Fies: o que é, como funciona e cronograma 2023!

Fies: o que é, como funciona e cronograma 2023!

Confira as principais informações que o Estratégia Vestibulares trouxe sobre o Fies e garanta o seu financiamento estudantil

Quer estudar em uma universidade com a ajuda de um financiamento estudantil? Então, fique atento! O MEC já divulgou o edital do Fies 2024/1 e você pode conferir as datas aqui.

Calendário Fies 2024/1

  • Divulgação do edital: 07/03/2024;
  • Inscrições: 12 a 15/03/2024;
  • Resultado chamada única: 21/03/2024;
  • Prazo para complementar inscrição: 22 a 26/03/2024;
  • Chamadas da lista de espera: 28/03 a 30/04/2024.

O que é o Fies? 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece condições de financiamento mais favoráveis, para que os estudantes possam pagar os cursos em instituições de ensino superior privadas. 

O Fies ocorre duas vezes ao ano e utiliza a nota do Enem como critério de seleção. Na edição do segundo semestre, os candidatos podem utilizar a nota da edição do Enem a partir de 2010 até a edição anterior à seleção.

Inscrição Fies

Para se inscrever são necessários os seguintes documentos:

  • O número de registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF); 
  • E-mail pessoal válido; 
  • Os nomes dos membros do seu grupo familiar, o número de registro do CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, as respectivas datas de nascimento que constam no referido Cadastro de Pessoa Física, e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
  • Demais exigências solicitadas no âmbito do Fies Seleção.

Além disso, no momento da inscrição, o candidato realizará uma pesquisa que define o local, a instituição e o curso a que deseja concorrer. Dentre as opções apresentadas para esse grupo de preferência, o candidato pode escolher até três delas.

Quem pode concorrer ao Fies?

Para se inscrever, os candidatos precisam cumprir todos os requisitos abaixo (segundo edital Fies 2024):

  • Ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a Redação; e
  • Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Como é feita a seleção do Fies?

Após escolher o grupo de preferência, caso haja empate nas notas entre os candidatos, o critério para desempate seguirá a seguinte ordem:

  • I – maior nota obtida na redação; 
  • II – maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
  • III – maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; 
  • IV – maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • V – maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

Ser pré-selecionado não garante o seu financiamento estudantil. O candidato precisa acessar a página do Fies Seleção e complementar sua inscrição para contratação do financiamento. Atente-se aos horários!

Candidatos que já estejam utilizando um financiamento ou que não quitaram um contrato anterior com Fies ou com Programa de Crédito Educativo terão seu pedido de concessão de um novo financiamento negado.

Aqueles que não foram pré-selecionados na Lista de Chamada serão automaticamente incluídos na Lista de Espera. O programa tem apenas uma lista de chamada e uma lista de espera.

Edital Fies

Confira o Edital Fies 2024/1 publicado na íntegra e fique por dentro de todas as regras da próxima seleção.

Prepare-se para o Enem 2024!

O Inep ainda não divulgou as datas do Enem 2024. As duas avaliações serão compostas por 180 questões, tal qual nos anos anteriores. A divulgação do resultado também não foi divulgada.

Agora que você já sabe as principais informações sobre o Fies, que tal dar um gás nos estudos para o Enem 2024? Clique abaixo para conferir os cursos do Estratégia Vestibulares e se destaque na hora da prova:

Para ficar por dentro de todas as novidades do Enem, acompanhe o Guia do Enem que o Estratégia Vestibulares preparou para você. Nele, você encontra todas as informações sobre o Exame e confere as dados sobre as provas anteriores. 

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Texto: Julia Gabriello

Você pode gostar também