Última atualizaçao em: 14 de Janeiro de 2021, ás 17:28

Quer estudar em uma universidade com a ajuda de um financiamento estudantil? O Estratégia Vestibulares reuniu todas as informações que você precisa saber sobre o Fies!

O que é o Fies? 

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece condições de financiamento mais favoráveis, para que os estudantes possam pagar os cursos em instituições de ensino superior privadas. 

O Fies acontece duas vezes ao ano e utiliza a nota do Enem como critério de seleção. Na edição do segundo semestre, os candidatos podem utilizar a nota da edição do Enem do ano anterior.

Recentemente, o Fies passou por uma mudança visando melhorar os benefícios oferecidos aos candidatos. Por causa disso, o programa foi dividido em duas vertentes, são elas: Fies e P-Fies. Confira abaixo as diferenças entre os dois:


Fies
(Modalidade I)
– É destinado a famílias que recebem até três salários mínimos;
– Pagamento após o curso;
– Ofertado pelo governo; e
– Juros zero.

P-Fies
(Modalidade II e III)
– É destinado a famílias que recebem até cinco salários mínimos; 
– Pagamento após o curso;
– Ofertado por instituições financeiras; e
– Juros variam de acordo com o banco.

Cronograma Fies 2021.1

  • Edital: 17 de dezembro de 2020;
  • Inscrição: 26 a 29 de janeiro;
  • Lista de Chamada: 2 de fevereiro;
  • Complementação das informações da inscrição: 3 a 5 de fevereiro;
  • Lista de espera: 3 de fevereiro a 18 de março.

Inscrição Fies 2021.1

O Fies 2021.1 abrirá as inscrições entre os dias 26 e 29 de janeiro. Os resultados serão divulgados no dia 2 de fevereiro. O programa tem apenas uma lista de chamada e uma lista de espera. Para se inscrever, os candidatos precisam cumprir todos os requisitos abaixo:

  • Ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a Redação; e
  • Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Para se inscrever são necessários os seguintes documentos:

  • O número de registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF); 
  • E-mail pessoal válido; 
  • Os nomes dos membros do seu grupo familiar, o número de registro do CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, as respectivas datas de nascimento que constam no referido Cadastro de Pessoa Física, e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
  • Demais exigências solicitadas no âmbito do FiesSeleção.

Além disso, no momento da inscrição, o candidato realizará uma pesquisa que define o local, a instituição e o curso a que deseja concorrer. Dentre as opções apresentadas para esse grupo de preferência, o candidato pode escolher até três delas.

Como é feita a seleção do Fies 2021.1?

Após escolher o grupo de preferência, caso haja empate nas notas entre os candidatos, o critério para desempate seguirá a seguinte ordem:

  • I – maior nota obtida na redação; 
  • II – maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
  • III – maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; 
  • IV – maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • V – maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

Ser pré-selecionado não garante o seu financiamento estudantil. O candidato precisa acessar a página do Fies Seleção e complementar sua inscrição para contratação do financiamento, no período entre 3 e 5 de fevereiro de 2021. Atente-se aos horários!

Candidatos que já estejam utilizando um financiamento ou que não quitaram um contrato anterior com Fies ou com Programa de Crédito Educativo terão seu pedido de concessão de um novo financiamento negado.

Aqueles que não foram pré-selecionados na Lista de Chamada serão automaticamente incluídos na Lista de Espera. A pré-seleção de candidatos da lista de espera será divulgada entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março de 2021.

Edital Fies 2021.1

Para mais informações, baixe o PDF do Edital Fies 2021.1 completo abaixo:

Prepare-se para o Enem 2021!

Por causa da crise mundial de saúde, o Enem teve que mudar seu formato e acontecerá de duas formas: impresso e digital. Os candidatos que optaram pela prova impressa deverão realizá-la presencialmente nos dias 17 e 24 de janeiro. Já a versão on-line acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro

As duas avaliações serão compostas por 180 questões, no entanto, por acontecerem em datas distintas, os temas abordados se diferirão. Os resultados das duas modalidades serão divulgados no mesmo dia. 

Para ficar por dentro de todas as novidades do Enem acompanhe o Guia que o Estratégia Vestibulares preparou para você. Nele, você encontra as últimas notícias sobre o Exame e confere as informações das provas anteriores. 

Agora que você já sabe as principais informações sobre o Fies, que tal dar um gás nos estudos para o Enem 2021? Clique abaixo para conferir os cursos do Estratégia Vestibulares e se destaque na hora da prova!

Banner Estratégia Vestibular

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também