Última atualizaçao em: 20 de Janeiro de 2021, ás 09:25

Quer estudar em uma universidade privada e ter uma bolsa de estudos? Então confira as informações que o Estratégia Vestibulares reuniu sobre o Prouni! 

O que é o Prouni?

Em 2004, o Enem passou a servir como forma de ingresso em instituições de ensino superior privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Mediante a nota do Exame, o candidato pode ser selecionado para receber bolsa parcial ou integral.

Cronograma Prouni 2021.1

  • Edital: 8 de dezembro; 
  • Inscrição: 12 a 15 de janeiro;
  • 1a Chamada: 19 de janeiro;
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 19 a 27 de janeiro;
  • 2a Chamada: 1 de fevereiro;
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 01 a 9 de fevereiro;
  • Lista de Espera: 18 a 19 de fevereiro; 
  • Divulgação da lista de espera: 22 de fevereiro;
  • Comprovação de informações da lista de espera: 22 a 25 de fevereiro. 

Prouni 2021.1

As inscrições para as vagas do Prouni 2021.1 terminaram no dia 15 de janeiro. São cerca de 162 mil vagas ofertadas por instituições particulares. A maior parte delas são de universidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. 

A lista de aprovados na 1ª chamada foi divulgada no dia 19 de janeiro. Esses candidatos terão um período para comprovar as informações dadas no momento da inscrição. 

Nesta edição do programa, não será considerada a nota do Enem 2020. Para se inscrever, o candidato tinha que atender aos seguintes requisitos:

  • Participado da última edição do Enem;
  • Nota superior a 450 em cada área do Exame;
  • Nota superior a zero na Redação; e
  • Renda mensal bruta de até um salário mínimo e meio para bolsa integral ou até três salários mínimos para bolsa de 50%.

Inscrições

O Prouni 2021.1 abriu as inscrições entre os dias 12 e 15 de janeiro. Segundo o edital, para se inscrever, o candidato precisava cumprir pelo menos uma das condições a seguir:

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ser uma pessoa com deficiência; 
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Os inscritos podem se candidatar a bolsas integrais, desde que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Caso contrário, o candidato pode optar por concorrer pelas bolsas parciais, destinadas aos casos em que a renda familiar bruta mensal per capita tem o valor de até 3 salários mínimos.

No momento da inscrição, o candidato pôde escolher, em ordem de preferência, até duas opções dentre as vagas disponíveis para a modalidade a que estava concorrendo. 

Saiu o resultado, e agora?

O Prouni realizará duas chamadas sucessivas, sendo que a primeira foi no dia 19 de janeiro e a segunda será no dia 1 de fevereiro. Após a divulgação dos resultados, os selecionados terão uma semana para submeter os documentos pedidos pelas instituições de ensino superior. 

O candidato deve manifestar seu interesse em participar da lista de espera, caso não seja aprovado nas duas primeiras chamadas. A indicação deve ser feita na página do Prouni na internet, entre os dias 18 e 19 de fevereiro.

Edital Prouni 2021.1

Para mais informações sobre o Prouni 2021.1, confira o Edital publicado pelo Inep! Clique no botão para baixar!  

Prepare-se para o Enem!

Na edição de 2020, o Enem foi dividido de duas formas: impresso e digital. A prova impressa é presencial e acontece nos dias 17 e 24 de janeiro. Já a versão on-line será realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro

Ao todo, os candidatos terão que responder a 180 questões. Por acontecer em datas distintas e estar dividida, os temas presentes no Exame diferirão em cada modalidade. 

Para ficar por dentro de todas as novidades do Enem acompanhe o Guia que o Estratégia Vestibulares preparou para você. Nele, você encontra as últimas notícias sobre a prova e se informa sobre as provas anteriores. 

Agora que você já conhece todos os benefícios do Prouni, que tal começar a se preparar para o Enem 2021? Clique abaixo para conferir os cursos do Estratégia Vestibulares e arrase na hora da prova!

Banner Estratégia Vestibulares

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também