrais, desde que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Caso contrário, o candidato pode optar por concorrer pelas bolsas parciais, destinadas aos casos em que a renda familiar bruta mensal per capita tem o valor de até 3 salários mínimos.

No momento da inscrição, o candidato pôde escolher, em ordem de preferência, até duas opções dentre as vagas disponíveis para a modalidade a que estava concorrendo. 

Saiu o resultado, e agora?

O Prouni realiza duas chamadas sucessivas. Após a divulgação dos resultados, os selecionados têm uma semana para submeter os documentos pedidos pelas instituições de ensino superior. 

O candidato deve manifestar seu interesse em participar da lista de espera, caso não tivesse sido aprovado nas duas primeiras chamadas. A indicação é feita na página do Prouni na internet, na data estipulada.

Edital Prouni 2024

Confira o Edital Prouni 2024 na íntegra

Edital Prouni 2023/2

Confira o Edital Prouni 2023/2 na íntegra

Edital Prouni 2023

Confira o Edital Prouni 2023 na íntegra

Edital Prouni 2022

Confira o Edital Prouni 2022 publicado na íntegra

Edital Prouni 2021.1

Para mais informações sobre o programa, confira o Edital Prouni 2021.1 publicado pelo Inep!

Já o Edital do Prouni 2021.2 foi publicado pelo Ministério da Educação em 28 de junho.

Prepare-se para o Enem

Em 2024, o Enem terá apenas a versão impressa, já que não haverá mais modelo digital. As provas serão aplicadas presencialmente nos dias 05 e 12 de novembro deste ano. Ao todo, os candidatos respondem a 180 questões.

Para ficar por dentro de todas as novidades do Enem acompanhe o Guia que o Estratégia Vestibulares preparou para você. Nele, você encontra as últimas notícias sobre a prova e se informa sobre as provas anteriores. 

Agora que você já conhece todos os benefícios do Prouni, que tal começar a se preparar para o Enem 2024? Clique abaixo para conferir os cursos do Estratégia Vestibulares e arrase na hora da prova!

Ficou interessado? Então, clique no botão abaixo e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA curso Enem

Texto: Julia Gabriello

Você pode gostar também
como funciona a lista de espera do prouni
Leia mais

Como funciona a lista de espera do Prouni?

O Portal Estratégia Vestibulares te ajuda com as principais informações a respeito da lista de espera do Prouni, como datas, pré requisitos e muito mais